Como descrever a comparação entre resultados tcc

Como descrever a comparação entre resultados tcc
COMO FAZER A ANÁLISE SOBRE OS RESULTADOS COLETADOS PARA O TCC

A análise sobre os resultados será o tema desta que acompanha o vídeo logo abaixo. Aqui será demonstrado como fazer análise sobre os resultados e a interpretação dos dados coletados para a sua pesquisa. Essa técnica de redação apresentada serve tanto para TCC, Dissertações, Teses ou artigos. O importante é que você sempre apresente e discuta seus resultados com clareza e objetividade.

Como descrever a comparação entre resultados tcc

 
 
Via de regra, os trabalhos acadêmicos tendem a ser separados em:
  • de uma parte teórica, que é aonde você demonstra o conhecimento literário sobre o assunto, que você pode conferir nesta postagem
  • do capítulo sobre a metodologia da pesquisa, aonde você apresenta como seu trabalho de pesquisa foi construído – que se encontra clicando aqui
  • da análise sobre os resultados, que é o que se trata aqui, e
  • a conclusão – que é explicado clicando aqui.

Algumas faculdades ou alguns modelos de relatórios de pesquisa exigem que se separe a apresentação dos resultados e a discussão em dois capítulos ou em duas seções. Isso vai depender da sua instituição e da conversa com o seu orientador, se se tratar de um TCC. As vezes, dependendo do tipo de resultado apresentado, eles também podem vir nos apêndices. No vídeo abaixo eu apresento a estrutura da minha tese de doutorado. Caso queira baixar para ver a estrutura, clique aqui: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/123387


Veja o vídeo: Como ficar atualizado com as referências na sua área de pesquisa 

O CAPÍTULO SOBRE A ANÁLISE SOBRE OS RESULTADOS DO TCC

O capítulo sobre a análise dos resultados deve conversar muito bem com a teoria levantada e com a metodologia demonstrada. Este capítulo deve apresentar de forma muito bem organizada os dados que foram coletados na sua pesquisa. Claro que, para cada metodologia empregada, você terá um tipo de análise, por exemplo:

  • Se você fez uso da entrevista na sua pesquisa, é aqui que você vai apresentar e discutir os resultados da sua pesquisa.
  • Se você fez uma revisão da literatura, é aqui que você vai discutir aquela literatura pesquisada.
  • Se você fez um estudo de caso, é aqui que você vai apresentar e discutir suas análises, suas impressões e suas críticas.
Resultados:

Em uma pesquisa quantitativa, os resultados geralmente incluem:

  • apresentação dos resultados de estatística descritivade suas análises (podem-se usar números, tabelas e/ou gráficos);
  • apresentação dos resultados de estatística inferencialde suas análises (podem-se usar números, tabelas e/ou gráficos)*;
  • explicação sobre os seus resultados, indicando (sem números) como eles podem ser interpretadoscom relação às perguntas de pesquisa e/ou hipóteses.

Em uma pesquisa qualitativa, os resultados geralmente incluem:

  • temas ou tópicos recorrentes encontrados na análise dos dados;
  • números e/ou porcentagens identificando o quão representativos são esses temas ou tópicos (exemplo: quantos participantes falaram sobre determinado assunto);
  • exemplos ilustrando cada um dos temas (exemplo: incluir uma citação direta de algum participante sobre determinado tema encontrado);
  • representações gráficas dos resultados (exemplos: tabelas, mapas conceituais, etc.), em alguns casos;
  • indicações sobre como os dados podem ser interpretados.

Este capítulo tende a ser um capítulo mais prático da apresentação da sua pesquisa. É aqui que você vai descrever e interpretar tudo aquilo que você fez durante o tempo em que você leu, pesquisou, entrevistou, fez trabalho de campo, analisou documentos,… enfim… tudo aquilo que você já escreveu na metodologia da pesquisa. É aqui, também, que você deve apresentar seus resultados, tais como gráficos, mapas, tabelas, fotos, ou seja, tudo aquilo que você produziu no decorrer da sua pesquisa. Aqui, você vai discutindo e apresentando seus gráficos. Acompanhe o exemplo demonstrado no vídeo abaixo.

Uma dica fundamental para a escrita deste capítulo, está na retomada do seu objetivo geral e dos objetivos específicos. São eles que vão nortear a escrita, de forma com que fique claro ao leitor se a coleta dos resultados e a análise apresentada contempla o que foi planejado nos objetivos.

ATENÇÃO:

Em uma pesquisa quantitativa, você deve apresentar os resultados quantitativos – seja em forma de números, gráficos, tabelas ou quadros e, a seguir, a sua devida explicação e interpretação.

