Uma tartaruga consegue percorrer a distancia de 3 6 m em 3 minutos qual sua velocidade média em cm s

Geralmente, as questões de Física da prova da ETEC são temidas por quem ainda está no ensino fundamental. Apesar de muitas delas serem questões que podem ser resolvidas sem fórmulas, há aquelas que exigem dados e cálculos específicos. Uma delas é a questão 25 da prova da ETEC de 2019, na edição do 2º Semestre.

Por isso, hoje eu vim ensinar para você a resolução dessa questão de forma detalhada. Portanto, preste atenção e anote os principais passos para conseguir resolver qualquer outro exercício desse modelo. Vamos lá!

Resolvendo a questão 25 do Vestibulinho ETEC 2019 (2º Semestre)

Antes de tudo, vamos ler o enunciado dessa questão. Se você acompanha meu canal do YouTube, certamente já sabe o motivo de fazer isso, não é mesmo? Mas, caso não acompanhe, eu te explico agora: o enunciado é o que nos permite identificar os dados e pontos importantes que vão ser úteis na hora dos cálculos.

O agulhão bandeira é um recordista em velocidade, podendo chegar a surpreendentes 110 km/h devido a sua forma hidrodinâmica e força física. Considerando essa velocidade escalar média constante durante 3 minutos, a distância que esse peixe é capaz de se deslocar é, em metros, de (A) 180. (B) 330. (C) 1 800. (D) 2 000.

(E) 5 500.

Passo a passo da resolução

Depois da leitura do texto, já ficou fácil identificar algumas informações muito importantes aqui! A primeira delas é a velocidade alcançada pelo peixe. Em seguida, temos o tempo de deslocamento dele. Por fim, a questão nos pergunta qual é a distância em metros.

Ou seja: temos velocidade, tempo e queremos encontrar a distância. Isso significa, então, que vamos utilizar a fórmula da velocidade, que é v = s/t.

No entanto, os dados que a questão 25 do Vestibulinho ETEC 2019/2 nos traz não estão em unidades de medidas compatíveis. Isto é, temos valores que estão em km/h, um valor em minutos e a distância pedida em metros.

Portanto, vamos converter a velocidade de km/h para metros por segundos. Para isso, devemos apenas dividir o valor de velocidade por 3,6, que é o fator de conversão de velocidade no Sistema Internacional de Unidades de Medidas.

Após fazer essa divisão, teremos uma velocidade de aproximadamente 30,55m/s. Em seguida, vamos converter o tempo. Isso porque ele está em minutos, mas, como queremos a distância em metros e já temos a velocidade em metros por segundo, precisamos que ele também esteja compatível.

Assim, temos: 3 minutos x 60, já que cada minuto equivale a 60 segundos. Dessa forma, nosso tempo em segundos será de 180s.

Agora que temos todos os valores adequados, vamos aplicá-los à fórmula. Dessa maneira, teremos: 30,55 = s / 180.

Com isso, vamos multiplicar 30,55 * 180 e esse valor será igualado ao espaço que queremos encontrar. Portanto, encontraremos o valor de aproximadamente 5500, que é a alternativa E.

Como resolver esses cálculos rapidamente?

A princípio, esse é um tipo de exercício simples. Mas, se você tem dificuldade com cálculos de operações básicas da matemática, talvez tenha encontrado dificuldades para calcular os valores apresentados na questão, certo?

Se esse for o seu caso, não se preocupe! Eu mostrei, em vídeo, cada conta detalhadamente. Veja logo abaixo e aprenda ainda mais!

Como você viu, a questão 25 da prova da ETEC do 2º Semestre de 2019 não é um bicho de sete cabeças. Agora, caso queira conferir mais resoluções comentadas, fique de olho nos vídeos sobre a prova da ETEC resolvida que estão no Workout ETEC, nosso clube de resolução de questões!

