Quando seu marido te comparar com alguém

Ter mais qualidade de vida é uma busca constante. Nas relações pessoais, no campo financeiro ou nos costumes diários, estamos sempre procurando algo que dê mais sentido à nossa rotina. Nessas horas, é comum observar o estilo de vida de outras pessoas, até mesmo para usá-lo como referência. Porém, a mania de comparação costuma trazer frustração.

O fato é que isso nos expõe só ao que o outro tem de melhor, enquanto conhecemos o lado difícil da nossa vida. Você se identifica com esse problema? Pois continue aqui comigo para entender o quanto o hábito de se comparar pode ser prejudicial e como se livrar dele!

O que é mania de comparação?

É a prática de evidenciar as semelhanças e diferenças entre determinados aspectos próprios e de outra pessoa, para estabelecer uma relação de igualdade ou superioridade de uma das partes. Isso acontece de diversas formas: vai desde a aparência física até as relações interpessoais.

Comparar pode até ser uma coisa boa, quando alguém admira o outro e deseja melhorar suas atitudes para parecer com ele. Mas, no geral, é uma prática arriscada, porque pode resultar em decepção, tristeza ou até arrogância, nos casos em que a pessoa se compara com o intuito de menosprezar a outra.

Por que as pessoas se comparam tanto?

É normal se identificar e se relacionar a partir da opinião do outro sobre a gente. Provavelmente, você já fez uma amizade só porque a outra pessoa tem um gosto musical semelhante ao seu — e isso é absolutamente normal. O problema é quando as comparações são negativas.

As redes sociais são um grande palco para as pessoas mostrarem seus gostos e suas rotinas, o que abre espaço para a comparação. A maioria das fotos que os seus amigos postam são de momentos incríveis: festas, viagens, passeios românticos e almoços com a família toda reunida e em harmonia. Parece que a vida deles é perfeita, não é?

É impossível olhar para aquilo durante muito tempo sem refletir o quanto a vida do outro parece melhor do que a sua: você está com insônia, com um monte de contas para pagar, sofrendo pressão no serviço, enquanto ele está aproveitando a vida.

Por que comparar é um hábito problemático?

Antes de qualquer coisa, a mania de comparação ignora a nossa individualidade: somos seres únicos, com experiências e contextos totalmente diferentes. Pode ser que um conhecido tenha um bom emprego porque tem contatos, oportunidade que faltou a você e que foge do seu controle. Ou talvez você se dê melhor com a família do que ele, e julgá-lo ignora as dificuldades que ele enfrenta.

Além disso, ao fazer comparações que nos nivelam por baixo, a gente se coloca em desvantagem de maneira injusta e exagerada. Aparecem sentimentos prejudiciais para a sua qualidade de vida, sobretudo a inferioridade porque o outro é mais feliz — em tese, já que a realidade é bem diferente do que aparece no Facebook.

Por fim, comparar faz você ignorar o valor das suas conquistas ou acentuar as virtudes da sua personalidade de modo desproporcional. Mesmo que o seu emprego não seja o melhor, ele é o que ajuda você a manter suas contas em dia. Ou, então, não é só porque conseguiu melhorar seus hábitos alimentares e perder peso que você pode ser indiferente à dificuldade dos outros em emagrecer.

Como evitar a mania de comparação?

No geral, a ideia é tentar valorizar mais o que você é, o que tem e com quem se relaciona. Claro que dizer é mais fácil do que fazer, mas eu separei algumas dicas para te ajudar. Veja quais são e comece hoje mesmo!

Saia das redes sociais

É muito importante que você tenha isto em mente: o Instagram é uma seleção de melhores momentos. Ninguém posta foto de quando está no ônibus, da família brigando por conta de política ou das parcelas atrasadas.

Portanto, se tiver dificuldades de encarar dessa forma e perceber que os aplicativos estão fazendo mal, o melhor é substituí-los por outra atividade no seu tempo livre, como ler ou meditar. Assim, você se concentra mais em si e reduz seu hábito de ficar se comparando.

