O que estudar unesp segunda fase

O que estudar unesp segunda fase

Levantamento de temas recorrentes nas provas da 2ª fase da Unesp são entre 2017 e 2021 Tânia Rego/Agência Brasil

A segunda fase do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) será realizada no próximo domingo (19). Para ajudar na revisão do conteúdo, o R7 reúne os assuntos recorrentes dos últimos cinco anos.

Tradicionalmente realizada em dois dias, por conta da pandemia de Covid-19, a segunda fase passou a ser realizada em um dia.a prova possui um formato com 60 questões das áreas de biologia, filosofia, física, geografia, história, inglês, matemática, português, química e sociologia. Os participantes também devem entregar uma redação dissertativa.

Para ajudar os vestibulandos, o professor e coordenador estratégico Anderson Bigon do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), dá algumas dicas para o estudo e pistas de assuntos que podem cair no exame. Confira:

Leia também

Genética: evolução biológica e ecologia são assuntos que correspondem a mais da metade das questões das provas de segunda fase da Unesp dos últimos 5 anos. O especialista destaca também: engenharia genética em evolução biológica, ênfase em questões sobre as teorias (Neo Darwinismo, Lamarckismo, Especiação) e evidências da evolução biológica, sobre ecologia, assuntos como poluição, preservação ambiental e relações ecológicas têm maior incidência nos exames de segunda fase.

Moderna: segundo Bigon, o tema conta com aproximadamente, 40% das questões nas segundas fases da Unesp. A Filosofia Alemã, o Renascimento, o Empirismo Britânico e o Iluminismo Francês têm maior incidência. Os outros 60% das questões da segunda fase correspondem à Temática, com destaque a Filosofia das Ciências e a metafísica, Filosofia Antiga, com ênfase para Aristóteles e Filosofia Contemporânea, nas questões transversais.

Publicidade

Trabalho e energia, cinemática (destaque para movimento circular uniforme), e estática, principalmente o equilíbrio dos corpos extensos.  Outro tema que tem alta cobrança na segunda fase é a eletricidade, com destaque de exercícios sobre eletrodinâmica envolvendo potência elétrica e resolução de circuitos elétricos. Mecânica e Eletricidade representam, aproximadamente, 70% das questões, os outros 30%, contam com questões de óptica geométrica, ondulatória, termologia e magnetismo.

Geografia do Brasil: de acordo com o professor, quando se trata de geografia geral, a Unesp apresenta maior incidência de questões de geografia física (relevo, hidrografia, clima) e geografia econômica (indústria, globalização e comércio exterior). Ainda em geografia geral, questões ambientais e geopolíticas aparecem com menor incidência.

Em geografia do Brasil, a ênfase fica por conta de exercícios sobre questões ambientais, principalmente, sobre preservação, biodiversidade e solos. "Ainda em geografia do Brasil, a parte econômica, com destaque para política econômica e agropecuária, tem grande incidência. Cabe ressaltar também questões sobre região norte, sul e sudeste", explica.

Nos últimos cinco anos, houve um equilíbrio entre questões de História Geral e História do Brasil, correspondente a quase 90% da prova de história. Em História Geral, questões sobre Guerra Fria, Primeira e Segunda Guerra Mundial e Imperialismo sempre aparecem nos exames de segunda fase. As outras questões envolvem assuntos como Grécia e Roma, Expansão Marítimo-Comercial e Atualidades.

Já na História do Brasil, a Unesp cobrou uma maior quantidade de questões sobre o Regime Militar, Segundo Reinado e Era Vargas. Com menor ênfase, apareceram exercícios sobre o Sistema Colonial, República da Espada, Período Regencial e Primeiro Reinado.

Para o professor, em inglês as questões envolvem a interpretação de textos, normalmente com maior incidência de textos provenientes da internet, mas também textos jornalísticos e charges e quadrinhos.

Geometria Plana, Geometria Analítica, Funções, Logaritmos, Geometria Espacial, Trigonometria, Análise Combinatória, Sistemas Lineares, Grandezas Proporcionais e Inequações, são temas recorrentes dos últimos cinco anos em matemática.

