O que fazer quando estamos sofrendo por amor

O que fazer quando estamos sofrendo por amor

Uma das grandes queixas de quem procura por ajuda esotérica é o coração. Pessoas que sofrem desilusões ou estão sofrendo por amor querem entender por que precisam passar por isso e como podem superar essa situação.

 Primeiro é preciso entender que muitas vezes as coisas não acontecem como gostaríamos. Essa é a vida e quanto mais lutamos contra isso, mais sofremos, seja por amor, por ansiedade ou qualquer outro motivo. Claro que é preciso correr atrás do que se quer, mas mais importante do que isso, é saber quando parar e deixar o universo seguir seu rumo, se entregar ao fato de que temos menos controle sobre os outros, a situação e nós mesmos do que gostaríamos. Uma vez que você consegue aceitar esse fato, as coisas passam a fazer mais sentido, o sofrimento e a dor diminuem e você se sente mais aberta às coisas boas.

Veja o que mais você pode fazer para parar de sofrer:

Estou sofrendo por amor, o que faço? Chore

Além de desabafar, o choro traz uma sensação de calma e aconchego. Não tenha medo das suas lágrimas. Aproveite para tirar um tempo para entender o que aconteceu e aceitar o inevitável.

Estou sofrendo por amor, o que faço? Perdoe

Um passo importantíssimo para diminuir o sofrimento é perdoar o outro e a si mesmo. Trabalhe esse sentimento para que você não carregue a mágoa por anos e anos.

Estou sofrendo por amor, o que faço? Cuide-se

Essa é a melhor hora para focar sua energia em você. No que gosta ou precisa. Mude o visual, organize uma viagem e entre em um curso que queira fazer há tempos.

Estou sofrendo por amor, o que faço? Peça ajuda

Você não precisa passar por isso sozinha. Chame suas amigas e sua família para desabafar, se distrair e se divertir.

Estou sofrendo por amor, o que faço? Abra-se para um novo amor

Depois que você estiver se sentindo mais confiante, abra seu coração para amar de novo. Não tenha medo de sofrer, pois não sofrer é não viver.

Amar é uma aventura. Mesmo que você se case, nada garante que vá durar para sempre, mas isso não significa que deva evitar relacionamentos. Ame, sofra, caia, levante-se e siga em frente! As nossas experiências fazem parte de quem somos e tudo é aprendizado. Por isso, da próxima vez em que você estiver sofrendo por amor, saia da cama, olhe para o sol e respire fundo! Faça algo que a faça sorrir e encare um desafio de cada vez.

Leia também:

Aprenda uma simpatia para trazer o amor de volta

O que fazer quando estamos sofrendo por amor

O que fazer quando estamos sofrendo por amor

O que fazer quando estamos sofrendo por amor

O que fazer quando estamos sofrendo por amor

O que fazer quando estamos sofrendo por amor

Tempo de leitura: 4 minutos

Quer ouvir esse conteúdo? acesse-o no Youtube! Quem nunca sofreu por amor ao menos uma vez na vida? O que a gente não leva em conta, porém, é que sempre, sempre mesmo, é possível dar a volta por cima. E o principal combustível para isso deve ser o amor próprio. Só posso amar verdadeiramente alguém amando primeiro a mim mesmo. Antes de mais nada, saiba que você não está sozinho. De acordo com as pesquisas, 86% das pessoas no mundo inteiro já sofreram por amor de forma tão intensa que experimentaram a sensação de que jamais iriam se recuperar e que a dor demoraria mais tempo para passar do que poderiam suportar.

Aprendemos a sofrer por amor, mas ninguém nos ensinou a como parar de sofrer. Ainda estamos sob o efeito de que o ideal de casal é a eternidade, mas as coisas estão mudando. Vamos então pensar um pouco mais sobre isso e no que podemos fazer para amenizar as sensações ruins? Saudade, tristeza, decepção, apego e tudo o que diz respeito ao fim de um amor pode ser transformado e só depende de você.

