O que é bom para aumentar a pressão

É bem provável que você saiba que alimentos com muito sal elevam a pressão arterial, algo muito prejudicial para quem sofre com hipertensão. Por outro lado, eles também podem ser a salvação para quando a pressão abaixa demais, causando indisposição, tonturas e até mesmo desmaios. Mas você sabe por que isso acontece?

O sal é conhecido quimicamente como cloreto de sódio, e é justamente o sódio o principal fator da elevação da pressão arterial. Isso se deve à grande propriedade que esse mineral tem de atrair moléculas de água para o sangue e o líquido extracelular.

Para manter um equilíbrio entre a concentração de sal dentro e fora das células, o organismo acaba retendo mais água (você sente mais sede e não faz xixi depois de comer um alimento muito salgado). Dessa forma, ocorre um aumento no volume de sangue circulando e, em consequência, da pressão arterial.

Relacionadas

Contudo, não são apenas os salgadinhos de pacote ou as batatas fritas cheias de sal que podem causar esse efeito. Confira nossa lista e fique atenta, seja sua pressão mais alta ou mais baixa, e utilize os alimentos ao seu favor:

1. Nozes e outras oleaginosas

Nozes, amêndoas e avelãs são uma excelente fonte de vitamina B, um nutriente indispensável para a manutenção de uma pressão arterial bem equilibrada. Na falta dessa vitamina, podemos sofrer quedas de pressão, tonturas e desmaios. Da mesma forma, consumir esses alimentos de forma exagerada pode resultar em um aumento indesejado da pressão.

2. Salame e outros frios

Salames, salsichas, presuntos, mortadelas e outras carnes frias costumam ser ricas em gordura e sal. Enquanto um pedaço pequeno pode ajudar a restabelecer o bem-estar de uma pessoa que esteja com a pressão baixa, certamente esses não são os melhores alimentos para quem sofre com pressão alta.

3. Café, chá e refrigerantes

O café e até mesmo alguns chás e refrigerantes que contêm cafeína podem causar um aumento na frequência cardíaca, o que acaba elevando também a pressão arterial. Pessoas que precisam controlar a hipertensão não devem abusar dessas bebidas.

4. Chocolate

O chocolate contém uma substância chamada teobromina, um estimulante que age de forma semelhante à cafeína. Comer um ou dois quadradinhos de chocolate amargo pode ser uma boa forma de dar um gás para pessoas com a pressão baixa, mas, novamente, quem sofre com pressão alta não deve exagerar no consumo desse alimento.

5. Carnes em geral

Lembra quando você se sentia fraca e sua mãe dizia que você deveria comer um bife? Realmente, a carne vermelha é um excelente alimento para aliviar crises de pressão baixa devido ao seu conteúdo de gordura e sódio. Porém, se consumida em excesso, ela pode aumentar seus níveis de colesterol e triglicerídeos, independente se sua pressão for alta ou baixa.

6. Energéticos e isotônicos

Essas bebidas são cheias de minerais, incluindo o sódio, e por isso elas podem aumentar a pressão arterial. Além disso, os energéticos ainda costumam conter cafeína, que acelera o coração e pode causar crises hipertensivas.

7. Bebidas alcóolicas

O vinho tinto contém flavonoides, substâncias com poder antioxidante que protegem o coração e o sistema cardiovascular. Por isso, tomar um cálice de vinho tinto por dia pode ser um fator de proteção.

Entretanto, abusar de qualquer bebida alcóolica, incluindo o vinho, trará uma série de problemas de saúde muito graves, inclusive piorando quadros de hipertensão. Dessa forma, pessoas que sofrem com pressão alta crônica devem evitar o álcool.

Manter uma alimentação equilibrada, rica em verduras, legumes e frutas, cereais integrais e carnes magras, é sempre a melhor forma de preservar nossa saúde. Tudo aquilo que for consumido em excesso pode causar prejuízos ao nosso organismo; por isso, a palavra-chave é a moderação.

