Como beber e não ficar com sono

Um novo estudo, publicado no periódico científico British Medical Journal, mostrou como cada escolha entre as bebidas alcoólicas pode afetar as emoções e o comportamento das pessoas.

Segundo os cientistas, o vinho e a cerveja são as bebidas que mais causam sensação de relaxamentosono – e até mesmo cansaço, em alguns casos. Já se a intenção é sentir-se mais confiante e enérgico, os destilados são as melhores pedidas. No entanto, eles também podem deixá-lo mais propenso à tristeza e à agressividade.

  • Álcool: até o consumo moderado aumenta o risco de câncer

Reações positivas e negativas

Cerca de 30.000 pessoas, entre 18 e 34 anos, de diversos países responderam a um questionário anônimo, Global Drug Survey, sobre hábitos de consumo de álcool e outras drogas. Depois de analisarem como os participantes reagem a cada bebida, os cientistas descobriram que 53% s sentem relaxados ao beber vinho tinto e 33%, vinho branco. Essa sensação também é notada quando bebem cerveja, com cerca de 50% dos participantes.

Já cerca de 60% dos participantes dizem sentir mais confiança e energia, e 42% sentem-se mais atraentes, com os destilados – como cachaça, vodca, gim, tequila, uísque e rum. Por outro lado, essas bebidas também provocam reações negativas. Cerca de 30% ficam mais agressivos e inquietos, e 22% ficam mais tristes. Mas isso não se restringe aos destilados: os vinhos também foram associados à fadiga e ao cansaço por 60% dos participantes.

Diferentes hábitos

As reações podem se tornar mais ou menos intensas de acordo com o padrão de consumo, idade, sexo, status socioeconômico e escolaridade. Os participantes que apresentaram um consumo mais intenso do álcool reportaram mais reações, tanto positivas quanto negativas. Todas as emoções foram sentidas na mesma proporção por participantes de ambos os sexos – com exceção da agressividade, que foi mais percebida entre os homens.

Além disso, os efeitos de relaxamento e cansaço foram mais percebidos quando as bebidas eram consumidas em casa, enquanto maior confiança e agressividade quando bebiam em um bar, por exemplo.

Ainda não se sabe por que cada bebida promove um efeito diferente, mas os pesquisadores acreditam que isso pode estar relacionado ao fato de que elas têm ingredientes, porcentagens alcoólicas e doses (como e onde são tipicamente consumidas) diferentes. Outra hipótese é a de que as pessoas escolhem a bebida já pensando no efeito que ela vai causar – tendo como base aspectos sociais e culturais de cada tipo de álcool, assim como as propagandas.

Às vezes, dormir bem pode ser um pouco difícil depois de tomar umas. Aumente suas chances de acordar com a sensação de ter descansado e bem energizado com alguns passos antes de virar as garrafas. Faça uma refeição equilibrada para ajudar o seu organismo a processar todo o álcool que logo entrará no seu corpo e beba bastante água entre cada bebida. Quando chegar em casa, deixe o quarto o mais escuro e silencioso possível para poder dormir em paz e sem interrupção alguma. O mais importante é não se esquecer de deitar de lado caso se sinta mal no meio da noite.

  1. 1

    Tome ibuprofeno quando chegar em casa para evitar dor de cabeça. Tome a menor dosagem recomendada com um copão d’água. Um analgésico de prevenção reduzirá a probabilidade de acordar com aquela dor de cabeça chata da ressaca.[1] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Analgésico algum o salvará de uma dor de cabeça de ressaca se você bebeu ao ponto de apagar. A melhor opção sempre é não exagerar.
    • Não misture ibuprofeno com álcool se for alérgico ou se já tiver tido alguma reação adversa ao medicamento em condições normais.

    Aviso: Evite analgésicos de paracetamol a qualquer custo, como o Tylenol. Esse tipo de medicamento pode ser prejudicial ao fígado quando combinado com álcool.[2] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  2. 2

    Faça um lanchinho para acelerar a absorção do álcool. Coma algo doce, como um pedaço de fruta, uma barra de granola ou biscoitos de pasta de amendoim. Um lanchinho rápido antes de dormir pode acabar salvando a noite, principalmente se não tiver comido muito antes de começar a beber.[3] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Maçã, banana e outras frutinhas rápidas são o lanche perfeito antes de cair no sono para manter os níveis de açúcar sanguíneo saudáveis sem ficar cheio demais.
    • Evite comida muito açucarada, gordurosa ou processada. Esse tipo de alimento pode desidratá-lo ou pode não cair muito bem no estômago enquanto você tenta dormir.[4] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  3. 3

    Beba mais água para ficar completamente hidratado. Depois de fazer um lanchinho nutritivo e tomar ibuprofeno, encha um copo grande com água e tome tudo. Beba até a última gota e repita o quanto for necessário até matar aquela sede pós-farra.[5] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • É bem provável que você já tenha urinado uma ou mais vezes antes de dormir. Beber água restaurará os fluidos vitais e evitará a desidratação.

