O que é saw palmetto

Saw palmetto (Sabal)

Família: Arecaceae.

Nomenclatura popular: Sabal, Serenoa

Parte utilizada/órgão vegetal: Frutos

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS

Tratamento sintomático da hiperplasia prostática benigna (HPB).

CONTRAINDICAÇÕES

Contraindicado para crianças, grávidas, lactantes e pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer uma das substâncias ativas da espécie vegetal. Esse fitoterápico não é indicado para casos avançados de HPB com severa retenção urinária e afecções hepáticas.

PRECAUÇÕES DE USO

Não deverá ser utilizado sem primeiro afastar a possibilidade de câncer de próstata. Os pacientes devem passar por criteriosa avaliação médica antes de utilizar esse medicamento, a fim de excluir a possibilidade de nefrite, infecções do trato urinário e outras desordens nefro urológicas. Os seguintes fatores devem ser levados em consideração antes do início do tratamento com Serenoa repens:

idade >70 anos, pico de fluxo urinário < 12 mL/s, volume da próstata de 30 cm3, volume residual > 50 mL e PSA sanguíneo de 1,4 ng/mL.

EFEITOS ADVERSOS

Esse fitoterápico pode causar náuseas, dor abdominal, distúrbios gástricos, constipação intestinal e diarreia. Em casos raros, hipertensão arterial, diminuição da libido, impotência sexual, cefaleia e retenção urinária, síndrome de íris flácida intraoperatória.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Hormônios utilizados na Terapia de Reposição Hormonal (TRH) podem exigir ajuste de dose, devido aos efeitos antiandrogênicos e antiestrogênicos desse fitoterápico. Em estudo in vitro verificou-se a potencialização da inibição dos antagonistas do 1-alfa-adrenoreceptor, porém a relevância clinica desse não foi confirmada.

Não utilizar esse medicamento com anticoagulantes como warfarina, clopidogrel e ácido acetilsalicílico.

TEMPO DE UTILIZAÇÃO

Não foram encontrados dados descritos na literatura consultada sobre o tempo máximo de utilização.

O tempo de uso depende da indicação terapêutica e da evolução do quadro acompanhada pelo médico.

SUPERDOSAGEM

Não foram encontrados dados descritos na literatura consultada sobre problemas decorrentes de superdosagem. Em caso de ingestão de quantidades acima das recomendadas o paciente deve ser observado.

PRESCRIÇÃO

Fitoterápico, somente sob prescrição medica.

PRINCIPAIS CLASSES QUÍMICAS

Triglicerídeos, ácidos graxos, esteroides, polissacarídeos e flavonoides.

Fonte: Farmacopéia Brasileira 1°edição - Memento Fitoterápico

___________________________________________________________________

Segue mais informações

A Saw Palmetto (ou Sabal), de nome científico Serenoa repens, é uma palmeira de pequeno porte de hastes espinhosas e serreadas, que alcança no máximo 4 metros de altura. Também conhecida como Sabal, esta pequena palmeira é originária dos Estados Unidos, mais precisamente da região que vai do Texas até a Carolina do Sul. A Saw Palmetto possui várias propriedades medicinais advindas de seus pequenos frutos de cor preto-azulados.

Os nomes populares da espécie são: serenoa (espanhol), sabal (francês), saw palmetto (inglês), sägepalme (alemão).

Constituintes químicos do Saw Palmetto

Seus principais constituintes químicos são: ácidos graxos, carotenos, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido capróico, ácido laúrico, ácido palmítico, ácido oléico, lípase, arabinose, galactose, resina, saponinas esteroidais, beta-sitosterol, cicloartenol, lupenona, lupeol, estigmasterol, taninos.

Para que serve Saw palmetto

Saw Palmetto é uma erva que ajuda os homens a manter a saúde da próstata. É muito popular em toda a Europa pela sua capacidade de aliviar os sintomas associados à hiperplasia prostática benigna (BPH), também conhecida como aumento da próstata. No EUA, onde os medicamentos são o padrão de tratamento para problemas da próstata, o Saw Palmetto está ganhando popularidade após vários estudos recentes mostrando que a erva proporciona, em curto prazo, alívio dos sintomas urinários e de outros sintomas da BPH, bem como alívio da inflamação da próstata e redução da proliferação celular.