Veja também

Área de figuras planas, em geometria plana, e equação da circunferência, em geometria analítica, têm destaque nas provas. "Outro assunto que o candidato deve ter um bom conhecimento é função, pois a Unesp costuma colocar, pelo menos, uma questão envolvendo função, Já apareceram questões de função quadrática, exponencial e interpretação de gráficos", avalia o professor.

A maior quantidade das questões de português da segunda fase exige dos candidatos a interpretação de textos literários em prosa, literários em verso, textos científicos, além de charges e quadrinhos.  Apesar da Unesp não ter uma lista de livros obrigatórios, a literatura tem grande peso. As questões sobre Modernismo e gramática tiveram alta incidência nos últimos cinco anos. Cobranças em relação à análise sintática de orações, regência verbal e classe de palavras tendem a aparecer. Cabe ressaltar também a possibilidade de cobrança de figuras de linguagem.

Nos últimos cinco anos, a prova de química da segunda fase da Unesp teve a seguinte divisão: Físico-Química (41,4%), Orgânica (20,7%), Atomística (20,7%) e Geral (17,2%). Em Físico-Química, a maior incidência fica por conta de questões sobre soluções, termoquímica e eletroquímica. Já em orgânica, a identificação de funções orgânicas e o conhecimento de isomerias são fundamentais para o candidato. Também cabe ressaltar a cobrança em relação aos modelos atômicos, distribuição eletrônica, forças intermoleculares, cálculo estequiométrico e separação de misturas.

Metade das questões dos últimos cinco anos da Unesp apresentou questões sobre sociologia da cultura, sociologia do conhecimento e antropologia. A outra metade ficou por conta de assuntos envolvendo a diversidade cultural e a estratificação social e teorias sociológicas como o Positivismo de Auguste Comte.

Bigon finaliza ao dizer que a Unesp exige do candidato boa interpretação de textos, charges, imagens, além da análise de informações provenientes de gráficos e tabelas. "Apesar da necessária atenção na interpretação, a prova não costuma apresentar textos e enunciados longos. Nas questões da área de ciências da natureza e matemática, cabe ressaltar a necessidade do aluno se atentar às unidades”, explica.

As provas da segunda fase do Vestibular 2022 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) serão realizadas no próximo domingo, 19 de dezembro. Os inscritos vão fazer o processo seletivo das 14h às 19h, em 31 cidades de São Paulo. 

Antes da pandemia do coronavírus, as provas da segunda etapa eram formadas por uma redação e questões discursivas. Mas, nesta edição, os vestibulandos deverão responder 60 questões objetivas de disciplinas específicas conforme o curso de escolha. 

Para o coordenador estratégico do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Anderson Bigon, a dica mais importante para as provas da segunda fase do vestibular 2022 da Unesp é que os candidatos fiquem atentos às diversas formas de interpretação de texto cobradas no processo seletivo. 

Veja 5 dicas para melhorar a sua interpretação de texto

Bigon ressalta que, embora caia muita interpretação, as provas não costumam apresentar textos e enunciados longos. O também professor de Física comenta ainda que, nas questões de matemática e ciências da natureza, que envolvem mais cálculos, os estudantes devem atentar-se às unidades. 

“Neste novo formato da segunda fase do vestibular da Unesp com 60 questões objetivas, é exigida do candidato boa interpretação de textos, charges e imagens. Também é importante que o aluno faça análise de informações provenientes de gráficos e tabelas”, recomenda o coordenador e professor do curso Oficina do Estudante, Anderson Bigon.

Temas da 2ª fase do Vestibular da Unesp 

Para detectar os temas mais cobrados na segunda fase do vestibular da Unesp, o coordenador estratégico realizou um levantamento, analisando todas as disciplinas. Confira abaixo:

Português

"A prova de português da Unesp exige dos candidatos interpretação de textos literários em prosa, literários em verso, textos científicos, além de charges e quadrinhos", enumera o coordenador. 

