Por que o gato tem sete vidas

Compartilhe

O gato tem sete vidas? Ninguém contou. Mas todos dizem que sim. A crença se baseia nas características do bichano. Ele é ágil, resistente e exibe senhor equilíbrio. Quando cai, cai de pé, sobre as quatro patas. Machuca-se? Nem pensar. Sai ileso do tombo. Mais: esperto, o peludo escapa dos predadores. O corpo flexível, a visão penetrante e a audição aguçada lhe tornam a fuga pra lá de fácil. Sete são as características que asseguram a longevidade do felino — agilidade, resistência, equilíbrio, esperteza, flexibilidade, audição e visão.

Publicado por

Tags: sete vidas do gato

Paulo, funcionário do Banco Central, quis mudar de ares. Foi requisitado para o Ministério da…

“O pensamento voa. As palavras vão a pé. Aí está o drama do escritor.”…

A língua é diversificada como os falantes. Pra satisfazer a gregos, troianos e baianos, criou…

“Fala pouco e bem, e ter-te-ão por alguém.”  

Com o infinitivo, o pronome se sobra. Xô! Assim: fácil de fazer, fácil de copiar,…

E os fura-filas, hem? Além de roubar o lugar de outros, desperdiçam vacinas. Sem receber…

Quantas vezes você já ouviu ou usou a expressão "os gatos têm 7 vidas"? Existem várias teorias que explicam este conhecido mito. Além de esotéricas e milenares, são muito interessantes. No entanto, todos sabemos que, apesar da frande força e agilidade dos felinos, assim como qualquer outro animal, os gatos têm apenas uma vida.

A crença que os gatos têm 7 vidas é popular em praticamente todo o mundo. Na verdade, em países anglo-saxões como a Inglaterra, os gatos são conhecidos por terem 9 vidas. Afinal, no dito popular os gatos têm 7 ou 9 vidas?

Neste artigo do PeritoAnimal explicamos de onde vêm essas expressões, as diferentes hipóteses, e revelamos o mistério sobre o por que dizem que os gatos têm 7 vidas ou 9. Boa leitura!

A crença de que os gatos têm 7 vidas é tão antiga como a civilização egípcia. No Egito nasceu a primeira teoria relacionada com o conceito oriental e espiritual da reencarnação. A reencarnação é uma crença espiritual que diz que quando uma pessoa morre, a sua alma passa para outro corpo em uma nova vida e que isto pode acontecer em várias ocasiões. Ou seja, o que morre é apenas o corpo, o espírito, por sua vez, permanece.

Os antigos egípcios tinham a convicção de que o gato era o animal que compartilhava esta capacidade com o homem e que ao culminar a sua sexta vida, na sétima, passaria a reencarnar na forma humana.

Portanto, quantas vidas tem um gato? De acordo com os antigos egípcios, 7. No entanto, segundo os ingleses, são 9 vidas. Mas há outras lendas que dizem que são 6. Ou seja, depende da crença e do país. No Brasil, usualmente dizemos que são 7 vidas, algo que nos foi passado há centenas de anos por meio da colonização de Portugal, onde também é dito que os gatos têm 7 vidas.

E já que estamos falando das vidas de um gato, você não pode deixar de assistir a este vídeo sobre a história Sam/Oskar, o gato que sobreviveu a três naufrágios:

Algumas pessoas acreditam que os gatos são criaturas mágicas que estão elevados espiritualmente e utilizam a frase "os gatos têm 7 vidas" no sentido figurado, para expressar uma certa habilidade que os gatos têm, a nível sensorial, para perceber as alterações vibratórias em sete níveis diferentes ou para dizer que possuem sete níveis de consciência, capacidade com a que não contamos os seres humanos. Uma teoria um pouco complicada, não é mesmo?

Outra hipótese tem a ver com o próprio número 7. Em muitas culturas acredita-se que os números têm um significado próprio e particular. O 7 é considerado como o número da sorte e, como os felinos são animais sagrados, foi-lhes atribuído este dígito para representá-los dentro da numerologia.