Marcia Di Domenico

Colaboração para o VivaBem

08/08/2018 04h00

Apresentar pressão baixa nem sempre é um problema para a saúde. Muita gente tem o índice normalmente abaixo de 120 mmHg x 80 mmHg --o popular 12x8, considerado ideal -- sem que isso exija cuidados específicos.

Mas há situações que podem derrubar a pressão arterial bruscamente, provocando tontura, fraqueza, palidez, vista embaçada e até desmaio. Nesse momento, é importante saber como proceder para reverter o quadro e, se houver recorrência, investigar a causa. 

Comer sal ajuda em uma queda de pressão repentina?

Como o sal está associado a problemas de hipertensão, muita gente acha que comer o condimento vai ajudar a solucionar uma queda de pressão (hipotensão). Mas isso não tem nenhum efeito imediato e o alimento precisa de muito tempo --horas e até dias-- para provocar qualquer efeito na pressão.

 A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra a parede dos vasos por onde circula a cada bombeamento do coração. Ela cai quando ocorre uma diminuição no volume de sangue no interior das artérias. Com isso, o coração bate “a seco”: não tem força suficiente para bombear o sangue para o cérebro e outros tecidos do corpo, que acabam ficando privados de oxigênio. 

Por isso, o primeiro procedimento nessa situação deve ser deitar a pessoa e erguer as pernas acima do nível da cabeça, a fim de acelerar o retorno do sangue para o coração e o cérebro --de pé ou sentada, o sangue precisa vencer a força da gravidade para chegar a esses órgãos.

Em seguida, o correto é oferecer água em pequenos goles, a fim de aumentar o volume sanguíneo circulante e compensar a queda da pressão. Água de coco ou suco de laranja também funcionam e, se o paciente tiver condições de mastigar, um biscoito salgado pode ajudar porque o estímulo da digestão vai ativar a circulação e os batimentos cardíacos, fazendo a pressão subir. 

Colocar uma pitada de sal sob a língua não vai fazer mal, muito menos fazer a pessoa recuperar os sentidos –o efeito de elevar a reabsorção de líquido e a concentração de sangue nos vasos pode demorar até uma hora. 

Por que a pressão cai?

A causa mais comum da hipotensão é a desidratação, já que a perda de água --pela respiração, pela urina, pelo suor-- reduz o volume sanguíneo no organismo. No calor intenso, a queda pode ser mais frequente porque as artérias se dilatam mais do que o normal e o sangue circula sem resistência. Jejum prolongado e alguns medicamentos, como diuréticos e antidepressivos, também podem afetar a pressão arterial.

Outra situação bem comum é a chamada síndrome vasovagal --é o que explica por que muita gente passa mal quando vai tirar sangue, fica muito tempo em pé ou em lugar fechado ou aglomeração, por exemplo. Ela se dá por um reflexo inadequado no nervo vago (localizado na região da nuca), que inibe a frequência cardíaca e derruba a pressão arterial em determinadas situações. A solução emergencial é a mesma mencionada acima, mas evitar o problema passa principalmente por medidas comportamentais.

Fontes: Helio Castello, cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Guilherme Sangirardi, cardiologista membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo; e Gabriela Cilla, nutricionista pela Universidade Prebisteriana Mackenzie.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube

Existem diversas opções de remédio para pressão baixa. Confira uma lista com dez possibilidades naturais e escolha a melhor para o seu caso! Lembre-se de procurar uma médica ou médico para que eles também recomendem um tratamento adequado.

