Considerando a diferença dos fusos horários observados no mapa, um evento

O Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, sua área territorial é correspondente à área de um continente. Por essa razão, o país possui, ao todo, quatro fusos horários. Em outras palavras, podemos dizer que há quatro regiões no Brasil que possuem horários diferentes umas das outras. Essa diferença na demarcação do horário deve-se, sobretudo, à extensão no sentido leste-oeste que o país possui, além da existência de algumas ilhas no Oceano Atlântico pertencentes ao Brasil.

Mas não foi sempre assim. Antigamente, quando o território brasileiro não era muito povoado, com uma concentração populacional maior somente ao longo da região litorânea, o país contava apenas com um fuso. Em 1913, no entanto, o decreto nº 2.784, assinado pelo então presidente Hermes da Fonseca, instituiu um conjunto de quatro diferentes horários para o país, medida que seguiu em vigor durante um longo período.

A região brasileira que se encontra mais a oeste do país, envolvendo os estados do Acre e do Amazonas, apresentava um fuso horário de duas horas de diferença em relação à capital Brasília (diferença que aumentava para três horas durante o Horário de Verão). Sob o argumento de que essa diferença traria grandes problemas econômicos para a região, em 2008, foi sancionada uma lei que alterava o fuso local, integrando-o às demais regiões próximas, sendo que a diferença para a capital do país era de apenas uma hora.

No entanto, essa alteração provocou certa polêmica, uma vez que não houve uma consulta à população local. Portanto, durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2010, realizou-se um referendo sobre qual era a opinião pública sobre o horário local que deveria ser exercido. A população, então, votou para o restabelecimento do horário antigo, o que só foi executado em novembro de 2013.

Portanto, há, novamente, quatro fusos horários no Brasil, conforme podemos observar no mapa a seguir:

Considerando a diferença dos fusos horários observados no mapa, um evento

Mapa atualizado dos fusos horários no Brasil

O primeiro fuso horário brasileiro encontra-se duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich, considerado como o “marco zero” para a medição do horário mundial. Nesse fuso, encontram-se apenas algumas ilhas pertencentes ao Brasil, com destaque para Fernando de Noronha.

O segundo fuso horário encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich, abrangendo a maior parte do território brasileiro, incluindo a capital Brasília. Fazem parte desse fuso as regiões Nordeste, Sudeste, Sul e partes das regiões Norte e Centro-Oeste.

O terceiro fuso horário encontra-se quatro horas atrasado em relação ao horário oficial de Greenwich, estando uma hora atrasado em relação à capital do Brasil. Envolve parte das regiões Norte e Centro-Oeste.

O quarto e último fuso horário brasileiro encontra-se cinco horas atrasado em relação ao horário de Greenwich e duas horas atrasado em relação à capital Brasília. Conforme podemos observar no mapa anterior, ele abrange somente o estado do Acre e uma pequena parte do território do Amazonas.


Considerando a diferença dos fusos horários observados no mapa, um evento

1. (ENEM) O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por dia. As bolsas de valores estão articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horários, como ocorre com as bolsas de Nova York, Londres, Pequim e São Paulo. Todas as pessoas que, por exemplo, estão envolvidas com exportações e importações de mercadorias precisam conhecer os fusos horários para fazer melhor uso dessas informações.

Considerando a diferença dos fusos horários observados no mapa, um evento

Considerando que as bolsas de valores começam a funcionar às 9 horas e que um investidor mora em Porto Alegre, pode-se afirmar que os horários em que ele deve consultar as bolsas e a sequência em que as informações são obtidas estão corretos na alternativa:


a) Pequim (20 horas), Nova York (7 horas) e Londres (12 horas).

b) Nova York (7 horas), Londres (12 horas) e Pequim (20 horas).

c) Pequim (20 horas), Londres (12 horas) e Nova York (7 horas).

d) Londres (12 horas), Pequim (20 horas) e Nova York (7 horas).

e) Nova York (7 horas), Pequim (20 horas) e Londres (12 horas).

