O que fazer quando o bolo nao assa por dentro

Errar as medidas dos ingredientes (ou o tempo de forno) no preparo de bolos é algo que pode acontecer de vez em quando, não é mesmo? O problema é que, quando esse tipo de acidente ocorre, a massa pode acabar ficando crua ou até mesmo queimada em alguns pontos. Mas você sabia que existem alguns truques para contornar esses erros e salvar a massa no fim das contas? Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como lidar com bolo queimado ou cru. Confira!

O que fazer com bolo queimado?

Caso você deixe a temperatura do forno alta demais (ou esqueça o bolo assando por muito tempo), é bem provável que algumas partes da massa fiquem queimadas. Caso isso aconteça, existem dois truques que você pode seguir.

Tire a parte mais queimada e incremente com alguma calda e granulados

Quando o bolo fica queimado apenas superficialmente (com algumas casquinhas em cima), a melhor dica é remover as partes danificadas e, então, cobrir a massa com alguma calda, como brigadeiro mole ou ganache de chocolate, por exemplo. Para enfeitar e conceder ainda mais sabor, coloque granulados de chocolate, paçoca triturada ou chantilly por cima - fica bem saboroso e, assim, dá para disfarçar melhor as partes queimadas.

Despedace o bolo até formar uma farofa e use-a no preparo de pavês

Em alguns casos, é possível que a massa do bolo fique muito queimada e não dê para remover apenas as casquinhas de cima. Nesse tipo de situação, a melhor dica é esfarelar a massa por completo até formar uma espécie de farofa.

Com o bolo despedaçado, é possível fazer sobremesas novas bem saborosas, como receitas de pavês ou tortas mousses. Para isso, prepare um creme de chocolate (com leite condensado, creme de leite e achocolatado) e, então, monte um pavê com camadas alternadas de farelo de bolo e creme. Fica uma delícia!

O que fazer com bolo cru?

Caso a massa do bolo fique crua, você pode seguir alguns truques para assá-la novamente (tomando cuidado para não deixar queimar) ou até mesmo fazer alguns reparos para aproveitar a massa e criar receitas novas.

Cubra a forma com papel alumínio e coloque-a novamente no forno em banho-maria

Uma boa dica para não desperdiçar massa crua é colocá-la novamente para assar no forno. No entanto, para não correr o risco de queimar a parte do bolo que já está no ponto certo, você deve cobrir a forma com papel alumínio e posicioná-la dentro de um recipiente maior com água (para assar em banho-maria). Assim, você garante que apenas a parte de dentro da massa (que fica geralmente mais crua) asse aos poucos. Bem simples, né?

Que tal preparar um bolo vulcão?

Quando a massa do bolo não assa por completo, a parte do meio é a que geralmente fica mais crua. Caso isso aconteça, uma ótima dica é partir para uma receita de bolo vulcão. Para isso, basta fazer um furo no meio da massa (removendo toda a parte crua) e, então, caprichar na cobertura. Quando o primeiro pedaço é cortado, a calda escorre pela travessa, o que dá um resultado bem bonito! E a melhor parte é que você pode preparar diferentes caldas (de brigadeiro branco ou preto, creme de limão, doce de leite, ganache e por aí vai) para cobrir o bolo vulcão. Que tal experimentar?

O que fazer quando o bolo nao assa por dentro

Dicas e Truques: 


O bolo assa nas bordas e no meio continua crú



             Quase todos os dias recebo e-mail das pessoas falando isso, e o que fazer para o bolo assar no meio, sem queimar as bordas. 


  • Isso pode acontecer com bolos assados em formas grandes, em formas redondas e principalmente com bolos de chocolate

Se a parte das bordas estiverem assadas (não deixe no ponto de queimar) e no meio ainda estiver cru:



  • Com o bolo ainda no forno (não retirar do forno): colocar papel alumínio, com a parte brilhante voltada para o bolo e deixe assar mais um pouco; o suficiente para terminar de assar o meio (5 a 10 minutos), verifique com um palito, se sair limpo, é porque já está assado

  • Eu sempre abaixo o fogo do forno também, para terminar de assar e não queimar as laterais do bolo já assado.


