O que é coesão lexical exemplos

A reativação de um elemento do texto através da sua repetição ou do uso de palavras do léxico em vez de itens essencialmente referenciais, é o que se chama de COESÃO LEXICAL.

Quais são os tipos de coesão?

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição./span>

O que é coesão e coerência exemplos?

A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.

Qual a diferença entre coesão e coerência Brainly?

Resposta. A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido./span>

O que é uma Situacionalidade?

Os princípios de textualidade são uma série de aspectos ou requisitos os quais um texto necessita apresentar para ser considerado como tal. ... De acordo com o autor, amparando-se no que diz Beaugrande (1997), a situacionalidade refere- se à relação entre evento textual e a situação em que ele ocorre.

O que é aceitabilidade de um texto?

Aceitabilidade: refere-se à recepção do texto, à compreensão do interlocutor sobre a mensagem. Situcionalidade: refere-se ao contexto no qual o texto está inserido, seja na produção, seja na leitura.

O que é intencionalidade na educação?

Intencionalidade pedagógica é ir além do simples planejamento de conteúdos. É agir de forma adequada para se alcançar objetivos que são essenciais no processo ensino-aprendizagem. O ato de ensinar e aprender requer olhar e cuidados pedagógicos, em tese, por ter “intenções” a serem contempladas./span>

O que é ensino remoto intencional?

Já no ensino remoto intencional, tem momentos síncronos e assíncronos, que se ajustam a rotina familiar e aos possíveis problemas de conectividade que alunos e professores possam vir a ter. Além disso, existe uma preocupação com os processos de aprendizagem e não apenas com a transmissão do conteúdo./span>

Quais são as especificidades da docência na educação infantil?

O estudo permite inferir que ser professor de Educação Infantil exige um conjunto de qualidades específicas que vão além dos cuidados básicos com as crianças. Observar, relatar, produzir e interagir com as crianças são ações inerentes à docência que necessitam ser aprimoradas.

A coesão textual é um importante elemento que não deve ser esquecido em uma boa redação. Embora o uso de conectivos seja importante, eles não são considerados indispensáveis, visto que existem textos que, apesar de apresentarem pouca ou nenhuma coesão, são dotados de sentido, ou seja, coerência. Contudo, é fundamental ressaltar que tanto a coerência quanto a coesão auxiliam na clareza e na construção de argumentos de um texto.

Para entendermos melhor a coesão, que nada mais é do que a conexão estabelecida entre as palavras de um texto, é importante entendermos que existem tipos de coesão e que esses tipos são basicamente cinco: coesão por referência, por substituição, por elipse, por conjunção e pelo léxico. Vamos aprender mais?

Coesão por referência

É um dos principais mecanismos para evitar repetições desnecessárias.

Observe o exemplo:

As crianças foram passear no parque. Elas foram acompanhadas de seus pais.

Em vez de:

As crianças foram passear no parque. As crianças foram acompanhadas de seus pais.

Coesão por substituição

São utilizadas palavras e expressões que retomam termos já enunciados, empregando assim aquilo que chamamos de anáfora.

Observe o exemplo:

Os alunos foram advertidos pelo mau comportamento. Caso isso volte a acontecer, eles serão suspensos.

Em vez de:

Os alunos foram advertidos pelo mau comportamento. Caso o mau comportamento volte a acontecer, os alunos serão suspensos.

Coesão por elipse

Ocorre por meio da omissão de uma ou mais palavras sem comprometer a clareza da oração.

Observe o exemplo:

Mariana faz o dever de casa e simultaneamente conversa com as amigas pelo bate-papo.

Em vez de:

Mariana faz o dever de casa e simultaneamente Mariana conversa com as amigas pelo bate-papo.

Coesão por conjunção

Possibilita relações entre os termos do texto através do emprego de conjunções.

Observe o exemplo:

Como estava doente, não fui à escola, embora tivesse provas nesse dia.

Coesão lexical

Ocorre por meio do emprego de sinônimos, pronomes, hipônimos ou heterônimos.

Observe o exemplo:

Carlos Drummond de Andrade é considerado o maior poeta brasileiro. O itabirano nasceu no dia 31 de outubro de 1902 e faleceu no dia 17 de agosto de 1987. Gênio das letras, deixou imortalizada em seus diversos livros sua contribuição para a literatura brasileira. 


Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

· Reiteração lexical: repetição (ou reiteração) da mesma palavra ou expressão:

     Ex.: «Elas são quatro milhões, o dia nasce, elas acendem o lume. Elas cortam o pão


            e aquecem o café. Elas picam cebolas e descascam batatas. Elas migam sêmeas
            e restos de comida azeda.» (Maria Velho da Costa, Cravo, pág. 133)

· Substituição lexical: substituição de uma unidade lexical por outras que com ela mantêm

   relações de sentido:

     · por sinonímia: substituição de palavras ou expressões por sinónimos:

          Ex.: O teu gato é bonito. Onde arranjaste o felino?

