Leia o poema a seguir de Cruz e Sousa para responder à questão

Leia o poema a seguir de Cruz e Sousa para responder à questão

1. (PUC-RS) A crítica constata nas metáforas simbolistas de Cruz e Sousa a obsessão pela cor:

a) branca

b) negra

c) rubra

d) roxa

e) azul

2. (UFSCar-SP) A ênfase na seleção de vocabulário poético, com o objetivo de transferir ao poema o máximo de correspondência sensorial, é uma característica do:

a) Romantismo, sobretudo na obra de Castro Alves

b) Barroco, principalmente em Gregório de Matos

c) Simbolismo, representado pelas obras de Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens

d) Parnasianismo, representado pela obra de Alberto de Oliveira

e) Pré-Modernismo, principalmente em Jorge de Lima.

3. (ENEM)

Cárcere das almas

Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,

Soluçando nas trevas, entre as grades

Do calabouço olhando imensidades,

Mares, estrelas, tardes, natureza.

Tudo se veste de uma igual grandeza

Quando a alma entre grilhões as liberdades

Sonha e, sonhando, as imortalidades

Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.

Ó almas presas, mudas e fechadas

Nas prisões colossais e abandonadas,

Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!

Nesses silêncios solitários, graves,

que chaveiro do Céu possui as chaves

para abrir-vos as portas do Mistério?!

(CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura /Fundação Banco do Brasil, 1993.)

Os elementos formais e temáticos relacionados com o contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são:

a) a opção pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.

b) a prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.

c) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais.

d) a evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras.

e) a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de temas do cotidiano.

4. (PUC) No poema de Cruz e Sousa, ocorre o predomínio das seguintes características:

a) inovações, simultaneidade de traços, dinamicidade, ausência de sequência temporal e descritor-observador.

b) Explicações, sequência de traços, estaticidade, sequência temporal e narrador-personagem.

c) Explicações, sequência de traços, dinamicidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.

d) Invocações, concomitância de traços, estaticidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.

e) Invocações, concomitância de traços, estaticidade, sequência temporal e descritor-observador.

5. (FUVEST)

“E fria, fluente, frouxa claridade

flutua como as brumas de

[um letargo”

Nestes versos de Cruz e Sousa encontra-se um dos traços característicos do estilo simbolista:

a) utilização do valor sugestivo da música e da cor.

b) rima aproximativa: uso de aliterações.

c) presença de onomatopeia.

d) uso de antinomia.

e) emprego de expressões arcaicas.

6. (UFSCAR-SP) A ênfase na seleção de vocabulário poético, com o objetivo de transferir ao poema o máximo de correspondência sensorial, é uma característica do:

a) Romantismo, sobretudo na obra de Castro Alves.

b) Barroco, principalmente em Gregório de Matos.

c) Simbolismo, representando pelas obras de Cruz e Sousa e Aphonsus de Guimaraens.

d) Parnasianismo, representado pela obra de Alberto de Oliveira.

e) Pré-modernismo, principalmente em Jorge de Lima.

7. (FEM-PA) Seus poemas sugerem um clima de mistério, através de uma linguagem rica em adjetivos semanticamente vagos e imprecisos. Trata-se de ________ que escreveu _______ e, como poeta, está vinculado ao _________.

a) Vinícius de Moraes / Sonetos e Baladas / Modernismo.

b) Álvares de Azevedo / Lira dos Vinte Anos / Romantismo.

c) Cruz e Sousa / Faróis / Simbolismo.

d) Olavo Bilac / O Caçador de Esmeraldas / Parnasianismo.

e) Cecília Meireles / Vaga Música / Modernismo.

8. (ESPM SP/2015) Do léxico de Cruz e Sousa, especialmente o dos primeiros livros, já se disse que, além da presença explicável de termos litúrgicos, traía a obsessão do branco, fator comum a tantas de suas metáforas (…) Ao que se pode acrescer a não menor frequência de objetos luminosos ou translúcidos.