O que fazer quando o bolo nao assa por dentro


O que fazer quando o bolo nao assa por dentro



O que fazer quando o bolo nao assa por dentro


Bolo com pêssegos, receita aqui


O que fazer quando o bolo nao assa por dentro






Page 2

Bolo assando, cheirinho gostoso pela casa, você fica ansioso para provar mas, no momento em que tira do forno e corta a primeira fatia, você percebe que o bolo assou na lateral e ficou cru no meio. Porque isso aconteceu? Na maioria dos casos é porque a receita está errada, você trocou algum ingrediente que não deveria ter trocado, errou as quantidades ou a temperatura do forno não estava correta. São muitas as razões porque o bolo fica cru no meio e aqui no TudoReceitas explicamos tudo para você. Confira o que deu errado e acerte da próxima vez!

Muitas receitas de bolo começam por "Pré-aquecer o forno a 180ºC". Isso é muito importante porque você deve sempre colocar no bolo no forno já quente, assim os ingredientes começam a cozinhar logo e o fermento age de imediato para conseguir um bolo fofinho. O correto é assar o bolo a 170º-180ºC desde o momento em que você coloca seu bolinho no forno bem ao centro (nem muito para cima, nem muito para baixo; nem muito para a esquerda, nem para a direita).

Quando o bolo abaixa e fica cru no meio pode significar que o forno não estava quente o suficiente. Nem todos os fornos funcionam do mesmo jeito, por isso é importante você conhecer o funcionamento do forno que estiver usando de forma a garantir que seus bolos assam na temperatura correta.

Outro truque para evitar que o bolo fique cru no meio é pré-aquecer o forno na temperatura indicada, com calor em cima e em baixo, mas assar o bolo com calor apenas em baixo. Dessa forma o bolo crescerá gradualmente a partir da base e não ficará cru em cima. Ao manter o calor em cima e em baixo durante todo o cozimento do bolo, o resultado pode ser um bolo que assou na lateral e topo, mas ficou cru no meio. Isso acontece porque se forma uma crosta no topo e impede que o interior do bolo atinja a temperatura ideal para assar corretamente.

Conselhos: Quando faltarem 10 minutos para assar o bolo, você pode ligar o calor em cima para dourar o bolinho.

Ainda que pareça óbvio, o tamanho e formato da forma influenciam o resultado final de assar um bolo no forno. Por isso é importante escolher uma forma de bolo de acordo com as quantidades de ingredientes da receita de bolo. Se você assar pouca massa numa forma grande, o resultado será um bolo compacto e pouco crescido. Por outro lado, se você assar a massa do bolo numa forma muito pequena, será bem provável que a massa vaze durante o cozimento e o bolo fique cru no meio.

Assim sendo, o ideal é assar o bolo numa forma redonda média com 20-25 centímetros de diâmetro (em caso de dúvida, confira o tamanho escrito na forma ou use uma régua ou fita medidora). Assar os bolos numa forma com furo central também é um truque para o bolo não murchar nem solar.

Os bolos de tamanho médio costumam ser preparados com 200-250 gramas de farinha (cerca de 2 xícaras, dependendo do tipo de farinha). Se a receita indicar menos quantidade de farinha, use uma forma de bolo mais pequena. Confira estes exemplos de receita de bolo:

Veja também o nosso artigo 'Como colocar papel toalha para assar bolo', um truque útil para desenformar bolo sem desmanchar.

Você sabia que, na hora de preparar um bolo, todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente (com exceção para as receitas que indicam o contrário)? Isso é válido para os ovos, o leite e a manteiga que, se estiverem muito frios ou muito quentes, vão interferir na homogeneidade e temperatura da massa e fazer com que o bolo asse depressa demais ou leve mais tempo para assar.

Para garantir que você usa as quantidades corretas de cada ingrediente e não esquece de nenhum, reúna todos os ingredientes, devidamente medidos e separados, antes de começar a cozinhar. O ideal é sempre medir os ingredientes numa balança, porque nem sempre 1 xícara de farinha contém exatamente 120 gramas e isso, junto com outros fatores, pode explicar porque o bolo ficou encruado.

Em caso de dúvida, confira estes artigos que falam da quantidade ideal de cada ingrediente:

No mercado encontramos vários tipos de farinha de trigo, no entanto é importante saber qual a melhor a farinha de trigo para bolo.

A farinha tipo 1 (farinha T65 em Portugal) é a mais comum, no entanto ela é mais indicada para fazer pão, porque é uma farinha com mais glúten, fica mais elástica, sendo ideal para sovar. A farinha 0 e farinha 00 (farinhas T45 e T55 em Portugal) são melhores para bolo porque, além de serem mais refinadas e finas, contêm menos glúten e conferem leveza à massa, deixando os bolos fofinhos. Em caso de dúvida, escolha uma farinha que indique na embalagem 'Farinha para bolos'.