Efeitos colaterais e contraindicações do Saw Palmetto

Os efeitos colaterais decorrentes do uso da Saw Palmetto são raros, porém algumas pessoas apresentaram alterações no paladar (como, por exemplo, gosto amargo), diarréia ou prisão de ventre, dores de estômago, náuseas, vômitos. O uso desta pequena palmeira é contraindicado para mulheres grávidas, lactantes e pessoas com hipersensibilidade à planta.

Dosagem usual: 160mg do extrato seco 2 vezes ao dia, após as refeições por tempo prolongado (6 a 12 meses), com intervalos de descanso a cada 3 meses.

O que é saw palmetto

A saw palmetto, conhecida também pelo nome científico Serenoa repens, é uma espécie de palmeira anã, natural da América do Norte.

A Serenoa repens é considerada uma planta medicinal, e o extrato produzido através dos seus frutos é propagandeado como eficaz para o tratamento de diversas doenças, incluindo hiperplasia benigna da próstata, prostatite, disfunção erétil, calvície, ejaculação precoce, falta de libido e várias outras.

Assim como acontece com diversos produtos rotulados como “medicamento natural”, a popularidade da saw palmetto é inversamente proporcional ao grau de evidência científica que ela possui. Das várias doenças citadas acima, poucas são as que possuem um número adequado de estudos clínicos.

Isso não significa, porém, que a saw palmetto seja uma substância totalmente inútil. Nos casos de hiperplasia benigna da próstata, há uma boa quantidade de estudos científicos sobre a sua eficácia, apesar deles nem sempre serem de qualidade.

A saw palmetto é uma árvore, mas é também o nome do extrato produzido através dos seus frutos. A saw palmetto ou Serenoa repens pode ser encontrada em cápsulas ou em pó. Há também uma loção capilar, mas ela é mais difícil de ser encontrada.

No Brasil, a Serenoa repens costuma ser comercializada sob os nomes comerciais: Prostatal, Prostat ou Sansprot, em comprimidos de 160 mg ou 320 mg.

Em Portugal, a Serenoa repens é comercializada sob o nome Permixion, em comprimidos de 160 mg.

Por ser considerada um medicamento fitoterápico, a saw palmetto pode ser também adquirida em farmácias de manipulação e lojas de medicamento naturais. É importante ter atenção na hora de comprar o medicamento, pois as dosagens e a composição do saw palmetto variam muito. Existem nos mercados de medicamentos naturais comprimidos de 500 mg, que é uma dose acima da dosagem diária que costuma ser indicada, conforme veremos à seguir.

Não é preciso receita médica para comprar a saw palmetto nas farmácias de manipulação, mas é importante destacar que, no Brasil e em Portugal, a sua comercialização só está aprovada para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata. Isso significa que na bula da Serenoa repens, na parte de indicações, não podem constar outras doenças, além da hiperplasia da próstata.

Vamos falar sobre a eficácia e as evidências científicas da Serenoa repens mais à frente.

Como tomar

A dosagem indicada do saw palmetto é 1 comprimido de 160 mg, 2 vezes ao dia (dose total de 320 mg por dia).

A posologia da Serenoa repens em pó é de 1 colher de chá diluída em um copo de água, 2 vezes por dia.

Estudos mostram que as formas de saw palmetto manipuladas podem apresentar grandes variações em relação à quantidade de ácidos graxos presentes e até em relação à dosagem da própria Serenoa repens. Um estudo feito no Canadá em 2002 demonstrou que a dose de Serenoa repens em alguns produtos variava de 3 a 140% em relação ao que estava descrito na embalagem.

Portanto, a equipe médica do MD.Saúde sugere que a Serenoa repens seja consumida apenas sob a forma de comprimidos de 160 mg e adquiridos em farmácias que vendem as formas comerciais aprovadas e fiscalizadas pelo Ministério da Saúde (procure pelo número de aprovação da ANVISA na embalagem).