2. Um avião parte de São Paulo, 45°W, Brasil, às 23 horas do dia 01/06, com destino à Sydney, 150°E, Austrália. Será uma viagem longa, cumprida em etapas. Primeiramente, o avião se dirigirá para Frankfurt, na Alemanha, num voo de 15 horas. Após uma permanência de 4 horas na cidade alemã, para reabastecimento, seguirá para Sydney, por mais 18 horas. O horário de chegada a Sydney será:

a) 1h do dia 04/06.

b) 2h do dia 04/06.

c) 1h do dia 02/06.

d) 2h do dia 03/06.

e) 4h do dia 01/06.

3. Em relação à África, que compartilha da passagem do Meridiano de Greenwich em seu território, é possível afirmar

a) que seus horários serão sempre adiantados em relação à Ásia.

b) que seus horários serão sempre atrasados em relação à América.

c) que seus horários serão os mesmos da América.

d) que nunca terá horários compatíveis com qualquer outro continente.

e) que vários de seus horários serão iguais aos da Europa.

4. As horas são proporcionalmente acrescentadas em relação aos fusos horários a leste e inversamente diminuídas a oeste em razão

a) do movimento de translação da Terra.

b) do achatamento da Terra nas áreas polares.

c) da latitude e da longitude.

d) do movimento de rotação da Terra.

e) dos movimentos conjugados da Terra e da Lua.

5. Em termos territoriais, o Brasil é espacialmente maior que o território contínuo dos EUA. Porém, enquanto o Brasil possui três horários, os EUA possuem 4 e, considerando-se os Estados do Alasca e do Havaí, o país passa a ter 6 fusos horários. Quanto maior o número de fusos, mais complicada se torna vida do país, pois o funciona mento das instituições – governo, bolsa de valores, entre outros – terá de se adaptar a essa situação. Crimes financeiros já foram cometidos no Havaí em razão da enorme diferença de horário em relação ao continente. Desse modo,

a) os EUA poderiam padronizar seus horários para evitar os crimes.

b) os seis fusos horários dos EUA são uma das razões que tornaram o país uma potência.

c) por ter um território contínuo maior, o Brasil deveria possuir também seis fusos horários.

d) a adoção de vários fusos horários não chega a ser um empecilho ao desenvolvimento dos EUA.

e) para evitar crimes financeiros, bastaria aos EUA eliminar o fuso do Havaí.

6. De 1913 até 2008, o Brasil utilizou quatro fusos horários, um para as ilhas oceânicas, outro para os Estados litorâneos, outro para os Estados interiores e mais um para o AC. A partir de maio de 2008, o Brasil passou utilizar três fusos horários, eliminando o horário do AC, que foi incorporado ao terceiro fuso. O motivo foi mais prosaico do que se poderia supor: as redes de televisão pressionaram o congresso para que fosse estabelecido o menor número de fusos possível para padronizar as grades horárias. Pelo sistema antigo, as redes tinham de dispor de três diferentes grades e, com o sistema atual, passaram a utilizar apenas duas. Isso mostra que

a) o Brasil nunca deveria ter adotado quatro horários diferentes.

b) teria sido melhor eliminar o fuso das ilhas oceânicas.

c) o Brasil deveria utilizar, desde o princípio, apenas um horário, o da capital.

d) a determinação dos fusos independe das circunstâncias sociais momentâneas.

e) grupos privados exercem pressão em função de seus interesses.

7. Saindo de Rio Branco, Acre, às 15 horas de domingo, dia 15, com destino a Salvador na Bahia, um caminhão, transportando soja, chegará ao porto da capital baiana depois de 2 dias de viagem, às

a) 20h do dia 17.

b) 22h do dia 18.

c) 18h do dia 15.

d) 19h do dia 15.

e) 16h do dia 17.

8. As horas, no Brasil, estão atrasadas em relação a Greenwich, porque

a) as horas do dia variam de acordo com a longitude.

b) o meridiano inicial passa a oeste do Brasil.

c) somente sobre o mesmo meridiano é que temos a mesma hora.

d) todo o território brasileiro se situa no hemisfério ocidental.

e) existe diferença entre hora local e hora oficial.

9. Um avião sai de Fernando de Noronha às 8h com destino a Rio Branco. A viagem tem duração de 8h. Qual o horário de sua chegada a Rio Branco?

a) 14h

b) 12h

c) 15h

d) 13h

e) 16h

10. Considerando a localização geográfica das cidades de Bauru/SP e Campo Grande/MS, conforme o mapa a seguir, assinale a alternativa incorreta.

