Qual a importância do estudo da demografia

A DEMOGRAFIA é a disciplina que coleta, analisa e interpreta dados populacionais, relacionando-os com fatores educacionais, da saúde, do território, da economia e do meio ambiente. Demógrafos estudam, por exemplo, como as taxa de natalidade, mortalidade e migração são determinantes para aplicação de políticas públicas de saúde e educação em países de todo mundo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), há cerca de sete bilhões de habitantes no planeta. Para conhecer o impacto desse número na qualidade de vida e no meio ambiente, os demógrafos atuam em parceria com profissionais de áreas como Ciências Sociais, Geografia, Matemática e Estatística. Assim, eles criam gráficos e tabelas para analisar formas de superação da pobreza, melhores condições de saúde, envelhecimento e juventude da população.

Presente na história desde a antiguidade, a DEMOGRAFIA foi disciplina importante para gregos, romanos, europeus e chineses organizarem e conhecerem suas populações. Um dos primeiros demógrafos foi o inglês John Graunt. No século XV ele elaborou métodos de estatísticas e de censo para criar tabelas com taxas de natalidade e mortalidade no Reino Unido.

Outra personalidade importante para o desenvolvimento da DEMOGRAFIA foi o inglês Thomas Malthus. Ele não só publicou a obra “O Ensaio do Princípio da População” como também cunhou sua própria teoria, conhecida até hoje como Malthusianismo. Por intermédio de cálculos matemáticos, ele alertava para consequências como a fome – caso o número de pessoas na Terra superasse a produção de alimentos e não houvesse controle da natalidade.

Especializações • Estudos de população – analisa diferentes dados das populações, e os interpreta de acordo com os contextos históricos, econômicos e culturais de cada região. Entre os dados analisados destacam-se: idade, sexo, distribuição geográfica, fenômenos sociais, taxas de natalidade e mortalidade. • Estudo da família – estuda as taxas de fecundidade e saúde da família para estabelecer panoramas de acordo com cada região e contexto. • Demografia Indígena – estuda aspectos particulares de povos indígenas com o objetivo de determinar características dessas populações. • Geoprocessamento – utiliza programas de computador para determinar e interpretar dados geográficos e de populações. • Migração – estuda o deslocamento de indivíduos ao redor do mundo, bem como analisa as consequências das mudanças.

• Mudanças ambientais – analisa como as mudanças climáticas e ambientes alteram as dinâmicas das populações.

Áreas de atuação profissional • Pesquisa acadêmica em Universidades e institutos • Docência em universidades e instituições de ensino • Participação em programas governamentais como o censo e pesquisas nacionais e regionais

• Consultoria em organizações não-governamentais e empresas

Onde Estudar? • Graduação – Ainda não há oferta de cursos de DEMOGRAFIA nas Universidades brasileiras no nível de graduação, mas é possível realizar a graduação em áreas mais abrangentes, que também possuem disciplinas voltadas para o estudo das populações. Entre elas, destacam-se Ciências Sociais, Geografia, Sociologia e Antropologia.

Universidade Federal do Rio de Janeiro – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais


Universidade Federal do Paraná – Curso de Ciências Sociais
Universidade Federal do Pará – Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Federal de Pernambuco – Graduação em Geografia

• Pós-graduação
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais
Universidade Estadual de Campinas – São Paulo – Programa de Pós-graduação em Demografia
Universidade Federal de Minas Gerais – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – Pós-graduação em DEMOGRAFIA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Programa de Pós-graduação em Demografia
Universidade de São Paulo – Departamento de Economia – Pós-graduação em Demografia Histórica

Para conhecer mais:
• Associação Brasileira de Estudos Populacionais
• Associação Latino-americana de População
• Comissão Nacional de População e Desenvolvimento
• Conselho Internacional de População
• Fundação João Pinheiro de Estatística Social do Governo de Minas Gerais
• Fundo de População das Nações Unidas
• Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
• Núcleo de Estudos da População da Universidade Estadual de Campinas
• Organização Internacional da Migração
• Organização das Nações Unidas

A Demografia é uma área do conhecimento que estuda a dinâmica das populações sejam elas humanas ou não.

Significa, literalmente, “estudo do povo”, pois esta palavra é a junção de "demos" (povo) e "grafia" (escrita,descrição). Também é chamada de “Geografia da População”, por se relacionar estreitamente com a Geografia.