1. Amar a si mesmo antes de tudo

Um amor não correspondido abala a autoestima e autoconfiança de qualquer pessoa. Por isso, um dos principais esforços na hora de parar de sofrer por amor é combater a baixa autoestima. Você só encontrará uma pessoa que te ame e valorize verdadeiramente quando souber amar e valorizar a si mesmo.

2. Expressar o sentimento para si mesmo

Ao invés de reprimir o sentimento, expressá-lo nos fortalece e permite trabalhá-lo a nosso favor. Ignorar um sentimento na esperança de que ele pode ir embora não vai resolver o problema. O ideal é passar por ele e vencê-lo dignamente. Expressar o sentimento na forma da arte, como músicas, pinturas, hobbies em geral, certamente vai te deixar melhor.

3. Acreditar que isso vai passar

Quando tomamos consciência de que a dor da desilusão amorosa vai passar, aceleramos naturalmente o processo. Porque enquanto pensarmos que isso pode durar para sempre, ficamos presos no sofrimento e nos pensamentos negativos. Mas quando realmente percebemos que isso passa (pra mim, pra você e pra todo mundo, sempre passa), a felicidade se materializa e você se dá conta que a dor já faz parte do passado.

4. Desligar-se da pessoa

Quando a gente se mantém conectado com a pessoa amada, essa situação se torna uma tortura. Por isso, precisamos fazer o máximo que pudermos para ter menos contato com a pessoa amada. Deixar de olhar as redes sociais, perguntar aos amigos, evitar as fotos e os objetos que fazem lembrar da pessoa amada é uma ótima estratégia que certamente vai contribuir nesse processo.

5. Saber que as relações não são eternas

A nossa sociedade está em constante evolução e vivemos agora um momento histórico no qual as relações não são eternas. E isso é muito bom, porque cada pessoa que passa pela nossa vida nos ensina alguma coisa, deixa coisas boas e ruins e, mesmo sem querer, contribuem para nossa evolução.

6. Compreender que não podemos controlar o outro

Precisamos aceitar que é impossível controlar os sentimentos e as atitudes de outra pessoa. Não podemos convencer, argumentar ou intimidar alguém para que desenvolva sentimentos que não possui. Nem sempre conseguimos controlar também os próprios sentimentos, mas temos total domínio sobre o que fazer com eles.

7. Desconstruir conceitos

Enxergar os finais de relacionamentos como algo bom é realmente transformador. A ideia do amor eterno é um paradigma que foi sustentado desde o princípio da história e que amarrou as pessoas e tirou delas a verdadeira chance de serem felizes. Quando quebramos esse paradigma, nos libertamos e abrimos as portas para novos e bons momentos.

8. Mudar o foco

Desviar-se de todos os pensamentos que levem à pessoa ou à relação também é muito bom. Procurar uma viagem, um novo esporte, um curso ou qualquer outra coisa que traga algum prazer vai tirar você do foco negativo e com certeza vai amenizar o sofrimento.

9. Reflexão E RACIOCÍNIO

Pensar sobre o que a pessoa trouxe de positivo e de aprendizado na sua vida também ajuda muito. Você poderá ser ainda melhor no próximo relacionamento e isso é um sustentáculo na sua vida.

10. Permitir-se conhecer pessoas novas

Por mais que você pense que nunca mais vai amar ninguém, conhecer gente nova é sempre bom para fazer novos amigos, aprender coisas diferentes e, por quê não dar uma nova chance ao coração? Você pode se surpreender.

O que você acha? Está realmente disposto a dar o próximo passo para encontrar a sua felicidade? Diz aí nos comentários por onde você pretende começar.

Leitura focada
  • O que fazer quando estamos sofrendo por amor

  • O que fazer quando estamos sofrendo por amor

  • O que fazer quando estamos sofrendo por amor

  • O que fazer quando estamos sofrendo por amor

  • O que fazer quando estamos sofrendo por amor

  • O que fazer quando estamos sofrendo por amor