Concentre-se na sua felicidade

Em vez de mostrar aos outros o quanto você está feliz, tente se concentrar em, de fato, encontrar a felicidade. Valorize um momento, um objeto ou uma conquista pelo seu significado em si, sem precisar “medir” o valor com base em outros.

O foco excessivo em terceiros impede você de reconhecer o que está próximo e acaba provocando inveja e frustração, porque você busca uma felicidade inatingível. Olhe mais para dentro de si e ao seu redor; admire e tente aprender com os acertos do outro, mas não copie. E lembre-se: riqueza não é sinônimo de felicidade.

Valorize mais as suas qualidades

É muito mais fácil falar sobre seus defeitos do que sobre suas qualidades. No entanto, esse é um costume muito prejudicial, então dê mais atenção às suas virtudes. É uma mudança profunda nos seus padrões de pensamento, e precisa de muito autoconhecimento e de exercícios constantes para acontecer.

Evite julgamentos

As diferenças precisam ser respeitadas, uma vez que é impossível saber a capacidade do outro de lidar com os problemas. Talvez tenha sido fácil para você superar o término de um relacionamento, por exemplo, mas isso não é motivo para diminuir aqueles que não conseguem. Fuja dessa armadilha.

Faça terapia

Você já entendeu que não é tão fácil mudar a mentalidade e os padrões de comportamentos resultantes. Se esse for o seu caso e você não conseguir se livrar da mania de comparação, procure ajuda de um psicólogo.

Muitas abordagens da psicologia, como a Terapia Cognitiva Comportamental, focam exatamente em como nós processamos a informação que recebemos. Nesse caso, a TCC vai ajudar você a mudar a sua cognição, para remodelar o seu comportamento de se comparar e, consequentemente, reduzir o seu sofrimento. A terapia é a saída perfeita!

Ninguém dá conta de viver no isolamento e de maneira independente. É por isso que os nossos desejos podem ter como referência a vida do outro. Ver uma pessoa feliz e realizada no Instagram nos contagia, mas também acaba sendo frustrante.

Comparar significa tirar conclusões sobre a vida do outro com base em uma representação idealizada, que não necessariamente condiz com a realidade. Logo, para fugir da mania de comparação, é imprescindível olhar mais para si e valorizar cada pequena conquista.

E aí, você é do tipo que sofre quando se compara com outras pessoas? Entre em contato conosco para que possamos te ajudar a ser uma pessoa mais positiva e capaz de reconhecer as suas qualidades!

Quando seu marido te comparar com alguém

Por alguma razão, há sempre uma competição entre a ex-namorada e a nova namorada. Infelizmente, ambos têm vários motivos para serem ciumentos. Por exemplo, o ex é ciumento porque o ex-namorado dela "se mudou" dela e começou a namorar alguém novo. E a nova namorada está com ciúmes de que havia outra pessoa em sua vida antes dela. Por sua vez, é normal que a nova namorada seja um pouco insegura no relacionamento no começo, especialmente se ela começou a namorar com ele não muito depois de ele e seu ex se separarem. Embora seja tudo mesquinho e eventualmente desapareça no tempo, pode ser extremamente difícil se o novo namorado não lidar com as coisas da maneira certa. E com isso, queremos dizer que ele continua comparando o novo com o antigo. Claro, ele pode não estar fazendo isso de propósito ou para ferir os sentimentos da nova garota, mas ele ainda faz isso. Não se preocupe, isso aconteceu com todos nós. Leia abaixo para descobrir quinze sinais que ele está comparando a sua ex-namorada.