Considerando a diferença dos fusos horários observados no mapa, um evento

a) De acordo com a diferença de fusos horários entre Bauru (45°O) e Campo Grande (60°O), Bauru tem uma hora adianta da em relação à capital de Mato Grosso do Sul.

b) A distância em linha reta entre as duas cidades é de 600 km.

c) Campo Grande tem menor latitude em relação a Bauru.

d) Bauru está a sudeste de Campo Grande.

e) Considerando a rotação da Terra, o Sol nasce primeiro em Campo Grande e depois em Bauru.

11. Analise o texto que discute a adoção do horário de verão no Brasil:

O horário de verão no Brasil – A utilização do horário de verão no Brasil teve início na década de 1960, adaptando uma ideia adotada por países europeus e norte-americanos. Esteve interrompida na década de 1970, retomando na década de 1980 e sendo utilizada regularmente nos últimos anos. A ideia é aproveitar os dias mais longos de verão adiantando o relógio uma hora e promovendo assim uma economia de energia, que fica em torno de 2% a 3%. Como o fenômeno é mais bem observado no sul do País, os Estados do Norte (Amazônia e Nordeste) não o usam, criando por vezes defasagens como, por exemplo, os Estados ocidentais da Região Norte e do 3.o fuso (RR, AM, RO e AC) chegam a ficar 2 horas atrasados em relação aos Estados do Sul, do Sudeste e também GO, TO e DF.

Há consequências quando se adota um sistema como o horário de verão, como

a) tornar iguais todos os horários do país.

b) otimizar a utilização da maior quantidade de luz existente no verão a fim de economizar energia.

c) fazer coincidir os fusos horários do Acre e de São Paulo.

d) coincidir os horários do Amazonas com o restante do sul.

e) usar o horário de verão indefinidamente ao longo do ano.

12. (UFPE) OBSERVE:

1 - Pelo sistema de fusos horários, o globo terrestre foi dividido em 24 fusos, cada um equivalendo a 15º no sentido das longitudes.

2 - O equador é o círculo máximo que marca o início da contagem das horas.

3 - Quando o Meridiano de Greenwich marcar 19 horas, hora legal, num ponto situado a uma longitude de 30º W, a hora legal será de 21 horas.

4 - O Brasil possui 4 fusos horários, todos situados ao oeste de Greenwich.

- Um avião ao cruzar a linha internacional (da data), no sentido oeste-leste, retrocede 1 (um) dia no calendário.

Estão corretos apenas os itens:

a) 2, 4 e 5

b) 1, 3 e 4

c) 3, 4 e 5

d) 1, 4 e 5

e) 1, 2 e 4

13. (PUC-RS) A hora de uma cidade localizada a 21º Oeste e 20º Sul é de 13 horas no horário de verão.

Que horas marcariam os relógios dessa mesma cidade se fossem acertados pelo Sol, hora verdadeira, desconsiderando o horário de verão?

a) 11 horas e 36 minutos

b) 13 horas e 29 minutos

c) 14 horas

d) 12 horas e 36 minutos

e) 12 horas

14. (PUC-RS) Enquanto na cidade 1 são 18 horas, na cidade 2 são 8 horas do mesmo dia. A indicação correta da longitude da cidade 2 em relação à cidade 1 é

a) 120º Oeste.

b) 120º Leste.

c) 150º Leste.

d) 150º Oeste.

e) 180º Oeste.

15. (PUC-RS) Que hora solar verdadeira e hora legal são correspondentes respectivamente em uma cidade localizada a 48º de longitude Oeste e 30º de latitude Sul, sabendo que, no centro do fuso horário onde se localiza a cidade, os relógios marcam 12h?

a) 12h e 12min - 11h

b) 10h e 48min - 11h

c) 12h - 12h e12min

d) 11h e 48min - 12h

e) 12h - 12h

16. (UFAC) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A” às 14h30min e chegou a “B” depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em “B” foi:

a) 18h30min da quarta-feira.

b) 19h30min da quarta-feira.

c) 22h30min da quarta-feira.

d) 00h30min da quinta-feira.

e) 02h30min da quinta-feira.