     · por antonímia: substituição de palavras ou expressões por antónimos:

          Ex.: Carlos Cruz fala verdade? Ou terá optado pela mentira?

     · por hiperonímia / hiponímia:

          Exs.: Quero os teus brinquedos, sobretudo o palhaço e o comboio. (hiperónimo /

                  / hipónimo)

                  Eu adoro ovelhas e vacas. Estes herbívoros são simpáticos. (hipónimo /

                  / hiperónimo)

     · por holonímia / meronímia:

          Exs.: A minha casa é fria. Os quartos, a cozinha e a sala não têm isolamento.


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                              - "Pobre velha música"

                              - "Ó sino da minha aldeia"

                                   . Correção do questionário.
                    - Outros poemas:
                              - "Não sei quantas almas tenho"
                                   . Questionário
                                   . Correção do questionário
                    - Linguagem, estilo e estrutura.

     1.2. Bernardo Soares - Livro do Desassossego:
               - O imaginário urbano.
               - O quotidiano.
               - Deambulação e sonho: o observador acidental.
               - Perceção e transfiguração poética do real.
               - Linguagem, estilo e estrutura: a natureza fragmentária da obra.
               - Análise de textos (3 fragmentos):
                    . “Eu nunca fiz senão sonhar.[…]”;
                    . “Amo, pelas tardes demoradas de Verão, o sossego da cidade
                      baixa, e sobretudo aquele sossego que o contraste acentua na
                      parte que o dia mergulha em mais bulício. […]”;
                    . “Quando outra virtude não haja em mim, há pelo menos a da
                       perpétua novidade da sensação liberta. […]”;
                    . “Releio passivamente, recebendo o que sinto como uma
                      inspiração e um livramento, aquelas frases simples de Caeiro,
                      na referência natural do que resulta do pequeno tamanho da
                      sua aldeia. […]”;
                    . “O único viajante com verdadeira alma que conheci era um
                      garoto de escritório que havia numa outra casa, onde em tempos
                      fui empregado. […]”;
                    . “Tudo é absurdo. […]”.
               - Discurso e gramática no Livro do Desassossego.
               - Breve história da edição do Livro do Desassossego.
               - Documentário sobre a obra.

     1.3. A poesia dos heterónimos



          a) Carta a Adolfo Casais Monteiro:
               - Ficha de trabalho.
               - Correção da ficha.

          b) Heteronímia:

                i) Conceito de heterónimo.

                ii) O sentido dos heterónimos.

          1.3.1. Alberto Caeiro:


               - Perfil.

               - Nome.

               - Caeiro, o Mestre.

               - Contradições da poesia de Alberto Caeiro.


               - Análise de textos:

                    «Poema I»

                    - «Poema II».

                    «Sou um guardador de rebanhos» (poema IX)

               - Perfil.

               - Nome.

               - Temas.

               - A relação Homem / Deuses / Destino.

               - Epicurismo.

               - Estoicismo.

               - Horácio.

               - O fingimento artístico: Ricardo Reis , o poeta "clássico".

               - Reflexão existencial: a consciência e a encenação da mortalidade.

               - Análise de textos:

                    . «Antes de nós nos mesmos arvoredos».

                    . «As rosas amo do jardim de Adónis».

                    . «Cada um cumpre o destino que lhe coube».

                    . «Da nossa semelhança com os deuses».

                    . «Mestre, são plácidas».

                    . «Não tenhas nada nas mãos».

                    . «O deus Pã não morreu».

                    . «Vem sentar-te comigo, Lídia...».


          1.3.3. Álvaro de Campos:

               - Perfil.

               - Nome.

               - Fases poéticas.

               - Futurismo.

               - Manifesto Anti-Dantas.

               - Temas.

               - Linguagem e estilo.

               - O fingimento artístico: Álvaro de Campos, o poeta da modernidade.
               - Reflexão existencial:
                    » sujeito, consciência e tempo;
                    » nostalgia da infância.
               - O imaginário épico:
                    » matéria épica: a exaltação do Moderno;
                    » o arrebatamento do canto.


               - Análise de textos:

                    . «Ode Triunfal» (Apresentação) (1.ª parte) (2.ª parte) (texto integral).

          - Enquadramento histórico.

          - Enquadramento cultural.

          - Circunstâncias de produção.

          - Título.

          - Classificação.

          - Mitos:

               . Sebastianismo.

               . Quinto Império.

          - O imaginário épico:
               . natureza épico-lírica da obra;
               . estrutura da obra;
               . dimensão simbólica do herói;
               . exaltação patriótica.
          - Linguagem, estilo e estrutura:
               . estrutura estrófica, métrica e rima;
               . recursos expressivos.

          - Análise de textos:

               . "O dos Castelos" (1 e 2);

               . "Nevoeiro".

     2. Contos (2 dos 3 apresentados)

          - "Sempre é uma companhia" (Manuel da Fonseca):

               . Personagens:

                         . Relação entre Batola e a mulher;

                    ✔ Vendedores de telefonias.