(Alfredo Bosi, História Concisa da Literatura Brasileira)

Os versos que confirmam de modo mais preciso as características apontadas no texto são:

a) Ó Formas alvas, brancas. Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras... (“Antífona”)

b) Para as Estrelas de cristais gelados As ânsias e os desejos vão subindo, Galgando azuis e siderais noivados De nuvens brancas a amplidão vestindo. (“Siderações”)

c) Nesse lábio mordente e convulsivo, Ri, ri risadas de expressão violenta O Amor, trágico e triste, e passa, lenta, A morte, o espasmo gélido, aflitivo... (“Lésbia”)

d) Alma! Que tu não chores e não gemas, Teu amor voltou agora. Ei-lo que chega das mansões extremas, Lá onde a loucura mora! (“Ressurreição”)

e) As minhas carnes se dilaceraram E vão, das llusões que flamejaram, Com o próprio sangue fecundando as terras...(“Clamando”)

9. (PUC-PR 2009) Assinale o que for INCORRETO a respeito da estética simbolista e da poesia de Cruz e Sousa.

a) Os poetas simbolistas se opunham ao objetivismo cientificista dos realistas/naturalistas.

b) Cruz e Souza é o maior representante da estética simbolista no país. Porém, nas primeiras décadas do século XX, observa-se urna grande expansão do Simbolismo no Sul do Brasil, sendo o Paraná um dos estados com maior número de manifestações poéticas dessa escola, seja pelas revistas que foram criadas, seja pelos poetas que foram revelados.

c) Verifica-se na estética simbolista o culto à musicalidade do poema, em sintonia com a busca pela espiritualidade, um dos temas predominantes na poesia de Cruz e Sousa.

d) O Simbolismo brasileiro recupera de modo inequívoco os procedimentos e os temas do Romantismo, valorizando o sentimento nacionalista e as ideias abolicionistas.

e) Para os simbolistas, a poesia, experiência transcendente, é uma forma pela qual se alcança o sentido oculto das coisas e das vivências.

10. (PUC - PR-2007) Identifique nos versos finais do poema “O assinalado”, de Cruz e Sousa citados os elementos que caracterizam a poesia simbolista do autor. Depois assinale a alternativa correta.

“Tu és o Poeta, o grande Assinalado

que povoas o mundo despovoado,

de belezas eternas, pouco a pouco.

Na Natureza prodigiosa e rica

Toda a audácia dos nervos justifica

Os teus espasmos imortais de louco!”

a) A poesia é criação de belezas eternas.

b) A poesia é a linguagem que provoca a loucura do poeta.

c) O poeta se distingue dos mortais comuns porque é louco.

d) A natureza oculta a loucura do poeta.

e) O poeta á assinalado porque contribui para povoar o mundo.

11. (UEL-1995) Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial.

Pode-se afirmar que a poesia ___________ não teve, entre nós, a mesma repercussão que teve na Europa. De qualquer modo, essa poética voltada para as sonoridades, os amplos espaços, o Absoluto, o desejo do infinito, e estilisticamente apoiada em sinestesias, enumerações, assonâncias e aliterações, permitiu a ___________ consagrar-se com seus versos.

a) pré-romântica - Casimiro de Abreu.

b) pré-modernista - Raimundo Correia.

c) neoclássica - Basílio da Gama.

d) simbolista - Cruz e Sousa.

e) parnasiana - Machado de Assis.

12. (UFMG-2003) Com base na leitura de Broquéis, de Cruz e Sousa, é INCORRETO afirmar que se trata de uma poesia

a) de tendência naturalista, que se compraz na descrição mórbida dos sentimentos, embora mostre otimismo em relação ao homem.

b) próxima da música, não apenas no plano temático, mas, sobretudo, no trabalho detalhista da sonoridade.

c) abstrata, pois se afasta de situações cotidianas e, além disso, exprime um intenso sentimento de dor e de angústia.

d) de atmosfera intensamente misteriosa, criada pelo forte impulso de transfiguração da realidade imediata.

13. (UCMG) Das características da obra de Cruz e Sousa indicadas abaixo, a única que, sendo de cunho pessoal, foge aos modelos simbolistas é:

a) culto da imprecisão, do misterioso e do vago.

b) exploração consciente da musicalidade das palavras.

c) lirismo impregnado de tom dramático e humanitário.

d) presença de vocabulário com palavras raras e expressivas.

e) tentativa de superação no transcendental e no místico.

14. (UEL)

“Faz descer sobre mim os brandos véus da calma,

Sinfonia da Dor, ó Sinfonia muda,

Voz de todo meu Sonho, ó noiva da minh’alma,

Fantasma inspirador das Religiões de Buda.”

