Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

O ângulo será a média aritmética entre eles, ou seja, a soma dividida por dois. Exemplo: Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que C não é o centro da circunferência.

Como calcular o ângulo central de uma Circunferencia?

A medida do ângulo central α é igual à medida do arco APD. Por Exemplo: Se a medida do arco APD for igual a 60º, dizemos que a medida do ângulo central α vale também 60º.

Qual o comprimento de uma circunferência?

Com base nessa descoberta, o comprimento de uma região limitada por uma circunferência é calculada através da expressão matemática C = 2 * π * r. Por exemplo, se uma região circular possui raio medindo 8 metros, seu comprimento será calculado da seguinte maneira: Não pare agora...

Como descobrir o raio de um disco?

Ao dividir o diâmetro ao meio, vamos obter o raio da circunferência, ou seja, o raio (r) de uma circunferência é o segmento que une o centro e a extremidade. Nesse caso, o raio é o segmento CB. Podemos estabelecer uma relação matemática entre esses dois elementos, uma vez que o diâmetro é o dobro do raio.

Como calcular o raio de curvatura de um tubo?

Meça a circunferência da curvatura do tubo com uma fita métrica. Para fazer isso, pressione a fita contra a superfície interior do tubo. Em seguida, passe a fita a partir do ponto onde a curva começa em uma extremidade reta do tubo, até o ponto onde a curva termina, do outro lado da dobra.

Como calcular curva de tubulação?

Use uma trena e lápis e coloque uma marca de 12 polegadas da extremidade do tubo e faça uma marca de 30 cm da extremidade do tubo. Esta será a distância entre da curva para a extremidade do tubo. Usando a medida de dedução, meça de volta 12 cm da marca dos 30 cm e marque uma linha forte com ajuda de um lápis.

O que é curva de pequeno raio?

Em um relatório de infração, foi lavrado a expressão "curva de pequeno raio", devido ao condutor ter efetuado manobra de conversão à direita em uma esquina.

Como fazer curva de esquina no Autocad?

Para a criação de curvas no Civil 3D basta criar duas linhas que se cruzem para definir as retas que tangenciarão a curva. Basicamente, o usuário deverá iniciar o comando e em seguida selecionar as duas linhas que serão utilizadas para a definição da tangente.

Qual o raio mínimo de curvatura de uma via local?

Nos cruzamentos, o raio mínimo das guias será de 3,0 metros e os raios subseqüentes deverão ser múltiplos de 0,50 metro, sendo utilizados, sempre que possível, os valores indicados no Quadro 3.

Qual é a velocidade compatível com a segurança?

O conceito de “velocidade compatível com a segurança do trânsito” é obtido dos ensinamentos da Direção defensiva e pode ser apresentado da seguinte forma: é aquela em que o condutor tem total domínio do veículo, conseguindo imobilizá-lo ou desviá-lo, frente a situações inesperadas, a ponto de evitar uma ocorrência de ...

É dever do condutor transitar em velocidade compatível com a segurança?

O condutor de veículo que tem a permissão de transitar no acostamento da rodovia, em razão do bloqueio da pista, deve transitar em velocidade compatível a garantir segurança do trânsito e incolumidade dos pedestres.

Qual é a distância de segurança?

A distância de segurança (dS) consiste na distância mínima que dois veículos devem manter entre si para que, no caso de travagem brusca, não colidam. Esta é calculada pela soma da distância de reação com a distância de travagem e vem expressa no SI em metros.

Quando o trânsito está congestionado devemos?

O “anda e para” dos congestionamentos, pode ser muito prejudicial para o seu automóvel, caso você não tome os devidos cuidados. ... O ideal, portanto, é desligar o carro só quando você notar que irá ficar parado por mais tempo (a não ser em túneis, onde o excesso de CO2 no ar pode intoxicar os condutores).

Qual marcha para andar no engarrafamento?

marcha: usada somente para sair com o carro até 20km/h. 2ª marcha: usada nas subidas de morros, ladeiras e aclives sem pavimentação (de barro, macadame, com pedriscos). Para velocidades de 20 a 40km/h. Marcha para ser usada em tráfego lento, engarrafamentos, quando a fila começa a andar bem devagarinho.

Porque ocorre o congestionamento?

Acidentes e falta de alternativas “Os acidentes acontecem desde o mau comportamento de motoristas até por falta de infraestrutura. ... Além dos acidentes, nas grandes cidades, um dos sintomas das más condições da mobilidade urbana é o congestionamento. São carros demais para vias de menos.

Como economizar gasolina no engarrafamento?

Como economizar combustível

  1. Não dirija se não for necessário. ...
  2. Evite ficar parado com o motor ligado. ...
  3. Mantenha a aceleração constante e moderada. ...
  4. Dirija próximo ao limite de velocidade. ...
  5. Evite acelerar ou frear desnecessariamente. ...
  6. Mantenha seu carro o mais aerodinâmico possível. ...
  7. Use o ar-condicionado durante as viagens.

