Quando um homem se apaixonar quais os sinais

Diferente das mulheres, muitos homens não costumam demonstrar afeto com facilidade, mas há certas atitudes e gestos que podem revelar o que ele está sentindo de verdade. Veja alguns desses sinais

Quando um homem se apaixonar quais os sinais
Fique atenta aos sinais e descubra se ele está apaixonado. © iStockphoto.com

1. Ele telefona só para saber como você está

É difícil saber o que os homens pensam, mas alguns sinais não mentem. Primeiramente um homem apaixonado gosta de saber o que a amada faz, com quem e como ela está. Então, ele telefona sem motivos, e em qualquer momento, simplesmente pelo prazer de escutá-la.

2. Ele cancela um compromisso quando você não está bem

Um homem apaixonado prioriza a mulher amada. Quando você está triste ou doente, ele deixa de lado amigos, trabalho e futebol para ficar ao seu lado e cobri-la de cuidados.

3. Ele inclui você nos planos dele

Um homem apaixonado combina de ir ao cinema com a amada para assistir a um filme que só estreará em três semanas e a convida, por exemplo, para uma viagem a dois nas próximas férias.

4. Ele acha que você está sempre linda

Um homem apaixonado não se importa se a mulher não é "perfeita". Ele não dá a mínima para os cabelos despenteados de manhã ou o suor depois do esporte, nem para os quilinhos a mais ou pernas sem depilação. Ele gosta de você como você é.

5. Ele se interessa pelo que você faz

Um homem apaixonado pergunta sobre seu dia de trabalho e sempre sabe como as coisas estão indo. Ele a ouve e apoia, seja nos bons ou maus momentos.

6. Ele dá espaço para você

Um homem apaixonado libera espaço no guarda-roupas e no banheiro para para todos os milhares de pertences da amada. E ele até gosta de ver suas coisas junto com as dele.

7. Ele sabe do que você gosta

Um homem apaixonado sabe qual é o cantor preferido da amada e a comida ao qual ela é alérgica. 

8. Ele pede a sua opinião

Um homem apaixonado pede conselhos à mulher amada, seja para escolher uma camisa ou resolver questões particulares. E ele escuta o que você tem a dizer.

LEIA TAMBÉM

As 7 fases do relacionamento amoroso

5 atitudes que os homens adoram nas mulheres

9. Ele atende o telefone 

Um homem apaixonado sempre responde às suas mensagens rapidamente e atende o telefone quando você liga. Ele não some, nem faz com que a amada fique preocupada.

10. Ele não desiste diante do primeiro obstáculo

Um homem apaixonado não foge depois do primeiro desacordo e da primeira briga. Mesmo que não goste de discutir relação, ele faz de tudo para resolver o problema e procurar as soluções para tornar a relação do casal mais sólida.

11. Ele apresenta você aos amigos dele

Um homem apaixonado convida a amada para sair com os amigos dele. Ele se orgulha dela e também pretende apresentá-la para os pais dele.

12. Ele aceita sua personalidade

Um homem apaixonado aceita a personalidade e as mudanças de humor da amada. Ele até confessa que, sem isso, ela não teria o mesmo charme.

Você desconfia, mas precisa ter certeza de que aquele gato que anda 'te cercando' está mesmo na sua. Mas como identificar quando um homem está apaixonado? Em primeiro lugar é preciso ficar atenta aos sinais, pois alguns comportamentos masculinos podem denunciar uma paixão. A lista abaixo contém 10 desses 'sintomas', bem comuns quando os homens apaixonados. Se o seu pretendente não estiver em compasso com pelo menos metade deles, é provável que ele esteja interessado apenas em uma relação mais superficial. e não queira um compromisso sério.

Continua depois da publicidade

Pensamento constante

Continua depois da publicidade

Um dos primeiros sintomas que surgem em um apaixonado é quando ele pensa insistentemente na sua amada. Seja no colégio, faculdade, estágio… Toda hora vem à cabeça aquela silhueta encantadora de mulher e ele 'se pega' olhando para o nada, abstraído do mundo ao seu redor...

Uma música, um cheiro

Todo homem apaixonado tem uma música que o faz pensar na sua garota. Essa música passa a ser a mais especial existente no momento. É maravilhosa a sensação de ouvi-la e angustiante quando ela está ausente.

Continua depois da publicidade

Ao escutá-la, o humor varia instantaneamente e ocorre a potencialização dos sentimentos. O mesmo acontece com aquele cheiro típico que marca a presença da mulher. Ele pode não estar pensando em você e, do nada, vem aquele cheiro... Daí, pensar na amada é uma sequência quase natural.

Presença arrebatadora

Imagine a seguinte situação: o rapaz está numa festa com muitos amigos, boa comida e bebida, papo alto astral e a energia rolando solta. De repente, como vento de tempestade, você chega e abala a estrutura do moço. É fácil perceber: o foco naquilo que ele considerava bom se perde rápido, rápido. As outras pessoas passam a não ter mais tanta importância e aquela bebida gelada e comida gostosa já não têm mais valor. O papo? Só se for com você!