Velocidade escalar média é a medida da rapidez com que a posição de um móvel varia. A velocidade escalar média pode ser calculada por meio da razão entre a distância total percorrida pelo móvel e um determinado intervalo de tempo.

A unidade de medida da grandeza velocidade, segundo o SI, é o metro por segundo, no entanto, outra unidade amplamente utilizada para essa grandeza é o quilometro por hora.

Veja também: Exercícios resolvidos sobre o movimento uniforme!

Velocidade escalar média e velocidade média

Velocidade média é definida como a razão entre o deslocamento e o intervalo de tempo em que ocorreu um movimento. Nesse sentido a velocidade média trata-se de uma grandeza vetorial, diferentemente da velocidade escalar média, que é um caso particular da velocidade média.

Nesse tipo de caso, o movimento é descrito sem levar em conta sua direção e sentido, para tanto, assume-se que o deslocamento ocorre exclusivamente em linha reta, sem que haja mudanças no sentido do movimento.

A velocidade escalar média, trata-se, portanto, de uma simplificação bastante usada em livros didáticos de Ensino Médio.

Uma tartaruga consegue percorrer a distancia de 3 6 m em 3 minutos qual sua velocidade média em cm s
Velocidade escalar média é a razão entre a distância percorrida e o intervalo de tempo.

Fórmula de velocidade média

A fórmula usada para calcular a velocidade média relaciona a velocidade média com o deslocamento e o intervalo de tempo, observe:

vm – velocidade média

ΔS – deslocamento

Δt – intervalo de tempo

Leia mais: O que é a lei da velocidade?

Fórmula da velocidade escalar média

A fórmula da velocidade escalar média é parecida com a fórmula da velocidade média, no entanto, aquela relaciona a velocidade escalar com a distância total percorrida (uma grandeza escalar), que é diferente do deslocamento (uma grandeza vetorial). Confira:

Exemplos de exercícios sobre velocidade escalar média

Confira o passo a passo de exercícios sobre velocidade escalar média:

Exemplo 1) Em um horário pouco movimentado, uma avenida, onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h, é percorrida, em 15 minutos, por um veículo que se move dentro do limite da velocidade permitida. Se a velocidade de travessia da pista for alterada para 40 km/h, qual será o tempo mínimo necessário, em minutos, para um veículo percorrê-la, se dentro do limite de velocidade?

a) 22,5 minutos

b) 16 minutos

c) 30 minutos

d) 10 minutos

e) 45 minutos

Gabarito: Letra a

Resolução:

Primeiramente precisamos calcular qual é a extensão dessa pista, para isso, utilizaremos a fórmula da velocidade escalar média:

Agora que sabemos a extensão da avenida, é possível determinar o tempo necessário para atravessá-la, veja como:

Para descobrirmos o tempo da travessia com o novo limite de velocidade, foi necessário que multiplicássemos o tempo, dado em horas, por 60, uma vez que cada hora tem 60 minutos.

Veja também: 8 fórmulas de física para fazer a prova de ciências da natureza do Enem

Exemplo 2) Dois terços de uma viagem de 600 km são percorridos em uma velocidade média de 60 km/h. Para que a viagem seja completada, com velocidade média de 80 km/h, em quanto tempo o restante dela precisará ser percorrido?

a) 2 h e 30 minutos

b) 3 h e 20 minutos

c) 4 h e 10 minutos

d) 5 h e 40 minutos

e) 6 h e 15 minutos

Gabarito: Letra b

Resolução:

De acordo com o enunciado, dois terços de uma viagem de 600 km (400 km) foram percorridos com velocidade média de 60 km/h. Nesse sentido vamos determinar qual foi a duração desse trajeto:
 

Depois de saber o tempo de duração do trajeto, é possível determinar o tempo total da viagem, uma vez que o percurso de 600 km deve ser percorrido com velocidade média de 80 km/h. Esse tempo máximo deve ser de:

Por meio desse cálculo, descobrimos que, para manter-se uma velocidade média de 80 km/h, a viagem deveria ser feita em um tempo de até 30/4 h. Depois disso calculamos a diferença entre o tempo total da viagem e o tempo gasto durante os dois terços iniciais dela, e encontramos o total de 200 minutos. Em seguida multiplicamos o resultado, medido em horas, por 60, resultando em um tempo restante de 3 horas e 20 minutos.

