O que é a resistencia

Resistência vem do latim Resistentia , do verbo Resistir que significa permanecer firme ou resistir. É um termo que se aplica à capacidade física que um corpo tem de suportar uma força oposta por um certo tempo, seja essa força algum agente externo ao corpo que tente impedir a realização desse trabalho. 

Claro, o conceito anterior é geral, mas se o desviarmos para as diferentes áreas da física, ciências exatas e da vida cotidiana , encontraremos relações diretas dessa palavra e coisas semelhantes. Deve-se destacar que esta palavra recebeu várias conotações em diversas áreas como física, engenharia, psicologia, medicina e geografia.

resistência de um elemento é a capacidade de um sólido de resistir às forças aplicadas e sem quebrar, deformar ou ser danificado.

A resistência aeróbia envolve o desgaste dos órgãos do corpo, causado pela realização de exercícios aeróbicos, aos quais se opõe o ar e a gravidade. A resistência anaeróbia , ao contrário da resistência aeróbia, implica a manutenção de um esforço de forma constante até que a ausência de oxigênio exija do corpo que cesse a resistência. É importante notar que não é aconselhável realizar uma resistência anaeróbia sem uma previamente aeróbia.

Outro conceito importante é a resistência física , geralmente usada em termos elétricos, que se refere à capacidade de um elemento ou substância resistir à passagem de corrente. O uso de resistores em circuitos elétricos é importante, pois eles regulam o excesso de corrente que passa pelos condutores, evitando que os componentes desse circuito sejam afetados diretamente pela corrente. Uma resistência em física é medida em Ohms e diodos capazes de desviar energia são comercializados na mesma moeda.

Para a psicologia, a resistência é uma atitude oposta ao ambiente terapêutico. Um comportamento de resistência é um comportamento de oposição de um indivíduo contra outro (ou outros), que pode ter um valor positivo ou negativo.

Nas ciências sociais, a resistência envolve a rejeição da pessoa de práticas que até agora permitiram que ela pensasse sobre si mesma. Assim, a resistência implica uma busca individual ou coletiva por outras práticas. Também é comum associar esse termo a guerrilheiros que enfrentam um governo totalitário ou seitas que não compartilham o que está estabelecido em um código ou lei que a sociedade deve cumprir, são chamados de resistência por se oporem a qualquer plano oficial.

A palavra resistência possui vários significados, portanto, é utilizada em diferentes áreas, com diferentes intenções, por isso é difícil estabelecer uma definição única que englobe todos eles. Quanto à origem, essa palavra vem do termo latino resistentia , que combina o prefixo re, que indica o retorno a uma situação anterior, e o verbo sistere , que significa tomar posse de um lugar e nele permanecer fixo .

A definição mais objetiva é encontrada no campo das ciências duras, mais precisamente da física. Este termo se refere à capacidade de um corpo de resistir a uma força oposta . Em particular, resistência elétrica é a oposição à passagem de corrente em um circuito do tipo fechado, com a conseqüente diminuição da circulação de elétrons. A resistência de um elemento também é a capacidade de um sólido de suportar as pressões e forças aplicadas sem sofrer danos.

Resistência biológica e esportiva

Por outro lado, esse termo é frequentemente utilizado para se referir a aspectos fisiológicos, levando em consideração a possibilidade que as pessoas têm de fazer esforço físico por muito tempo , adiando o cansaço que poderia ocorrer. Exercícios pré-competitivos, alongamento, mas especialmente o pré-treinamento, são formas de alcançar maior resistência física .

 Em geral, pessoas que treinam regularmente e adquiriram boa resistência fisiológica têm menor risco de doenças cardíacas, pois ao ganhar mais resistência, a frequência cardíaca diminui, economizando o trabalho cardíaco.

Embora a prática de qualquer esporte no longo prazo seja possível ganhar resistência , existem algumas disciplinas projetadas especificamente para isso.

Nas corridas de cross-country, por exemplo, o importante não é correr na velocidade máxima, mas resistir a uma quantidade maior que 3 quilômetros, o que o obriga a administrar muito bem sua energia. Esse tipo de resistência costuma ser denominado da mesma forma que o descrito acima (resistência física), mas seu nome correto seria resistência fisiológica .

A resistência também é um conceito muito importante na infectologia, onde falamos de resistência aos antibióticos quando o paciente não responde positivamente à terapia antimicrobiana.

Muitas vezes isso ocorre porque, com o passar do tempo, fenômenos de seleção ocorrem dentro dos organismos patogênicos em favor dos indivíduos resistentes, que se multiplicam e acabam sendo dominantes na população infectante. Isso gera graves problemas epidemiológicos em todo o mundo.

A resistência dos povos

Nas disciplinas sociais, a resistência assume o significado físico de oposição a uma força , mas, neste caso, por meio de grandes grupos de pessoas que devem enfrentar algo fora deles.

A resistência pode ser tanto contra a invasão de países, que colocam em risco as garantias básicas da democracia de um país, quanto contra o governo legalmente constituído, caso tome medidas impopulares que afetem grandes grupos de pessoas.

resistência pode ser armada ou pacífica , sendo uma mais eficaz que a outra de acordo com cada situação particular. Os movimentos de resistência mais lembrados da história ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, com os povos dos países que não queriam ser invadidos pelas tropas nazistas: Grécia, Polônia, França e Itália tiveram movimentos importantes.

Também neste contexto, o povo judeu, que não tinha Estado mas estava subjugado dentro das fronteiras de cada um dos países em que avançava, teve movimentos bem lembrados de resistência passiva e de resistência armada , como os guerrilheiros.

Por outro lado, a resistência indígena é um movimento de grande importância, uma vez que há muitos lugares no mundo onde indígenas ou indígenas foram deslocados de seus lugares, muitas vezes após vários anos de luta. O livro Resistência, escrito por Ernesto Sábato no ano 2000, se encaixa nesse sentido do termo.

Finalmente, na ciência da psicanálise é conhecida como resistência a qualquer mecanismo pelo qual as pessoas se oponham a que conteúdos inconscientes dolorosos ou problemáticos se tornem conscientes, o que atrasa muito o tratamento. Parte da psicanálise, então, enfoca o sujeito ser capaz de reconhecer suas resistências e encontrar seu caminho para a superação.

Estabilidade do material contra deformações e desintegração física. A deformação plástica depende diretamente do movimento das discordâncias internas na estrutura do material. Quanto maior a facilidade de movimento, menos resistente é o material. Para aumentar a resistência, procura-se restringir o movimento das discordâncias. De uma forma geral, os mecanismos básicos para isso são: redução do tamanho de grão; solução sólida; deformação a frio (encruamento, trabalho a frio).

O que é a resistencia

A resistência é uma medição da oposição ao fluxo de corrente num circuito elétrico.

A resistência é medida em ohms, simbolizados pela letra grega ómega (Ω). Os ohms receberam o nome de Georg Simon Ohm (1784-1854), um físico alemão que estudou a relação entre tensão, corrente e resistência. Foi ele que formulou a Lei de Ohm.

Em certa medida, todos os materiais resistem ao fluxo de corrente. Pertencem a uma de duas categorias amplas:

  • Condutores: materiais que proporcionam muito pouca resistência onde os eletrões podem mover-se facilmente. Exemplos: prata, cobre, ouro e alumínio.
  • Isolantes: materiais que apresentam elevada resistência e restringem o fluxo de eletrões. Exemplos: borracha, papel, vidro, madeira e plástico.
O que é a resistencia
O fio de ouro serve como um excelente condutor

As medições de resistência são normalmente efetuadas para indicar a condição de um componente ou circuito.

  • Quanto maior a resistência, menor o fluxo de corrente. Se for anormalmente elevada, uma causa possível (entre muitas) pode ser condutores danificados devido a queimadura ou corrosão. Todos os condutores emitem calor, por isso, o sobreaquecimento é um problema muitas vezes associado à resistência.
  • Quanto menor a resistência, maior o fluxo de corrente. Causas possíveis: isolantes danificados por humidade ou sobreaquecimento.

Muitos componentes, como elementos de aquecimento e resistências, têm um valor de resistência fixo. Estes valores podem muitas vezes ser impressos nas placas dos componentes ou nos manuais para referência.

Quando é indicado uma tolerância, o valor de resistência medido deverá estar dentro do intervalo de resistência especificado. Qualquer alteração significativa num valor de resistência fixo indica normalmente um problema.

“Resistência” pode parecer algo negativo, mas na eletricidade pode ser utilizado de forma vantajosa.

Exemplos: A corrente tem de se esforçar para passar através das pequenas bobinas de uma torradeira, o suficiente para gerar calor que torra o pão. As antigas lâmpadas incandescentes forçam a corrente a passar através de filamentos tão finos que é gerada luz.

A resistência não pode ser medida num circuito em funcionamento. Em conformidade, os técnicos que solucionam avarias determinam muitas vezes a resistência efetuando medições de tensão e corrente e aplicando a Lei de Ohm:

E = I x R

ou seja, volts = amperes x ohms. Nesta fórmula, R significa resistência. Se não souber a resistência, a fórmula pode ser convertida em R = E/I (ohms = volts dividido por amperes)

Exemplos: no circuito de um aquecedor elétrico, conforme apresentado nas duas imagens abaixo, a resistência é determinada medindo a tensão e a corrente do circuito e aplicando em seguida a Lei de Ohm.

O que é a resistencia
Exemplo de resistência de circuito normal
O que é a resistencia
Exemplo de aumento de resistência de circuito

No primeiro exemplo, a resistência de circuito normal total, um valor de referência conhecido é 60 Ω (240 ÷ 4 = 60 Ω). A resistência 60 Ω pode ajudar a determinar a condição de um circuito.

No segundo exemplo, se a corrente de circuito foi de 3 amperes em vez de 4, a resistência de circuito aumentou de 60 Ω para 80 Ω (240 ÷ 3 = 80 Ω). O aumento de 20 Ω na resistência total pode ser causado por uma ligação solta ou suja ou uma secção de bobina aberta. As secções de bobina aberta aumentam a resistência total do circuito, com diminuição da corrente.

Bibliografia: Digital Multimeter Principles por Glen A. Mazur, American Technical Publishers.