A linha do Equador divide a Terra em Quais hemisférios

A Linha do Equador é uma linha imaginária em torno do meio do planeta, ou de outro corpo celeste. Ela fica na metade do caminho entre o polo sul e o polo norte, a 0 grau de latitude. Assim, a Linha do Equador divide o planeta nos hemisférios norte e sul.

A Terra é mais “larga” na Linha do Equador; sua distância de circunferência, nessa região, é de 40.075 km.

O diâmetro também é maior, criando um fenômeno chamado “protuberância equatorial”. O diâmetro de um círculo é medido através de uma linha reta que passa pelo centro do círculo e possui seus pontos finais nas bordas do círculo. É possível, para os cientistas, calcular o diâmetro de diferentes latitudes, como a da Linha do Equador e do Círculo Polar Ártico.

O diâmetro da Terra na Linha do Equador é de cerca de 12.756 km. Nos polos, o diâmetro é em torno de 12.714 km. A protuberância equatorial da Terra é de cerca de 43 km.

A protuberância equatorial faz com que pessoas no nível do mar que estejam próximas aos polos fiquem mais próximas ao centro da Terra do que pessoas no nível do mar que estejam próximas ao equador. A protuberância equatorial afeta o oceano, também — os níveis do mar são um pouco mais altos nas regiões equatoriais do que próximos aos polos.

A linha do Equador divide a Terra em Quais hemisférios
A floresta amazônica se localiza próxima à Linha do Equador, e tem um clima quente e úmido, assim como grande biodiversidade. Imagem: Pexels

A protuberância equatorial é criada pela rotação terrestre. A medida que a latitude cresce em tamanho, um ponto específico precisa se mover mais rápido para completar um círculo (revolução) na mesma quantidade de tempo.

A velocidade rotacional, ou de giro, no Círculo Ártico é mais lenta do que o giro no Trópico de Câncer, porque a circunferência do Círculo Ártico é muito menor, e um ponto específico não precisa se mover tão longe para completar uma revolução.

O giro no Trópico de Câncer é muito menor que o da Linha do Equador. Próximo aos polos, a velocidade rotacional terrestre é quase 0. Na Linha do Equador, o giro tem de cerca de 1.670 km/h.

A atração gravitacional da Terra é um pouco mais fraca na região do equador, devido à protuberância equatorial. Isso torna essa área um local ideal para o lançamento de espaçonaves. Muita energia é necessária para se enviar um satélite ou foguete ao espaço, mas essa energia é reduzida em áreas de menor gravidade.

Bem como, também se reduz quando o giro terrestre já está dando um empurrão de 1.670 km/h ao satélite.

O clima na Linha do Equador

Duas vezes por ano, durante os equinócios de primavera e outono, o Sol passa diretamente acima da Linha do Equador. E mesmo durante o resto do ano, as regiões equatoriais possuem um clima quente, com pouca variação sazonal.

Por isso, muitas culturas equatoriais reconhecem apenas duas estações – úmida e seca. A úmida frequentemente dura a maior parte do ano. Essa estação chuvosa e quente cria as florestas tropicais. Algumas das maiores florestas tropicais do mundo se encontram nessas regiões, como a floresta amazônica, a floresta do Congo e a floresta tropical no sudeste asiático, indo da Índia ao Vietnã.

A linha do Equador divide a Terra em Quais hemisférios
A cordilheira dos Andes também se localiza numa região equatorial, mas tem um clima mais ameno e seco. Imagem: Pexels

Um clima úmido significa que as regiões equatoriais não são tão quentes assim, ainda que estejam mais próximas ao Sol.

Todavia, nem todas as regiões equatoriais são quentes e úmidas. O Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, fica a apenas 330 km da Linha do Equador, mas sua altitude cria um clima com tempo seco e frio, e até geleiras alpinas.

Muitas espécies vegetais e animais se proliferam nos climas equatoriais. A floresta amazônica e a do Congo, por exemplo, são extremamente ricas em biodiversidade. Um único hectare de floresta tropical no Brasil pode conter 750 espécies de árvores e duas vezes esse número de insetos.

A savana equatorial do Quênia contém mamíferos como leões, guepardos e elefantes. Enquanto isso, nos Andes, há as famosas espécies de camelídeos, como lhamas, alpacas, vicunhas e guanacos.

« Retorne para a Enciclopédia

A linha do Equador divide a Terra em Quais hemisférios
 Nota: Se procura pela canção de Djavan, veja Linha do Equador (canção).