  4. 4

    Deixe água ao lado da casa caso precise. Assim, você terá fácil acesso se acordar com sede no meio da noite. Lembre-se de que manter-se hidratado é uma das partes mais importantes da recuperação de uma noite de bebedeira. Isso também vale para a hora de dormir, principalmente se for passar algumas horas sem dar uns golinhos.

    • Coloque água em um frasco ou em uma garrafa para não derramar tudo no meio da noite, caso esbarre no copo no escuro.

  5. 5

    Esvazie a bexiga antes de deitar. Não se esqueça de usar o banheiro uma última vez antes de ir para a cama, mesmo se achar que não precisa. Você provavelmente precisará logo em breve, por isso, é mais fácil reduzir o número de idas desnecessárias que terá que dar depois.[6] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte

    • O ideal é ficar perto do banheiro. Talvez você precise ir pelo menos uma vez no meio da noite.
    • Não fique com vergonha se tiver um acidente na casa. Isso não significa que não seja adulto, apenas que seu corpo tem dificuldade de controlar a bexiga quando você está bêbado.

  1. 1

    Deixe sua casa em uma temperatura entre 16 e 20 ºC. Tomar uma quantidade excessiva de álcool aumenta o fluxo sanguíneo, o que pode deixá-lo com calor e muito desconfortável. Reduzindo um pouco a temperatura, você ficará fresquinho e confortável quando sua temperatura corporal estiver mais elevada do que o normal.[7] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Já é desconfortável tentar dormir e permanecer dormindo quando se está com calor. Tudo piora depois de beber bastante.[8] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
    • Leve um cobertor extra para a cama para não congelar quando seu corpo começar a voltar à temperatura normal.

  2. 2

    Feche as cortinas para deixar o quarto o mais escuro possível. Você fica muito mais sensível à luz quando está intoxicado. Até mesmo uma luzinha lá longe pode parecer muito forte quando está diretamente no seu rosto. Se não tiver cortinas no quarto, feche a persiana para reduzir o excesso de luz que vem lá de fora.[9] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Se tiver problema com alguma outra luz, uma máscara nos olhos acabará com esse problema de uma vez por todas!
    • Feche as cortinas ou deixe a máscara na sua cama antes de sair. Você pode não se lembrar de fazer isso depois, quando estiver cansado e meio desorientado.

  3. 3

    Silencie o celular e outras possíveis distrações. Coloque o celular no silencioso, desligue a TV e remova qualquer dispositivo que possa tocar de repente quando estiver dormindo. Da mesma forma que a luz, o barulho também tende a ficar muito mais intenso quando se está bêbado, e qualquer bipezinho pode ser suficiente para acordá-lo do seu precioso descanso.[10] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Dê uma olhada de novo se silenciou todos os eletrônicos possíveis antes de deitar. Ninguém merece ter que levantar de novo depois de já estar quentinho e confortável na cama.
    • Tenha cuidado para não cometer o erro de desativar o alarme, a menos que não tenha nada para fazer na manhã seguinte (nesse caso, será maravilhoso poder dormir até tarde).

  4. 4

    Peça para um amigo ficar na sua casa. É sempre uma boa ideia ter alguém por perto se tiver bebido um pouco mais do que deveria. Apenas dormir pode ser um conselho comum, mas pode até ser perigoso dormir se tiver consumido uma quantidade perigosa.[11] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Se algum dos seus amigos ainda estiver sóbrio, veja se ele gostaria de dormir na sua casa ou deixá-lo dormir na dele.[12] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    Dica: Verifique se seu amigo sabe que deve ligar para os serviços de emergência se você perder a consciência (ao invés de ficar apenas acordando e caindo no sono), começar a vomitar incontroladamene ou tiver convulsões ou outros sintomas perigosos.