                . 
               . Solidão e convivialidade.
               . Caracterização das personagens e relação entre elas.
               . Caracterização do espaço: físico, psicológico e sociopolítico.
               . Importância das peripécias inicial e final.

          - "George" (Maria Judite de Carvalho):
               . Tema do conto.
               . Resumo do conto.
               . Análise global (parágrafo a parágrafo).
               . Caracterização de George.
               . As três idades da vida.
               . O diálogo entre realidade, memória e imaginação.
               . Metamorfoses da figura feminina.
               . A complexidade da natureza humana.
               . Síntese das categorias da narrativa.
               . Símbolos do conto.

          - "Famílias desavindas" (Mário de Carvalho):
               . Resumo do conto.
               . História pessoal e história social: as duas famílias.
               . Valor simbólico dos marcos históricos referidos.
               . A dimensão irónica do conto.
               . A importância dos episódios e da peripécia final.
               . Estrutura do conto.
               . Sequências narrativas.
               . Personagens: caracterização e representatividade.

          - Linguagem, estilo e estrutura:
               . o conto:
                    - unidade de ação;
                    - brevidade narrativa;
                    - concentração do tempo e espaço;
                    - número limitado de personagens;
               . a estrutura da obra;
               . discurso direto e indireto;
               . recursos expressivos.

     3. Poetas contemporâneos
          - Representação do contemporâneo.
          - Tradição literária.
          - Figurações do poeta.
          - Arte poética.
          - Linguagem, estilo e estrutura.

          - Miguel Torga:
               . Vida e obra.
               . Análise de poemas:
                    » "Orfeu rebelde";
                    » "Prospeção";
                    » "São Leonardo de Galafura";

                    » "Sísifo";

               . Análise de poemas:

                    » "As palavras";

                    » "A sílaba";

                    » "Agora as palavras";

                    » "As amoras";

                    » "Quando em silêncio passas entre as folhas";

                       » "Que fizeste das palavras";

                      » "Green God";

                      » "Que fizeste das palavras".

               . Estudos:

                    » O significado de árvores, flores e frutos na poesia de Eugénio de Andrade.

          Ana Luísa Amaral:

               . Vida e obra.

               . Análise de poemas:

                    » "Metamorfoses";

                    » "Soneto científico a fingir";

                    » "Testamento";

                    » "Visitações, ou o poema que se diz manso";

                    » "Que escada de Jacob?";

          - Jorge de Sena:

               . Vida e obra.

               . Análise de poemas:

               1. Tipologia do romance:
                    - O conceito de romance histórico.
                    - Características do romance histórico.
                    - O romance histórico português.
                    - Classificação do Memorial.

               2. Contexto de Memorial do Convento.

               3. Biografia de José Saramago.

               4. Obra

               7. Ação

 

*

GRAMÁTICA

     1. O português: génese, variação e mudança           1.1. Principais etapas da formação e da evolução do português:                     a) do latim ao galego português:                          - o latim vulgar e a romanização;                          - substratos e superstratos;                          - as principais línguas românicas.                     b) do português antigo ao português contemporâneo:                          - o português antigo (séculos XII-XV);                          - o português clássico (séculos XVI-XVIII);                          - o português contemporâneo (a partir do século XIX).           1.2. Fonética e fonologia

                    a) processos fonológicos de inserção: prótese, epêntese e


                        paragoge;
                    b) processos fonológicos de supressão: aférese, síncope e
                        apócope;
                    c) processos fonológicos de alteração: sonorização, palatalização,
                        redução vocálica; contração (crase e sinérese), vocalização,
                        metátese, assimilação e dissimilação.           1.3. Etimologia                     a) étimo;                     b) palavras divergentes e palavras convergentes.           1.4. Geografia do português no mundo:                     a) português europeu e português não europeu;                     b) principais crioulos de base portuguesa.      2. Sintaxe           2.1. Funções sintáticas:                     a) sujeito;

                    b) predicado;


                    c) vocativo;                     d) complemento direto;                     e) complemento indireto;                     f) complemento oblíquo;                     g) predicativo do sujeito;

                    h) complemento agente da passiva;

                    i) modificador;

                    j) modificador do nome (restritivo e apositivo);


                    k) predicativo do complemento direto;
                    l) complemento do nome;                     m) complemento do adjetivo.           2.2. A frase complexa                     a) retoma e consolidação de conteúdos estudados no Ensino Básico:

                         - orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas,

                            conclusivas e explicativas;                          - orações subordinadas substantivas:

                              - relativas;


                              - completivas;                          - orações subordinadas adjetivas:

                              - restritivas;


                              - explicativas;                          -orações subordinadas adverbiais:

                              - causais


                              - temporais
                              - finais
                              - condicionais
                              - consecutivas
                              - concessivas
                              - comparativas                     b) divisão e classificação de orações.      3. Lexicologia           3.1. Arcaísmos e neologismos.

          3.2. Campo lexical e campo semântico.

          3.3. Processos irregulares de formação de palavras:                     - extensão semântica                     - empréstimo                     - amálgama                     - sigla                     - acrónimo                     - truncação