Rotina de estudos para quem estuda de manhã

“Como faço para ajustar meu horário de sono e estudar pela manhã?” 

Foto: reprodução
 

Acabaram as férias, o carnaval passou e até que enfim começou o ano sem nenhum empecilho. Sabe qual é a dificuldade do momento? Acordar cedo. 

Durante alguns meses, nós acostumamos o nosso reloginho biológico a funcionar de uma maneira e agora precisamos dele a todo vapor, disciplinado e disposto. O resultado disso é a necessidade de reunir esforços para colocá-lo em ordem novamente. 

Existem alguns pontos-chaves para isso: planejamento, organização e administrar melhor o tempo. Falando assim, parece que vai ser muito difícil, né? Mas fique tranquilo que, à medida em que você vai se acostumando, esse processo torna-se automático e natural. 

Se você quer acordar mais cedo para estudar e ficar ainda mais focado, confira as nossas 10 dicas. Elas são simples, mas acredite, podem fazer toda a diferença: 

1. Planeje as atividades do seu dia na noite anterior

A primeira dica para você acordar cedo e estudar é parar um minutinho na noite anterior e se planejar para o dia que virá. Pense nas tarefas que vai realizar e separe tempo suficiente para conseguir completá-las com tranquilidade – esse é o momento de contar, inclusive, com os imprevistos. 

Se você já sabe o que vai fazer e que horas vai fazer, fica mais fácil seguir apenas para a ação. Vamos dizer que você mandou uma mensagem para o seu cérebro “preciso acordar às 7 horas por tais motivos”, ele vai entender o que está por trás daquele planejamento e acaba convencido que precisa acordar às 7h para que tudo dê certo. 

Não é apenas um capricho, entende? Existe um porquê atrás disso tudo. 
 

2. Entenda seu corpo e leve isso em consideração no seu planejamento

Se o seu cérebro precisa te entender, você também precisa entender o seu corpo. O ideal é que você não caia na tentação da soneca e fique postergando o seu despertar. Porém, se você sabe que isso é inevitável, lide com a realidade de planeje-se já com os cinco minutinhos a mais, ok?  Acordar com a sensação que está tudo certo dá uma paz inexplicável e ajuda muito no desenvolvimento e rendimento do aluno. Então, não comece o dia atropelado e desesperado, pois isso trará prejuízo aos seus estudos. 

3. Fuja das correrias

Sim, nós já falamos um pouquinho disso na dica anterior, mas é preciso destacar essa informação. Uma pessoa desesperada não tem o mesmo discernimento e capacidade de raciocínio lógico que uma pessoa em paz. 

Isso não tem nada a ver se ela é inteligente ou não. Quando estamos afetados emocionalmente, nós ficamos “cegos” para algumas coisas, desatentos e acabamos não pensando tão estrategicamente. 

Portanto, faça tudo com calma. 
 

4. Durma a quantidade de horas necessárias

“De novo você vai me falar isso?”, sim!

Durma bem todas as noites. A maioria das pessoas ficam descansadas após dormir por 8 horas seguidas. Existem alguns alunos que conseguem dormir apenas 6 horas. 

De qualquer forma, não estamos aqui para te dizer o quanto você deve dormir, mas seja honesto com você mesmo, ok? Se você demora mais tempo para descansar por completo, respeite seu corpo. Faça isso porque seu rendimento será muito (mas muito) melhor. 
 

5. Se possível, no escuro total 

O escuro e o silêncio são alguns fatores que melhoram muita a qualidade do seu sono. Você já reparou que tem dias que descansa mais e dias que não descansa tanto dormindo a mesma quantidade de horas? Isso acontece porque a profundidade do sono e o relaxamento não são os mesmos. 

Procure identificar qual é a melhor forma para você. A nossa dica é optar por ambientes escuros com pouco barulho. 
 

6. Cuidado com televisão e celular na hora de dormir

Tudo o que emite luz e vai diretamente para o seu rosto, pode te acordar, sabia?! Por isso que temos tanta dificuldade de dormir e ficamos mais tempo do que gostaríamos no WhatsApp, por exemplo. 

Nossa sugestão é você deitar e procurar uma atividade que não emita luz no seu rosto – como ler um livro, por exemplo. 
 

7. Evite bebidas estimulantes durante a noite

Energéticos, cafés, Coca-cola e tudo aquilo que te faz acordar não é recomendado ao estudante. Você não quer ficar com insônia, não é mesmo? Tenha cuidado com a alimentação e tranquilize a sua mente na hora que for descansar. 

8. Tome um café da manhã reforçado para dar energia 

Muito precisa ser feito na hora de dormir para ajustar o horário de sono, mas existem algumas atitudes que devem ser tomadas depois de acordar para funcionar melhor pela manhã. 

Coma muito bem no café da manhã. Não tome apenas um leite ou um café preto que o seu cérebro não entenderá que você está repondo as energias, pronto para estudar muito.

Mastigue bastante, coma com calma e reforce no café da manhã para contar com bastante concentração na hora dos estudos. 

9. Ao acordar, separe um tempo para você

Se você já tomou seu café da manhã e já está praticamente pronto para começar a sua jornada, se dê uns 15 minutos para respirar tranquilo, consultar as redes sociais e ler as notícias do dia. 

Isso evita que você fique com aquela ansiedade e sensação de não saber o que está acontecendo. O resultado disso? Um estudo muito mais otimizado e recompensador. 