17. (UDESC) Com relação aos fusos horários, assinale a alternativa incorreta.

a) Como o movimento de rotação é de oeste para leste, os lugares localizados à leste estão com horários mais adiantados em relação aos lugares localizados a oeste deles.

b) Fuso horário é o conjunto de 24 graus de longitude.

c) O Brasil possui atualmente quatro fusos horários, o primeiro é o oceânico.

d) O segundo fuso horário brasileiro é o que marca a hora oficial do Brasil.

e) O fuso horário inicial é o de zero grau de longitude, ou seja, a linha correspondente ao Meridiano de Greenwich.

18. (UFAC-2007) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A” às 14h30min e chegou a “B” depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em “B” foi:

a) 18h30min da quarta-feira.

b) 19h30min da quarta-feira.

c) 22h30min da quarta-feira.

d) 00h30min da quinta-feira.

e) 02h30min da quinta-feira.

19. (PUCRS) Se os relógios dos habitantes de uma cidade localizada a 26° Oeste de Greenwich estiverem marcando 13 horas, que hora solar ou verdadeira será?

a) 13 horas.

b) 13 horas e 16 minutos.

c) 12 horas.

d) 12 horas e 4 minutos.

e) 12 horas e 44 minutos.

20. (PUCRS) Duas cidades, A e B, possuem uma diferença horária de uma hora, entre elas. Considerando que pela cidade A passa o Meridiano de Greenwich, é correto supor que as cidades A e B são, respectivamente,

a) Los Angeles e Nova York.

b) Londres e Paris.

c) Roma e Istambul.

d) Dakar e Nairobi.

e) San Diego e Tegucigalpa.

21. (PUCRS) Se duas cidades, A e B, estiverem sobre a Linha do Equador, nas longitudes 150 Oeste e 150 Leste, elas terão, em relação a outras duas cidades, C e D, localizadas nas mesmas longitudes, porém sobre o Círculo Polar Ártico,

a) a mesma distância em metros, pois as latitudes são iguais.

b) a distância, em metros, maior, pois os meridianos convergem para os polos.

c) a distância, em graus, diferente, pois nos polos não há paralelos.

d) a distância, em metros, menor, pois a Terra é achatada ao longo da linha do Equador.

e) a distância, em graus, diferente, pois as longitudes são as mesmas.

22. (UEL) Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus – AM. A duração do voo é de nove horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.

a) 22 h do sábado.

b) 23 h do sábado.

c) 01 h do domingo.

d) 10 h do domingo.

e) 12 h do domingo.

23. (PUCRS) Um avião que parte de Tóquio, no Japão, às 18h20min de uma quarta-feira, aterrissa em São Francisco, costa oeste dos Estados Unidos da América do Norte, às 10h50min do mesmo dia, após um tempo de voo de 9 horas e meia.

Sobre essa situação, é correto afirmar que ela

a) não é verdadeira, porque há uma diferença de 24 horas entre Tóquio e São Francisco.

b) é possível, pois o avião atravessou a Linha Internacional de Data no sentido de oeste para leste.

c) é verdadeira, e só foi possível porque tanto os Estados Unidos da América do Norte quanto o Japão estão localizados no Hemisfério Sul.

d) é verdadeira, e só pode acontecer porque Tóquio está localizada no hemisfério oriental e São Francisco está no hemisfério ocidental, e a rota utilizada pela aeronave é a de menor distância entre os aeroportos, cruzando a Linha Internacional de Data.

e) não seria possível porque, ao passar pela Linha Internacional de Data, necessariamente os relógios devem ser adiantados ou atrasados em um dia, portanto o avião chegaria somente no dia seguinte a São Francisco.

24. (UFAL) A África do Sul está a 2 horas adiantada em relação ao Meridiano de Greenwich. Sabendo-se que o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2010 foi realizado no dia 11 de junho, às 16 horas (horário sul-africano), que horas eram na capital alagoana na hora do início do jogo?

a) 11 horas

b) 13 horas

c) 16 horas

d) 18 horas

e) 21 horas


GABARITO

Considerando a diferença dos fusos horários observados no mapa, um evento