Qual a importância da preservação do meio ambiente na manutenção da vida humana é da natureza

A preservação do meio ambiente refere-se ao conjunto de práticas que visam proteger a natureza das ações que provocam danos ao meio ambiente, como a poluição, a degradação das florestas, a extinção de animais e o aquecimento global.

Devido ao atual modelo econômico, baseado em elevados níveis de consumo, o ser humano tem causado inúmeros prejuízos para a flora e fauna no planeta, ocasionando desequilíbrios ambientais irreversíveis.

Excesso de produção de lixo, contaminação das águas dos oceanos e rios, poluição do ar, efeito estufa e mudanças climáticas são apenas alguns exemplos das consequências da degradação ambiental em curso.

Em decorrência desses desequilíbrios, diversas espécies de animais estão em extinção ou correm o risco de serem extintas. Dessa forma a biodiversidade do planeta é alterada, colocando em risco o futuro das próximas gerações.

Diante desse cenário, ações de preservação da natureza tornam-se indispensáveis, tanto por parte dos governantes, que devem estabelecer regras e limites para a utilização dos recursos naturais, como de cada um dos indivíduos no seu dia-a-dia.

Como preservar o meio ambiente?

Para a conservação da natureza e garantia da sustentabilidade é preciso que se criem normas e políticas públicas que previnam a degradação, tanto em escalas locais como ao nível internacional.

Atualmente, diversos acordos e tratados internacionais são firmados entre os países com o intuito de reduzir a produção de lixo, a poluição, a emissão de gases do efeito estufa e a degradação das florestas.

Um dos exemplos dessas ações é o Protocolo de Kyoto, assinado por países pertencentes à Organização das Nações Unidas com o objetivo de reduzir a emissão de gases do efeito estufa, que intensificam o aquecimento global.

Mas além das medidas adotadas pelos organismos internacionais e governamentais, todos os indivíduos podem contribuir para a preservação do meio ambiente a partir de algumas mudanças nas suas práticas diárias.

Saiba mais sobre efeito estufa e aquecimento global.

Confira algumas dicas de como você pode contribuir para a preservação ambiental:

  1. Economize água: você pode economizar a água com cuidados simples, como evitar torneiras abertas ou banhos longos. Além disso, é possível otimizar o uso da água com a utilização de um sistema de captação de água da chuva, por exemplo.
  2. Separe o lixo: separar o lixo é uma forma muito eficiente de contribuir para que os materiais reciclados sejam encaminhados para pontos de reciclagem e se tornem matéria-prima para outros produtos ao invés de lixo.
  3. Faça compostagem: você pode fazer a compostagem dos lixos orgânicos que produzir, assim além de diminuir a quantidade de lixo eliminada, você terá um excelente composto orgânico para colocar nas suas plantas.
    Qual a importância da preservação do meio ambiente na manutenção da vida humana é da natureza
    Qual a importância da preservação do meio ambiente na manutenção da vida humana é da natureza
  4. Economize energia elétrica: utilize a energia elétrica apenas quando necessário, apague as luzes quando não estiver nos ambientes e ligue os aparelhos eletrônicos apenas quando estiver usando. Aproveite a luz natural do sol e substitua suas lâmpadas por modelos mais econômicos.
  5. Evite utilizar o carro: sempre que possível faça seus trajetos de bicicleta, a pé ou de ônibus. A queima do combustível elimina dióxido de carbono no ar, que é um gás do efeito estufa que contribui para a intensificação do aquecimento global.
  6. Reutilize e compre apenas o necessário: evite comprar produtos que já possui ou que podem ser adquiridos de segunda mão. Além disso, antes de fazer uma compra, pense se realmente precisa daquele objeto, muitas vezes compramos sem necessidade.
  7. Respeite as leis ambientais: as leis ambientais determinam as áreas de proteção ambiental e os períodos permitidos de pesca, por exemplo. Pescar em épocas de reprodução pode levar à extinção de espécies e consequentemente, desequilíbrios ambientais.
    Qual a importância da preservação do meio ambiente na manutenção da vida humana é da natureza
  8. Colete o óleo de cozinha: nunca jogue o óleo de cozinha na pia! Além de causar o entupimento dos canos, quando não há esgotamento adequado, o óleo pode chegar aos rios e provocar a contaminação da água. Reserve o óleo usado em uma garrafa e depois leve até os pontos de coleta de óleo.
  9. Prefira empresas com compromisso ambiental: quando for adquirir um produto, pesquise sobre a empresa e evite contribuir com corporações que poluem ou não fazem o adequado descarte dos resíduos que produzem.
  10. Reduza o consumo de carne bovina: a produção de carne bovina, além de exigir um elevado consumo de água, provoca a emissão de gás carbônico (CO2) e metano (CH4), que intensificam o efeito estufa e elevam a temperatura do planeta.

