Quantos fusos horários têm no brasil?

Quantos fusos horários têm no brasil?

O Brasil, desde 2013, passou a contar novamente com quatro fusos horários. O Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, sua área territorial é correspondente à área de um continente. Por essa razão, o país possui, ao todo, quatro fusos horários.

Qual o maior Fuso-horário do Brasil?

UTC+14 – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual o maior fuso-horário do Brasil?

UTC+14 – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quais os fusos horários no Brasil?

  • Fusos Horários no Brasil. Localizado no hemisfério ocidental, o Brasil possui 4 fusos horários e, em relação ao Meridiano de Greenwich (GMT), possui o seu horário atrasado variando de duas a cinco horas a menos: Fuso 1 (-2GMT): possui duas horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich.

Qual é o segundo fuso horário de Brasília?

  • O segundo fuso horário encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich, abrangendo a maior parte do território brasileiro, incluindo a capital Brasília. Fazem parte desse fuso as regiões Nordeste, Sudeste, Sul e partes das regiões Norte e Centro-Oeste.

Qual a longitude do fuso horário do Brasil?

  • Com uma longitude de 75°W, o quarto fuso horário do Brasil abrange todo o estado do Acre, além de 13 municípios do estado do Amazonas, sendo eles: os de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga.

Como calcular os fusos horários?

  • Como calcular os Fusos Horários? Esta metodologia leva em consideração o movimento de rotação da Terra, em sentido anti-horário para o Leste. Assim, adiantamos as horas dos fusos a Leste, e atrasamos as horas à Oeste do GMT (Greenwich Mean Time, em português Tempo Médio de Greenwich).

No Brasil, existem 4 fusos horários. Os fusos do Brasil estão a oeste do Marco Zero, incluindo as ilhas oceânicas e variando de duas a cinco horas a menos em relação ao meridiano principal.

Os fusos horários no Brasil tiveram início em 1913, quando o presidente Hermes da Fonseca (1855-1923) assina o decreto n° 2.784, do qual se instituiu quatro fusos no país.

Como o Brasil possui dimensões continentais, seu território contém mais de um fuso horário.

Quantos fusos horários têm no brasil?
Quantos fusos horários têm no brasil?

  • Fuso 1: A 30° do GMT, surge o primeiro fuso brasileiro, o qual abarca as ilhas oceânicas do Atol das Rocas, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz. O tempo é contado pela subtração de duas horas ao GMT.
  • Fuso 2: Ao atingir 45° em relação ao meridiano Zero, o país terá outro fuso, no qual se subtrai três horas do fuso principal. Este fuso compreende a maior parte do território nacional, incluindo o Federal (horário de Brasília), as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, bem como o estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá.
  • Fuso 3: A 60° do Greenwich Mean Time (GMT), que corresponde aos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, e cerca de dois terços do estado do Amazonas, subtrai-se quatro horas em relação ao meridiano 0°. Note que, como os estados mencionados não participam do horário de Verão, a diferença horária aumenta em duas horas em relação ao resto do País.
  • Fuso 4: No extremo oeste do Brasil teremos o ultimo fuso horário, localizado a -75° do Meridiano de Greenwich e com cinco horas subtraídas daquele meridiano à GMT. Contudo, em 24 de abril de 2008, a Lei Federal nº 11.6622 extinguiu este fuso. Porém, devido a impopularidade desta medida, foi restabelecido em 30 de outubro de 2013 e vigora até hoje. Este fuso horário abarca o estado do Acre, e os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga, todos no estado do Amazonas.

Os Fusos Horários do Brasil e o Horário de Verão

Os fusos horários podem ser afetados pelos horários de verão, uma medida adotada para economizar energia ao aproveitar melhor as horas de sol.

O Brasil adotou este horário desde 1985, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, onde se adianta o relógio em uma hora, fato que precisa ser observado ao calcularem-se os fusos, nos quais se diminui a diferença.

Participam do Horário de Verão o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal.

Como as regiões Norte e Nordeste não aplicam o Horário de Verão, a diferença horária entre as regiões diminui nesse período.

No entanto, em 2019, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, extinguiu o horário de verão.

Fusos Horários: definição

Os fusos horários, que são 24 no total, correspondem a 15° dos 360° da circunferência terrestre. Ou seja, 15° correspondem a uma hora, contadas a partir da cidade de Greenwich, na Inglaterra.

Assim, para os fusos a Leste (oriente) deste meridiano, somamos as horas com o GMT, enquanto para aqueles que estão a Oeste (ocidente) irão subtrair suas horas em relação à hora de Greenwich (GMT).

Quantos fusos horários têm no brasil?

Portanto, como o território brasileiro está no hemisfério ocidental, seu horário é atrasado em relação à cidade inglesa.

O Brasil possui um grande território, sendo o quinto maior país em extensão territorial. Além disso, algumas partes do espaço geográfico brasileiro possuem uma longa extensão no sentido leste-oeste. Por causa disso, a iluminação do sol e a sucessão dos dias e noites não ocorrem ao mesmo tempo em diferentes localidades, o que significa que algumas regiões possuem horários diferentes das outras.

Assim, dizemos que o Brasil possui diferentes fusos horários, ou seja, diferentes áreas em que as horas são medidas em tempos diferentes, com atraso ou adiantamento de uma em relação à outra.

Mas você sabe quantos fusos horários existem no Brasil?

Oficialmente, existem quatro fusos horários no Brasil. Isso significa que o governo brasileiro divide o país em quatro áreas em que cada uma se encontra em um horário diferente. As áreas que estão mais a leste são mais adiantadas do que as áreas que se encontram a oeste, uma vez que nessas últimas o sol demora mais para nascer.

Veja o mapa a seguir:

Quantos fusos horários têm no brasil?

Mapa dos fusos horários brasileiros atualmente

O mapa mostra quatro áreas com as diferentes regiões horárias. A primeira, localizada a -2GMT (ou seja, duas horas de atraso em relação ao Meridiano de Greenwich), abrange apenas algumas ilhas oceânicas pertencentes ao Brasil. A segunda, a -3GMT, abriga a maior parte do território, incluindo a capital Brasília. A terceira, -4GMT, engloba alguns estados a oeste do país. Por fim, a última – -5GMT – abrange o estado do Acre e uma pequena parte do Amazonas.

Já houve mudanças nos fusos horários brasileiros

O mapa acima dos fusos horários brasileiros representa o atual estágio das demarcações das horas, mas nem sempre ele foi assim. Anteriormente, metade do estado do Pará encontrava-se no fuso -4GMT, enquanto o Acre encontrava-se no fuso de -5GMT, tal como ele é agora.

No entanto, em 2008, todo o estado do Pará passou a integrar o fuso de -3GMT, enquanto o território do Acre passou a fazer parte do -4GMT. Dessa forma, o quinto fuso deixou de existir no território brasileiro. Mas, em 2010, um referendo realizado entre a população acriana e das áreas de seu entorno determinou que a região retornaria ao horário anterior, fato que foi sancionado pela Presidência da República em setembro de 2013.

E você, ao olhar o mapa, consegue identificar em qual fuso horário encontra-se atualmente?

Por Rodolfo Alves Pena

Graduado em Geografia