Qual marcha economiza mais gasolina?

Marcha lenta Num veículo manual, observe o conta-giros e mude a marcha antes de chegar a 2.

O que gasta mais combustível?

Gasta-se mais combustível, principalmente em alta velocidade – carros entre 90 e 120 km/h podem consumir até 30% a mais do que em velocidades menores. Cada freada ou arrancada brusca exige muito do motor. ... Este cuidado não só economiza combustível como evita que o rendimento do carro seja prejudicado.

O que gasta mais combustível andar rápido ou devagar?

Carros entre 90 e 120 km/h tendem a consumir até 30% mais combustível. Para entender, basta fazer a seguinte comparação: se você caminha devagar, vai gastar pouca energia. ... No caso dos veículos, a energia é o combustível. A cada km que o veículo roda acima de 88 km/h, o consumo de combustível tem um aumento de 1%.

A relação entre ângulos e círculo é muito importante no estudo da geometria. Diversos assuntos ligados à astronomia possuem relações estreitas com ângulos no círculo ou na circunferência. Podemos ter ângulos com vértice no centro, no interior ou no exterior de um círculo, cada um apresentando características e propriedades diferentes. Vejamos cada um desses casos:

1. Ângulo com vértice no centro da circunferência – Ângulo central.

Propriedade: o ângulo central apresenta a mesma medida do arco formado por seus lados, ou seja: 

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

2. Ângulo cujo vértice é um ponto da circunferência – Ângulo Inscrito.

Propriedade: a medida do ângulo inscrito equivale à metade da medida do arco formado por seus lados, ou seja:

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

Exemplo: Determine o valor de α sabendo que o arco AB mede 60o.

Solução:

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

3. Ângulo com vértice exterior à circunferência – Ângulo excêntrico externo.

Propriedade: o ângulo α equivale à metade da diferença entre as medidas dos arcos formados pelos seus lados, ou seja:

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

Exemplo: Determine o valor de α na figura abaixo.

 

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

4. Ângulo com vértice no interior da circunferência – Ângulo excêntrico interno.

Propriedade: o ângulo excêntrico interno possui medida igual à metade da soma dos arcos formados pelos seus lados, ou seja:

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

Exemplo: Determine o valor de α na figura abaixo.

Solução:

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

Por Marcelo Rigonatto
Especialista em Estatística e Modelagem Matemática

Se você não lembra mais das aulas sobre as definições e os cálculos envolvendo os Ângulos na Circunferência, a hora é esta. Veja abaixo aula gratuita de revisão.

Vamos começar pelo começo. Você lembra a definição de circunferência ? Vamos lá: Circunferência é a linha fechada que contorna uma região chamada círculo. 

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *
Sim, simples assim, para nunca mais esquecer: a circunferência é a linha que demarca o círculo, como na imagem acima.

A diferença entre Círculo e Circunferência:

  • O Círculo: Para você diferenciar claramente a circunferência (a linha que demarca) o círculo (o disco), perceba na imagem  acima que o Círculo “é a reunião da circunferência com o conjunto de pontos localizados dentro da mesma”.
  • Se ficou complicado de entender, volte na imagem com calma e observe novamente:
  • A Circunferência é a linha preta que envolve a região cinza, enquanto o círculo é toda a região pintada de cinza reunida com a circunferência.

Para começar bem o seu resumo sobre os ângulos na circunferência acompanhe esta introdução completa com o professor Lucas Borguesan, do canal do Curso Enem Gratuito. Depois tem o segundo vídeo, com o complemento.

Confira a Aula 1

https://youtu.be/BB7EsFi95UE

As dicas do Professor Lucas:

  1. Podemos dizer que todo polígono regular pode ser inscrito ou circunscrito a uma circunferência. Isso quer dizer que em todo polígono regular podemos “desenhar” uma circunferência no seu interior e no seu exterior.
  2. Caso a circunferência esteja no interior do polígono, dizemos que a circunferência está inscrita ao polígono ou que o polígono está circunscrito à circunferência.
  3. Por outro lado, caso a circunferência esteja no exterior do polígono, dizemos que a circunferência está circunscrita ao polígono ou que o polígono está inscrito à circunferência.
  4. Nesta aula acima, o professor Lucas vai te introduzir nos cálculos de ângulos da circunferência.

Os tipos de ângulos mais importantes na circunferência.

Ângulo central – Ângulo central (α) é o ângulo formado a partir do centro O. Observe a figura abaixo:

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *
A medida do ângulo central α é igual à medida do arco APD.  Por Exemplo: Se a medida do arco APD for igual a 60º, dizemos que a medida do ângulo central α vale também 60º.

O Ângulo inscrito na circunferência (β) é o ângulo formado a partir do arco mas com vértice sobre a circunferência.Seu valor corresponde à metade do ângulo central (α).

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

Valeu pra você este complemento do resumo do professor Lucas? De certeza que sim. Agora, vamos ver mais exemplos, e praticar.

