O que significa frost free

Frost free em português significa “sem gelo” ou “livre de gelo”. A expressão é utilizada para se referir a um tipo de tecnologia também chamada de auto-defrost ou no-frost.

Trata-se de um sistema de refrigeração da mais alta qualidade - e que é controlado eletronicamente, sua principal característica é promover a refrigeração sem que ocorra a produção de gelo, muito requerida no mercado consumista.

O funcionamento do sistema frost free dá-se da seguinte maneira:

  1. O compressor, através do condensador, bombeia um líquido refrigerante e libera calor.
  2. Esse líquido passa pelo filtro e tubo capilar.
  3. Apartir daí o líquido passa para o estado gasoso.
  4. O gás refrigerante é pulverizado pelo evaporador e liberta frio.
  5. Do evaporador o gás é canalizado para o compressor e desse para o condensador e assim o processo se repete.

A tecnologia frost free conta com uma bomba de calor ou resistência que fica envolta no evaporador e que durante curtos períodos de tempo é acionada diversas vezes. Isso para que seja gerada alta temperatura junto do evaporador, o que vai permitir o derretimento de qualquer indício de gelo.

Alguns eletrodomésticos possuem essa tecnologia, como é o caso da geladeira frost free.

O que é geladeira frost free

Os refrigeradores mais antigos são normalmente conhecidos por acumularem grande quantidade de gelo nas laterais do congelador. Em geladeiras frost free isso não acontece devido aos parâmetros eletrônicos que essa tecnologia dispõe para o equipamento.

Vantagens

As vantagens do sistema frost free em geladeiras são:

  • A qualidade do frio é mais adequada.
  • Devido à circulação de ar do compartimento, os odores tendem a diminuir.
  • Ocorre a refrigeração em todas as áreas do aparelho.
  • Não é preciso que faça o descongelamento com frequência.
  • Os alimentos não grudam um no outro dentro do congelador, isso os deixam mais saudáveis e vistosos.
  • Maior praticidade.

Outra grande vantagem das geladeiras frost free é ter o condensador reduzido, já que nos modelos mais antigos – ele era bem visível na parte de trás do equipamento.

Desvantagens

  • Como o evaporador fica embutido dentro do compartimento frio, esse ocupa maior espaço. Logo, o espaço útil da geladeira torna-se uma desvantagem, pois ficou consideravelmente menor.
  • Maior consumo de energia elétrica.
  • Maior custo.

A tecnologia frost free não deve ser confundida com a cicle defrost, vez que nessa última há um pequeno acúmulo de gelo (1cm) e é necessário que descongele o compartimento frio da geladeira em média 2 vezes ao ano.

Do inglês

Do inglês, o termo frost free significa separadamente:

  • Frost ou ice (substantivo) – gelo, geada.
  • Frost ou coolness/composure/callousness (substantivo) – frieza, compostura, insensibilidade.
  • Free (adjetivo) – livre, grátis, gratuito, desembaraçado, aliviado.

Sinônimos de frost:

  • Freeze (congelamento), icing (crosta de gelo).

Sinônimos de free:

  • Liberal (liberal), loose (solta), barren (estéril).

Traduções de expressões semelhantes para “frost” em português:

  • Frost proof – à prova de gelo.
  • Frost free – sem gelo ou livre de gelo.

Traduções de expressões semelhantes para “free” em português:

  • To be free – ser livre.
  • Duty-free – livre de impostos.
  • Fancy free – despreocupado, desimpedido.
O significado de Frost Free está na categoria Geral

Na hora de comprar uma geladeira, o que não faltam são opções. Além de diferentes marcas e capacidades, também existem várias tecnologias. Muitas pessoas procuram pela melhor geladeira frost free — mas você sabe exatamente o que é frost free e como ele funciona?

Entenda porque vale a pena investir em uma geladeira frost free e saiba se essa é a melhor opção para suas necessidades.

O que é frost free?

Frost free, traduzido para o português, significa livre de congelamento. Essa é uma tecnologia presente em geladeiras que evita o acúmulo de gelo no congelador ou freezer.

Isso significa que uma geladeira frost free nunca precisará ser descongelada, tornando muito mais simples na hora de fazer a limpeza e a manutenção.

Como funciona o sistema frost free?

Existem, basicamente, dois sistemas de frost free, com bomba de calor ou resistência elétrica.

Um temporizador eletrônico é responsável por fazer a ativação de um desses dois equipamentos (dependendo de qual a sua geladeira tem). Esses equipamentos são acionados várias vezes por dia, por curtos períodos de tempo, enquanto a geladeira está funcionando.

Tanto a resistência como a bomba geram calor suficiente para derreter o gelo das laterais do congelador, evitando que ele se acumule.

O descongelamento gera uma água que é transportada por um sistema de canalização interna a um reservatório pequeno, que fica logo acima do compressor.

O compressor tem como característica o fato de atingir temperaturas elevadas, fazendo, assim, com que a água do reservatório acabe sendo evaporada. Por meio de ventoinhas, o vapor circula dentro do refrigerador, criando um sistema auto sustentável e eficiente de resfriamento que não gera gelo.

A circulação de ar, ainda, faz com que não haja impregnação de odores desagradáveis dentro da sua geladeira.

Essa é uma tecnologia bastante moderna e aparece na maioria dos aparelhos, especialmente nas geladeiras duplex, inverse e side by side.

Além da função frost free, é comum encontrarmos outras tecnologias integrando estes refrigeradores, como regulagem independente de temperatura para o freezer e o refrigerador, modo turbo express (resfria os itens mais rapidamente) e aviso sonoro quando a porta está aberta.