Equador é a linha imaginária ao redor do meio de um planeta ou outro corpo celeste. Está a meio caminho entre o Pólo Norte e o Pólo Sul, a 0 graus de latitude. Um equador divide o planeta em hemisfério norte e hemisfério sul. A Terra é mais larga no seu equador, com uma circunferência de 40 075 quilômetros. Seu diâmetro equatorial, de cerca de 12 756 quilômetros, também é mais largo ali, criando fenômeno chamado de protuberância equatorial.

A linha do Equador divide a Terra em Quais hemisférios

Planisfério com a linha do Equador a vermelho

A linha do Equador divide a Terra em Quais hemisférios

Monumento que assinala a posição do equador no ilhéu das Rolas, São Tomé e Príncipe

A linha do Equador divide a Terra em Quais hemisférios

Linha do Equador, em Macapá, Amapá

O empuxo gravitacional da Terra é ligeiramente mais fraco no equador devido a sua protuberância equatorial. Por sua atração gravitacional ser levemente mais fraca, o equador é ideal para lançamentos espaciais, pois os mesmos consomem menos energia ao serem lançados em baixa gravidade. Duas vezes ao ano, nos equinócios da primavera e do outono, o sol passa diretamente sobre o equador. Mesmo no resto do ano, as regiões equatoriais geralmente experimentam um clima quente e úmido com pouca variação sazonal. A estação úmida ou chuvosa geralmente dura a maior parte do ano. A longa e quente estação chuvosa cria florestas tropicais. Seu clima úmido faz com que as regiões equatoriais não sejam as mais quentes do mundo, e há também algumas regiões, como o monte Quilimanjaro na Tanzânia e os Andes na América do Sul, que não são quentes e úmidas.[1]

O nome é derivado da palavra latina medieval aequator, na frase circulus aequator diei et noctis, que significa 'círculo que equaliza dia e noite', da palavra latina aequare que significa igual.[2]

A linha do equador cruza os oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, bem como 14 Estados de África, Ásia e América do Sul (de oeste para leste, a partir do meridiano de Greenwich):

Longitude País, território ou mar Notas
Oceano Atlântico Golfo da Guiné
7° E   São Tomé e Príncipe Ilhéu das Rolas
8° E Oceano Atlântico Golfo da Guiné
10° E   Gabão
15° E   República do Congo
20° E   República Democrática do Congo
30° E   Uganda
33° E Lago Vitória
35º E 40°   Quênia
41° E   Somália
43° E 50° E 60° E 70° E Oceano Índico
73° E   Maldivas Passa entre o Atol Gaafu Dhaalu e Atol Gnaviyani
80° E 90° E Oceano Índico
100° E   Indonésia Passa nas Ilhas Batu, Samatra e Ilhas Lingga
105° E Oceano Índico Estreito de Karimata
110° E   Indonésia Bornéu
118° E Oceano Índico Estreito de Macáçar
120° E   Indonésia Celebes
121° Oceano Índico Golfo de Tomini
125° E Oceano Índico Mar das Molucas
127° E   Indonésia Ilhas Kayoa e Halmahera
128° E Oceano Pacífico Mar de Halmahera
130° E   Indonésia Ilha Gebe
140° E 150° E 160° Oceano Pacífico
173° W   Kiribati Passa entre os atóis Aranuka e Nonouti, não cortando nenhuma ilha
180° Oceano Pacífico
176° W   Ilhas Menores Distantes dos Estados Unidos Ilha Baker — passa em águas territoriais
Também passa na ZEE que cerca a ilha Howland e a ilha Jarvis, mas não em águas territoriais
170° W 160° W 150° W 140° W 130° W 120° W 110° W 100° W Oceano Pacífico
90° W   Equador Ilha Isabela, nas Ilhas Galápagos
88° W Oceano Pacífico
80° W   Equador O nome oficial do país é "República do Equador"
70°02' W   Colômbia Em zona da selva amazónica
70°02' W a 49°21' W   Brasil Do ponto mais ocidental do município de São Gabriel da Cachoeira até a margem mais oriental da Ilha Mexiana, no município de Chaves, passando pelos estados do Amazonas, Roraima, Amapá e Pará, cortando a cidade de Macapá.
49°21' W

40° W 30° W 20° W 10° W

Oceano Atlântico

 

Linha do Equador, em Rorainópolis, Roraima

  • Círculo Polar Antártico
  • Círculo Polar Ártico
  • Linhas geográficas imaginárias
  • Meridiano de Greenwich
  • Trópico de Câncer
  • Trópico de Capricórnio
  • Zona de convergência intertropical
  • Rito de passagem da linha do Equador

  1. National Geographic 2019.
  2. Oxford 2019.

  • «Equator». National Geographic. 2019 
  • «Definition of equator». Oxford Dictionaries. 2019 

 

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Linha do equador

Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Linha_do_equador&oldid=63226163"