O que se estuda em alimentos

O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos tem como objetivo habilitar profissionais na implantação e gestão dos processos produtivos de alimentos e no desenvolvimento de produtos e processos, garantindo a qualidade e a segurança dos alimentos e cumprindo a legislação vigente.

Durante o curso, o aluno se deparará com situações que proporcionam a interdisciplinaridade, a resolução de problemas reais, contextualizados com o mundo do trabalho, considerando, ainda, as decisões relativas à gestão da produção, de pessoas e de processos, nos níveis estratégico, tático e operacional., que incluem:

  •  Planejamento, implantação e gestão de processos produtivos da indústria de alimentos
  • Visão estratégica e Tática
  • Desenvolvimento de produtos e processos que garantam a qualidade e a segurança dos alimentos
  • Assessoria técnica referente à Gestão da Qualidade considerando princípios éticos e com responsabilidade socioambiental, sem perder o foco nos resultados organizacionais

No decorrer do curso, os alunos participam de projetos integradores em interface com a indústria, sob a supervisão dos docentes. O curso ainda estimulará a atitude empreendedora e a inovação na área de alimentos, bem como manter relacionamento interpessoal alinhado com as necessidades do mercado de trabalho.

MERCADO DE TRABALHO:

O Tecnólogo em Alimentos poderá atuar em todos dos segmentos da indústria alimentícia, como os de produtos lácteos, cárneos, vegetais, bebidas, óleos e gorduras, ingredientes e aditivos para fins especiais. Também poderá atuar em serviços de alimentação, principalmente em cozinhas industriais, catering e centros de distribuição e comercialização de alimentos. Os cargos que o tecnólogo em alimentos poderá assumir estão relacionados a cargos de supervisão e gerência.

O mercado de trabalho atual necessita de pessoas que concentrem suas ações voltadas aos níveis de planejamento estratégico, tático e operacional, e o Tecnólogo em Alimentos formado pelo SENAI-SP pode atender prontamente essa necessidade.

Faça faculdade a
distância - EaD com
BOLSAS DE ESTUDO DE ATÉ 70% Para Escolas e Faculdades

Sua Graduação sem sair de casa!

Tecnólogo em alimentos é responsável pelo desenvolvimento de novos produtos ou melhoria dos já existentes.

Publicado por Érica Caetano

Já percebeu que sempre que vamos ao supermercado nos deparamos com um novo produto sendo vendido e exposto? Um dos responsáveis por isso é o tecnólogo em Alimentos. 

O profissional formado em Tecnologia em Alimentos desenvolve novos produtos alimentícios e é responsável pela higienização e condicionamento dos alimentos que vão para os restaurantes e supermercados, controlando a qualidade desde a matéria prima até o produto final que vai parar na nossa mesa. Ele também é responsável pelo sabor, cor e textura de muitos alimentos que consumimos.

O tecnólogo em alimentos trabalha em laboratórios para garantir a qualidade e a segurança dos produtos que consumimos. Ele está apto a fazer testes e análises laboratoriais em produtos, baseado no conhecimento técnico adquirido ao longo do curso e profissão.

Público-alvo

Para ser um tecnólogo em Alimentos é preciso gostar de Química, ter um raciocínio crítico, uma boa capacidade de observação dos detalhes e saber trabalhar em equipe. Também é preciso ter agilidade, trato com pessoas e interesse pelas funções sistêmicas que envolvem processos de laboratórios.

O curso

O curso tecnológico de Alimentos conta com aulas nas disciplinas de Química, Bioquímica, Microbiologia e Nutrição. O aluno também aprenderá como os alimentos devem ser processados e conservados pela indústria, qual a embalagem mais adequada para cada tipo de alimento, entre outros assuntos técnicos da indústria alimentícia. Abaixo algumas disciplinas específicas da graduação:

1.    Conservação de Alimentos; 2.    Higiene Industrial; 3.    Gestão da Qualidade; 4.    Administração da Operação e Produção; 5.    Embalagem de Alimentos; 6.    Análise Sensorial; 7.    Toxicologia de Alimentos; 8.    Análise de Alimentos; 9.    Instalações Industriais; 10.    Tecnologia de Processamentos de Sucos e Bebidas;

11.    Tecnologia de Processamentos de Panificação, Massas, Amidos e Derivados.

A grade e disciplinas do curso podem variar de uma instituição para outra.

