Como chamamos quando contamos histórias de maneira única ou complementar usando diferentes mídias?

Mesmo com o mundo cada vez mais conectado, engajar com os consumidores não se tornou menos desafiador. É que com tantos conteúdos disponíveis e tantas interações acontecendo simultaneamente, a concorrência pela atenção das pessoas também aumentou. Nesse contexto, em que real e virtual se misturam de forma quase que indissociável, novas estratégias passaram a fazer sentido para as marcas conversarem eficientemente com seus públicos — e a narrativa transmídia é uma delas. 

Diferentes plataformas, diferentes histórias

Vídeos, podcasts, jogos, outdoors, embalagens… Esses são exemplos de mídias com as quais as pessoas interagem diariamente, sendo que cada uma delas possui suas peculiaridades e também suas potencialidades. O conceito de narrativa transmídia surge exatamente da ideia de aproveitar os benefícios de cada meio para construir uma história que atravesse diferentes canais de maneira única e complementar. 

Também chamada de transmedia storytelling (em inglês), essa estratégia consiste em aumentar o contato com o público por meio da dispersão da narrativa em múltiplas plataformas, com o objetivo de criar uma experiência mais valiosa e, assim, gerar mais engajamento. 

Um ponto interessante da narrativa transmídia é que não se trata de uma mesma história divulgada em vários canais. Para cada mídia, é produzida uma história que faz sentido isoladamente, mas, quando associada às outras partes, dá origem a um entendimento mais rico sobre o todo. Como exemplo, pense na franquia Star Wars, que já lançou várias narrativas que se interconectam em filmes, videogames, livros, quadrinhos e séries animadas.

Mas como as marcas podem usar a narrativa transmídia?

Explorar as diferentes plataformas na hora de criar conteúdos e oferecer informações sobre um produto ou serviço traz ótimos resultados. Em uma estratégia de branding, uma marca pode aproveitar os formatos de cada mídia (vídeo, áudio, imagem) para produzir narrativas sobre sua história, seus valores ou seu modelo de negócio. Assim, é possível não só aumentar os pontos de contato com os consumidores, mas também divulgar os diferenciais da empresa de modo interativo. 

Nesses casos, em que são reveladas informações distintas em cada canal, a pessoa que transitar entre as mídias terá uma experiência mais completa — o que funciona como um incentivo para o engajamento. Ao investir nisso, a empresa torna-se presente na vida dos consumidores de um jeito envolvente e criativo. 

A marca de gomas de mascar Chiclets, por exemplo, conseguiu aplicar uma estratégia de narrativa transmídia utilizando suas embalagens. Na campanha Emotigums, a empresa criou caixinhas com 135 personagens e disponibilizou conteúdos exclusivos a partir de um código escaneável. As diferentes embalagens, que podiam ser colecionadas, destravam vídeos, jogos e narrativas bem-humoradas sobre a história da marca. 

Como chamamos quando contamos histórias de maneira única ou complementar usando diferentes mídias?

Utilizar QR Codes pode ser mesmo uma boa maneira de expandir a narrativa sobre um produto a partir da sua embalagem. Na Rituais, nova linha de cafés especiais da 3Corações (que teve sua identidade desenvolvida pela Pande), a marca disponibilizou um código que permitia ao consumidor ter acesso a informações sobre a origem daquele café, como foi o processo utilizado na pós-colheita, a data de produção e até mesmo o nome da fazenda produtora. Assim, foi possível divulgar as características do café não só nas embalagens mas em outros espaços, dando prioridade para a interatividade.

Como chamamos quando contamos histórias de maneira única ou complementar usando diferentes mídias?

Em um mundo cada vez mais conectado, é interessante que as marcas utilizem a narrativa transmídia para se comunicar com os consumidores. Assim, é possível expressar posicionamentos, reforçar valores e exaltar diferenciais por meio de conteúdos complementares, interativos e, principalmente, criativos. 

Como chamamos quando contamos histórias de maneira única ou complementar usando diferentes mídias?

sentido ao ambiente em que vivem. Assinale abaixo um conceito que não representa uma forma de percepção: A Percepção Seletiva B O Efeito de Halo C Efeito de Contraste D Prototipagem E Esteriotipagem Questão 11 Acertou Enunciado Como chamamos a estrutura narrativa tradicional composta de Exposição, Complicação e Resolução? A Estrutura Linear Simples B História com Começo, Meio e fim C Estrutura de 2 Atos D Estrutura de 3 Atos E A Jornada do Herói Questão 12 Acertou Solução O plot é como explicitamos a cadeia de causas e efeitos que acompanham o personagem até a resolução do seu desejo. Enunciado O que é Plot? A O momento em que algo novo acontece na história e muda tudo o que imaginávamos que iria acontecer B Uma série de eventos interligados por meio de uma cadeia de causa e efeito que dizem respeito a um personagem que deseja algo desesperadamente, que não será fácil conseguir devido a obstáculos interno e externos e que chegará a uma conclusão C O resumo utilizado para vender comercialmente a história D A lista de personagens que aparecem na história E O objetivo do personagem principal Questão 13 Acertou Solução Transmídia, Crossmídia e Multímidia são maneiras de contar histórias de forma complementar, não exclusiva ou linearmente através de diferentes mídias. Enunciado Como chamamos quando contamos histórias de maneira única ou complementar usando diferentes mídias? A Crossmídia, Transmídia e Multimídia B Adaptação, Prequels e Sequels C Epílogo e Prólogo D TV, Cinema, Teatro, Literatura e Quadrinhos E Exposição, Complicação e Resolução Questão 14 Acertou Solução Os neurônios responsáveis por esse efeito são os Neurônios Espelho. Esse tipo de neurônio está localizado em uma região cerebral chamada córtex motor, nos lobos frontais. Essas células são ativadas tanto quando fazemos ações, como quando as assistimos, indicando que, para este conjunto de células, ver algo ou fazer algo significa exatamente a mesma coisa. E isso é importantíssimo para o nosso processo de aprendizagem. Enunciado Que tipos de neurônios são responsáveis por incorporarmos a experiências de histórias como se fossem reais? A Neurônios Narrativos B Neurônios Espelho C Neurônios Assistentes D Neurônios Moto-Copiadores E Neurônios de Imitação Questão 15 Acertou Solução Através das histórias organizamos nossas experiências e nossas identidades, definimos as crenças que motivam o nosso comportamento e temos pontos comuns uns com os outros que servem como cola do tecido social. Enunciado Qual é a maior importância das histórias para a raça humana? A Histórias alteram o nosso comportamento, ajudam a construir nossas identidades e estabelecem crenças sociais B Histórias são uma maneira divertida de passar o tempo C Só conseguimos fazer amigos pelas histórias que contamos D As histórias são responsáveis pelos livros que contam a experiência humana E As histórias não são assim tão importantes para a raça humana Questão 16 Acertou Solução Nesta questão, estamos falando de deslocamento de Demanda. Uma contração, já que a curva D1 é substituída pela curva D2. · Letra A não pode ser o gabarito, já que leite é um insumo do sorvete e preço de insumos não afeta a demanda. · Letra B é a resposta, uma vez que a queda da temperatura faz com que compremos menos sorvetes. · Letra C não pode ser o gabarito, já que aumento da renda média faz com a demanda, no caso de bens normais, seja expandida. · Letra D não pode ser o gabarito, pois, se há a expectativa de que o preço irá subir, então, a demanda irá subir. Enunciado O gráfico abaixo representa um deslocamento ocorrido na demanda por sorvetes de consumidor hipotético. Qual dos fatores abaixo poderia causar tal deslocamento: A Um aumento no preço do leite (insumo para a fabricação de sorvetes). B Uma redução atípica da temperatura. C Um aumento nos níveis de renda média (considerando o sorvete como um bem normal). D Uma expectativa de que o preço do sorvete irá subir. E N.D.A. Questão 17 Acertou Solução · A primeira afirmativa não é aceitável porque fatores de produção não possuem impacto sobre a demanda. · A letra B é a correta, uma vez que, quando há aumento na renda, a demanda se desloca para cima, há um aumento da demanda. Isso só se inverte quando falamos de bens inferiores. No caso desta questão, não nos foi dito se era um bem normal ou inferior. Nesse caso, vale a regra geral, ou seja, se trata de um bem normal. · A letra C não está correta porque, quantos aos demais bens, dos quais é substituto, a curva de demanda se desloca pela direita. Se um produto fica mais caro, há um aumento da demanda dos substitutos. · A letra D não está correta, pois, no caso dos bens complementares, a curva se desloca para a esquerda. Há uma contração da demanda. Se um produto fica mais caro, os seus produtos complementares acabam sendo menos procurados, ou seja, a demanda pelo complementar cai, também. Enunciado Deslocamentos da demanda são bastante comuns em uma economia. Com base em seus conhecimento, avalie a afirmativa correta: A Os aumentos de preço dos fatores de produção geram um deslocamento da curva de demanda para baixo. B O aumento da renda provoca um deslocamento da curva de demanda para cima. C O aumento de preço de um bem provoca deslocamento de um ponto sobre a mesma curva de demanda, indicando diminuição na quantidade procurada. Quanto aos demais bens, dos quais é substituto, a curva de demanda desloca-se para a esquerda. D O aumento de preço de um bem provoca deslocamento de um ponto sobre a mesma curva de demanda, indicando diminuição na quantidade procurada. Quanto aos demais bens, dos quais é complementar, a curva de demanda desloca-se para a direita. eN.D.A. Questão 18 Acertou Solução · A primeira afirmativa não é aceitável uma vez que aumento dos fatores de produção aumenta o preço do produto, e não o contrário, como é dito. · A letra B não está correta. O aumento da renda de consumidores não tem impacto sobre a oferta, ela tem impacto apenas sobre a demanda. · A letra C está correta. A primeira parte desta afirmativa está correta, uma vez que aumento do preço de um produto causa deslocamento ao longo da curva da oferta, indicando aumento na quantidade ofertada. Lembrem-se que, se falando de oferta, aumento do preço do produto faz a oferta aumentar. · A letra D não está correta, pois alterações nos preços de bens complementares não tem impacto sobre a oferta. Enunciado Deslocamentos da oferta e da demanda são bastante comuns em uma economia. Com base em seus conhecimento, marque a alternativa correta: A Os aumentos de preço dos fatores de produção provocam redução no preço do produto. B O aumento da renda gera expansão da oferta. C O aumento de preço de um bem provoca deslocamento de um ponto sobre a mesma curva de oferta, indicando aumento na quantidade ofertada. D O aumento de preço de um bem provoca deslocamento de um ponto sobre a mesma curva de oferta. Quanto aos demais bens, dos quais é complementar, a curva de oferta desloca-se para a direita. E N.D.A. Questão 19 Acertou Solução A relação entre poupança e investimento não pode ser vista como uma relação de equilíbrio entre oferta e demanda de recursos líquidos para investir no mercado de crédito. Partindo da perspectiva do princípio da demanda efetiva, a natureza de determinação do investimento é completamente diferente daquela da poupança sendo, por isso, logicamente impossível construir qualquer “gráfico” que busque expressar uma relação de ajuste – via renda, ou via juros – ou de equilíbrio entre essas variáveis. A determinação da taxa de juros, por exemplo, conforme buscam inferir modelos de viés neoclássico, não se dá a partir da igualdade entre poupança e investimento. Investimento e poupança são variáveis de natureza distinta e, por conseguinte, a determinação da taxa de juros – ou de qualquer outra grandeza – a partir de sua igualdade não faz sentido. Investimento e poupança, por conseguinte, não se tratam de demanda e oferta por crédito. A identidade entre investimento e poupança possui natureza estritamente contábil.

Como chamamos quando contamos histórias de maneira única ou complementar usando diferentes mídias?
Como chamamos quando contamos histórias de maneira única ou complementar usando diferentes mídias?
Como chamamos quando contamos histórias de maneira única ou complementar usando diferentes mídias?