Como bom barroco e oportunista que era

Como bom barroco e oportunista que era

1. (UEL) Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial. Como bom barroco e oportunista que era, este poeta de um lado lisonjeia a vaidade dos fidalgos e poderosos, de outro investe contra os governadores, os "falsos fidalgos". O fato é que seus poemas satíricos constituem um vasto painel _____________, que _____________ compôs com rancor e engenho ainda hoje admirados pela expressividade.

a) do Brasil do século XIX - Gregório de Matos

b) da sociedade mineira do século XVIII - Cláudio Manuel da Costa

c) da Bahia do século XVII - Gregório de Matos

d) do ciclo da cana-de-açúcar - Antônio Vieira

e) da exploração do ouro em Minas - Cláudio Manuel da Costa.

2. (UEL) Identifique a afirmação que se refere a Gregório de Matos:

a) No seu esforço da criação a comédia brasileira, realiza um trabalho de crítica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX.

b) Sua obra é uma síntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens pré-românticas.

c) Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as ideias da ilustração francesa.

d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da época.

e) Sua famosa sátira à autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de que seus talentos não se restringiam ao lirismo amoroso.


3. (UEL) O século XVI deve ser reconhecido, na história da literatura brasileira, como um período de

a) manifestações literárias voltadas basicamente para a informação sobre a colônia e para a catequese dos nativos.

b) amadurecimento dos sentimentos nacionalistas que logo viriam a se expressar no Romantismo.

c) exaltação da cultura indígena, tema central dos poemas épicos de Basílio da Gama e Santa Rita Durão.

d) esgotamento do estilo e dos temas barrocos, superados pelos ideais estéticos do Arcadismo.

e) valorização dos textos cômicos e satíricos, em que foi mestre Gregório de Matos.

4. A alternativa que apresenta as principais características do Barroco é:

a) Racionalismo, Universalismo, perfeição formal, presença de elementos da mitologia greco-latina e humanismo.

b) Pastoralismo, bucolismo, nativismo, tom confessional, espontaneidade dos sentimentos e exaltação da pureza, da ingenuidade e da beleza.

c) Preocupação formal, preferência por temas descritivos, objetivismo, apego à tradição clássica e vocabulário culto.

d) Subjetivismo e individualismo, eurocentrismo, patriarcalismo e nacionalismo exacerbado.

e) Apelo religioso, misticismo, erotismo, castigo como decorrência do pecado, fugacidade da vida e instabilidade das coisas.

5. A exaltação da forma, o culto à linguagem permeada por metáforas, conflito entre o humanismo renascentista e a tentativa de restauração de uma religiosidade medieval são características do

a) Classicismo.

b) Arcadismo.

c) Romantismo.

d) Barroco.

e) Condoreirismo.

6. (F.C. Chagas-BA) Assinale o texto que, pela linguagem e pelas ideias, pode ser considerado como representante da corrente barroca.

a) "Brando e meigo sorriso se deslizava em seus lábios; os negros caracóis de suas belas madeixas brincavam, mercê do Zéfiro, sobre suas faces... e ela também suspirava."

b) "Estiadas amáveis iluminavam instantes de céus sobre ruas molhadas de pipilos nos arbustos dos squares. Mas a abóbada de garoa desabava os quarteirões."

c) "Os sinos repicavam numa impaciência alegre. Padre Antônio continuou a caminhar lentamente, pensando que cem vezes estivera a cair, cedendo à fatalidade da herança e à influência do meio que o arrastavam para o pecado."

d) "De súbito, porém, as lancinantes incertezas, as brumosas noites pesadas de tanta agonia, de tanto pavor de morte, desfaziam-se, desapareciam completamente como os tênues vapores de um letargo..."

e) "Ah! Peixes, quantas invejas vos tenho a essa natural irregularidade! A vossa bruteza é melhor que o meu alvedrio. Eu falo, mas vós não ofendeis a Deus com as palavras: eu lembro-me, mas vós não ofendeis a Deus com a memória: eu discorro, mas vós não ofendeis a Deus com o entendimento: eu quero, mas vós não ofendeis a Deus com a vontade."

7. (UMCP-SP) O culto do contraste, pessimismo, acumulação de elementos, niilismo temático, tendência para a descrição e preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos, sangrentos e repugnantes, são características do:

a) Barroco

b) Realismo

c) Rococó

d) Naturalismo

e) Romantismo

8. (FUVEST-SP) O bifrontismo do homem, santo e pecador; o impulso pessoal prevalecendo sobre normas ditadas por modelos; o culto do contraste; a riqueza de pormenores – são traços constantes da:

a) composição poética parnasiana

b) poesia simbolista

c) produção poética arcádica de inspiração bucólica

d) poesia barroca

e) poesia condoreirista

9. (FUVEST-SP) "Entre os semeadores do Evangelho há uns que saem a semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem a semear são os que vão pregar à Índia, à China, ao Japão; os que semeiam sem sair são os que se contentam com pregar na pátria. Todos terão sua razão, mas tudo tem sua conta. Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes-ão a semeadura; aos que vão buscar a seara tão longe, hão-lhes de medir a semeadura, e hão-lhes de contar os passos. Ah! dia do juízo! Ah! pregadores! Os de cá, achar-vos-ei com mais paço; os de lá, com mais passos..."