Saiba mais sobre dióxido de carbono e efeito estufa.

Importância da preservação ambiental

Preservar o meio ambiente é preservar a vida, não apenas dos seres humanos, mas de todas as espécies existentes. Afinal, se os recursos naturais não forem utilizados de maneira sustentável, as próximas gerações são colocadas em risco.

Além disso, a poluição do ar e da água, a contaminação do solo e o uso excessivo de fertilizantes já são responsáveis por problemas de saúde, como doenças respiratórias, pulmonares, cardíacas e câncer.

Veja também o significado de poluição, biodiversidade e ecossistema.

A importância de preservar a natureza. Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem.

Qual é a importância da preservação do meio ambiente na manutenção da vida humana e da natureza?

Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

O que é impacto ambiental positivo?

Quando se fala em impacto ambiental, a maioria das pessoas imediatamente pensa em algo ruim. ... Os impactos positivos, por sua vez, estão relacionados a programas de preservação. Toda ação que compreende uma modificação no ambiente, a fim de preservá-lo, pode ser considerada de impacto positivo.

Quais são as principais causas do desemprego no seu município?

Por isso, elencamos 5 causas para você conhecer e saber como fugir delas!

  • Crise econômica.
  • Crise política.
  • Exigência de profissionais qualificados.
  • Redução de custos.
  • Substituição de mão de obra.

Qual a maior causa do desemprego?

Uma das grandes causas do desemprego foi a redução dos investimentos em vários setores, o que levou as empresas a produzir menos e a demitir parte de seus funcionários. Como resultado, as pessoas também diminuíram o consumo e, assim, foi criado um ciclo de encolhimento na economia do país.

O que o desemprego causa na vida das pessoas?

Alguns estudos apontam que o desemprego aumenta os problemas relacionados com a saúde física e mental do trabalhador, como: autoestima. insatisfação. frustração e mudança no humor.

Quais são as consequências do desemprego para a sociedade como um todo?

Verificado por especialistas. 1 - O desemprego está associado com a queda das condições de vida, piora dos indicadores econômicos, sobrecarga dos sistemas públicos de saúde e assistência social, aumento da criminalidade e da violência urbana.

Quais são os efeitos do desemprego para uma pessoa?

O desemprego gera estresse, insegurança, desamparo e sensação de incompetência. A ameaça a integridade financeira leva o indivíduo à tristeza, que pode se agravar e se transformar em depressão.

Quais são as consequências de uma situação de desemprego para uma família?

Desemprego entre chefes de família causa crises familiares e separações. O aumento do desemprego de chefes de família, em especial os provedores, homens que pagam as contas e sempre decidiram tudo sozinhos, pode provocar depressão, muito sofrimento e, em alguns casos, crises familiares que terminam até em separação.

O meio ambiente é o local onde se desenvolve a vida na terra, ou seja, é a natureza com todos os seres vivos e não vivos que nela habitam e interagem.

Em resumo, o meio ambiente engloba todos os elementos vivos e não-vivos que estão relacionados com a vida na Terra. É tudo aquilo que nos cerca, como a água, o solo, a vegetação, o clima, os animais, os seres humanos, dentre outros.

Qual a importância da preservação do meio ambiente na manutenção da vida humana é da natureza

Preservação Ambiental

A preservação do meio ambiente faz parte dos temas transversais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

O seu objetivo é incitar nos estudantes a importância de preservar o meio ambiente e os problemas causados pela intervenção humana na natureza.

Qual a diferença entre Preservação e Conservação Ambiental?

Os termos preservação e conservação ambiental são constantemente confundidos. Porém, cada um deles possui um significado e objetivos diferentes.

  • Preservação Ambiental: É a proteção sem a intervenção humana. Significa a natureza intocável, sem a presença do homem e sem considerar o valor utilitário e econômico que possa ter.

  • Conservação Ambiental: É a proteção com uso racional da natureza, através do manejo sustentável. Permite a presença do homem na natureza, porém, de maneira harmônica.

Um exemplo de áreas de conservação ambiental são as unidades de conservação. Elas representam espaços instituídos por lei que objetivam proteger a biodiversidade, restaurar ecossistemas, resguardar espécies ameaçadas de extinção e promover o desenvolvimento sustentável.

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Atualmente, as questões ambientais envolvem a sustentabilidade. A sustentabilidade é um termo abrangente, que envolve também o planejamento da educação, economia e cultura para organização de uma sociedade forte, saudável e justa.

A sustentabilidade econômica, social e ambiental é um dos grandes desafios da humanidade.

O termo sustentabilidade surge da necessidade de aliar o crescimento econômico com a preservação ambiental.