Por que usar o sistema frost free?

Agora que você já sabe o que é frost free, que tal descobrir as principais vantagens que essa tecnologia oferece? Entre os pontos positivos estão:

  • maior circulação de ar interno, garantindo que o ar dentro da geladeira e do freezer será sempre novo e saudável;
  • refrigeração homogênea, pois com a circulação de ar constante, a temperatura se mantém a mesma em todos os pontos da geladeira;
  • não precisa descongelar, o que significa mais praticidade na sua rotina (evitando, por exemplo, passar uma tarde descongelando a geladeira e até perdendo alimentos nesse processo);
  • menos odores, também devido a circulação de ar;
  • essas geladeiras geralmente contam com outras tecnologias agregadas que, juntas, trazem ainda mais comodidade e facilidade para o seu dia.

Consumo de energia

Um dos principais “entraves” para que as pessoas optem pelo sistema frost free é a ideia de que ela consome mais energia elétrica do que os modelos com degelo manual ou cycle defrost.

A princípio, realmente, uma frost free consome mais energia para que todo o processo que explicamos aconteça. Porém, essa economia no consumo de energia nos modelos tradicionais apenas será significativa caso você faça o degelo manual regularmente, sem deixar com que camadas de gelo se acumulem dentro da geladeira.

Caso contrário, a geladeira com degelo manual, devido ao acúmulo de gelo, poderá gastar até mais energia do que a frost free. Então, é preciso ponderar muito bem. Será que você terá tempo para realizar o degelo regularmente? Caso isso não ocorra, você não economizará energia.

Quais as outras formas de degelo?

O que significa frost free

Além da geladeira frost free, há outras possibilidades em termos de degelo. Vamos ver cada um em detalhes para você poder escolher a melhor para sua realidade.

Cycle Defrost

Cycle Defrost em português significa “ciclo de degelo”. Essa geladeira faz o degelo automático no refrigerador e o degelo manual no freezer. Na tecnologia, também há o sistema que faz a circulação de ar, mas só no compartimento do refrigerador — e você pode aumentar ou diminuir a capacidade de refrigeração, de acordo com suas necessidades.

Uma vantagem é que, a geladeira cycle defrost acumula menos gelo em seu interior, então, você precisará fazer o descongelamento, em média, 2 vezes por ano. Mas, como desvantagem, ainda será preciso fazer esse processo — mesmo que poucas vezes.

Degelo prático

Alguns modelos de geladeira contam com essa tecnologia que permite eliminar o gelo formado sem ter que desligar o refrigerador ou alterar o seu funcionamento. É possível determinar o momento em que você deseja fazer o degelo.

A vantagem é que, com o degelo prático, você não precisa limpar constantemente o congelador e nem desligar o refrigerador no processo, porém, continua sendo necessário retirar todos os alimentos antes de efetuar o degelo.

Degelo seco

Nesse sistema, as geladeiras formam gelo no congelador, porém o processo de degelo é automático. Então, quando for fazer o degelo, é só apertar um botão e a própria geladeira fará o serviço.

Durante o degelo, o compressor é desligado e apenas é religado ao final do processo, quando a água que fica acumulada em uma bandeja é aquecida e evapora.

Degelo manual

Essa é a geladeira mais antiga e tradicional, por isso também costuma ser o modelo mais barato. O acúmulo de gelo acontece de maneira mais rápida que nas demais geladeiras, então é necessário fazer o descongelamento com mais frequência.

Caso esse degelo não seja feito periodicamente, a geladeira poderá não funcionar corretamente e também poderá gastar mais energia.

Quais outras tecnologias podem estar presentes na geladeira frost free?

Na hora de escolher a melhor geladeira frost free, é importante ficar de olho nas outras tecnologias que ela oferece. Como explicamos, os refrigeradores frost free são mais modernos e por isso equipados com mais funcionalidades e facilidades.

Vamos ver algumas das principais:

  • Evox: é um tipo de material usado na construção da carcaça da geladeira. É uma evolução do inox e oferece maior durabilidade. Ele é composto por 2 camadas, uma de aço e outra de zinco, além de uma película impermeabilizante. Assim é um produto mais resistente à maresia, produtos de limpeza, ferrugem e corrosão.
  • Inverter: tecnologia que ajuda a economizar energia elétrica. Há uma combinação de diferentes modelos de motorização e sensores internos e externos, indicando a temperatura do ambiente e do interior da geladeira, comandando a rotação do motor. Assim, há um controle mais preciso e estável do nível de refrigeração de acordo com a temperatura indicada pelos usuários. A economia pode chegar a até 40%.
  • Diferentes funções: as mais comuns são férias (economiza energia já que as portas ficarão fechadas por mais tempo), festa (permite gelar bebidas e alimentos mais rápido), turbo gelo (faz gelo mais rápido) e compras (resfria os alimentos que acabaram de chegar do supermercado).
  • Geladeiras smart: presença de sensores que monitoram a temperatura, a refrigeração e a umidade interna, de modo a preservar melhor os alimentos e controlar a temperatura com mais eficiência e menor consumo de energia elétrica.
  • Funções exclusivas de refrigeração, como níveis de refrigeração diferenciados para áreas distintas do eletrodoméstico.
  • Luzes e filtros especiais com ação antibacteriana ou que simulam a luz solar, para que as frutas, verduras e legumes mantenham o frescor.

Gostou de conhecer mais sobre o que é frost free? Ficou interessado nesse sistema? Então aproveite para conferir qual é a melhor geladeira frost free!