Meio técnico-científico-informacional quando surgiu

  1. 1. Fonte:http://animais.culturamix.com/curiosidades/predadores-cacando Fonte:http://getsbrinquedos.com.br
  2. 2.  A história do meio geográfico pode ser dividida em três etapas: meio natural, meio técnico e meio técnico-científico- informacional.  Essa divisão tem como critério a evolução da técnica na relação entre homem e natureza. MEIO TÉCNICOMEIO NATURAL MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL
  3. 3.  Meio Natural: etapa compreendida antes da invenção das máquinas, ou seja, da técnica simples, que ocorreu da pré-história até a por volta da primeira revolução industrial.  Nessa etapa os objetos eram feitos pelo homem.  Os sistemas técnicos eram formados por objetos culturais.  Os sistemas técnicos eram limitados a utilidades especificas e diretamente dependentes da natureza.  Etapa pré-técnica.
  4. 4.  Meio Técnico: etapa do uso das máquinas, ou melhor, da técnica mais avançada, que ocorreu mais ou menos entre a primeira revolução industrial e a segunda guerra mundial.  Os objetos são técnicos e culturais.  A industrialização era restrito a poucos países.  Iniciam os problemas ambientais.
  5. 5.  Meio Técnico-Científico-Informacional: etapa do uso de máquinas a parti da ciência e da informação, que iniciou a parti da segunda guerra mundial e esta presente até os dias atuais.  A produção é realizada por máquinas a parti do conhecimento cientifico. Imagem de interior de fabrica de caminhões em São Paulo. Fonte:http://www.f otosmaisimagens.c om.br/notebook.ht ml
  6. 6.  Os objetos são produzidos a parti da união entre ciência, tecnologia e informação, ao mesmo tempo, esses três elementos não participam apenas da produção, mas também do funcionamento e até podem ser produzidos pelo objeto. Ex: O computador.
  7. 7.  A ciência sempre busca aperfeiçoar a tecnologia e os objetos existentes, gerando novas informações e novas condições de vida para a população e de uso para o objeto. Fonte:http://www.fotosmaisimagens.com.br/notebook.htmlFonte:http://tecnologiaeainovacao.blogspot.com.br/2012/0 5/computadores-antigos.html
  8. 8.  A tecnologia, a ciência e a informação não acontecem mais apenas nas grandes cidades, mas também ocorre no meio rural. Imagem de plantio mecanizado de milho em Guarapuava no Paraná a direita. A esquerda de Soja. Fonte:http://www.pulsarimagens.com.br/details.php?tombo=107307&search=PA&ordem_foto=2781&total_foto=2983
  9. 9.  Cada vez mais a natureza natura é substituída pela natureza artificial, como no caso das plantas transgênicas que estão substituindo as naturais. Imagem de milho transgênico. Fonte:http://www.funverde.org.br/blog/archives/3468
  10. 10.  Com o Meio Técnico-Científico-Informacional foi possível o desenvolvimento da globalização, o mundo esta ligado por redes bastante complexas, as empresas influenciam em todo o globo e as informações circulam no planeta de forma instantânea. Ex: A Coca-Cola. Consumo do refrigerante de Coca-Cola no Mundo. Fonte:http://www.luizberto.com/correspondencia-recebida/bispo-carlo- marqui-rio-de-janeiro-rj-4 Sede da empresa Coca-Cola em Atlanta (GA) nos Estados Unidos.
  11. 11.  Apesar de pontuais, a presença de objetos com as tecnologias atuais, marcam a totalidade do espaço. Imagem de Jovens com aparelho de celular. Fonte:http://digitalrobson.blogspot.com.br/
  12. 12.  Quanto mais aumenta a importância dos capitais fixos e dos capitais constantes, aumenta também a necessidade de movimento, crescendo o número e a importância dos fluxos, a influência das redes e das relações. Avenida Paulista em São Paulo. Fonte:http://aquilomaisisso.wordpress.com/2010/07/27/file-2010/
  13. 13.  Com o avanço da ciência, da tecnologia e da informação a condição de vida da população é modificada, como o aumento das exigências do mercado de trabalho, diminuição do tempo de descanso dos trabalhadores, dentre outros exemplos. O ser humano produz mais em pouco espaço e tempo tanto no meio urbano, quanto no meio rural.  Com esse mesmo avanço a especialização é um fenômeno constante, assim torna-se necessário o aumento do espaço de relações, a dependência da fluidez das redes e da flexibilidade dos regulamentos. Plantação de cacau em Ilhéus (BA). Fonte: http://flautamagicasartesanato.blogspot.com.br/2010/07/de-volta.html
  14. 14.  O problema é que todo o controle da tecnologia, ciência e informação está concentrado com as classes dominantes.
  15. 15. DIAS, Leila Christina. Redes: emergência e organização. In: CORREA, Roberto Lobato; GOMES, Paulo César; CASTRO, Iná. Geografia: conceitos e temas. 7. ed. São Paulo: Bertrand Brasil, 2005. p. 141-159. SANTOS, Milton. Natureza e Espaço. 4. ed. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2008.