Graças a demografia sabemos que a população da Terra é de 7260 bilhões de habitantes e pode chegar a 10 bilhões por volta do ano 2200.

No Brasil, o "Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)" é o encarregado por coletar e analisar os dados demográficos.

Conceito de demografia

A demografia baseia-se em dados estatísticos, para analisar, organizar e fornecer informações sobre a população de um território.

Os dados demográficos permitem um mapeamento das dimensões das estruturas sociais e entender a distribuição dos seres vivos pelo planeta. Igualmente, coleta informações socioculturais, econômicas, étnicas, acerca da sociedade como um todo ou de um grupo específico.

Estudar as populações é essencial para atender às suas necessidades. Através dos dados demográficos é possível saber, por exemplo, quantas escolas devem ser construídas em determinada zona.

Contudo, essas informações são também utilizadas por outros campos do saber com objetivo de aperfeiçoar a atuação do Estado em diversos segmentos sociais.

Dados demográficos

Os principais dados e conceitos demográficos são:

  • População: indivíduos que habitam um determinado território.
  • Taxa de Natalidade: número de bebês nascidos.
  • Taxa de Fecundidade: média de filhos por mulher durante seu período fértil.
  • Taxa de Mortalidade: número de pessoas que morrem.
  • População Absoluta: índice geral da população de um determinado território.
  • Densidade Demográfica: percentual que mede o número de habitantes em certa área (hab/km2).
  • Crescimento Vegetativo: aponta o crescimento populacional, determinado pela taxa de natalidade, subtraída à taxa de mortalidade.
  • Crescimento Migratório: porcentagem do crescimento populacional num território, determinado pela taxa de imigração (pessoas que chegam), subtraída à taxa de emigração (pessoas que se mudam).

Mapa demográfico

Com os dados demográficos são elaborados mapas e gráficos que permitem visualizar a dinâmica populacional.

Qual a importância do estudo da demografia
Mapa demográfico do Brasil, segundo os dados do Censo de 2010 (IBGE) (adaptado)

O mapa acima retrata a densidade populacional no Brasil e também podemos distinguir os limites entre os estados da federação.

No entanto, a informação mais importante está expressa na legenda e nas cores. Em violeta vemos os estados brasileiros que têm a densidade populacional mais alta; e em verde e amarelo, aqueles que possuem uma densidade populacional menor.

Por isso, quanto mais escura for a cor, mais densidade populacional terá este estado. Por outro lado, a cor amarela, indica baixa densidade populacional nesta unidade da federação brasileira.

Origem da demografia

O estudo da demografia se intensificou após explosão demográfica provocada pela Revolução Industrial durante os séculos XVIII e XIX.

No século XVIII, porém, Malthus já havia estudado aspectos sobre o crescimento populacional e seus perigos para a economia dos países.

No entanto, foi o francês Achille Guillard (1799-1876), com a obra “Elementos de Estatística Humana ou Demografia Comparada” (1855), que usou o termo “demografia” pela primeira vez.

Em termos teóricos, o estudo da demografia se divide em três abordagens:

  • Demografia histórica: análise das informações demográficas ao longo do tempo;
  • Demografia analítica: responsável pela elaboração metodológica e fornecimento de dados;
  • Demografia política: a aplicação dos estudos anteriores em políticas públicas voltadas para o controle populacional e melhorias na qualidade de vida da sociedade.

Temos mais textos sobre este assunto para você:

  • Demografia
  • Densidade Demográfica

Qual a importância do estudo da demografia

Demografia: levantando e analisando dados populacionais

O que é demografia (conceito)

Demografia é uma ciência, relacionada à Geografia, voltada para o estudo da população. A Demografia utiliza a Estatística para organizar e analisar os diferentes aspectos de uma população.

Objetivo 

A demografia tem como objetivo analisar os seguintes dados populacionais: crescimento demográfico, emigração (saída de pessoas de um país de forma espontânea ou de uma região para outra num mesmo país), taxa de natalidade (nascimentos), taxa de mortalidade, expectativa de vida, distribuição populacional por áreas, faixas de idade, entre outros.

Importância dos estudos demográficos

Esta ciência é muito importante, pois os dados gerados por ela servem de base para a definição e planejamento de políticas sociais governamentais. São importantes também, pois mostram a evolução da qualidade de vida das pessoas.