10. Gaste sua energia com atividades que você gosta

A vida de um vestibulando já é estressante e acordar cedo pode deixar ela um pouquinho mais chata. Para não ser levado na onda da negatividade, não esqueça dos seus momentos de lazer e descontração. 

Se você tem horário para acordar, seja justo com você mesmo e tenha horário para desestressar. Que tal uma atividade física que gaste muita energia e pode te fazer dormir melhor? 
 

Em virtude da Pandemia do COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus), a Universidade paralisou suas aulas por tempo indeterminado. Sabemos que a paralisação é necessária pelo bem e saúde de todos, porém é muito importante (ajuda até mesmo a nossa saúde mental) manter uma rotina saudável de estudos.

 Nesse momento devemos nos cuidar, priorizar a nossa saúde e também a dos nossos familiares e entes queridos!! Mas podemos fazer isso encontrando maneiras de se adaptar à nova realidade e continuar estudando mesmo dentro de casa.

 Pensando nisso, resolvemos te ajudar nesse período disponibilizando algumas dicas (reunidas de artigos na internet):

1. Siga uma Rotina.

Tente seguir uma rotina o mais próximo possível da que você teria se fosse para a faculdade: não dormir até muito tarde, vestir-se adequadamente (isso é, não fique de pijama o dia todo! Quanto mais a gente fica de pijama parece que mais preguiça acumulamos e mais a nossa cama nos “chama” para um cochilo!), tomar o café da manhã em horário mais próximo ao normal e focar nas atividades que você determinar para fazer.

2. Faça uma lista/um roteiro das atividades que quer desenvolver no dia.

Liste tudo!! Desde passar um tempo com o filho até limpar a casa, lavar a louça, tudo! Mas claro, deixe algumas horas para fazer essa atividade produtiva para a sua mente e que vai te manter com “o cérebro em forma”. O curso de Matemática da UNIPAMPA – Campus Itaqui em breve disponibilizará aos seus alunos algumas atividades que podem incluir nessa lista. Outras opções são videoaulas, cursos online gratuitos (muitos tem certificação e podem ser contabilizados como horas de atividades complementares, necessárias para a formatura), leitura de livros (em virtude da quarentena algumas empresas como a Amazon disponibilizaram vários e-books para serem baixados gratuitamente e podem ser lidos pelo celular utilizando o aplicativo Amazon Kindle) dentre outras alternativas.

3. Defina, se possível, um local de estudos.

Sabemos que muitos não dispõem de um cômodo específico para estudar em sua casa e não tem problema! Pode ser em qualquer lugar desde que evite as distrações. Se for estudar no quarto, o ideal é que não seja na cama se não, em alguns minutos, estará tirando um cochilo. Se for estudar na cozinha é importante estabelecer foco para que não queira preparar um lanche ou uma bebida o tempo todo. Se for estudar na sala, não ligue a TV! Enfim, defina o melhor lugar e procure estar focado nessas horas que você vai determinar para realizar essas atividades acadêmicas e não perder o seu ritmo.

4. Você não precisa estudar sozinho o tempo todo. Chame seus colegas (em uma chama de vídeo, devido a quarentena)!

Depois que você gastou um tempo lendo ou pensando em uma determinada atividade você pode (e é recomendado que faça!) interagir com seu(s) colega(s) a respeito de como ele está se organizando, as percepções dele sobre a mesma atividade, as dificuldades em focar e estabelecer a rotina, enfim, compartilhar. Se nós dividirmos com os colegas o que temos (e o que não temos) conseguido fazer podemos ajudá-los ou mesmo ser ajudado com dicas e maneiras diferentes de fazer a mesma coisa.

5. Use a tecnologia a seu favor

É muito importante utilizar bem dos recursos como celular e internet para que sejam (nessas horas determinadas pelo menos) fontes de tirar dúvidas e pesquisas para agregar conhecimento. É muito comum que o celular ou a internet nos tire o foco e a atenção daquilo que estamos fazendo. Quem nunca parou só para ver um “meme”?? Então, pode fazer isso nas demais horas do dia. Porém, evite utilizar o celular para esses fins na(s) hora(s) que tiver determinado para essas atividades de estudo.

6. Você pode utilizar como recurso (aos fins de semana, por exemplo) estudar por meio de filmes, documentários, músicas e podcasts.

Como já foi dito, além de termos uma rotina diferente fisicamente, a pandemia também pode causar alterações emocionais nas pessoas. Por isso é importante, de vez em quando, estudar aliado a fazer algo que te distrai e entretém como, por exemplo, ver um filme (ou documentário). Existem várias sugestões interessantes na internet e disponíveis em canais de streaming ou mesmo no Youtube.

Textos que inspiraram a elaboração dessas dicas:

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/coronavirus-7-dicas-para-estudar-em-casa-e-nao-perder-o-ritmo/

http://www.catolicasc.org.br/joinville/2020/03/24/dicas-para-estudar-na-quarentena/

https://sae.digital/estudar-em-casa/

https://blog.imaginie.com.br/como-estudar-na-quarentena-do-coronavirus/

https://gshow.globo.com/programas/e-de-casa/noticia/coronavirus-veja-dicas-de-organizacao-para-estudar-durante-a-quarentena.ghtml

https://www.ufrgs.br/pordentrodaufrgs/2020/03/31/dicas-de-estudos-em-tempo-de-quarentena/