Quem faz nunca vai querer quem compra não quer usar quem o vê não o deseja por mais lindo que seja

Quem faz nunca vai querer quem compra não quer usar quem o vê não o deseja por mais lindo que seja

7

Quem faz nunca vai querer quem compra não quer usar quem o vê não o deseja por mais lindo que seja

Vou dar uma pequena charada pra vocês verem como é trabalhar com o Nygma...

Like 7

Quem faz nunca vai querer quem compra não quer usar quem o vê não o deseja por mais lindo que seja

Into Gotham [PT- BR - USA ]? Join the community.

Get Amino

Quem faz nunca vai querer quem compra não quer usar quem o vê não o deseja por mais lindo que seja

Into Gotham [PT- BR - USA ]? Join the community.

Get App

Quem faz nunca vai querer quem compra não quer usar quem o vê não o deseja por mais lindo que seja

More featured posts

10/16/16

Quem faz nunca vai querer quem compra não quer usar quem o vê não o deseja por mais lindo que seja

Longe de ser apenas brincadeiras com palavras, todas as adivinhas costumam também ser metáforas. Ou seja, dizem uma coisa mas, ao mesmo tempo, querem dizer outra. Por exemplo, quando ouvimos: “A moça é uma flor” sabemos que o tal moça não tem folhas nem pétalas nem raízes mas sim que é bela, cheirosa e delicada. É uma moça e, também, é uma flor. Isso é uma metáfora.

Em geral, as adivinhas funcionam da mesma maneira. Se alguém pergunta: “o que é que cai de pé e corre deitada?” já sabemos que o sujeito está falando da chuva. Se pergunta: “o que é que quanto mais se perde, mais se tem” sabemos que está falando do sono.

A adivinha, portanto, pode ser considerada uma espécie de introdução à linguagem poética, mas mais que isso.

Nas sociedades antigas, druidas e sacerdotes eram admirados justamente porque

sabiam decifrar enigmas. E, para esses povos, os enigmas traziam sempre um conhecimento sagrado sobre a existência e o mundo.

Vejam as perguntas feitas pelo imperador Frederico II (1194-1250) a MiguelEscoto, o astrólogo da corte: “Sobre que se assenta a terra? Quantos céus existem? Como é que Deus se senta em seu trono? Por que a água do mar é salgada? Quais são as causas das exalações e erupções vulcânicas? Como se explica que as almas dos mortos não desejem regressar à terra?”

Eram perguntas cabeludas e muito perigosas.

Perigosas porque se o adivinho conseguisse responder era louvado e considerado

um grande sábio. Em compensação, se falhasse, era condenado à morte e ia para o beleléu.

Segundo os pesquisadores do assunto, com o desenvolvimento da civilização, o enigma ganhou dois sentidos diferentes: de um lado virou questão de filosofia. De outro virou simples divertimento.

Tudo isso, leitor, para dizer que as adivinhas, herdeiras de antigos enigmas, também costumam ter esse duplo caráter: são filosofia sobre a existência e o mundo e são brincadeiras. Ao mesmo tempo!

Basta a gente examinar as adivinhas populares para encontrar, muitas vezes, pequenas especulações que nos fazem meditar, compreender ou atentar melhor, sempre afetiva e intuitivamente, para inúmeros assuntos da vida e da natureza:

Campo grande Gado miúdo Moça formosa

Pai Carrancudo

Gosta de adivinhações inteligentes? Curte desafiar seu cérebro? Então experimente ler as 42 melhores charadas inteligentes. Algumas são curtas, outras bem difíceis - e outras super difíceis!

1. Dois homens no deserto

Dois homens estão no deserto. Ambos estão com uma mochila nas costas. A mochila de um está aberta e vazia. A mochila do outro está fechada e guarda alguma coisa. Um dos homens está morto. O que há dentro da mochila fechada?

Resposta: um paraquedas.

2. Data de nascimento

Dois bebês nascem exatamente no mesmo momento. Porém, por alguma razão, a data de nascimento deles não é igual. Como isso é possível?

Resposta: os bebês nasceram em países com fuso-horários diferentes. Quando eles nasceram, a data nos dois países não era a mesma.

3. O que é, o que é?

Nasce preto, vive verde e morre vermelho.

Resposta: o carvão.

