Dor de dente canal como aliviar

Dor de dente canal como aliviar
Dor de dente canal como aliviar

A dor de dente é um sintoma democrático: pode atingir qualquer um de nós, a qualquer momento, e sem aviso prévio. Os motivos são variados e vão desde uma inflamação na boca até por sujeira acumulada na gengiva. Quando a dor chega, tudo que queremos é acabar logo com esse incômodo, porém, nem sempre é possível consultar um dentista imediatamente.

Como lidar com uma dor de dente que apareceu no meio da noite ou durante o fim de semana? Alguns truques podem ajudar a amenizar a dor enquanto o profissional da saúde não é consultado. 

Vale lembrar que somente um dentista pode indicar o que fazer após a infecção ser identificada, os tratamentos dependem da profundidade e extensão da lesão e podem variar entre um canal e até a extração do dente. No entanto, se a dor estiver incomodando muito, é possível adotar alguns procedimentos. Veja:

- Aplique gelo (não diretamente) na bochecha do lado inflamado durante 20 minutos. A temperatura fria ajuda a comprimir os vasos sanguíneos e, como consequência, ameniza a dor.

- Faça bochechos com água morna e sal para garantir que nenhum alimento ficou na região. Mas cuidado: faça calmamente o bochecho para não machucar mais o lugar inflamado. Use uma escova de dente macia e não passe fio dental na região.

- Uma escova nova e macia pode ser a solução para seu incômodo bucal. Quem sabe apenas a troca do objeto resolva, já que após um tempo a escova fica dura e pode estar lesionando sua gengiva.

- Após um profissional identificar que você está com um "dente inflamado", possivelmente será indicado um analgésico que ajuda muito no alívio da dor. Em hipótese alguma tome medicação sem prescrição médica. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

Saber como aliviar a dor de dente é tudo que você precisa quando esse incômodo surge do nada, não é mesmo? É claro que o mais correto a ser feito em situações como essa é agendar uma consulta com o dentista o mais breve possível.

Porém, sabemos que nem sempre isso é possível. Pode ser que você esteja em uma viagem de férias, que a dor surja em um feriado prolongado ou que você tenha um compromisso inadiável, como uma entrevista de emprego, reunião com cliente importante ou prova na faculdade, por exemplo.

Nesse caso, apelar para técnicas caseiras é uma boa forma de remediar essa situação, até que você possa passar por uma avaliação profissional.

Saiba quais são as principais causas da dor de dente

Dor de dente canal como aliviar

Antes de aprender como aliviar a dor de dente, é importante que você entenda o que causa esse incômodo.

Geralmente, as dores de dente são causadas por conta da sensibilidade causada exposição da dentina. Isso acontece quando o indivíduo está com uma cárie ou retração na gengiva. Além disso, o desconforto também pode ser causado por infecções ou inflamações.

A consulta com o dentista é imprescindível, para que ele possa fazer o diagnóstico e propor o melhor tratamento.

Veja como aliviar a dor de dente com 5 técnicas caseiras

Preparamos uma série de dicas para que você saiba como aliviar a dor de dente. Continue a leitura e confira!

1. Faça bochechos com água e sal

Os bochechos com água e sal, o famoso soro caseiro, ajudam a limpar a boca e a combater os microorganismos presentes no local. Isso faz com que a dor de dente seja amenizada.

Para preparar a solução, basta diluir uma colher de chá de sal em um copo com água e fazer o bochecho por 30 segundos. 

Você pode repetir o processo de hora em hora, para evitar que as dores voltem a surgir.

2. Faça bochechos com chá de gengibre com própolis

O gengibre é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes. Já o própolis é famoso por sua forte ação antibacteriana e cicatrizante.

Quando usados juntos, o gengibre e o própolis ajudam a aliviar as dores de dente, tendo em vista que amenizam as inflamações.

Primeiramente, você precisa preparar o chá de gengibre. Para isso, coloque cerca de 2 cm da raiz em uma panela ou chaleira com 200 ml de água e leve ao fogo até ferver.

Depois, adicione 5 gotas de própolis no chá e faça um bochecho com a mistura. Repita o procedimento duas vezes ao dia.

3. Use o cravo-da-índia

Com propriedades analgésicas e antissépticas, o cravo-da-índia é uma boa opção para você que quer saber como aliviar a dor de dente.

Existem diferentes maneiras de utilizá-lo. Em uma delas, deve-se misturar duas gotas de óleo de cravo-da-índia com mais duas gotas de qualquer outro óleo vegetal e aplicar diretamente no dente que está doendo.

Uma solução mais simples é mastigar o próprio cravo-da-índia com o dente que está doendo.

4. Coloque gelo no local

Outra maneira de aliviar a dor de dente é a colocação de gelo próximo à região que está dolorida.

Para isso, você pode colocar o gelo dentro de uma bolsa apropriada ou até mesmo numa sacolinha de supermercado, caso não tenha outra opção.