Quando seu marido te comparar com alguém

15 ele traz-la em conversação

Quando seu marido te comparar com alguém

Cada oportunidade que ele recebe, ele traz seu ex na conversa. Mesmo que pareça que é inesperado, o nome dela ainda aparece. Por exemplo, se você estiver falando sobre Portland, Oregon, ele dirá coisas como: "Ah, sim, meu ex costumava ir muito para o trabalho". Ou, se você está falando sobre o tamanho da sua família, ele responderá com "meu ex também tinha uma família grande". Se ele está além de obcecado, ele vai mesmo trazê-la se você está falando sobre uma certa experiência que você teve. Se antigamente brigando com um amigo, ele pode falar sobre uma briga que seu ex teve com uma de suas amigas. Porque ela está sempre em sua mente e porque ele está comparando vocês dois há meses, ele nunca deixa de mencioná-la. Claro, você está ofendido, vendo que a última coisa que você quer é que sua existência seja comparada à sua existência, mas, neste ponto, ela simplesmente se tornou uma segunda natureza para ele..

14 Ele fala com seus amigos sobre ela

Quando seu marido te comparar com alguém

Você não estava tentando ser intrometido (ok, talvez você estivesse), mas de alguma forma, você se deparou com conversas entre seu namorado e um de seus amigos. Nessas conversas, ele comparou descaradamente você e seu ex. Ele disse coisas como: "Isso me deixa louco quando (insira seu nome) faz isso. É como se eu estivesse tendo um flashback do meu relacionamento com (insira o nome do ex)". Ou talvez ele só fale sobre o seu ex mais do que ele fala sobre você. Ele pode pedir a seus amigos atualizações sobre sua vida ou talvez ele fale sobre o quão difícil é não saber o que está acontecendo com ela. Dependendo se seus amigos ainda fazem parte da vida de seu ex. Em suma, ele está basicamente dizendo que está perdendo sua conexão com ela e admitindo que não está tão envolvido ou não se importa tanto com seu relacionamento com você em comparação com o relacionamento dele com ela..

13 Ele diz que você lembra a ela

Quando seu marido te comparar com alguém

Se você comprar um vestido novo e experimentá-lo para ele, ele responde com "meu ex costumava ter um vestido assim". Se você fizer um novo corte de cabelo, ele diz, "meu ex costumava usar o cabelo de maneira semelhante quando eu comecei a namorar com ela". Se você entrar em uma briga com ele e sair para conseguir algum espaço, ele diz: "meu ex costumava fazer isso o tempo todo e isso me deixava louca". Se você inventar um nome de animal de estimação para ele, ele responderá com "meu ex costumava ter um nome de animal de estimação para mim também". Em várias situações, ele, infelizmente, compara você a ela. Quer seja sobre a maneira como você olha, a maneira como você age, ou as coisas que você diz, ele conecta diretamente suas ações com as dela. Longa história curta, ele está procurando por ela em você, em vez de simplesmente levá-lo como você vem.

12 Sempre que seu nome é criado, ele age de maneira estranha

Quando seu marido te comparar com alguém

Uma das principais razões que um homem pode comparar sua nova namorada com sua ex-namorada é porque ele não a superou. Claro, ele nunca sairia e admitiria isso porque ele ainda quer manter você como sua nova namorada. No entanto, isso não significa que você não pode pegar em seu pequeno segredo. Por exemplo, se o nome dela for trazido à conversa, ele pode de repente ficar realmente desajeitado. Ou, se você fizer uma pergunta sobre ele, ele pode fingir que não sabe a resposta, apesar de estar com ela há anos. Se ele se depara com um de seus amigos enquanto vocês dois estão fora, ele pode agir como se ele não a conhecesse, embora obviamente ele saiba. Ele superestima em uma tentativa de fazer você pensar que ele não se importa mais com ela. Qual é um sinal importante que você deve tomar cuidado!

11 Ele olha para ela no Facebook ou no Instagram

Quando seu marido te comparar com alguém

Se você for ao seu histórico de pesquisa no Facebook, o perfil dela sempre aparecerá. Se você abrir sua conta no Instagram, a página dela estará sempre aberta como se ele estivesse passando por ela. Ele olha fotos antigas dele e dela juntos, além de novas fotos dela. Ele está sempre atualizado sobre o que está fazendo e analisa todos os seus posts. Por quê? Bem, talvez ele não tenha passado por ela e se sinta mais próximo dela quando olha para ela ou talvez goste de lembrar dos bons momentos que teve com ela. Ou talvez ele esteja comparando-a com você. Por exemplo, ele pode estar tentando decifrar se você é tão "atraente" quanto ela, ou se você e ele "se divertem tanto" como ele e ela costumavam. Não só ele não pode deixá-la ir e as vezes que ele teve com ela, mas ele também não pode se contentar com o que está certo na frente dele.