O que é bom para aumentar a pressão
O que é bom para aumentar a pressão
Imagem de Rirri no Unsplash
  • 3 laranjas grandes;
  • 2 tomates maduros.
  • Extraia o suco das laranjas e bata no liquidificador com os tomates;
  • Se achar o sabor muito forte, acrescente um pouco de água;
  • Tome 250 ml deste suco duas vezes ao dia, durante cinco dias.
O que é bom para aumentar a pressão
O que é bom para aumentar a pressão
Imagem de Couleur por Pixabay
  • 1 colher de chá de erva-doce;
  • 1 colher de chá de alecrim;
  • 3 cravinhos ou cravos-da-índia, sem cabeça;
  • 1 copo de água com aproximadamente 250 ml.
  • Junte uma colher de chá de erva-doce, uma colher de chá de alecrim e três cravinhos ou cravos da índia ao copo de água;
  • Coloque tudo em uma panela em fogo brando e deixar ferver entre 5 a 10 minutos;
  • Deixe descansar por 10 minutos;
  • Coe e beba todos os dias à noite antes de dormir.
O que é bom para aumentar a pressão
O que é bom para aumentar a pressão
Imagem de Håkan Stigson por Pixabay

Cerca de 30 uvas de molho na água durante a noite servem de alimento e bebida no dia seguinte. Coma em jejum e tome a água. A uva-passa funciona como um remédio natural para ajudar a tratar a pressão baixa.

4. Suco de cenoura

O que é bom para aumentar a pressão
O que é bom para aumentar a pressão
Imagem de Couleur por Pixabay

Beba suco de cenoura à vontade para tratar a pressão baixa! É um ótimo remédio natural.

5. Suco de limão

O que é bom para aumentar a pressão
O que é bom para aumentar a pressão
Imagem de Photo Mix por Pixabay

O suco de limão pode servir como remédio para pressão baixa. Ele contém vitamina C, potássio e evita a desidratação (que pode levar a quedas de pressão).

O que é bom para aumentar a pressão
O que é bom para aumentar a pressão
Imagem de Kobu Agency em Unsplash

Um ótimo remédio para pressão baixa, inclusive nos casos de queda brusca, é tomar meia colher de chá de sal em um copo de água.

7. Suco de beterraba

O que é bom para aumentar a pressão
O que é bom para aumentar a pressão
Imagem de Taken por Pixabay

O suco de beterraba é uma das opções de remédio natural para pressão baixa – tomar dois copos de suco por dia pode evitar que a pressão diminua novamente.

8. Alimentação regrada

O que é bom para aumentar a pressão
O que é bom para aumentar a pressão
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Consuma mais carboidratos salgados em pequenas porções, várias vezes ao dia (a cada duas ou três horas). Dentre eles estão: tapioca, pães, macarrão, verduras, frutas, castanhas, abóboras, batata-doce, batatas, arroz e grãos integrais. Coloque um pouco de sal a mais do que o usual junto com os carboidratos e beba bastante água ao longo do dia para compensar a ingestão extra de sal. Isso irá melhorar sua circulação sanguínea e é um ótimo remédio para prevenir crises de pressão baixa.

O que é bom para aumentar a pressão
O que é bom para aumentar a pressão
Imagem de GOKALP ISCAN por Pixabay
  • 1 colher de alcaçuz (5 gramas)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • Esquente a água e quando ferver coloque o alcaçuz;
  • Retire do fogo e deixe repousar por 5 minutos;
  • Coe e beba.

Tente consumir:

  • Mais líquidos (exceto refrigerante). A desidratação diminui o volume sanguíneo, fazendo com que a pressão arterial caia. Manter-se hidratado é especialmente importante durante o exercício;
  • Suplemento de vitamina B12. Suplementar B12 pode ajudar, uma vez que a deficiência dessa vitamina pode levar a um tipo de anemia que causa pressão baixa e fadiga;
  • Alimentos ricos em folato. A quantidade insuficiente de folato também pode contribuir para a anemia. Exemplos de alimentos ricos em folato incluem aspargos, feijões, lentilhas, frutas cítricas e folhas verdes;
  • Sal. Alimentos salgados podem aumentar a pressão arterial. Experimente comer sopa e produtos em conserva como azeitonas.