A Revolução Técnico-Científico-Informacional ou Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.

O que significa o termo meio Técnico-científico informacional e quem criou essa importante teoria muito respeitada no meio científico?

O geógrafo Milton Santos deixou, como um dos seus principais legados teóricos, a noção de Meio técnico-científico-informacional, que corresponde à evolução dos processos de produção e reprodução do meio geográfico.

Qual a relação entre globalização e meio Técnico-científico informacional?

Podemos, então, dizer que o processo de globalização só se manifesta em seu atual estágio graças aos avanços propiciados pelo meio técnico-científico-informacional. ¹ A obra em que Milton Santos trabalha de forma mais aprofundada o tema é: SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção.

Que avanços a revolução Técnico-científico informacional trouxe para o mundo?

Os avanços que a revolução técnico cientifica informacional trouxe para o mundo são muitos, a começar pelo aprimoramento dos métodos de produção, criação de novas máquinas, medicamentos, veículos, etc.

Quais são os principais avanços da revolução?

Esse processo tem como principais criações os meios de transporte mais acelerados, que permitem circulação mais facilitada, além de evidentemente, os celulares e demais aparelhos eletrônicos que permitem comunicações a longa distância.

Quais são as consequências do meio Técnico-científico informacional para o mundo do trabalho?

Desse modo, se a utilização das técnicas é uma questão fundamental para a transformação do espaço, a forma como tais técnicas evoluem e modificam-se ao longo do tempo também produz consequências diretas nas estruturas espaciais que envolvem as sociedades. ... As técnicas da pecuária também passaram pelo mesmo ideário.

O que a revolução informacional trouxe de novo?

A Revolução informacional como o próprio nome diz trouxe informação, ocorreu na Terceira Revolução Industrial no século XX, impulsionada pela Segunda Guerra Mundial. ... A Revolução informacional trouxe inovação nas diversas criações tecnológicas que expandiram a comunicação mundial.

Como ocorreu a revolução informacional?

A Terceira Revolução Industrial, chamada também de Revolução Informacional, começou em meados do século XX, momento em que a eletrônica aparece como verdadeira modernização da indústria. Isso aconteceu após a segunda guerra mundial (1939-1945) e abrange o período que vai de 1950 e até a atualidade.

Que tipo de informação é gerada estocada transmitida é manipulada pela revolução informacional?

Que tipo de informa- ção é gerada, estocada, transmitida, manipulada com o advento da revolução informacional? Translnformação, v.

Quais são as indústrias de ponta na terceira revolução industrial?

Anteriormente, destacavam-se as indústrias de metalurgia, siderurgia e a indústria automobilística. Na Terceira Revolução Industrial, destacaram-se as indústrias de alta tecnologia, desenvolvendo-se áreas da genética, robótica, informática, telecomunicações, eletrônica, entre outras.

Quais foram as consequências da revolução Técnico-científica para o Terceiro Mundo?

As conseqüências da revolução técnico-científica para o Terceiro Mundo (China Popular, América Latina, Oriente Médio, Norte da África) poderão ser expressas: na redução dos investimentos no Terceiro Mundo e até fuga de investimentos já que não precisará mais de mão-de-obra barata e com as avançadas tecnologias as ...

Quais são os pontos positivos e negativos do meio Técnico-científico informacional?

Poderá aparecer como ponto positivo da globalização: desenvolvimento e avanço dos meios de comunicação e transportes, interação entre os países na era globalizada e maior circulação de capital, mercadorias e pessoas e também os pontos negativos, tais como: dependência tecnológica, desemprego gerado pela revolução ...

Quais são os principais efeitos positivos e negativos provocados pela revolução Técnico-científica?

cite os principais efeitos positivos e negativos provocados pela Revolução Técnico-Científica na indústria de produção de medicamentos.

  • Resposta:
  • POSITIVO - Foi descoberto curas de doenças, a maleabilidade da vida com eletrodomesticos, celulares e tvs ficou muito mais facil.