  5. 5

    Deite-se de lado, caso se sinta mal. Essa é a única posição segura para dormir enquanto se está ativamente bêbado. Ao deitar-se na cama ou no sofá, coloque um travesseiro atrás de você para evitar rolar o corpo acidentalmente e deitar de costas. Esforce-se para ficar parado e descansar em paz até a manhã chegar.[13] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Deitar com o rosto para cima ou para baixo o coloca em risco de se engasgar com o próprio vômito, caso isso aconteça enquanto dorme. Por mais nojento que pareça, não é nada engraçado.

  1. 1

    Durma bem várias noites antes de beber. Se sabe que sairá com alguém ou que vai a uma festa no final de semana, tente dormir pelo menos sete a oito horas por noite antes de sair. Assim, apenas uma noite de farra não afetará tanto seus padrões de sono.[14] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Se já estiver cansado e não tiver dormido bem quando começar a beber, com certeza se sentirá pior depois de beber ainda mais.
    • É importante não se colocar em uma posição em que seja forçado a sacrificar uma noite de sono mais de uma vez por semana.

  2. 2

    Faça uma refeição equilibrada para não beber com o estômago vazio. Escolha alimentos ricos em proteína, carboidrato e gordura, como carne e outros alimentos fartos. Começar com um pouco de comida no estômago evitará que você alcance seu limite depressa demais e facilitará para o seu corpo absorver e processar todo o álcool que estiver chegando.[15] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Um punhado de pretzels no bar não é suficiente, mas um hambúrguer bem gorduroso ou uma quesadilla de frango ajudam a reduzir os danos que você fizer a si mesmo durante a noitada.[16] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
    • Se não tiver a oportunidade de sentar e fazer uma refeição completa, faça lanchinhos densos em nutrientes, como nozes, queijo e frutas para manter os níveis de açúcar elevados no sangue.

  3. 3

    Equilibre a bebedeira com água para se manter hidratado. Para cada coquetel ou dose que tomar, beba pelo menos um copo de água de 240ml para equilibrar os níveis de fluido. O álcool é um diurético, ou seja, quanto mais você bebe, mais precisará urinar. Reabastecer a água nas células constantemente evitará a desidratação.[17] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Leve uma garrafa de água com você para não precisar do garçom ou do bartender o tempo todo.
    • A desidratação é a maior culpada pela tontura e dor que surgem com a ressaca.[18] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    Dica: Água pura é o seu melhor amigo quando se trata de manter-se hidratado, não bebidas açucaradas, como refrigerante ou sugo, que ainda precisam de água para ser digeridos.

  4. 4

    Evite bebidas misturadas que contêm cafeína. Beba coquetéis que não incluam cola, café ou bebidas energéticas. É bem óbvio — como a cafeína é um estimulante, é uma das piores coisas que você pode colocar no corpo se planeja dormir bem depois. Vodca e Red Bull podem até formar uma mistura deliciosa, mas cafeína e sono não caem bem juntos.[19] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Outras bebidas com cafeína que você deve evitar incluem rum com Coca-Cola, Long Island, cafés irlandeses, etc.[20] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
    • Se tiver que colocar um pouco de refrigerante na bebida, escolha um sem cafeína, como Sprite.

  • Se for sair para beber, não se esqueça de arranjar uma carona de volta para casa. Existem várias opções, como Uber, táxi ou outros aplicativos de carona.
  • Tomar um multivitamínico (ou suplementos como tiamina, ácido fólico e magnésio) depois de uma noite de bebedeira pode evitar ou aliviar os efeitos da ressaca.[21] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
  • A melhor forma de evitar que o álcool atrapalhe a sua noite de sono é, claro, beber com moderação.

  • Evite cair no sono em lugares perigosos ou onde é ilegal. Ninguém dorme bem em uma cela de cadeia.
  • Nunca tome remédios para tentar dormir logo quando estiver bêbado. Quando combinados com álcool, que é um depressivo, eles podem interferir no seu ciclo normal de sono ou até mesmo na sua capacidade de respirar.

Este artigo foi coescrito por Alex Dimitriu, MD. Alex Dimitriu é Proprietário da Menlo Park Psychiatry and Sleep Medicine, uma clínica em San Francisco Bay Area. É especialista em psiquiatria e terapia do sono e transformacional. Formou-se em Medicina pela Stony Brook University em 2005 e graduou-se na Stanford University School of Medicine's Sleep Medicine Residency Program em 2010. Profissionalmente, Alex possui certificação dupla em psiquiatria e medicina do sono. Este artigo foi visualizado 27 629 vezes.

Categorias: Sono

Esta página foi acessada 27 629 vezes.