Chegou perto e tremeu

Uma coisa é admirá-la de longe, a outra é quando você chega perto. Descobrir os apaixonados mais articulados é mais difícil, pois eles sabem conduzir a situação. Ainda assim, não se engane: ele está apenas controlado. Repare no nível da conversa: coisas corriqueiras ou que ele diria para qualquer outra mulher, pule fora. Mas, se o papo for todo estruturado, com inteligência e pinceladas de humor, bingo! Ele está apaixonado.

Agora, descobrir o apaixonado tímido é batata. É uma situação charmosa e engraçada, pois ele tem um mundo de coisas a dizer e nada consegue sair de acordo com o normal. Ele fala enrolado, mete os pés pelas mãos, fica vermelho e sem jeito... Precisa dizer mais? O cara está, literalmente, perdido por você!

A negação

Eu, apaixonado por você? Não. Eu, louco de amores pela minha melhor amiga? Não. Eu, afim daquela que já é comprometida? Não, não e não. Mas, sim, ele está apaixonado e não adianta negar. É fato que muitas situações podem inviabilizar as coisas: ou é a amizade, ou você não corresponde de imediato ou você já está comprometida. Não adianta, ele sofre por você. Pese as decisões e seja feliz na escolha.

Ah, o amor...

Quando ele já está mais íntimo de você, seja num abraço ou mesmo em um beijo, a sensação é a melhor do mundo. Perceba arrepios que ele tem por estar perto de você e a ansiedade em contar as coisas ou falar por falar. A harmonia é perfeita. Há encaixe no abraço e ele não tem vontade de te soltar. Qualquer toque vale mais do que qualquer massagem. Enfim, tudo fica, maravilhosamente, azul!

Onde tudo é mais bonito...

Suas qualidades são as melhores que ele já viu em alguém. Seus defeitos são um charme, que só o traz, com mais vontade, para perto de você. Mesmo aborrecendo o rapaz, ele não consegue se defender e nem imagina começar uma briga Para ele, você é incomparável e insubstituível.

Quando o ciúme chega

É a hora da morte se, de repente, ele percebe que sua amada está interessada na companhia de outro rapaz. Dá vontade matar o camarada que está na disputa. Preste atenção ao comportamento dele quando você está com seus amigos, ou mesmo o paquera, e não titubeie: se o outro perder o norte instantaneamente é porque ele está perdidamente apaixonado.

A arma de ataque

Ele pode ficar com outras meninas, até mais bonitas e inteligentes, mas não adianta. Se a paixão for por você, saiba que isso é puro charme. Ele está com a outra, mas na verdade quer atrair a sua atenção. Caso não esteja interessada, saia da moita logo ou acabe de uma vez com o sofrimento do rapaz!

Profetizando...

Se em uma das conversas ele soltar que você é a pessoa com quem ele se imagina no futuro, é sinal de paixão sem causa. Para ele, só você é capaz de fazer parte de sua vida amorosa. Simplificando: ele já vê você como a mãe dos filhos dele. Se a coisa estiver nesse ponto, a 'paixonite' é irreversível! (Fonte: Black Angel)

Quando um homem se apaixonar quais os sinais

Como todo mundo sabe, o amor é um sentimento universal e ao mesmo tempo bastante pessoal pois cada pessoa experiencia o sentimento de uma maneira distinta, No entanto, ele sempre caminha para uma mesma finalidade, como no caso do amor romântico que é estar com a pessoa amada e compartilhar novas experiências com ela.

Se você está se perguntando como age um homem apaixonado, certamente você sente vontade de estar perto desse homem tão especial na sua vida mas têm dúvidas se ele sente o mesmo por você. Nesse artigo de Psicologia-Online, além de te explicar como age um homem apaixonado, vamos explicar também o que acontece quimicamente no cérebro quando se está apaixonado, assim, você saberá se isso está acontecendo com você e com ele.

Como mencionado anteriormente, quando se está apaixonado, acontecem certas mudanças importante no cérebro das quais você não é consciente. O primeiro ponto trata-se da mudança química cerebral e por isso, os níveis de certos neurotransmissores como por exemplo, serotonina, oxitocina, dopamina, adrenalina entre outros, se alteram.

As mudanças nos níveis desses neurotransmissores explicam porque as pessoas deixam de ver os defeitos da pessoa amada e se centra única e exclusivamente nas virtudes, inclusive, muitas vezes olham de forma exagerada para essas virtudes. Isso também explica porque as atenções estão totalmente centradas nessa pessoa e de um momento para outro você se da conta de que passa o dia inteiro pensando nela, a ponto de parecer obsessivo. Quando você vê a pessoa amada, o seu cérebro se inunda de dopamina, fazendo com que você sinta um incrível prazer e bem estar emocional combinado com um pouco de euforia, é por isso que existe um deseja de um novo encontro já que, essa sensação se torna viciante pelo bem estar que produz. Saiba mais sobre a relação entre os neurotransmissores e as emoções nesse artigo de Psicologia-Online.