Saiba mais: histórias em quadrinhos e vestibular

Outros temas importantes:

Inglês

“A prova de inglês do vestibular da Unesp, nos últimos cinco anos, apresentou apenas questões envolvendo interpretação de textos, normalmente com maior incidência de textos provenientes da internet, mas também textos jornalísticos e charges e quadrinhos”, reforça Bigon.

História

História Geral: Guerra Fria, Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial e Imperialismo

História do Brasil: Regime Militar, Segundo Reinado e Era Vargas.

O que estudar unesp segunda fase
Bigon enumera temas que mais caem na 2ª fase do vestibular da Unesp

Geografia

Geografia geral: geografia física (relevo, hidrografia e clima) e geografia econômica (indústria, globalização e comércio exterior). 

Geografia do Brasil: questões ambientais, como preservação, biodiversidade e solos

Leia também: Incêndios na Europa e discussões climáticas em 2021

Filosofia

Filosofia Moderna (40% da prova): Filosofia Alemã, Renascimento, Empirismo Britânico e Iluminismo Francês.

60% da prova: Filosofia das Ciências e a metafísica, Filosofia Antiga, com ênfase para Aristóteles e Filosofia Contemporânea, nas questões transversais. 

Sociologia

Metade da prova: sociologia da cultura, sociologia do conhecimento e antropologia. 

Metade da prova: diversidade cultural e a estratificação social e teorias sociológicas como o Positivismo de Auguste Comte.             

Matemática

“Nas provas de matemática da segunda fase dos vestibulares da Unesp dos últimos cinco anos, houve um equilíbrio entre questões de geometria plana e geometria analítica, os quais são temas com maiores incidências. Área de figuras planas, em geometria plana, e equação da circunferência, em geometria analítica, também têm destaque nas provas”, analisa.

Biologia

Segundo o coordenador, metade da prova da segunda fase do vestibular da Unesp é composta pelos três temas abaixo:

Física

70% das questões da prova de física da Unesp cobram:

  • Mecânica: trabalho e energia, cinemática (destaque para movimento circular uniforme) e estática, principalmente o equilíbrio dos corpos extensos.  

  • Eletricidade: eletrodinâmica envolvendo potência elétrica e resolução de circuitos elétricos. 

30% das questões:

  • Óptica geométrica, ondulatória, termologia e magnetismo

Química

  • Físico-Química (41,4% da questões): soluções, termoquímica e eletroquímica

  • Orgânica (20,7%): funções orgânicas e o conhecimento de isomerias

  • Atomística (20,7%): modelos atômicos, distribuição eletrônica, forças intermoleculares, cálculo estequiométrico e separação de misturas. 

  • Geral (17,2%)

Redação 

O que estudar unesp segunda fase
Professora comenta o que o candidato deve fazer para se dar bem na redação do vestibular da Unesp

A redação do Vestibular da Unesp deve ser feita no formato de texto dissertativo. Nesse tipo de redação, o estudante precisa analisar o tema, explicá-lo e avaliar todos os aspectos relacionados ao assunto em questão.

A professora de redação do curso Oficina do Estudante, Jéssica Vasconcelos, explica que, na redação, espera-se que o candidato não mobilize apenas informações expositivas sobre um determinado tema, mas que o analise e, a partir disso, defenda um ponto de vista.

"Na redação do vestibular da Unesp, é preciso argumentar, ou seja, apresentar fatos, informações, razões lógicas etc. que comprovem a tese defendida no texto", ressalta Jéssica.

Confira os três critérios cobrados nas provas de redação da segunda fase do vestibular da Unesp

Vestibular Unesp 2022

O resultado do vestibular 2022 da Unesp deve sair no dia 27 de janeiro de 2022. Os candidatos concorrem a 7.690 vagas em 136 cursos de graduação. As carreiras são ministradas em São Paulo e em 23 cidades do interior do estado.

Medicina é o curso mais procurado, com 261,4 candidatos por vaga (c/v). A carreira é ministrada na cidade Botucatu.