Saiba mais: Luz: do que é feita e tudo mais que você precisa saber sobre ela!

Resumo sobre velocidade escalar média

  • Velocidade escalar média é calculada pela divisão entre a distância total e o intervalo de tempo em que um corpo descreveu um movimento.
  • Diferentemente da velocidade média, na velocidade escalar média não é necessário levar em conta a direção e o sentido do movimento.
  • Assim como a velocidade média, a velocidade escalar média pode ser medida em metros por segundo ou em quilômetros por hora.

Acesse também: Leis de Newton: fórmulas e exercícios resolvidos

Exercícios resolvidos sobre velocidade escalar média

Questão 1) (G1 - CPS) Considere que Roberto, em suas caminhadas de 2000 m para manter o seu condicionamento físico, desenvolva uma velocidade média de 5 km/h. O tempo gasto para percorrer essa distância é de:

a) 12 min

b) 20 min

c) 24 min

d) 36 min

e) 40 min

Gabarito: Letra c

Resolução:

Primeiramente precisamos converter a distância da caminhada para quilômetros. Como sabemos, cada quilometro tem 1000 m, por isso, a distância percorrida é igual a 2 km. Em seguida, basta utilizar a fórmula da velocidade escalar média e multiplicar o resultado por 60, já que cada hora tem 60 minutos.

De acordo com o cálculo, o tempo necessário para Roberto realizar a sua caminhada é de 24 minutos, correspondente à alternativa c.

Questão 2) (PUC-RJ 2017) Um carro viaja a 100 km/h por 15 minutos e, então, baixa sua velocidade a 60 km/h, percorrendo 75 km nessa velocidade. Qual é a velocidade média do carro para o trajeto total, em km/h?

a) 80

b) 75

c) 67

d) 85

e) 58

Gabarito: Letra c

Resolução:

Para resolvermos o exercício, precisamos saber qual foi a distância total percorrida e dividi-la pelo intervalo de tempo total da viagem. Dessa maneira descobriremos primeiramente qual é a distância percorrida nos 15 primeiros minutos (0,25 h) de viagem, em seguida calcularemos qual tempo foi necessário para percorrer 75 km a uma velocidade de 60 km/h. Confira:

Com base no cálculo anterior, descobrimos que o veículo percorreu 25 km no primeiro trecho e que o segundo trecho durou cerca de 1,25 h (5/4 h). Desse modo a distância total percorrida e o tempo total de viagem são iguais a, respectivamente, 100 km e 1,5 h.

Com base nos cálculos feitos, descobrimos que a velocidade média do móvel é de, aproximadamente, 67 km/h, logo, a alternativa correta é a letra c.

Questão 3) (UEA 2014) Com aproximadamente 6500 km de comprimento, o Rio Amazonas disputa com o Rio Nilo o título de rio mais extenso do planeta. Suponha que uma gota de água que percorra o Rio Amazonas possua velocidade igual a 18 km/h e que essa velocidade mantenha-se constante durante todo o percurso. Nessas condições o tempo aproximado, em dias, que essa gota levaria para percorrer toda a extensão do rio é:

a) 20

b) 35

c) 25

d) 30

e) 15

Gabarito: Letra e

Resolução:

Para calcularmos o tempo, em horas, necessário para a gota de água percorrer todo o rio, devemos utilizar a fórmula da velocidade escalar média. Observe:

Depois de termos encontrado o tempo em horas, dividimos o resultado por 24, uma vez que desejamos determinar o número aproximado de dias que essa gota leva para atravessar o rio. |Dessa forma a alternativa correta é a letra e.

Por Rafael Helerbrock
Professor de Física