Como descrever a comparação entre resultados tcc

Numa pesquisa qualitativa, você apresenta os resultados em forma de discussão, discutindo o tema pesquisado e confrontando os autores, ou melhor… como a gente diz, “colocando os autores para conversar”. Aqui você apresenta suas comparações, análises e críticas ao que foi pesquisado.

Saiba mais: Como encontrar boas referências bibliográficas

Na discussão você deve procurar explicar o que o levou a chegar aos resultados obtidos e quais são suas implicações para a sua pesquisa.

Caso a sua instituição defina que você deve apresentar separadamente os dados primeiro, para depois interpretar, procure fazer da seguinte forma:

Apresente os dados com uma redação muito objetiva. Se a instituição indica a necessidade de um capítulo ou uma seção só para apresentação dos resultados, significa que, em hipótese alguma, você deve interpretar os dados. Ou seja, aqui você só vai apresenta-los. Sendo assim, apresente-os de uma maneira clara e objetiva. Estabeleça uma ordem lógica evidenciando aquilo é que necessário para atingir os objetivos propostos no seu trabalho. Ai sim, após apresentar os dados, apresente sua discussão.

Exemplos de trabalhos com análise e interpretação sobre os resultados coletados

Caso você tenha outros bons exemplos de trabalhos com a análise sobre os resultados, deixe o link nos comentários.

Um forte abraço.

Eu aposto que ninguém disse para você que todo TCC precisa ter um capítulo só para a análise dos Resultados e Discussão? Não foi?

Eu também posso imaginar que você ainda não escreveu seu capítulo de resultados e discussão, não foi!

Eu sou o Professor André Fontenelle e nesse artigo eu vou, simplesmente, salvar o seu trabalho da reprovação.

É isso mesmo! Se você não fez a análise de resultados da sua pesquisa, é muito provável que você reprove!

Pense comigo: Como você acha que a banca iria avaliar uma pesquisa que não descobre absolutamente nada?

É isso mesmo que você pensou!

Um TCC que não tem análise e discussão de resultados, é um trabalho incompleto e, portanto, impossível de ser aprovado!

O pior é que muita gente simplesmente não sabe disso.

Mas nesse artigo você vai descobrir o que é, para quê serve e como fazer uma boa análise para o seu TCC.

Então aproveita para baixar o brinde que vai dar um rumo que o seu TCC precisa:

Como descrever a comparação entre resultados tcc

O que é análise de resultados?

A análise de resultados normalmente aparece no terceiro capítulo ou seção do trabalho.

Também chamada de “resultados e discussão”, é nessa parte do trabalho que você deve apresentar, comentar e interpretar os dados que você coletou na pesquisa.

Enquanto nos dois primeiros capítulos você escreveu uma descrição de tudo o que achou…

Na análise de resultados você deve mudar o foco e fazer uma dissertação.

A ideia aqui é interpretar as relações entre esses achados que você fez nos outros capítulos.

Para quê serve a análise de resultados?

A análise dos resultados serve para que você seja capaz de testar a hipótese e resolver o problema.

É essa parte do trabalho que dá qualidade ao seu TCC.

Quer dizer, quanto melhores forem as constatações que você fizer sobre as descobertas, melhor será o seu TCC.

Trocando em miúdos, é nessa parte do trabalho que a sua capacidade de interpretação vem a tona.

Por isso, nós podemos concluir, também, que é a qualidade da análise que vai decidir se você vai tirar um dez, um sete ou um zero.

Então, é importantíssimo que essa parte do trabalho fique bem feita.

Como fazer a análise de resultados?

Mas não se preocupe, pois eu vou te mostrar um roteiro bem simples para você escrever corretamente os resultados e a discussão da sua pesquisa.

Basicamente o processo consiste em identificar, apresentar, explicar, relacionar e concluir.

Existem inúmeros métodos complexos para interpretar os dados de uma pesquisa, tanto na abordagem qualitativa, como na quantitativa.

Mas esse não é nosso foco. Vamos ver aqui apenas um roteiro básico, aplicável tanto para pesquisas teóricas como para pesquisas empíricas.

Trabalho teórico é aquele que tem como procedimento apenas a pesquisa bibliográfica e a documental.

Já o trabalho empírico é aquele que tem como procedimento um estudo de caso, um levantamento ou uma pesquisa de campo qualquer.

Como descrever a comparação entre resultados tcc

Por onde começar a escrever os resultados e discussão

Em qualquer dos casos, você deve começar o seu capítulo de resultados e discussão recapitulando as etapas do seu trabalho.

Comece explicando os motivos de ter escolhido os tipos de pesquisa que você utilizou e fale também como você os colocou em prática.

Diga, por exemplo, como você fez para conseguir os dados, o que espera descobrir e como eles podem conduzir a uma resposta para o problema.

Além disso, resgate seus objetivos e informe qual foi a finalidade de fazer o referencial teórico e, se for o caso, uma pesquisa de campo, por exemplo.

Resultados da pesquisa

O segundo passo é informar os resultados que coletou em cada capítulo da sua pesquisa.

Em relação à parte teórica do seu trabalho, você pode simplesmente descrever o que descobriu, mostrando a opinião dos autores e o que os documentos mostram.

Já em relação à pesquisa empírica, o ideal é que os números ou dados sejam apresentados em tabelas ou gráficos.

Você pode simplesmente dizer assim: “no primeiro capítulo descobriu-se isso, isso e isso… já no segundo capítulo as principais descobertas foram essas, essas e essas”.

Podem ser apenas dois parágrafos, mas provavelmente serão vários!

No terceiro passo, você deve mostrar todas as relações existentes entre esses dados que você mostrou, mas isso vai ser feito de um jeito um pouco diferente, dependendo se o seu trabalho é teórico ou empírico.

Análise de resultados – pesquisa teórica (pesquisa bibliográfica)

Se seu trabalho é teórico, você fez pelo menos dois capítulos de pesquisa bibliográfica, sobre assuntos diferentes, mas que se relacionam de alguma forma.

Então você pode comparar os conceitos, características, impactos de cada assunto para verificar o que um pode provocar em relação ao outro.

Resultados e discussão – pesquisa empírica

Mas se a sua pesquisa é empírica, você fez um capítulo de pesquisa bibliográfica e pode ter feito outro com uma pesquisa de campo, por exemplo.

Então, antes de analisar a parte teórica, você deve começar comparando os dados da pesquisa empírica…

Compare cada um dos dados que puder com os outros, tentando entender:

  1. As diferenças entre medidas e quantidades;
  2. A frequência dos acontecimentos,
  3. As características uniformes ou destoantes; ou
  4. Qualquer relação que encontrar entre eles.

Por exemplo, você pode ter aplicado um questionário para duzentas pessoas.

O ideal é fazer uma planilha com a tabulação de todas as respostas e começar a observar os dados.

Exemplo

Você pode descobrir, por exemplo, que:

  1. Setenta das pessoas mais jovens demonstram um determinado comportamento; e
  2. Oitenta por cento das mulheres apresentam outro comportamento.

Veja que aqui você não considerou as perguntas do questionário separadamente, mas fez comparações entre duas delas ou mais.

Perceba que naturalmente você já terá começado a interpretar os dados.

Interpretando os dados

Porém, você deve avaliar ainda mais, para descobrir se essas relações são significativas na busca de uma solução do problema.

Qual é, por exemplo, a causa, o motivo ou a consequência desses comportamentos nesses grupos de pessoas?

Para isso, você teria de comparar as descobertas da pesquisa empírica com as descobertas da pesquisa bibliográfica.

Tente interpretar como os conceitos que você descobriu nos livros explicam, contradizem, complementam os dados que você coletou na sua observação, nos questionários, nas entrevistas ou nos documentos.

Análise e discussão de resultados – hipótese de TCC

O quarto passo colocar tudo isso frente à sua hipótese para verificar se o conhecimento que você produziu confirma ou refuta a sua hipótese.

Compare aquela ideia que você tinha antes de começar a pesquisar, com as constatações que você conseguiu fazer.

Eu tenho certeza que a essa altura do trabalho, sua visão sobre o tema vai estar muito mais amadurecida e você terá muito o que explicar.

Certamente, esse é o momento de você se posicionar e escrever o que pensa sobre o tema.

Mas é claro que você não deve dar a sua opinião pessoal, mas sim a sua interpretação sobre os dados da pesquisa.

O quinto passo é verificar a possível resposta para o problema, à luz do que você conseguiu descobrir, seja com a coleta de dados, seja com a interpretação que fez deles.

Como descrever a comparação entre resultados tcc

Conclusão

Pronto!

Você já tem uma análise de dados e pode, finalmente ter certeza de que o texto que você escreveu é, de fato, uma pesquisa científica.

Então vamos revisar o passo a passo:

  1. Informe as etapas do trabalho;
  2. Mostre os principais dados que encontrou em cada capítulo do trabalho;
  3. Compare esses dados verificando as diversas relações entre eles;
  4. A partir dessas relações, veja se a hipótese foi confirmada ou refutada;
  5. Apresente uma resposta para o problema.

Muito simples, não é?

Então me diga nos comentários… Qual foi a principal descoberta que você fez durante o seu TCC? Você sabe?

Um abraço e até o próximo artigo!

Assista o artigo: https://youtu.be/S_Vh-SaB600