Também aconselhamos usar farinha sem fermento para preparar bolos, porque assim fica mais fácil controlar a quantidade de fermento na receita - veja a dúvida seguinte 'Quantas colheres de fermento colocar em um bolo?'.

No momento de preparar o bolo é importante peneirar a farinha junto com o fermento e mexer somente até incorporar bem com os restantes ingredientes. Misturar demasiado a massa do bolo depois de adicionar a farinha e o fermento desenvolve o glúten e impede o bolo de crescer, fazendo com que fique cru no interior ou abaixe depois de tirar do forno.

Conselhos: Caso você encontre apenas farinha tipo 1, para cada xícara de farinha de trigo requisitada na receita, retire 2 colheres de sopa de farinha e substitua por 2 de amido de milho (maisena).

Todo o mundo sabe que o fermento ajuda o bolo a crescer, no entanto adicionar mais fermento na receita de bolo não resulta num bolo mais crescido - pelo contrário, o bolo irá murchar depois de sair do forno porque a massa ficou com muitas bolinhas de ar no interior e não tem estrutura para aguentar.

O fermento ideal para bolo é o fermento químico, também chamado de fermento em pó (diferente do fermento biológico, que é usado para fazer pão), que você encontra à venda em latinhas ou sachês. Ele começa agindo assim que fica em contato com algum líquido, no entanto apenas ativará com o calor - razão porque é também importante usar ingredientes em temperatura ambiente.

O ideal é adicionar 1 colher de chá de fermento químico para cada xícara de farinha, no entanto respeite a quantidade de fermento pedida em uma receita de bolo porque, à partida, a receita foi testada e dará certo do jeito que está indicado.Na hora de dobrar ou reduzir os ingredientes de uma receita, não se esqueça de aumentar ou reduzir proporcionalmente o fermento também.

Conselhos: Sempre confira a validade do fermento, porque fermento vencido não dá certo.

Nas receitas de bolo os ovos são responsáveis por ajudar a manter os demais ingredientes unidos, evitando que o bolo desmanche ou fique esfarelando, além de proporcionarem maciez e umidade necessárias para assar um bolo corretamente.

Como referimos acima, você deve usar os ovos em temperatura ambiente. No entanto existem dois jeitos de incorporar os ovos numa receita de bolo:

  • Ovos inteiros: quando a receita pede para adicionar os ovos, sempre adicione os ovos um a um, mexendo entre cada adição. Mexa a massa vigorosamente cada vez que adiciona um ovo, para ajudar a criar ar e conseguir um bolo fofinho. No caso da receita começar por 'bata os ovos com o açúcar' é importante bater muito bem até conseguir um creme suave.
  • Gemas e claras separadas: neste caso as claras devem ser batidas até ficarem em ponto neve e incorporadas na massa, pouco a pouco e em movimentos envolventes, antes de adicionar a farinha. As gemas adicionam-se uma a uma, misturando entre cada adição.

Conselhos: Peneire as gemas para evitar o cheiro e gosto de ovo no bolo.

Outra razão porque o bolo fica cru no centro está relacionada com o tempo que leva para assar um bolo no forno. Se você abrir o forno antes do bolo terminar de assar, ele vai baixar e ficar solado. Se abrir o forno muito tempo depois de assar, o resultado será um bolo seco ou até mesmo queimado.

Como referido acima, o fermento usado no bolo ativa com o calor do forno. Por isso, quando você abre o forno, a temperatura no interior do forno sofre uma alteração e o fermento pode não agir como devia para fazer o bolo crescer uniformemente e manter seu tamanho. Por isso, nunca abra o forno antes dos primeiros 20-25 minutos de cozimento, porque é nessa fase que a massa do bolo cresce, por isso está mais frágil e suscetível a alterações.

E quanto tempo leva para assar um bolo no forno? Isso varia um pouco dependendo dos ingredientes usados: um bolo com massa mais úmida demora mais para assar. No geral, 30 minutos com forno a 180ºC é o tempo médio para assar um bolo, no entanto sempre confira o tempo indicado na receita e faça o teste do palito para saber se o bolo está assado no interior. Os bolos de chocolate (exceto os brownies) geralmente demoram mais tempo para assar, podendo ser necessário assar eles por 60 minutos.

Conselhos: Lembre que o tempo de cozimento do bolo depende sempre do forno usado. Por isso observe atentamente o cozimento do bolo para garantir que ele não fica cru nem queimado.

Se gostou do artigo Porque o bolo fica cru no meio?, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.