O curso de Tecnologia em Alimentos tem duração média de 3 anos, tendo o trabalho de conclusão de curso obrigatório para a sua conclusão. Após formado, o profissional pode buscar um curso de pós-graduação na área para se especializar e buscar o crescimento na carreira.

Conheça também o curso de Engenharia de Alimentos

Mercado de trabalho

A exigência do consumidor por novidades, diferenciais e inovações no ramo alimentício faz este mercado ficar aquecido até mesmo durante crises econômicas. No Brasil, a indústria alimentícia representa cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), o que comprova a importância deste setor para a economia nacional.

A crescente exigência do consumidor por alimentos que agridem menos o meio ambiente tem mudado a forma com que os produtos são desenvolvidos. Por isso, as indústrias têm contratado tecnólogos para buscar soluções sustentáveis. 

Formas de atuação

O tecnólogo em Alimentos poderá atuar na parte prática dos processos, desenvolvendo e estudando novos alimentos, bebidas e produtos alimentícios no geral, como também na melhoria de processos de produtos já existentes. Uma outra área importante de atuação do tecnólogo em Alimentos é a de controle de qualidade. Veja outras:

- Suporte técnico de industrialização, comercialização e análise de alimentos; - Pesquisa, controle e consultoria na indústria alimentícia; - Suporte em entidades de classe e órgãos regulatórios.

- Atuando como empreendedor no desenvolvimento de produtos.

É o curso para formação de professores. Para dar aulas do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio é preciso cursar licenciatura em um campo específico do conhecimento, como História, Geografia e Matemática. Já para atuar na Educação Infantil e nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental é indicado fazer o curso de Pedagogia.

Ideal para quem pretende lecionar no Ensino Fundamental ou Médio. Um mestrado ou doutorado permite dar aulas no Ensino Superior.

Duração: Quatro anos.

Documento de conclusão: Diploma de licenciado.

LILicenciatura Interdisciplinar

Nesse tipo de licenciatura, o aluno ingressa em um curso generalista, como Ciências Naturais, com duração de três a quatro anos. Após esse período e já com o diploma de licenciado, ele pode optar por uma licenciatura específica (Biologia, por exemplo), relacionada à área estudada, e obter um novo diploma.

Assim como ocorre nos bacharelados interdisciplinares, há variações de acordo com a escola.

BBacharelado

É o tipo de curso mais tradicional de graduação. Oferece uma formação abrangente, na qual o aluno recebe boa base teórica e científica e, ao final do curso, pode atuar nos diversos setores do mercado de trabalho – agropecuária, indústria, comércio e serviços.

Ideal para quem quer seguir carreira no mercado de trabalho, atuando em empresas ou por conta própria, como administrador, advogado, engenheiro, médico, jornalista, publicitário etc.

Duração: De quatro a cinco anos.

Documento de conclusão: Diploma de bacharel.

BIBacharelado Interdisciplinar

Essa modalidade de bacharelado, oferecido por universidades federais, em geral funciona assim: o aluno cursa cerca de três anos de um ciclo de formação básica numa grande área do conhecimento – como Artes, Saúde, Humanidades e Ciência e Tecnologia – e recebe seu diploma de bacharel. Na sequência, ele pode optar por um outro curso relacionado à grande área que estudou anteriormente (por exemplo, Engenharia Civil, se cursou Ciência e Tecnologia), com cerca de dois anos de duração, recebendo assim um novo diploma.

Mas há variações, dependendo da escola. A duração dos cursos pode mudar, assim como a denominação do segundo curso – que recebe o nome de curso opcional, pós-bacharelado interdisciplinar ou segundo ciclo.

TTecnológico

O Curso Superior de Tecnologia tem foco na prática e duração mais curta do que o bacharelado. Ao contrário deste, que oferece formação ampla e generalista (como o curso de Administração), os tecnológicos formam o aluno para o exercício de atividades específicas (Gestão de Recursos Humanos, por exemplo), mais limitadas se comparadas às do bacharel na mesma área.

Ideal para quem procura uma formação mais técnica, em nível superior, que permita inserção rápida no mercado.

Duração: De dois a três anos.

Documento de conclusão: Diploma de tecnólogo.