Quem inventou a Hello Kitty é porque

Susana Cristalli

10/11/2019 15h00

A Hello Kitty não tem boca. Mas a gente sim! Então, quando o pessoal da Sanrio nos convidou pra comer bolo temático na "casa" da Hello Kitty, a gente aceitou.

Morando na internet, sabemos que volta e meia a Hello Kitty viraliza pelos motivos mais variados e existem várias lendas sobre ela. Aproveitamos a oportunidade para trazer algumas informações oficiais sobre essa gatinha tão pop.

Vamos lá!

Por que a Hello Kitty não tem boca?


Ahm… não haha. Tem duas explicações, confirmadas pela criadora Yuzo Shimizu: uma é que ela não precisa de boca porque fala com o coração! A outra explicação é que Yuzo queria que cada pessoa que visse a personagem pudesse se identificar refletindo nela seu próprio estado de ânimo, e sem boca fica mais fácil enxergar no semblante dela qualquer sentimento. Ela está triste se você está triste, feliz se você está feliz.

O que é a Hello Kitty?


Houve uma polêmica a respeito em 2014 mas afinal ficou batido o martelo e ela não é humana. É uma gata sim, mas humanizada. Inclusive, ela tem seu próprio gato "bicho", não humanizado. Assim como o Pateta tem o Pluto.

De onde ela é?


Bom, a Sanrio, empresa que detém dos direitos da Hello Kitty, é japonesa sim. Mas a personagem é para ser uma menininha INGLESA. E ela mora em Londres com sua família!

Isso mesmo, ela tem uma família! Incluindo uma irmã que se Mimmy Kitty.

Você leu certo. Kitty é o sobrenome e ela se chama Hello.

A Hello Kitty tem namorado?

Tem. Ele se chama Dear Daniel: seguindo a mesma lógica, Dear é nome e Daniel, sobrenome.

Qual o tamanho da Hello Kitty?

Ela é alta cinco maçãs. Não foi especificado que tipo de maçãs, infelizmente. Talvez sejam aquelas pequenininhas, da Mônica. Ah, por falar em Mônica!

A Hello Kitty já fez amizade com a Mônica!

O fundador da Sanrio, Shintaro Tsuji, é amigo do Maurício de Sousa. E os personagens já fizeram um feat.

Quem inventou a Hello Kitty é porque

Mauricio de Sousa / Sanrio Brasil

Divas pop amam a Hello Kitty.

Existe uma música da Avril Lavigne chamada "Hello Kitty".A Lady Gaga já usou um vestido todo feito de Hellos e já mandou fazer uma "Gaga Kitty" pra si.

E a Ivete Sangalo já fez uma festa de aniversário com tema Hello Kitty, com tanto de abadá exclusivo!

Ela é fofa e, com certeza, já derreteu o coração de centenas ou milhares de meninas, e alguns meninos também, ao redor do mundo. A Hello Kitty, mesmo com todas as polêmicas que a envolve ao redor do mundo ainda mexe com a imaginação da criançada e não deixa de ser um dos personagens infantis mais fofos das últimas 4 décadas.

No entanto, quem já viu a personagem nos desenhos animados ou mesmo já teve um boneco de Hello Kitty nas mãos, pode ter percebido que falta algo naquele rostinho. Apesar disso ficar claro, muita gente demora a demorar que o que está ausente na personagem são os traços da boca. Mas, afinal, porque será que Hello Kitty não tem boca?

Essa, com certeza, é uma das polêmicas mais debatidas a respeito da criação da desenhista japonesa Yuko Yamaguchi. Há quem diga até que a personagem, criada em 1974, se trata da ilustração de uma menina, que sofria com câncer na boca e acabou fazendo um pacto demoníaco para se livrar da doença. Por isso, Hello Kitty não teria boca.

