A importância do.do conhecimento popular


A importância do.do conhecimento popular

No conhecimento popular, também chamado de senso comum ou experiência cotidiana, as ideias não têm referencias que as comprovem e possuem uma forte inclinação para erros, é acrítico, superficial, sensitivo, assistemático, e está ligado a preconceitos e a tradições conservadoras; enquanto que o conhecimento científico visa estudar e esclarecer os fatos ocorridos no universo. Este é obtido de modo racional e conduzido por meio de procedimentos científicos, é real, contingente, sistemático, verificável, falível e aproximadamente exato. Mas existem semelhanças entre esses dois tipos de conhecimento, e por esse motivo se faz necessário estabelecer uma relação, por exemplo, a forma ou o modo como é narrado o fenômeno, os métodos e os instrumentos para explicá-lo.

O conhecimento popular possui uma objetividade limitada, pois é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, e é daí que vem sua importância, pois a ciência sempre se desenvolveu a partir do conhecimento popular quando este desperta suposições, dúvidas, indagações, merecendo portanto, credibilidade, de modo que pode servir de base para a construção do conhecimento cientifico. O conhecimento popular é àquele que é passado de geração a geração, e que também contribui para a compreensão da realidade, ás vezes não é comprovado cientificamente, mas outras, a ciência comprova e entende a sua concepção coerente, a sua existência, a sua eficácia ou não para a humanidade. 


Page 2

Início Ferramentas Curiosidades Reciclarte Parceiros

JÚNIOR, Francisco Araújo Dos Santos. O conhecimento popular como contribuinte para a ciência. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21493>. Acesso em: 24/04/2022 04:45

Os autores que escrevem a respeito desse tema enfatizam a valorização que os educadores devem atribuir às formas originais do saber de que os grupos populares são portadores.

Segundo eles, não se trata de ignorar nem de desprezar os conhecimentos científicos que vem sendo criados e sistematizados ao longo da história, mas sim reconhecer que as camadas populares desenvolvem coletivamente as suas próprias teorias, as suas próprias formas de apreender e explicar as coisas da vida social e de se posicionar frente a elas.

O conhecimento popular não é simplesmente o senso comum que precisa da ciência para ultrapassar a influência da educação tradicional.

Troca

Do ponto de vista da pedagogia do educador Paulo Freire não se trata disso. O importante é que todas as teorias – das camadas populares e as científicas – devem ser permanentemente criticadas e questionadas em confronto com a prática.

Vinculando-se à prática dos alunos, numa atitude de estudo e aprendizado, o educador recria a teoria a partir da prática, redimensionando seus conceitos a partir das exigências do trabalho, questionando suas análises a partir da realidade concreta em que vivem os trabalhadores e o real estágio de sua consciência de classe.

Enfim, o educador passa a acreditar que o próprio povo é capaz de, à sua maneira, elaborar a teoria que nasce da prática e, assim, traçar o rumo de sua ação.

Departamento de Formação

Neste texto farei uma exposição sobre o conhecimento, focalizando o conhecimento científico e o conhecimento popular, suas diferenças, semelhanças e a importância de se obter o conhecimento cientifico.

O conhecimento é algo que todos necessitam, é fundamental na vida do homem, pois torna a vida mais aceitável e efetiva.

O conhecimento só se torna possível por meio da interação com a realidade.
O conhecimento cientifico tem como objeto estudar e esclarecer os fatos ocorridos no universo.

Adquirir o conhecimento é fundamental para que o individuo não seja oprimido, pois da mesma forma que o conhecimento liberta ele também oprime.

A ciência é um conjunto de conhecimentos sobre fatos e aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser recolhidos de modo programado, sistemático e ponderado, para então ser submetido a avaliação e verificação de sua validade. A ciência ocupa-se dos fenômenos que ocorrem na natureza, dos objetos ideais e dos acontecimentos culturais.

Então, é fundamental conhecer a ciência, pois assim ela nos ajudará a entender com clareza os acontecimentos do universo, que muitas vezes são de difícil compreensão. Sem a ciência o homem não teria consciência de si e dos múltiplos acontecimentos a sua volta. No entanto, à medida que o individuo obtém conhecimento, ele se liberta da ignorância, e vai se tornando o “senhor da situação”.

No entanto, o conhecimento não é privilégio de alguns, mas de todo ser humano. Pois o homem é o único ser com a capacidade de pensar. Somos seres pensantes.
Diferentemente da ciência, o conhecimento popular é intuitivo, espontâneo, com forte inclinação para erros, pois não é estudado, analisado e comprovado, por exemplo: quando olhamos para o céu e afirmamos que irá chover, não se teve estudo algum em relação a esta afirmação, mas se sabe que provavelmente choverá, pelo simples fato de o céu estar coberto de nuvens.

A ciência tem uma explicação para este fenômeno. Para isso, primeiramente o fenômeno foi estudado, as informações foram recolhidas para serem analisadas e depois confirmadas.