4. O que é, o que é?

Na cidade é uma profissão, na estrada é um perigo e na mata é um inseto.

Resposta: barbeiro.

5. O testamento

Um velho morre, deixando dois filhos. No testamento está escrito o seguinte: “Ficará com toda a herança o filho que provar que possui o cavalo mais lento. Para isso, deve ser disputada uma corrida”. Antes de competir, os dois irmãos procuraram um sábio que lhes dá um conselho. Quando é dada a largada, em vez de segurarem seus cavalos, os irmãos partem a toda velocidade e direção à linha de chegada. Qual foi o conselho do sábio?

Resposta: troquem de cavalos. Assim, o vencedor da corrida poderá provar que o cavalo que ele “possui” (que foi usado pelo irmão) é o mais lento.

6. As portas do labirinto

Finalmente você encontrou a saída de um labirinto. Mas o corredor onde você está termina em três portas. A primeira porta leva para o inferno. A segunda, para um assassino cruel e sanguinário. A terceira, para um leão que come há seis meses. Qual das três portas você deve escolher?

Resposta: a que leva para o leão, já que após seis meses com certeza ele já estará morto.

7. O que é, o que é?

É visto no meio de março e abril, mas não pode ser visto nem no início nem no final de cada mês.

Resposta: a letra "r".

8. O que é, o que é?

A pergunta que jamais poderá ser respondida com um “sim”.

Resposta: “Você já dormiu?”.

9. O que é, o que é?

É tão frágil que, só de mencioná-lo, ele se quebra.

Resposta: o silêncio.

10. O que é, o que é?

É mais leve que uma pluma, mas nem o homem mais forte do mundo pode segurá-la por mais de um minuto.

Resposta: a respiração.

11. O que Elizabeth está bebendo?

Meire, Helen e Estevão estão bebendo café. Roberta, Karen e Denílson estão bebendo refrigerante. Usando a lógica, Elizabeth está bebendo café ou refrigerante?

Resposta: café. Repare que a letra E aparece duas vezes no nome Elizabeth, assim como nos nomes das três pessoas que estão bebendo café.

12. O que é, o que é?

No começo estou seco. No final estou molhado. Entro leve, mas saio pesado. O que eu sou?

Resposta: o saquinho de chá.

13. O que é, o que é?

Quem o inventou não o quer. Quem comprou não precisa disso. Quem precisa não sabe disso. O que é isso?

Resposta: caixão.

14. O que é, o que é?

Perde a cabeça pela manhã, mas a recupera à noite.

Resposta: o travesseiro.

15. O que é, o que é?

Você pode me quebrar, mas não pode me tocar ou pegar. Quem eu sou?

Resposta: a promessa.

16. O desafio

Um fazendeiro desafiou um engenheiro, um físico e um matemático a cercar a maior área possível usando a menor quantidade de cerca. O engenheiro fez um círculo imenso, envolvendo seis continentes e boa parte dos oceanos. Após esse trabalhão, teve a certeza de que tinha vencido. O físico fez uma longa cerca em linha reta, dividindo a Terra em duas metades. Então ele disse que sua solução era a melhor. O matemático riu dos outros e elaborou um projeto que venceu com folga seus adversários.

O que ele fez?

Resposta: o matemático fez uma cerca em torno de si mesmo e declarou que estava do lado de fora.

17. Sete irmãs saem de férias

Sete irmãs foram passar férias numa cabana e, assim que chegaram, cada uma delas decidiu começar a fazer algo. A primeira começou a ler um romance, a segunda começou a fritar panquecas, a terceira a jogar xadrez, a quarta a fazer palavras cruzadas, a quinto a lavar a roupa, a sexto começou a regar as plantas.
O que a sétima irmã fez?

Resposta: a sétima irmã jogou xadrez com a terceira.

18. A herança

Um jovem herdou duas fábricas onde eram produzidos sapatos femininos muito bonitos. Tudo ia bem até que o jovem percebeu que alguns de seus funcionários estavam roubando os sapatos para presentear suas esposas e namoradas. E não havia como pegar todo mundo!
Que decisão o jovem tomou para diminuir o número de sapatos roubados?

Resposta: ordenou que numa das fábricas só fossem fabricados os pés direitos e na outra os pés esquerdos.