Sintomas de paixão segundo a psicologia

Um aspecto importante de mencionar é que o sistema de recompensa se encontra no sistema límbico (responsável por gerar emoções) se ativa, isso faz com que as pessoas foquem seus objetivos em estar com o amado e em planificar o próximo encontro. Quando se está apaixonado dizem que se "perde o juízo" e é uma grande verdade, já que, devido as mudanças dos níveis de oxitocina, há uma inibição da função crítica da razão e isso faz com que não consiga perceber a pessoa amada por completo, você vê apenas o que acredita que ela é.

Dizem que o amor, ou melhor, a paixão, é como uma droga, já que produz os mesmos efeitos e também é viciante a nível do prazer que provoca. Lembre-se sempre que a paixão tem data de validade, por isso, é necessário saber se vale a pena ou não dar um passo para o amor mais profundo.

Quando um homem se apaixonar quais os sinais

Depois de saber tudo o que acontece no cérebro de uma pessoa apaixonada, é possível ter uma melhor ideia de como age um homem apaixonado. A seguir vamos mencionar algumas características sobre as atitudes e comportamentos de um homem apaixonado.

Homem apaixonado: atitudes

  • Procura formas de voltar a te ver. Um homem apaixonado sempre estará planejando para que aconteça um próximo encontro. Seja porque diz diretamente que quer sair com você ou faz faz planos para lugares que por "casualidade" você está e nesses encontros ele procura se aproximar de você. Também é possível que vocês já tenham uma relação e ele trate de te ver ainda mais vezes pois ele adora sua companhia.
  • Faz loucuras por você. Dependendo do contexto em que estão, as "loucuras" que possa fazer para você serão mais ou menos intensas. Isso pode significar deixar de ir em uma aula para ir te encontrar, viajar para outra cidade apenas para estar um pouco com você ou inclusive, ir viver em outro país para estar ao seu lado.
  • Te admira. Fala todo o tempo maravilhas de você com os amigos, família ou também te diz diretamente tudo o que admira em você. Te considera a pessoa ideal e tem a sensação de que não poderia encontrar uma pessoa melhor para sua vida.

Alguns dos sintomas de paixão no homem mais evidentes são:

  • Está sempre procurando por você. Não deixa de te ligar, de perguntar como você está, te convida para algum lugar, sempre tenta ter a certeza de que você está gostando, se você esta doente se oferece para cuidar de você, entre outras coisas.
  • Considera a sua presença em planos futuros. Se, quando vocês estão conversando ou ele está conversando com alguém na sua presença, ele te inclui nos planos futuros, por exemplo, semana que vem vamos no cinema assistir a estreia de um filme. Isso significa que ele não tem a intenção de deixar de estar ao seu lado tão cedo.
  • Sente confiança com você. Ele já te contou situações familiares? Quando vocês conversam, você sente que ele se abre e, inclusive, desabafa com você? Esse é mais um dos sinais de uma pessoa pessoa que está apaixonada e que tem confiança com a outra.
  • Quer te apresentar para os amigos. Um homem apaixonado sente a necessidade de apresentar a pessoa amada aos amigos, para que eles possam ver com quem ele está saindo e como está feliz.
  • Sente necessidade de te agradar. Não de uma maneira forçada mas, carinhosamente se preocupa com os detalhes, está atento ao que você gosta ou não, te surpreende de vez em quando e sempre tenta chamar a sua atenção de uma maneira única.
  • Te coloca como prioridade. Quando uma pessoa está apaixonada, muitas vezes coloca a pessoa amada como sua prioridade acima de tudo e todos. Por isso, você vai notar que ele sempre vai preferir fazer alguma coisa com você do que com qualquer outra pessoa e se vocês não tem planos, vai tentar te envolver para você saia com ele.
  • Pensa em você quase todos os dias. Você consegue se dar conta disso porque ele te liga muitas vezes, pergunta como você está para as pessoas próximas a você e é muito carinhoso com você.
  • Não para de te olhar. Para ele, você é a pessoa mais bonita, pois sente uma enorme atração e isso faz, de uma maneira inconsciente, que ele não consiga parar de te olhar.

Este artigo é meramente informativo, em Psicologia-Online não temos a capacidade de fazer um diagnóstico ou indicar um tratamento. Recomendamos que você consulte um psicólogo para que ele te aconselhe sobre o seu caso em particular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como age um homem apaixonado, recomendamos que entre na nossa categoria de Sentimentos.

Bibliografia

  • Hernandez, H. G. (2012). Bioquímica del amor. Dialnet,12(57), 114–120.