Quem inventou a Hello Kitty é porque

Continua após a publicidade

Hello Kitty sem expressão

Mas, claro, isso tudo são especulações. De acordo com a desenhista e com a própria Sanrio, empresa que detém os direitos sobre a imagem de Hello Kitty, a verdade sobre não existência de uma boca na personagem é bem mais simples e menos maquiavélica que dizem: sem a boca, Hello Kitty se torna uma personagem sem expressão, o que permite às pessoas projetarem seus próprios sentimentos sobre ela.

“Kitty parece feliz quando as pessoas estão felizes. Ela parece triste quando elas estão tristes (…)”, explicou Yamaguchi, em entrevista à revista Time. Conforme ela, foi por motivos psicológicos que Hello Kitty foi desenvolvida sem qualquer expressão própria específica.

Quem inventou a Hello Kitty é porque

Além disso, a ausência de expressividade deixa Hello Kitty mais viável comercialmente, já que ela pode ser colocada em várias situações, sem ser necessários que seus traços característicos sejam alterados.

Continua após a publicidade

Hello Kitty: menina ou gata?

Mas, como você já deve saber, essa não foi a única discussão acirrada a repeito da personagem Hello Kitty. Há algum tempo uma notícia, no mínimo desconsertante, foi divulgada à respeito de Hello Kitty: ela seria uma menina e não uma gata, como aparenta ser.

Como vários jornais e sites ao redor do mundo noticiaram, a revelação sobre a verdadeira identidade de Hello Kitty teria sido revelada pela própria Sanrio. Quem teve acesso a essa informação em primeira mão foi a antropóloga Christine Yano, que dedicou anos de estudo aos assuntos que envolvem a personagem e chegou até a lançar um livro sobre a Hello Kitty.

Quem inventou a Hello Kitty é porque

Continua após a publicidade

Conforme afirmaram, em todo seu estudo, Yano se referia à Hello Kitty como uma gatinha. No entanto, a empresa responsável por ela corrigiu todo o material, dizendo que a personagem é um “ personagem de desenho. É uma menininha, uma amiga, mas não uma gata. Ela nunca apareceu andando sobre quatro patas, pois ela anda e senta como um ser bípede. Ela tem até um gatinho de estimação”.

Continua após a publicidade

Verdade ou mentira?

Essa sim foi uma afirmação que mexeu com a internet toda e deixou os fãs de Hello Kitty intrigados. Mas, toda confusão durou pouco, segundo o site e-Farsas. Isso porque um porta-voz da Sanrio desmentiu a versão contada sobre a identidade de Hello Kitty praticamente em seguida à divulgação dos boatos.

Não se sabe se por arrependimento ou por qual outro motivo, mas o representante da empresa deixou claro em entrevista à versão japonesa do The Wall Street que Hello Kitty é SIM uma gatinha. No entanto, é uma gatinha com características humanas, para ter uma melhor aceitação por parte das crianças.

Quem inventou a Hello Kitty é porque

“A Hello Kitty foi feita com a ideia de ser uma gata. Dizer que ela não é uma gata é ir longe demais. Hello Kitty é a personificação de um gato”.

Continua após a publicidade

De acordo com a Sanrio, todo o mal entendido a respeito de Hello Kitty teria sido por causa de um erro de tradução das declarações da antropóloga Christine Yano. Dessa forma, as palavras “menino” ou “menina”, na verdade, jamais teriam sido usadas para definir a personagem de Hello Kitty.

Quem inventou a Hello Kitty é porque

E você, o que acha dessa história toda sobre Hello Kitty?

E, por falar por desenhos animados polêmicos, você precisa ler também: 8 cenas dos desenhos animados que vão ferrar sua infância.

Continua após a publicidade

Fontes: Mega Curioso, e-Farsas, Ultra Curioso

Em primeiro lugar, uma personagem extremamente popular do mundo tem a forma de gatinha e já existe há 46 anos. No geral, ao redor do mundo, estampa roupas, pijamas, mochilas, objetos de decoração e até mesmo eletrodomésticos. Além disso, entre seus feitos, já chegou até mesmo a viajar para o espaço. Sim, estamos falando da Hello Kitty, criada no Japão, pela Sanrio.