Exemplo de ângulo inscrito na circunferência: 

Sendo a medida do arco ABC igual a 110º , determine o valor dos ângulos x e y, conforme a figura abaixo:

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

  • Solução:Observe que a medida do arco é 110º e que o ângulo y representa a medida do ângulo central, ou seja, y = arco = 110º.
  • O ângulo x da figura representa o ângulo inscrito na circunferência proveniente do mesmo arco que y, logo x vale a metade de y, ou seja, 55º.
  • Resposta:x = 55º e y = 110º
  • Este post está valendo pra você? - Então, compartilhe com os colegas!

    1. 1. Todo triângulo retângulo pode ser inscrito numa semicircunferência, onde a hipotenusa coincide com o diâmetro.
      Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *
    1. 2. Em todo triângulo retângulo, a mediana relativa à hipotenusa vale a metade dessa hipotenusa.
      Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *
    1. 3. Todos os ângulos de uma circunferência inscritos no mesmo arco são congruentes.
      Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *
  1. 4. Em todo quadrilátero inscrito numa circunferência, os ângulos internos opostos são suplementares (somados valem 180º).
    Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

Veja O Círculo Trigonométrico

Quando falamos em seno, cosseno e tangente, tem quem até se arrepia! Todavia, a matéria é mais simples do que parece e ainda por cima é figurinha carimbada no Enem e nos vestibulares. Aqui, vamos simplificar o círculo trigonométrico para você!

Para compreender e desvendar os segredos da trigonometria, o  primeiro passo é entender o ciclo trigonométrico. Veja com o professor Lucas Borghesan, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas do CírculoTrigonométrico:

https://youtu.be/AKte_2v6Y9k?t=64

Observe a imagem, e tente recuperar os conteúdos relacionados que você já estudou antes de prosseguir na leitura.

É um bom exercício para você refrescar a memória, lembrar o que sabe, e recuperar as dúvidas também.

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *
Então quando formamos qualquer ângulo a partir da origem, surgem dois vetores, um no eixo das abscissas, e outro no das ordenadas, assim formando no eixo X os cossenos, e no eixo Y o seno, os quais possuem um valor entre 0 e 1, e a tangente é um valor formado prolongando o vetor do ângulo até uma reta tangente à circunferência.

Assim, forma-se um terceiro vetor chamado de tangente, de varia de 0 até tendendo a +/- infinito. 

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

Seno e Cosseno:

Os sinais de seno, cosseno e tangente são respectivamente:

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

Veja as Relações do Círculo Trigonométrico

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

O valor de y = cos 150° + sen 300° – tg 225° – cos 90° é

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

Sendo sen x = – 4/5 e 3π/2 < x < 2π, então a tg x é igual a

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

A origem da Trigonometria

Confira agora com o professor Sérgio Sarkis, do canal do Curso Enem Gratuito, como você pode resolver as questões de Ângulos na prova de matemática do Enem.

https://youtu.be/5Lo79e-npCs

Confira no vídeo acima estratégias para gabaritar tanto na  geometria quanto na trigonometria com a resolução de problemas relacionados aos ângulos. Você vai entender o que é um ângulo, como pode medi-lo e, claro, tem resolução de problemas também.

Questão 01

Na circunferência abaixo, pode-se afirmar que:

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

a) as medidas dos arcos AHG e EDG são iguais.

b) a soma dos arcos AHG e ABC é 180º.

c) a soma dos arcos GFE e ABC é 140º.

d) o arco GFE é maior que o arco EDC.

e) a soma dos arcos GFE e ABC é 220º.

Dica 1 – Você sabe a diferença entre um círculo e uma circunferência? Nesta aula de Matemática Enem você pode revisar tudo sobre essas duas formas geométricas – https://blogdoenem.com.br/circulo-e-circunferencia-matematica-enem/

Questão 02

Na figura abaixo, os pontos A, B e C são pontos da circunferência de centro O. O valor de x + y é:

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

a) 242º

b) 121º

c) 118º

d) 59º

e) 62º

Dica 2 – Estude sobre Circunferência em mais esta aula de revisão para Matemática Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, estude com a gente! – https://blogdoenem.com.br/circunferencia-matematica-enem/

Questão 03

Determine o valor do ângulo x, conforme a figura abaixo:

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

a) 24º;  b) 28º;  c) 38º;  d) 17º;  e) 32º

Dica 3 – Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? Revise tudo sobre Geometria Analítica em mais uma aula de Matemática Enem que preparamos para você – https://blogdoenem.com.br/geometria-analitica-matematica-enem/

Questão 04

Determine o valor do ângulo x, conforme a figura abaixo:

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

a) 70º;  b) 76º;  c) 80º;  d) 82º;  e) 85º

Questão 05

Na figura abaixo, AB é o diâmetro da circunferência de centro O. Determine a medida do ângulo ADC, sabendo que o ângulo BAC mede 35º.

Calcule o valor do ângulo α na circunferência sabendo que c não é o centro da circunferência. *

a) 150º;  b) 176º;  c) 125º;  d) 182º;  e) 105º

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!