O mesmo não acontece com o conhecimento popular. As informações que são transmitidas não tem embasamento teórico. Mas existe algo de semelhante entre os dois tipos de conhecimentos, a forma em que é narrado o fenômeno, muitas vezes é o mesmo. O fenômeno do céu nublado, por exemplo, o cientista tem todo um estudo comprovado que após ficar nublado provavelmente choverá. No conhecimento popular não se tem comprovação de que choverá, mas geralmente chove após o céu ficar nublado, então isto se torna uma verdade popular, que será passado para outras gerações.    

Outro exemplo que pode ser citado é o fato de uma pessoa chamar a outra de “histérica”, pelo simples fato de está gritando com alguém. Este é um termo próprio da psicologia científica. Não houve uma preocupação em definir a palavra usada, e nem por isso deixou de ser entendida pelo outro. Podemos até está próximo da ciência, na maioria das vezes nem o sabemos. 

O conhecimento popular possui uma objetividade limitada, pois é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, e é daí que vem sua importância, pois a ciência sempre se desenvolveu a partir do conhecimento popular quando este desperta suposições, dúvidas, indagações, merecendo portanto, credibilidade, de modo que ...

Conhecimento Popular É valorativo, pois seu peso e importância varia conforma as emoções envolvidas. É reflexivo, porém de modo limitado, pois se fundamentam no senso comum. É assistemático, não obedecendo qualquer metodologia. É verificável pois tem ligação empírica com os eventos do cotidiano.

O que significa conhecimento valorativo?

É um conhecimento factual e está baseado em experiências comprovadas. Por isso, também é falível e aproximadamente exato, pois novas ideias podem modificar teorias antes aceitas. Também é verificável, pois surge através de resultados científicos.

O que significa a palavra valorativo?

Significado de Valorativo adjetivo Originado por uma atribuição de valores; que provém de valoração, da determinação do valor (preço, opinião, importância, serventia) de algo: emissão de opiniões valorativas.

O que é um conhecimento assistemático?

adjetivo Que não possui nem segue sistema; sem organização, programação, estruturação, método; desorganizado. Que não pertence a um sistema; que não segue normas, regras; caótico. Etimologia (origem da palavra assistemático). As + sistemático.

Qual é a importância dos demais tipos de conhecimento?

Resposta. O conhecimento sensorial é fundamental para cada ser humano, o conhecimento filosófico é importante para ter a visão crítica e racional dos seres humanos e a sociedade que os cerca, o conhecimento mítico é importante para explicar fenômenos, assim como o científico.

Que tipo de conhecimento e informações estão no seu dia a dia?

Podemos citar, o conhecimento Filosófico que busca interrogar e compreender a essência das coisas, não se baseando na religião para chegar em uma resposta. O Conhecimento Científico: O conhecimento científico é objetivo quando desenvolvido seguindo o método corretamente, e, imparcial pois é passivo de controvérsias.

O que é o conhecimento do mundo?

Os seres humanos desenvolvem-se e aprendem em interação com o mundo que os rodeia. ... Encara-se a Área do Conhecimento do Mundo como uma sensibilização às diversas ciências naturais e sociais abordadas de modo articulado, mobilizando aprendizagens de todas as outras áreas.

Quais são as fontes do conhecimento humano?

Nossas fontes de conhecimento são várias: temos nossos sentidos, o raciocínio lógico, os testemunhos e o insight racional. Essas são apenas algumas fontes de conhecimento. Os nosso sentidos funcionam como interpretadores da realidade e mostram o mundo real, caracterizando a mais primitiva forma de obter conhecimento.

O que é conhecimento sensorial ou empírico Cite um exemplo?

esse tipo de conhecimento e de origem ao senso comum ou seja e de domínio do povo, transmitido pelas pessoas baseando-se em experiencias sem comprovação das afirmações. Exemplo: receita de comidas passadas de geração em geração; lendas e medicina popular.

O que é conhecimento lógico ou intelectual Cite um exemplo?

LOGICO= ter certeza absoluta e comprovada que é conhecido na pratica; INTELECTUAL= pode ser apenas um conceito com aparencias de exatidão, uma tese, que na pratica? pode não ser e ter o resultado o que aparenta, ao tentar concluir.

O que significa Empirico exemplos?

substantivo masculino [Pejorativo] Pessoa que faz alarde acerca de seus atributos ou dos conhecimentos que não possui, mas necessita; charlatão; curandeiro. Etimologia (origem da palavra empírico). A palavra empírico deriva do grego "empeirikós", significando experimental; pelo latim "empiricu-", médico empírico.

O que são métodos empíricos?

Métodos empíricos são observações práticas de analise, testes e comprovações. ... Hoje esse conhecimento empírico tornou-se método científico.

O que quer dizer a palavra empiricamente?

Significado de Empiricamente advérbio De modo empírico, que se fundamenta na experiência prática, opondo-se à teórica: é preciso que seus argumentos sejam empiricamente comprovados. Etimologia (origem da palavra empiricamente). Empírico + mente.

O que é uma pesquisa teórico empírica?

Em outros casos a pesquisa teórica é apresentada de forma independente da aplicação prática. Já a pesquisa empírica, também conhecida como pesquisa de campo, pressupõe a comprovação prática através de diversos métodos sejam de observação ou experimentação em determinado contexto com o objetivo de colher dados em campo.