19. O gato, o rato e o queijo

Quando está chovendo, o gato está na sala ou no porão. Quando o gato está na sala, o rato está na toca e o queijo na geladeira. Se o queijo está na mesa e o gato está no porão, o rato está na sala. Agora está chovendo e o queijo está na mesa.

Onde estão o gato e o rato?

Resposta: o gato está no porão e o rato está na sala.

20. Aula de anatomia

Durante uma aula de anatomia, um professor deu um fêmur a uma aluna e perguntou: – Quantos fêmures você tem? – Sete. – Errado! Você tem apenas dois fêmures, como todos os seres humanos.

Mas, apesar da explicação do professor, era a aluna quem estava certa. Como isso é possível?

Resposta: a aluna estava grávida de gêmeos. Portanto, havia quatro fêmures dentro de seu útero (dois de cada bebê). Além disso, havia os seus dois fêmures e o fêmur que ela estava segurando.

Passa por cidades, montanhas e vales, mas nunca se move.

Resposta: a estrada.

22. Os interruptores

Você acaba de se mudar e ainda não sabe quais interruptores correspondem a cada uma das três lâmpadas que ficam no quintal. Para piorar, os interruptores ficam na sala, de onde é impossível ver o que se passa no quintal. Na sala, há três interruptores na posição “desligado”, e cada um deles corresponde a uma das três lâmpadas. Você pode mexer em qualquer um dos interruptores, mas só pode ir ao quintal uma vez para verificar qual lâmpada acendeu.

Como é possível saber qual o interruptor certo para cada uma das lâmpadas?

Resposta: acione qualquer um dos três interruptores e espere cinco minutos. Depois disso, acione outro interruptor e vá ao quintal. Quando você chegar lá, verá uma lâmpada acesa: ela foi acesa pelo último interruptor que você acionou.
Haverá outras duas lâmpadas desligadas. Porém, uma delas estará quente, já que ficou acesa durante cinco minutos. O interruptor dessa lâmpada é o primeiro que você acionou. A lâmpada fria é acesa pelo interruptor que não foi acionado.

23. A queda

Um menino caiu de uma escada de seis metros e não se machucou. Por que não?

Resposta: porque ele caiu do primeiro degrau.

24. A travessia

Um homem está numa margem do rio e seu cachorro está na outra. Ele chama seu cachorro, que consegue atravessar rio sem molhar e sem usar um barco ou uma ponte. Como isso foi possível?

Resposta: o lago estava congelado.

25. O hoje e o ontem

Qual o único lugar do mundo onde hoje vem antes do ontem?

Resposta: o dicionário.

26. O que é, o que é?

Eu sou mais leve do que aquilo de que sou feito e a maior parte de mim está oculta. Quem eu sou?

Resposta: iceberg.

Quais são os dois números inteiros positivos que, quando multiplicados, dão um número de um dígito, mas se somados dão um número de dois dígitos?

Resposta: 1 e 9.

28. Adivinhação matemática 2

Quando questionada sobre a idade dela, Maria respondeu: "Daqui dois anos, terei o dobro da idade de cinco anos atrás." Qual a idade de Maria?

Resposta: 12.

Veja mais adivinhações matemáticas: As melhores charadas matemáticas com respostas que desafiam o cérebro

29. O que é, o que é?

Ocorre uma vez a cada minuto, duas vezes a cada momento, mas jamais a cada quinhentos anos.

Resposta: a letra "m".

30. Pescaria

Dois pais e dois filhos saíram para pescar. No final do dia, eles haviam pescado três peixes. Um dos pais disse: "Isso é o suficiente. Temos um peixe para cada um de nós". Como isso é possível?

Resposta: era um pai, um filho e um filho do filho (portanto, neto do primeiro pai). Isso dá dois pais e dois filhos, o que é igual a três pessoas.

31. O que é, o que é?

Tem cidades, mas não tem casas. Tem montanhas, mas não tem árvores. Tem água, mas não tem peixe.

Resposta: o mapa.

32. O que é, o que é?

Você me tem hoje e amanhã você me terá ainda mais. Conforme o tempo passa, eu não sou nada fácil de guardar. Não ocupo nenhum espaço, mas estou sempre num único lugar. Eu sou o que você viu, não o que você vê.

Resposta: memória.