Essa passagem é representativa de uma das tendências estéticas típicas da prosa seiscentista, a saber:

a) Sebastianismo, isto é, a celebração do mito da volta de D.Sebastião, rei de Portugal, morto na batalha de Alcácer-Quibir.

b) a busca do exotismo e da aventura ultramarina, presentes nas crônicas e narrativas de viagem.

c) a exaltação do heroico e do épico, por meio das metáforas grandiloquentes da epopeia.

d) lirismo trovadoresco, caracterizado por figuras de estilo passionais e místicas.

e) Conceptismo, caracterizado pela utilização constante dos recursos da dialética

10. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta.

a) Julgada em bloco, a literatura brasileira do quinhentismo é uma típica manifestação barroca.

b) Na poesia de Gregório de Matos, percebe-se o dualismo barroco: mistura de religiosidade e sensualismo, misticismo e erotismo, valores terrenos e aspirações espirituais.

c) A literatura no Brasil colonial é clássica, tendo nascido pela mão dos jesuítas, com uma intenção doutrinária.

d) Com Antônio Vieira, a estética barroca atinge o seu ponto alto em prosa no Brasil.

e) Não se deve dizer que a literatura seiscentista brasileira seja inferior por ser barroca, mas sim que é uma literatura barroca de qualidade inferior, com exceções raras.

11. (UFRS) Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:

I. A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.

II. O conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.

III. A oposição entre Reforma e Contrarreforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.

Quais estão corretas:

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e III.

e) I, II e III.

12. (UFRS) Com relação ao Barroco brasileiro, assinale a alternativa incorreta.

a) Os Sermões, do Padre Antônio Vieira, elaborados numa linguagem conceptista, refletiram as preocupações do autor com problemas brasileiros da época, por exemplo, a escravidão.

b) Os conflitos éticos vividos pelo homem do Barroco corresponderam, na forma literária, ao uso exagerado de paradoxos e inversões sintáticas.

c) A poesia barroca foi a confirmação, no plano estético, dos preceitos renascentistas de harmonia e equilíbrio, vigentes na Europa no século XVI, que chegaram ao Brasil no século XVII, adaptados, então, à realidade nacional.

d) Um dos temas principais do Barroco é a efemeridade da vida, questão que foi tratada no dilema de viver o momento presente e, ao mesmo tempo, preocupar-se com a vida eterna.

e) A escultura barroca teve no Brasil o nome de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que, no século XVII, elaborou uma arte de tema religioso com traços nacionais e populares, numa mescla representativa do Barroco.

13. (E. A.LAVRAS) A opção que não apresenta características do Barroco é:

a) sentimento trágico da existência, desengano, desespero;

b) gosto pela grandiosidade, pela pompa, pela exuberância e pelo luxo;

c) gosto de cenas e descrições horripilantes, monstruosas, cruéis; arte da morte e dos túmulos;

d) tentativa de conciliar polos opostos: o ideal cristão medieval e os valores pagãos do renascimento;

e) a natureza é a fonte perene de alegria, de beleza e de perfeição; retorno aos modelos greco-latinos.

14. (CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:

a) preferência pelos aspectos científicos da vida.

b) tentativa de reunir, num todo, realidades contraditórias.

c) angústia diante da transitoriedade da vida.

d) preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.

e) intenção de exprimir intensamente o sentido da existência, expressa no abuso da hipérbole.

15. (UEL-PR) Assinale a alternativa em que se considera a produção literária no Brasil do século XVI.

a) Uma literatura religiosa de cunho estritamente indianista.

b) Uma literatura brasileira, feita segundo padrões do classicismo português.

c) Uma importante produção de poesia lírica e épica, a partir de temas brasileiros.

d) Uma literatura de viagem de grande valor estético e cultural.

e) Uma literatura religiosa e informativa de fraco valor estético.

16. (UFRS) Considere as afirmações abaixo:

I. Barroco literário, no Brasil, correspondeu a um período em que o incremento da atividade mineradora proporcionou o desenvolvimento urbano e o surgimento de uma incipiente classe média formada por funcionários, comerciantes e profissionais liberais.

II. Uma das feições da poesia barroca era o chamado conceptismo – exploração de conceitos e ideias abstratas através de evoluções engenhosas do pensamento.

III. A ornamentação da linguagem, que caracterizou o Barroco brasileiro, pode ser identificada pelo uso repetido de jogos de palavras, pela construção frasal e pelo emprego da antítese.