Evidências científicas

Conforme já referido, a saw palmetto é um medicamento que atualmente só tem autorização para ser comercializada como opção de tratamento para a hiperplasia benigna da próstata, pois essa é a única doença com um número aceitável de estudos clínicos.

Isso significa, portanto, que qualquer outra das dezenas de indicações do saw palmetto não são reconhecidas pelos Ministérios da Saúde da maioria dos países, incluindo Brasil e Portugal.

Para ser mais claro, não há comprovação científica de eficácia do saw palmetto para as seguintes condições:

  • Asma.
  • Calvície*
  • Câncer de próstata.
  • Disfunção erétil.
  • Dor de garganta.
  • Eczema seborreico.
  • Ejaculação precoce.
  • Enxaqueca.
  • Falta de libido.
  • Incontinência urinária.
  • Infecção urinária
  • Prostatite.
  • Tosse.

* Nos últimos anos, a saw palmetto tem sido muito utilizada de forma off label para o tratamento da queda de cabelo. Existem poucos estudos sobre esse assunto e a maioria deles é pequeno e de má qualidade.

Saw palmetto para hiperplasia prostática benigna

A indicação mais comum para prescrição da saw palmetto é como alternativa para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB).

É natural imaginar que se o fármaco tem autorização para ser comercializado como tratamento para uma determinada doença, isso significa que há forte embasamento científico por trás. Infelizmente, nem sempre é assim que as coisas funcionam.

Apesar de existir um razoável número de estudos clínicos sobre a Serenoa repens, o grau de evidência sobre a sua eficácia na HPB é, no mínimo, duvidosa.

A maioria dos estudos publicados comparou a Serenoa repens com placebo e/ou finasterida, que é um fármaco eficaz contra a HPB, mas com alguns efeitos adversos indesejáveis. Há estudos que mostram que a saw palmetto é tão eficaz quanto a finasterida, enquanto há vários outros que apontam para a direção oposta.

O maior e mais confiável estudo recente sobre o assunto é uma revisão sistemática realizada em 2012 com 32 ensaios clínicos e um total de 5666 pacientes. Este estudo não conseguiu demonstrar que o efeito do saw palmetto fosse superior ao placebo (leia: O INCRÍVEL EFEITO PLACEBO).

Infelizmente, não existe um grande ensaio clínico de qualidade (longitudinal, prospectivo, duplo cego, com grupo controle, randomizado e com um grande número de pacientes) para que possamos afirmar com mais segurança se o saw palmetto é ou não uma alternativa viável para o tratamento da hiperplasia prostática benigna. O que temos apenas são alguns estudos observacionais e um conjunto de pequenos ensaios clínicos, a maioria deles de qualidade inferior, que apontam para resultados contraditórios.

Portanto, à luz do atual conhecimento, não podemos afirmar que a saw palmetto seja superior ou ao menos equivalente à finasterida no tratamento da HPB, apesar do seu perfil de efeitos colaterais ser mais benigno, conforme veremos a seguir.

Efeitos colateiras

O que mantém a popularidade a Serenoa repens é a sua baixa taxa de efeitos colaterais. Isso significa que, se por um lado nós ainda não temos o embasamento científico adequado para afirmar que a substância é eficaz, por outro o risco de efeitos adversos é muito pequeno. O que acaba prevalecendo é a lógica do “se não funciona, pelo menos também não faz mal”.

Na maioria dos estudos clínicos, a taxa de efeitos adversos da Serenoa repens é baixa e semelhante ao do placebo. Nos pacientes que costumam relatar efeitos colateiras, diarreia, prisão de ventre, enjoos, alterações do paladar, dor abdominal e impotência sexual são os mais comuns.

Contraindicações

Por falta de estudos clínicos sobre a sua segurança, a Serenoa repens é contraindicada na gestação, durante o aleitamento materno e nas crianças.

Por haver um suspeita de que o medicamento possa aumentar o risco de sangramentos, a saw palmetto deve ser suspensa 2 semanas antes de qualquer cirurgia programada.

Referências

O que é saw palmetto