Temos também a teoria de que todos os gatos são "supergatos". Estes fantásticos felinos têm habilidades quase sobrenaturais para sobreviverem a quedas extremas e a situações dramáticas que outra criaturas não viveram para contar. Contam com uma força, agilidade de resistência excepcional.

Dados científicos interessantes explicam que os gatos podem cair de pé quase 100% das vezes. Isto deve-se a um reflexo especial que têm que se chama "reflexo de endireitamento" que lhes permite girar muito rapidamente e se prepararem para a queda.

Outro estudo realizado por veterinários em Nova York em 1987 mostrou que 90% dos gatos que caíram de alturas significativas, de até 30 andares, conseguiram sobreviver. Quando os gatos caem, seus corpos ficam totalmente rígidos, o que ajuda a amortecer o choque da queda. Parece que eles têm sete chances de viver, mas na vida real, eles têm apenas uma.

Agora que você já sabe quantas vidas tem um gato - uma só - mas segundo crenças populares, 7,9 ou até menos, talvez possa te interessar esse outro artigo do PeritoAnimal sobre um super-gato que salvou um recém-nascido na Rússia.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que dizem que os gatos têm 7 vidas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Por que o gato tem sete vidas

Todo mundo já ouviu falar que gato tem 7 vidas, mas será que isso é verdade ou é apenas mais uma das lendas da idade média vinculadas aos gatos

No Brasil, a história de que o gato tem 7 vidas é bem conhecida, no entanto, alguns países afirmam que os felinos possuem 9 vidas. Afinal, qual será a informação correta? Será que alguma dessas lendas faz sentido?

Neste texto vamos esclarecer essas dúvidas e te contar de onde vem essa lenda. 

É verdade que o gato tem 7 vidas?

Apesar da crença de que os gatos possuem mais de uma vida ser forte, a realidade é que esses bichinhos são animais comuns e possuem uma expectativa de vida normal. 

No entanto, os gatos possuem habilidades especiais, que os permitem saltar sobre as árvores, telhados, suportar quedas e eles são muito ágeis, por isso, costumam passar correndo na frente dos carros com tanta facilidade. 

Além disso, o gato é um animal que tem uma grande massa corporal comparada a seu peso, o que colabora reduzindo a força durante as quedas, por isso, eles sempre caem em pé. 

O nome disso é “reflexo de endireitamento”, um fenômeno que faz os felinos girarem no ar rapidamente quando eles caem de lugares altos. Provavelmente, estes são alguns dos motivos que originaram a lenda. 

Por que o gato tem sete vidas

De onde vem a lenda que os gatos têm 7 vidas?

Ninguém sabe exatamente de onde vem a lenda que os gatos têm 7 ou, no caso, 9 vidas. Mas como a maioria das lendas relacionadas aos felinos surgiram na idade média, quando os gatos eram relacionados às bruxas, existe a suspeita de que a lenda parte desta época. 

Mas afinal, entre tantos números, porque escolheram logo o 7 e o 9? Essa numeração varia de acordo com a cultura de cada país, normalmente, os países de língua inglesa afirmam que os gatos têm 9 vidas. 

Mas na verdade, esses números têm significados mágicos em diversas culturas e religiões, sendo considerados números de grande potência mística

Um antigo provérbio inglês diz que “um gato tem nove vidas, em três ele brinca, em três ele vagueia e nos últimos três ele fica”, no entanto, este provérbio se relaciona a vida do gato dentro de uma residência, ous eja, seu ciclo de vida

No entanto, nos EUA, a lenda se refere a história de um gato que entrou em uma casa que continha 9 crianças e devorou 9 peixes, que seriam o seu jantar. As crianças morreram de fome e o gato morreu por comer demais. 

Chegando ao paraíso, o gato foi punido pelo seu ato, sendo obrigado a morrer 9 vezes antes de poder entrar. 

Além disso, acredita-se que a lenda de que os gatos têm 7 vidas chegou ao Brasil a partir de Portugal, já que o país ainda sofria grande influência da igreja na época. 

Gostou de saber mais sobre lendas que envolvem pets? Acesse nosso blog e leia mais coisas sobre gatinhos: