O conhecimento religioso baseia-se em doutrinas que contém proposições sagradas

Conhecimento Religioso O conhecimento religioso, isto é, teológico, apóia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional) e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis (exatas); É um conhecimento sistemático do mundo (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino; suas evidências não são verificadas: está sempre implícita uma atitude de fé perante um conhecimento revelado. Assim, o conhecimento religioso ou teológico parte do princípio de que as "verdades" tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em "revelações" da divindade (sobrenatural). A adesão das pessoas passa a ser um ato de fé, pois a visão sistemática do mundo é interpretada como decorrente do ato de um criador divino, cujas evidências não são postas em dúvida nem sequer verificáveis.

(Lakatos, Eva M. e Marconi, Marina A., "Metodologia Científica", Editora Atlas S.A., São Paulo SP. 1991, p. O conhecimento religioso supõe e exige a autoridade divina; nela se fundamenta e só a ela atende. Apóia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional) e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis, e indiscutíveis (exatas); é um conhecimento sistemático do mundo (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino; suas evidências não são verificáveis: está sempre


Conhecimento religioso (também chamado de conhecimento teológico) é todo conhecimento baseado em doutrinas sagradas ou divinas.

O conhecimento religioso é sustentado pela fé religiosa, ou seja, a crença de que todos os fenômenos acontecem pela vontade de entidades ou energias sobrenaturais. Por esse motivo, o conhecimento religioso apresenta explicações dogmáticas que não podem ser refutadas.

Ao redor do mundo, o conhecimento religioso é organizado em diferentes religiões que possuem seus próprios conjuntos de crenças, rituais e códigos morais, a exemplo do cristianismo, islamismo, hinduísmo, judaísmo, etc.

Características do conhecimento religioso

Valorativo: o conhecimento religioso baseia-se em julgamentos subjetivos e não em fatos e acontecimentos comprovados.

Inverificável: por lidar com questões espirituais, metafísicas, divinas e sobrenaturais, o conhecimento religioso não é submetido à verificação científica.

Infalível: o conhecimento religioso explica os fenômenos e mistérios da vida através de proposições dogmáticas (verdades absolutas) que não podem ser refutadas.

Sistemático: independente da religião, o conhecimento religioso é organizado em um conjunto de regras que se complementam.

Inspiracional: o conhecimento religioso é baseado em doutrinas e ensinamentos revelados de forma sobrenatural.

Exemplos de conhecimento religioso

Qualquer conhecimento valorativo fundamentado exclusivamente na fé pode ser classificado como conhecimento religioso. No entanto, de acordo com cada religião, é possível citar exemplos de conhecimentos religiosos mais populares:

  • No Cristianismo, Jesus Cristo é filho de Deus e veio ao mundo com a missão de ensinar o amor ao próximo e de salvar os que creem através da Sua morte na cruz.
  • No Islamismo, Deus (Alá) se comunicou diretamente com o profeta Maomé, que transcreveu os ensinamentos e deu origem ao livro sagrado Alcorão (ou Corão).
  • No Judaísmo, o povo judeu seria descendente direto de Abraão, Isaac e Jacó. Segundo a religião, Deus teria prometido aos israelitas a terra situada entre o Rio Egito e o Rio Eufrates, onde se acredita que Jesus voltará no Dia do Juízo Final.

Veja também:

O conhecimento religioso baseia-se em doutrinas que contém proposições sagradas

1) O conhecimento religioso baseia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas, reveladas por entidades sobrenaturais e, por essa razão, essas verdades são imutáveis e inquestionáveis. Suas evidências não são verificadas pela experiência, pois está sempre implícita uma postura de fé diante de um conhecimento revelado. A hermenêutica, relacionada a escrituras sagradas, é parte da construção do conhecimento religioso. Para o filósofo argentino Mario Bunge (1919 – 2020), a hermenêutica é considerada Alternativas: · a) misticista, pois requer fundamento na alegação da inspiração divina. · b) construtivista, pois afirma que escrituras sagradas são construções sociais. · c) subjetivista, pois dependeria apenas da interpretação do autor. · d) pseudocientífica, pois reivindica uma cientificidade inexistente. · e) determinista, pois diz que o aspecto sagrado tem papel determinante no estudo. 2) O racionalismo é uma posição epistemológica que tem a razão como fonte principal do conhecimento. A experiência externa ou sensível é secundarizada, pois é um considerada um obstáculo para o conhecimento puro. Para o racionalista, o pensamento puro é a fundamentação das ciências formais e fáticas. Com relação a diferença entre modos de unir o racionalismo e empirismo, analise o excerto a seguir.   Duas formas de síntese de racionalismo e empirismo se contrastam: enquanto __________ apropriou-se do fenomenismo (a fonte de conhecimento através dos fenômenos, não da realidade em si) dos empiristas e resgatou o apriorismo do racionalismo (verdades independentes da experiência seriam conhecimentos, conceitos ou pensamentos "a priori"), ___________, por sua vez, uniu a experiência empírica com a condição de exercê-la mediante uso crítico da razão como forma de investigar a realidade. A opção que completa corretamente e respectivamente as lacunas é: Selecione uma alternativa: a) Immanuel Kant e Mario Bunge. b) David Hume e Karl Popper. c) Francis Bacon e René Descartes. d) David Hume e Mario Bunge. e) Francis Bacon e Immanuel Kant. 3) Francis Bacon foi um dos primeiros autores a dar um papel funcional ao conhecimento científico. O saber científico deveria ser utilizado em prol do desenvolvimento humano e a natureza poderia ser modificada visando o seu benefício. Sua visão foi fortemente influenciada pelas descobertas de cientistas da época como Copérnico e Galileu Galilei. A partir desses novos conhecimentos, Bacon propôs uma nova abordagem de investigação científica que se contrapôs a ideias estabelecidas neste campo desde Aristóteles.   Com relação às diferentes interpretações do método científico entre os fundadores do conhecimento científico, analise o excerto a seguir.   Francis Bacon defendia um método científico baseado no __________, que consiste em fazer generalizações a partir de observações particulares. Galileu Galilei, por sua vez, aplicou um método científico que se utilizava do raciocínio abstrato, da imaginação e da ___________, indo além da experiência sensível em suas observações. Todavia, David Hume defendia um método que se baseava apenas em __________, decorrente de seu ceticismo metodológico. A opção que completa corretamente e respectivamente as lacunas é: Selecione uma alternativa: a) conhecimento intuitivo/ plausibilidade/ induções. b) conhecimento hipotético-dedutivo/ verificação/ deduções. c) conhecimento intuitivo/ instrumentalização/ percepções. d) conhecimento dedutivo/ universalidade/ induções. e) conhecimento intuitivo/ probabilidade/ percepções. 4) A lógica é um campo de estudo filosófico que aborda as formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência etc.) e as operações intelectuais que trazem validação ao que é verdadeiro ou falso. A lógica está na base da construção das teorias científicas, das hipóteses falseáveis, das predições. A lógica avalia se raciocínio em questão está correto a partir de seus princípios e regras, constituindo um instrumento vital ao pensamento científico. Sobre o Princípio da Não-Contradição de Aristóteles e o Princípio da Unidade dos Contrários de Heráclito, podemos dizer que Selecione uma alternativa: a) o primeiro postula que não é possível a existência da contradição conceitual, sendo esta descartável para formar estruturas lógicas, e o segundo postula que o contraditório é possível e ideal para formar estruturas lógicas. b) o primeiro postula que afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo e o segundo postula que todas as coisas que existem possuem uma contraparte. c) o primeiro postula que não é possível a existência da contradição conceitual, sendo esta descartável para formar estruturas lógicas, e o segundo postula que todas as coisas que existem possuem uma contraparte. d) o primeiro postula que afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo e o segundo postula que o contraditório é possível e ideal para formar estruturas lógicas. e) o primeiro postula que todas as coisas que existem possuem uma contraparte e o primeiro postula que afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo.

O conhecimento religioso baseia-se em doutrinas que contém proposições sagradas
O conhecimento religioso baseia-se em doutrinas que contém proposições sagradas
O conhecimento religioso baseia-se em doutrinas que contém proposições sagradas