Quais estão corretas?

a) Apenas I

b) Apenas II

c) Apenas III

d) Apenas II e III

e) I, II e III

17. (CEFET-MG) Das alternativas abaixo, apenas uma não apresenta características da obra do poeta barroco Gregório de Matos. Assinale-a:

a) Sentido vivo de pecado aliado à busca do perdão e da pureza espiritual.

b) Poesia com força crítica poderosa, pessoal e social, chegando à irreverência e à obscenidade.

c) Destaca a beleza física da amada e a sua transitoriedade.

d) Realça a beleza da flora, fauna e da paisagem brasileiras, em manifestação nativista.

e) Tentativa de conciliar elementos contraditórios, busca da unidade sob a diversidade.


18. (FATEC) Quando jovem, Antônio Vieira acreditava nas palavras, especialmente nas que eram ditas com fé. No entanto, todas as palavras que ele dissera, nos púlpitos, na salas de aula, nas reuniões, nas catequeses, nos corredores, nos ouvidos dos reis, clérigos, inquisidores, duques, marqueses, ouvidores, governadores, ministros, presidentes, rainhas, príncipes, indígenas, desses milhões de palavras ditas com esforço de pensamento, poucas - ou nenhuma delas - havia surtido efeito. O mundo continuava exatamente o de sempre. O homem, igual a si mesmo. Ana Miranda, BOCA DO INFERNO

Essa passagem do texto faz referência a um traço da linguagem barroca presente na obra de Vieira; trata-se do:

a) gongorismo, caracterizado pelo jogo de ideias.

b) cultismo, caracterizado pela exploração da sonoridade das palavras.

c) cultismo, caracterizado pelo conflito entre fé e razão.

d) conceptismo, caracterizado pelo vocabulário preciosista e pela exploração de aliterações.

e) conceptismo, caracterizado pela exploração das relações lógicas, da argumentação.

19. (MACKENZIE) Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Na obra de José de Anchieta, encontram-se poesias seguindo a tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista.

b) A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, daí ser predominantemente descritiva.

c) A literatura seiscentista reflete um dualismo: o ser humano dividido entre a matéria e o espírito, o pecado e o perdão.

d) O Barroco apresenta estados de alma expressos através de antíteses, paradoxos, interrogações.

e) O Conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o Cultismo é marcado pelo jogo de ideias, seguindo um raciocínio lógico, racionalista.

20. (FUVEST) Os sonetos de Bocage que transpõem poeticamente a experiência do autor na região colonial de Goa apresentam alguns traços semelhantes aos dos poemas em que, anteriormente, Gregório de Matos enfocara a sociedade colonial da Bahia. Sob esse aspecto, são traços comuns a ambos os poetas:

a) presunção de superioridade, crítica da vaidade, preconceito de cor.

b) sensualismo, crítica da presunção, elogio da mestiçagem.

c) presunção de superioridade, elogio da nobreza local, sátira da mestiçagem.

d) sensualismo, crítica da nobreza antiga, preconceito de cor.

e) estilo tropical, crítica da vaidade, elogio da mestiçagem.


21. (UNIV. CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo: A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ________.

a) simples; a antítese; parnasiana.

b) rebuscada; a antítese; barroca.

c) objetiva; a metáfora; simbolista.

d) subjetiva; o verso livre; romântica.

e) detalhada; o subjetivismo; simbolista.

22. Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:

a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.

b) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina.

c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista.

d) A arte barroca é vinculada à Contrarreforma.

e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.

23. (FEI)

Em tristes sombras morre a formosura,

em contínuas tristezas a alegria

Nos versos citados acima, Gregório de Matos empregou uma figura de linguagem que consiste em aproximar termos de significados opostos, como “tristezas” e “alegria”. O nome desta figura de linguagem é:

a) metáfora

b) aliteração

c) eufemismo

d) antítese

e) sinédoque


24. (SANTA CASA) A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que:

a) descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião;

b) desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza;

c) se deixa subjugar pelo desânimo e pela apatia dos céticos;

d) se revolta contra os insondáveis desígnios de Deus;

e) quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura.

25. (MACKENZIE) Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Em seus sermões, de estilo conceptista, o Padre Antônio Vieira segue os moldes da parenética medieval.

b) Caracteriza o Barroco a tentativa de unir os valores medievais aos renascentistas.

c) O poema épico Prosopopeia foi escrito em versos decassílabos e oitava-rima e é considerado o marco inicial do Barroco no Brasil.

d) Apesar de conhecido como poeta satírico, Gregório de Matos também escreveu poesia lírica e religiosa.

e) O cultismo caracteriza-se como uma sequência de raciocínios lógicos, usando uma retórica aprimorada, que despreza a linguagem rebuscada.

GABARITO

Como bom barroco e oportunista que era

Como bom barroco e oportunista que era