10 Ele "Compete" Com Ela

Quando seu marido te comparar com alguém

Se ele vê que sua ex-namorada se muda com outra pessoa, ele sugere que vocês dois morem juntos. Se ele descobrir que sua ex-namorada e seu novo namorado estão noivos, ele começa a falar sobre casamento com você. Se sua ex-namorada é promovida em seu trabalho, ele pressiona você para levar sua carreira ao próximo nível. Se o novo namorado de sua ex-namorada conseguir um carro novo, ele quer comprar um carro novo. Ele não está apenas comparando você e ela, mas também está comparando o novo namorado de seu ex. É como se ele estivesse em uma corrida para ser apenas "tão feliz" ou tão "bem sucedido" quanto seu ex e seu ex-namorado. Sua vida gira em torno de ser "melhor" do que oe ele fará tudo o que puder para chegar à frente, até mesmo isso significa tentar mudar você e ele mesmo.

9 Ele não pode aceitar certas partes de você

Quando seu marido te comparar com alguém

Se sua ex-namorada era extremamente sensível e você não é, ele não pode aceitar essa parte de você. Se você é mal-humorado e tem dificuldade em compartilhar seus sentimentos, ele está impaciente com você porque sua ex-namorada era extremamente sensata. Se você gosta de sair o tempo todo e seu ex era mais de uma pessoa caseira, ele tenta mudar você. Ele é incapaz de apreciar várias partes de sua personalidade que são diferentes daquelas de sua ex. Por quê? Porque ele está comparando você a ela e desejando que você fosse mais parecido com ela. Por sua vez, ele está constantemente pedindo para você mudar e depois ficar bravo com você por ser você mesmo, embora não haja absolutamente nada de errado com quem você é. E você deve deixar seu novo cara fazer parecer que a pessoa que você é antes de vocês dois juntos não é bom o suficiente.

8 ele se torna "fechado" em tempos estranhos

Quando seu marido te comparar com alguém

Vocês dois estão dirigindo em uma estrada e uma música vem. Ele lhe disse antes que era uma banda que ele e sua ex-namorada costumavam ouvir o tempo todo. Você não gosta da banda e, por algum motivo, isso o incomoda e ele fica fechado. Por quê? Porque ele sente falta do fato de que ele e seu ex podem se unir a essa banda e desejam que você possa dar a ele o mesmo tipo de satisfação. Ou, talvez por nenhuma razão, quando vocês dois estão em um restaurante apenas saindo em sua casa, o humor dele muda instantaneamente. Claro, ele não explica para você o que ele está sentindo, mas você sente que ele está desejando que ele estivesse com seu ex e não com você - que eles tinham algum tipo de conexão diferente que ele não consegue recriar com você..

7 ele ainda fala com ela

Quando seu marido te comparar com alguém

Se ele teve um rompimento cordial com ela e decidiu que ele é capaz de tê-la em sua vida como um amigo, isso é ótimo. Bom para ele. No entanto, se ele não teve uma ruptura cordial com ela e ainda se comunica com ela, isso é outra história. Você tenta o seu melhor para ser solidário, mas depois de um tempo, você percebe que a única razão pela qual ele está falando com ela é porque ele está perdendo algo de você que ele teve dela - mesmo que seja drama e / ou mágoa. Além disso, você percebe que sempre que ele fala com ela, ele age estranhamente com você depois do fato. Talvez ele queira falar sobre assuntos que surgem do nada ou talvez ele tente invocar emoções em você que ele foi capaz de invocar nela. Em suma, ele ainda é emocionalmente afetado por ela e ele deixa que se traduza no relacionamento do seu cara.