33. Cena do crime

Um homem foi encontrado morto dentro de uma cabana. Na sua mão direita, é encontrada uma arma. Na sua mão esquerda, um gravador. Na gravação, o homem fala da vida horrível que levava e do modo como quis dar um fim nela. A gravação acaba com um barulho de tiro. A polícia está prestes a concluir o caso como suicídio até que você, um dos investigadores, chama a atenção para uma prova que põe em dúvida a tese de que o homem se matou. Qual é essa prova?

Resposta: se a gravação termina com um tiro, como o homem teria sido capaz de desligar o gravador depois disso?

34. O que é, o que é?

Quando você me vira de lado, sou tudo. Quando me corta ao meio, não sou nada.

Resposta: o número 8.

35. O que é, o que é?

Se você me tem, você quer me compartilhar. Se você me compartilhar, você não me tem mais. Quem eu sou?

Resposta: o segredo.

36. O que é, o que é?

Pertence a você mas é usado pelas outras pessoas.

Resposta: seu nome.

37. Um ovo e duas ampulhetas

Você quer ferver um ovo por exatamente 15 minutos e, para medir o tempo, dispõe de duas ampulhetas diferentes. A primeira ampulheta mede 7 minutos e a segunda mede 11. O que fazer?

Resposta: quando o ovo começar a ferver, vire as duas ampulhetas ao mesmo tempo. Após 7 minutos, a primeira se esgotará. Quando isso acontecer, vire-a de novo. Quatro minutos depois, é a ampulheta de 11 que se esgotará. Nesse momento, vire a ampulheta de 7 minutos de novo. (Repare que, antes de virá-la, faltavam 3 minutos para esta ampulheta se esgotar). Agora, com essa nova virada, esta ampulheta se esgotará em 4 minutos, o tempo exato para medir os 15 de cozimento.

38. O que é, o que é?

Está sempre a sua frente mas você jamais poderá vê-lo.

Resposta: o futuro.

39. O que é, o que é?

Quanto mais seca, mais molhada fica.

Resposta: a toalha.

40. A ponte

Um grupo de 4 amigos, após um dia inteiro de caminhada, pega a trilha de volta para casa. Escurece, e por isso eles têm de ligar a única lanterna que eles têm. A certa altura da trilha, eles chegam a uma pequena ponte de madeira que passa sobre um rio. A ponte é muito velha. Há inclusive uma placa alertando que ela só suporta o peso de 2 pessoas de cada vez. Além disso, não é possível atravessá-la em segurança sem a lanterna.

Artur é capaz de atravessar a ponte em 1 minuto. Bianca em 2 minutos. Carol em 5. E o pequeno Dudu em 8. Sempre que duas pessoas atravessam a ponte juntas, elas só podem se mover no ritmo da pessoa mais lenta. O que é preciso fazer para todo o grupo passar para o outro lado do rio em 15 minutos?

Resposta: Artur e Bianca atravessam a ponte juntos, o que leva 2 minutos. Feito isso, Artur retorna com a lanterna, o que leva mais 1 minuto. Carol e Dudu atravessam juntos: 8 minutos. Bianca volta com a lanterna: mais 2 minutos. Por fim, Artur e Bianca cruzam novamente a ponte, o que leva mais 2 minutos. Total: 15 minutos.

41. Quem eu sou?

As pessoas me amam ou odeiam. Eu mudo a aparência e os pensamentos das pessoas. Se uma pessoa tomar cuidado, vou subir ainda mais. Vou enganar algumas pessoas. Outras me acham um verdadeiro mistério. Algumas pessoas podem querer tentar me esconder, mas vou me mostrar. Não importa o quanto as pessoas tentem, eu nunca vou me deixar derrubar. O que eu sou?

Resposta: a idade.

42. A história do chá envenenado

Duas garotas jantam juntas. Ambas pedem chá gelado. Uma delas está com tanta sede que bebe cinco copos de chá no tempo em que a outra bebe apenas um. A que bebe apenas um copo morre. A outra sobrevive. As bebidas estavam envenenadas. Como é possível que a garota que bebeu mais chá tenha sobrevivido e a outra não?

Resposta: o veneno estava no gelo. Portanto, a menina que bebeu o chá muito lentamente deu tempo para o gelo derreter, liberando todo o veneno na bebida.

Gostou desse conteúdo? Então experimente ler estes também: