O que fazer na paulista

O que fazer na paulista

Foto: Guia da Semana/Juliane Romanini

Inaugurado em maio de 2017, o espaço idealizado pela comunidade japonesa tem como objetivo introduzir o Japão contemporâneo ao brasileiro através de sua arte, tecnologia, e gastronomia, mas sem esquecer a história e as raízes do país. Os três andares do prédio contam com galerias para exposições, cafeteria, restaurante, jardim e uma biblioteca com cerca de duas mil obras.

O que fazer na paulista

Foto: Luz Rosa/Shutterstock

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand não pode ficar de fora da lista. O local, que se consagrou como cartão postal da nossa cidade, comporta uma coleção considerada a mais importante do Hemisfério Sul. Em seu acervo estão obras assinadas por artistas como Renoir, Rembrant, Botticelli, Velázquez, Ticiano, Degas e Manet em exposições permanentes, além das temporárias, que são sempre muito interessantes. O próprio prédio é uma obra de arte – projetado pela italiana Lina Bo Bardi, é símbolo da capital paulista e seu vão livre tem mais de 70m de comprimento, que servem de espaço de convivência para feiras, manifestações e eventos.

O que fazer na paulista

Foto: Divulgação/Site Oficial

O instituto, que é voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo, possui um espaço que promove eventos culturais, como mostras audiovisuais, espetáculos de dança e teatro, shows, seminários e cursos, todos gratuitos. O prédio conta com um acervo de mais de 30 mil documentos sobre arte e cultura brasileiras, além de espaço para exposições temporárias.

Foto: Divulgação/Site Oficial

O que fazer na paulista

Foto: Fabio Imhoff/Shutterstock

A Casa das Rosas é um dos poucos exemplares de mansões da avenida que sobrevivem ao tempo. Também conhecida como casa da poesia, oferece cursos, oficinas, exposições e eventos como a Virada da Poesia e o Arraiá da Casa das Rosas. Seu jardim, repleto de rosas, é considerado um dos mais bonitos da cidade.

O que fazer na paulista

Foto: Filipe Frazao/Shutterstock

Quem procura uma programação de cinema mais exclusiva precisa conhecer o Reserva Cultural. Com poucas salas, o espaço prioriza a exibição de filmes de arte e complementa a experiência com um café, um bistrô e uma lojinha com filmes, camisetas e outros objetos irresistíveis para o público cinéfilo.

O que fazer na paulista

Foto: Shutterstock

O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Trianon, nasceu quase ao mesmo tempo que a Avenida Paulista, em 1892, sendo um dos parques mais antigos da cidade. Lá, você pode encontrar imponentes árvores remanescentes da Mata Atlântica, além de obras e esculturas. É um ótimo lugar para fazer uma pausa e descansar durante seu tour pela avenida mais famosa da cidade.

O que fazer na paulista

Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock

Com mais de 60 anos no mercado, a Livraria Cultura do Conjunto Nacional impressiona pelo seu tamanho e conta com um acervo de mais de dois milhões de títulos, entre livros, CDs e DVDs para todos os gostos e idades. A unidade do Conjunto Nacional é refúgio para muitos paulistanos que, no meio do dia a dia corrido, fogem para o local, calmo, extremamente aconchegante e convidativo.

O que fazer na paulista

Foto: Diego Grandi/Shutterstock

O Centro Cultural FIESP no famoso prédio de fachada triangular da Avenida Paulista conta com uma programação variada que inclui exposições, peças de teatro e shows, sem falar do café ao lado de um jardim projetado pelo famoso arquiteto e paisagista Burle Marx. Aos domingos e feriados, na Paulista Aberta, o vão de entrada geralmente recebe shows de artistas em ascensão.

O que fazer na paulista

Foto: Tony Monti/Shutterstock

O IMS Paulista foi uma das mais importantes inaugurações de 2017 para o eixo cultural da cidade de São Paulo. Com sete andares e mais de 1200 metros quadrados, o centro cultural possui um acervo que é referência em fotografia e audiovisual e conta com café, restaurante, uma livraria, uma biblioteca e espaços para eventos e exposições.

O que fazer na paulista

Foto: Roberto Assem/Divulgação (via assessoria)

A unidade foi inaugurada no dia 29 de abril e soma aos diversos centros culturais ao seu redor. O prédio localizado no número 119 da Avenida Paulista, ao lado do Itaú Cultural, conta com 17 andares dedicados às atividades do Sesc. O espaço oferece salas de espetáculo, áreas para exposições, ginástica, alimentação e muito mais! Sem falar do café na cobertura com mirante para a nossa capital.