Coloque o gelo na região que está doendo e deixe por 15 minutos, mantendo sempre cuidado para não queimar a pele.

Esse procedimento pode ser repetido até três vezes por dia.

5. Aplique alho no dente dolorido

Apesar de provocar mau hálito, o alho pode ser um grande aliado da sua saúde bucal. Isso porque o alimento possui elementos antibióticos e medicinais, que atuam diretamente contra as bactérias.

Para aliviar a dor, você pode usar o pó de alho, que deve ser misturado com sal e aplicado sobre o dente que está doendo.

Outra boa maneira de aliviar a dor é colocando o alho diretamente sobre o dente e mastigá-lo. 

Sabemos que você está buscando formas de como aliviar a dor de dente. No entanto, não é recomendado usar qualquer tipo de remédio sem que ele seja prescrito por um médico ou dentista.

Ao fazer a automedicação, usando xilocaína, por exemplo, você poderá usar dosagens erradas e causar problemas ainda maiores.

Por isso, antes de usar qualquer medicamento, consulte com o seu dentista e veja qual é o tratamento mais adequado.

Essas maneiras que apresentamos são boas para você que quer saber como aliviar a dor de dente em casa. Lembre-se, no entanto, que elas não são suficientes para curar o problema que está causando o desconforto. 

Por isso, as técnicas caseiras servem para amenizar a dor, mas jamais devem substituir a consulta com o dentista.

Fique por aqui! Leia agora o nosso artigo com mitos e verdades sobre o uso de água oxigenada na boca.

Caso você apresente qualquer sinal de dor de dente, é indispensável marcar uma consulta com seu(a) dentista imediatamente. Isso é fundamental mesmo se você pensar em soluções caseiras para amenizar a dor de dente, combinado?

Entretanto, se uma dor de dente te pegar em cheio quando você não puder contar com a ajuda profissional – como no meio da noite –, não precisa se desesperar porque dá para aliviar a dor. Sim, para você ter alívio temporário da dor de dente, basta tentar algumas soluções caseiras para dor de dente.

Dicas práticas de soluções caseiras para aliviar a dor de dente

1. Compressas frias

Se sua dor de dente vier junto com inchaço, segurar uma compressa fria na parte de fora de sua bochecha (alternando 20 minutos com compressa e 20 minutos sem) pode dar algum alívio. O frio ajuda a amortecer a área, o que pode aliviar a dor de dente. Ele também ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação, segundo explicação (em inglês) da Johns Hopkins Medicine .

Compressas frias podem oferecer alívio temporário e te ajudar a voltar a dormir, mas elas não vão resolver a causa da sua dor de dente (veja porque você pode sentir dor de dente). Se você tiver alguma cavidade ou algum outro problema dentário, ela não vai melhorar até que você consulte seu(a) dentista.

2. Enxágue com água salgada

Se o dente dói e sua gengiva está inchada, enxaguar a boca com água morna salgada pode proporcionar algum alívio: 

  • Adicione duas colheres de chá de sal para um copo de água morna,

  • Bocheche a mistura em sua boca e depois cuspa.

Embora tanto a água fria quanto a quente possam ser desconfortáveis quando você está com dor de dente, a água morna é calmante. Isso porque a água morna ajuda a aliviar a dor, e o sal contribui para reduzir o inchaço em seu tecido gengival. Mas, não se esqueça: estes efeitos são apenas temporários.

3. Remédios para dor de dente

Os analgésicos podem dar algum conforto enquanto você encontra tempo para ir ao consultório, mas, assim como as outras soluções, eles são apenas temporários. Se você não procurar tratamento, sua dor de dente pode piorar. Lembrando que a automedicação não é recomendada.

Quando consultar um dentista

A American Dental Association recomenda que sua dor de dente seja avaliada o mais rápido possível por um(A) dentista. Portanto, marque uma consulta imediatamente. Dentistas frequentemente deixam horários de encaixe disponíveis para pacientes de emergência - é bem possível que você consiga uma consulta no mesmo dia.

Caso em que é preciso atendimento de emergência

Se você tiver quaisquer sintomas de um abscesso no dente - como febre, inchaço facial ou dor incessante no dente - e não puder ir ao seu dentista, procure atendimento de emergência para alguma intervenção.

Fuja da dor: prevenção da dor de dente

Várias condições podem causar dor de dente, mas a cárie é uma das causas mais prováveis. Felizmente, existem muitas coisas que você pode fazer em casa para proteger os dentes contra a cárie:

  • Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia,

  • Lembre-se também de usar fio dental.

  • É importante visitar o(a) dentista com regularidade para que ele(a) possa avaliar sua saúde bucal e identificar precocemente quaisquer problemas que você pode ter. Por exemplo: se você desenvolver uma cavidade, ela poderá ser detectada e tratada antes que cause uma dor de dente dolorosa.

E não se esqueça: qualquer solução caseira para dor de dente pode até ajudar a dar algum conforto enquanto você espera o momento de consultar seu(ua) dentista, mas ele não combate a raiz do problema.