A estrofe acima é de Cruz e Sousa, e nela estão os seguintes elementos típicos da poesia simbolista:

a) realidade urbana, linguagem coloquial, versos longos.

b) erotismo, sintaxe fluente e direta, ironia.

c) desprezo pela métrica, linguagem concretizante, sátira.

d) filosofia materialista, linguagem rebuscada, exotismo.

e) misticismo, linguagem solene, valorização do inconsciente.

15. (CESCEM) “É, mais pedras, mais pedras se sobreporão às pedras já acumuladas, mais pedras, mais pedras, mais pedras... Pedras destas odiosas, caricatas e fatigantes civilizações e sociedades... E as estranhas paredes hão de subir - longas, negras, terríficas! Hão de subir, subir mudas, silenciosas, até às Estrelas, deixando-te para sempre perdidamente alucinado e emparedado dentro do teu Sonho..."

É comum, durante o Simbolismo, a criação de textos como o acima transcrito. Com base nesse excerto de Cruz e Sousa podemos dizer que se trata de:

a) uma crônica historiográfica.

b) uma tragédia em moldes clássicos.

c) um romance em que predomina a descrição

d) um poema em prosa.

e) uma sátira aos costumes.

16. (PUC-RS 2006) Morte e ________ são temas presentes tanto na poesia de ________ quanto na de _________, considerados as duas principais matrizes do ________ no Brasil, movimento do final do século XIX, de inspiração francesa.

As lacunas podem ser correta e respectivamente preenchidas por

a) mitologia - Cruz e Sousa - Eduardo Guimaraens - Parnasianismo

b) melancolia - Alphonsus de Guimaraens - Raimundo Correa - Simbolismo

c) religiosidade - Cruz e Sousa - Alphonsus de Guimaraens - Simbolismo

d) amor - Olavo Bilac - Raimundo Correa - Parnasianismo

e) natureza - Cruz e Sousa - Eduardo Guimaraens - Simbolismo

17. Espcex (Aman) 2015

O texto a seguir refere-se a qual poeta brasileiro?

“Em sua obra, o drama da existência revela uma provável influência das ideias pessimistas do filósofo alemão Schopenhauer, que marcaram o final do século XIX. Além disso, certas posturas verificadas em sua poesia – o desejo de fugir da realidade, de transcender a matéria e integrar-se espiritualmente no cosmo – parecem originar-se não apenas do sentimento de opressão e mal-estar produzido pelo capitalismo, mas também do drama racial e pessoal que o autor vivia.”

a) Gregório de Matos

b) Castro Alves

c) Machado de Assis

d) Cruz e Sousa

e) Lima Barreto

18. (UCMG) Das características da obra de Cruz e Sousa indicadas abaixo, a única que, sendo de cunho pessoal, foge aos modelos simbolistas é:

a) culto da imprecisão, do misterioso e do vago.

b) exploração consciente da musicalidade das palavras.

c) lirismo impregnado de tom dramático e humanitário.

d) presença de vocabulário com palavras raras e expressivas.

e) tentativa de superação no transcendental e no místico.

19. (Enem 2014)

Vida obscura

Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro

ó ser humilde entre os humildes seres,

embriagado, tonto de prazeres,

o mundo para ti foi negro e duro.

Atravessaste no silêncio escuro

a vida presa a trágicos deveres

e chegaste ao saber de altos saberes

tornando-te mais simples e mais puro.

Ninguém te viu o sofrimento inquieto,

magoado, oculto e aterrador, secreto,

que o coração te apunhalou no mundo,

Mas eu que sempre te segui os passos

sei que a cruz infernal prendeu-te os braços

e o teu suspiro como foi profundo!

(SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961)

Com uma obra densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Souza transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em

a)  sofrimento tácito diante dos limites impostos pela discriminação.

b) tendência latente ao vício como resposta ao isolamento social.

c) extenuação condicionada a uma rotina de tarefas degradantes.

d) frustração amorosa canalizada para as atividades intelectuais.

e) vocação religiosa manifesta na aproximação com a fé cristã.


GABARITO

Leia o poema a seguir de Cruz e Sousa para responder à questão

Leia o poema a seguir de Cruz e Sousa para responder à questão