A essa nova forma de desenvolvimento, damos o nome de desenvolvimento sustentável. Ele tem como conceito clássico ser aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades.

Para que o desenvolvimento sustentável seja uma realidade é necessário o envolvimento de todas as pessoas e nações do planeta. As ações vão desde atitudes individuais até acordos internacionais.

Meio Ambiente no Brasil

No Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente, Lei nº 6.938, de 31 de Agosto de 1981, define os instrumentos para proteção do meio ambiente. É considerada o marco inicial das ações para conservação ambiental no Brasil.

Através dela, o meio ambiente é definido como:

"o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas".

A Política Nacional do Meio Ambiente tem como objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida.

Também visa assegurar condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.

A Constituição Federal Brasileira também possui um artigo que trata exclusivamente do Meio Ambiente. O artigo 225 cita que:

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida...”

Outras leis ambientais importantes que protegem os recursos naturais brasileiros e promovem ações voltadas à conservação e melhoria da qualidade de vida são:

  • Política Nacional da Educação Ambiental - Lei nº 9.795 de 1999.
  • Lei de Crimes Ambientais - Lei n.º 9.605 de 1998.
  • Política Nacional de Recursos Hídricos - Lei nº 9.433 de 1997.

O órgão responsável pelas ações e políticas ambientais no Brasil é o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Acordos Internacionais

Dada a urgência e a preocupação mundial com os problemas ambientais e os impactos dele decorrentes, surgiram vários acordos e tratados internacionais. Eles propõem novos modelos de desenvolvimento, redução da emissão de gases poluentes e conservação ambiental.

A preocupação ambiental vem sendo tratada no âmbito internacional desde a realização da Conferência de Estocolmo, em 1972. Após isso, ganhou novamente destaque na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (RIO-92 ou ECO-92), com a aprovação da Agenda 21.

Outros importantes tratados e acordos internacionais voltados ao meio ambiente são:

  • Protocolo de Montreal: objetivo de reduzir a emissão de produtos que causam danos à camada de ozônio
  • Protocolo de Kyoto: objetivo de mitigar o impacto dos problemas ambientais, por exemplo, das mudanças climáticas do planeta terra.
  • Rio +10 - Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável: definição de ações voltadas para a preservação ambiental e aspectos sociais, especialmente de países mais pobres.
  • Rio +20 - Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável: reafirmação do desenvolvimento sustentável aliado à preservação ambiental.
  • Acordo de Paris: objetivo de conter o aquecimento global e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
  • Agenda 2030: objetiva orientar as nações do planeta rumo ao desenvolvimento sustentável, além de erradicar a pobreza extrema e reforçar a paz mundial.

Educação Ambiental

A educação ambiental corresponde aos processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação do meio ambiente.

O seu objetivo é a compreensão de conceitos sobre o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.

Além da construção de novos valores sociais, aquisição de conhecimentos, atitudes, competências e habilidades para a conquista e a manutenção do direito ao meio ambiente equilibrado.

Problemas Ambientais

Nas últimas décadas, o meio ambiente vem sofrendo cada vez mais com a ação humana, uma delas é a prática da queimada. Como essa intervenção nem sempre é harmônica e de forma sustentável, surgem os problemas ambientais.

Os principais problemas ambientais da atualidade são:

  • Mudanças Climáticas
  • Efeito Estufa
  • Aquecimento Global
  • Poluição da água
  • Poluição do ar
  • Destruição da Camada de Ozônio
  • Extinção de espécies
  • Chuva Ácida
  • Desflorestação
  • Desertificação
  • Poluição

Para também pode se interessar por: Problemas ambientais no Brasil

Conceitos Relacionados ao Meio Ambiente

Alguns conceitos importantes relacionados ao meio ambiente são:

  • Ecossistema: Conjuntos de seres vivos (Bióticos) e não vivos (Abióticos).
  • Seres Bióticos: Seres autótrofos (produtores) e heterótrofos (consumidores), ou seja, as plantas, os animais e os microrganismos.
  • Seres Abióticos: São os fatores físico-químicos presentes num ecossistema, como a água, os nutrientes, a umidade, o solo, os raios solares, ar, gases, temperatura, etc.
  • Biomas: Conjunto de Ecossistemas. Vale lembrar que os biomas que compõem o Brasil são: Biomas Amazônia, Bioma Caatinga, Bioma Cerrado, Bioma Mata Atlântica, Bioma Pantanal e o Bioma dos Pampas.

Curiosidades

  • O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho, data inspirada na “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano”, realizada em Estocolmo, Suécia, no ano de 1972.
  • O Dia do Combate à Poluição é comemorado no dia 14 de agosto.