Os seres humanos estão sempre utilizando o meio em que vivem, sobretudo os elementos disponíveis na natureza, seja no seu consumo direto, seja para a sua transformação em mercadorias ou produtos manufaturados. Para isso, ele utiliza as diferentes técnicas, que envolvem as formas e os instrumentos utilizados para melhor produzir e transformar o espaço geográfico.

Desse modo, se a utilização das técnicas é uma questão fundamental para a transformação do espaço, a forma como tais técnicas evoluem e modificam-se ao longo do tempo também produz consequências diretas nas estruturas espaciais que envolvem as sociedades. Por esse motivo, estabelece-se uma periodização do meio desde a sua gradativa transformação pelas atividades humanas, indo desde o meio natural, passando pelo meio técnico e finalmente alcançando o meio técnico-científico-informacional — classificação concebida pelo finado geógrafo brasileiro Milton Santos em várias de suas obras publicadas.

Meio natural

O meio natural seria o estágio inicial do processo de produção das atividades humanas. Nesse longo período que marcou o início e a formação das primeiras civilizações, bem como o avanço de todas as sociedades pré-industriais ou não industrializadas, as práticas sociais eram inteiramente dependentes do meio natural.

Nesse sentido, a interferência do ser humano sobre o ambiente era de pouco impacto, de forma que era mais a natureza que condicionava as práticas econômicas, e não o contrário. Dessa maneira, a capacidade de recomposição da natureza era maior, haja vista que a capacidade do homem de ocupar e promover alterações em um amplo espaço era relativamente limitada.

Mas isso não impediu que práticas importantes ainda hoje utilizadas fossem desenvolvidas. Assim, várias técnicas agrícolas e também pecuárias foram elaboradas, muitas delas ainda vistas como formas de preservar os solos, tais como o terraceamento. As técnicas da pecuária também passaram pelo mesmo ideário.


A utilização do meio natural foi marcante em sociedades tradicionais

Meio técnico

Com o passar do tempo, as técnicas e os objetos técnicos foram sendo mais bem desenvolvidos à medida que o conhecimento humano expandia-se, o que propiciou a formação das bases que consolidaram a ascensão do meio técnico, cujo marco principal envolveu as duas primeiras revoluções industriais. Com isso, o espaço transformou-se em um espaço mecanizado, dotado de uma gama cada vez mais ampla de bens artificiais e mecanizados, em vez de simplesmente culturais.

Dessa forma, o ser humano ganhou uma renovada capacidade de enfrentar e, em alguns casos, de manter certo controle sobre as leis da natureza, com uma maior possibilidade de transformá-la em larga escala. Tal processo foi operacionalizado pelo emprego de instrumentos, estes, segundo Milton Santos, “já não são prolongamentos do seu corpo, mas que representam prolongamentos do território, verdadeiras próteses”¹.


O meio técnico consolidou-se com o avanço da industrialização pelo mundo

Meio técnico-científico-informacional

Atualmente, diz-se que estamos vivenciando não mais um meio puramente mecanizado ou tecnicista, mas um meio também marcado pela maior presença das descobertas científicas e das tecnologias da informação, o meio técnico-científico-informacional. Ele representa, sobretudo, o período que se manifestou de maneira mais acabada a partir dos anos 1970 como consequência da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional.

O principal marco desse momento é a união entre ciência e técnica pautada sob os auspícios do mercado. Não que já não houvesse uma aproximação entre as produções científicas e as evoluções das técnicas, mas somente agora tal inserção encontra-se em um sentido de complementaridade, de extensão de uma em relação à outra. Nesse ínterim, todo objeto é técnico e informacional ao mesmo tempo, pois carrega em si uma ampla estrutura de informações.

Tal avanço permitiu a consolidação do processo de globalização, mais bem compreendido como uma mundialização da difusão de técnicas e objetos, parâmetro que possui a informação como a principal energia motora de seu funcionamento. Tal fator proporciona alterações não só do espaço geográfico em si, mas da forma como o percebemos e lidamos com ele.


O meio técnico-científico-informacional envolve a difusão de técnicas focadas na informação

Por fim, e não menos importante, é importante compreender que tais transformações não se manifestam pelo mundo de maneira homogênea, isto é, não se consolidaram em todas as partes do planeta de maneira igualitária. Aliás, o desenvolvimento das diferentes técnicas em um número restrito de localidades permitiu o avanço das desigualdades e a intensificação das relações de dependência política e econômica entre os diferentes espaços.

___________________________

¹ SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Ed. Hucitec, 1996. p.158.


Por Me. Rodolfo Alves Pena