Apesar de desenvolvida por uma empresa japonesa, a biografia da personagem diz que ela é nascida no sul da Inglaterra, em 1º de novembro de 1974. Com signo de escorpião e sangue tipo A, ela tem a altura de cinco maçãs. Apesar disso, a Sanrio não especifica o tipo de maçã a ser considerado.

Ainda que a personagem seja conhecida como Hello Kitty, seu nome verdadeiro é Kitty White. Ela vive no subúrbio de Londres com o pai, George, a mãe, Mary, e a irmã gêmea, Minny White. Além disso, Kitty tem um namorado chamado Dear Daniel.

Gata ou menina?

Quem inventou a Hello Kitty é porque
Fonte: Bangkok Post

Por ter Kitty em seu nome (gatinho, em inglês) e ter a aparência de gato, é óbvio que a personagem é uma gata, certo? Na verdade, não é bem assim. Conforme uma revelação feita pela própria Sanrio, a personagem não é animal.

Continua após a publicidade

A descoberta ganhou popularidade depois que a antropóloga Christine Yano recebeu a informação dos donos da marca. Enquanto preparava legendas para uma exposição comemorativa de Hello Kitty, Yano entrou em contato com a Sanrio. Assim que enviou seu planejamento, recebeu uma correção com bastante firmeza.

“A Hello Kitty não é uma gata. Ela é um personagem de desenho. É uma menininha, uma amiga, mas não uma gata. Ela nunca apareceu andando sobre quatro patas, pois ela anda e senta como um ser bípede. Ela tem até um gatinho de estimação”, revelou. De acordo com a Sanrio, o perfil e a biografia da personagem sempre estiverem disponíveis em seu site.

Ou seja, apesar de se parecer com um gato, ter traços de gato e ter gato no nome, Hello Kitty não é um gato. Não apenas isso, como a personagem tem como animal de estimação o gato Charmy Kitty.

Onde está a boca da Hello Kitty?

Quem inventou a Hello Kitty é porque
Fonte: Bangkok Post

Uma das peculiaridades da personagem, é que ela não tem boca. Ainda que muita gente defenda que é porque ela não precisa de boca, já que fala com o coração, isso não é verdade. A ideia é que sua ausência de expressão permita que todo tipo de sentimento possa ser projetado na gatinha, ou ex-gatinha.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

A designer de Hello Kitty Yuko Yamaguchi explicou que a personagem não está presa a nenhuma emoção específica. Sendo assim, uma pessoa pode projetar felicidade e ver Kitty feliz, ao mesmo tempo que uma pessoa triste pode projetar tristeza e ver isso na personagem.

Comercialmente, isso também a ajuda a tornar a personagem mais viável. Isso porque você pode colocá-la em diferentes situações, permitindo uma série de sentimentos possíveis. Assim, ela acaba se tornando atrativa para tipos variados de pessoas com diferentes personalidades.

Lenda

Quem inventou a Hello Kitty é porque
Fonte: Bangkok Post

Existe uma teoria da conspiração popular que diz que, gata ou menina, a Hello Kitty é fruto de um pacto com o demônio. De acordo com a lenda que ganhou a internet a partir de 2005, uma mãe chinesa teria feito o pacto para salvar a vida de sua filha.

Na ocasião, a criança de 14 anos sofria com fase terminal de câncer na boca, num cenário pessimista. Para salvar a vida da filha, a mãe teria feito o pacto com o demônio, prometendo popularizar uma marca demoníaca por todo o mundo.

Continua após a publicidade

Portanto, com a cura da garota, a chinesa teria criado a marca Hello Kitty. O nome, misturaria as palavras Hello, do inglês olá, e Kitty, palavra chinesa que representaria o demônio. Além disso, a condição de saúde da menina salva explicaria porque a personagem não tem oba.

E aí, conheceu a Hello Kitty? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Fontes: Mega Curioso, Quicando, Metropolitana FM, Para os Curiosos

Imagens: Bangkok Post

Continua após a publicidade