6 Ela é um "sujeito sensível"

Quando seu marido te comparar com alguém

Sempre que surgir o tópico de seu ex, ele pode se tornar defensivo ou fechado. Um sinal de que as feridas ainda estão frescas. Se você está curioso e faz perguntas inocentes sobre ele, ele desliga e tenta mudar de assunto. Se você perguntar a ele se ele ainda está apaixonado por ela, ele ataca e acusa você de ser paranóico, em vez de simplesmente tentar ajudar a acalmar suas inseguranças. Se você disser que isso o incomoda quando ele se compara a você, ele nega que isso tenha acontecido, mesmo que tenha acontecido em várias ocasiões. Ele está apavorado que ele vai ser "descoberto" ou que você vai perceber que ele está gastando muito tempo pensando nela e / ou pensando nela em relação a você. Ele é incapaz de falar sobre ela porque está fazendo tudo o que pode para tirá-la da cabeça.

5 Ele ainda está de luto pelo relacionamento

Quando seu marido te comparar com alguém

Mesmo que ele possa fingir que trabalhou durante o seu rompimento, ele não fez. Se vocês dois entrarem em uma discussão, ele fala sobre o quão difícil é lutar porque ele teve lutas tão ruins com o ex. Se você e ele compartilham de coração para coração sobre seus medos ou inseguranças, ele fala sobre como a maioria de suas inseguranças vem de problemas que ele e seu ex tiveram. Se você fala sobre relacionamentos passados ​​que ambos tiveram, ele passa a maior parte do tempo falando sobre ela. Ele fala sobre seus problemas pessoais, como era estar com ela e como ela o fazia feliz. Ela se torna quase uma obsessão com a qual ele ainda está profundamente envolvido emocionalmente. É óbvio que ele está longe de superá-la e ainda tentando se recuperar do rompimento, não importa o quanto ele tente convencer você e ele mesmo.

4 Ele tira suas antigas inseguranças em você

Quando seu marido te comparar com alguém

Se o ex dele o traiu, ele será constantemente paranoico de que você está fazendo o mesmo. Se seu ex costumava ficar bravo com ele por ser reservado às vezes, ele reagiria exageradamente se você o confrontasse sobre o que está acontecendo em sua cabeça. Se seu ex costumava acusá-lo de estar com ele apenas pela parte física do relacionamento, ele se tornaria excessivamente sensível se você levantasse o assunto de sua vida íntima. Em suma, ele assume que você é exatamente o mesmo tipo de pessoa que ele, com os mesmos motivos, mesmo que você não seja nada parecido com ela. Em vez de ver você como alguém diferente, que vai tratá-lo de forma completamente diferente do seu ex, ele vê a história se repetindo. Ele é incapaz de compreender que só porque as coisas com ela eram difíceis às vezes, não significa que as coisas com você vão ser as mesmas.

3 Ele quer fazer as coisas com você que ele fez com ela

Quando seu marido te comparar com alguém

Se ele está comparando seu relacionamento com ele ao seu relacionamento com ela, ele provavelmente está tentando recriar certos aspectos de seu relacionamento passado em seu novo relacionamento com você. Por exemplo, se ele e seu ex acampassem uma vez por mês, ele poderia insistir para que você e ele acamparem uma vez por mês. Se ele e seu ex costumavam ir em "passeios noturnos" quando não conseguiam dormir, ele iria querer que vocês fizessem o mesmo. Se ele e seu ex costumavam passar todo o domingo assistindo filmes em casa, ele poderia insistir para que vocês dois fizessem o mesmo. Se você não quer fazer essas coisas ou sugerir fazer outra coisa, ele pode mostrar o quanto ele gostava de fazer essas coisas com ela. Se ele é teimoso e altamente irracional, ele pode até ficar desapontado por você não querer seguir seus planos e dizer que ele sente falta do ex..

2 Ele se torna frustrado com você em épocas aleatórias

Quando seu marido te comparar com alguém

Às vezes, os homens vão de namorar uma mulher para namorar outra mulher que é completamente o oposto de seu ex, especialmente se seu relacionamento com seu ex não terminou em uma boa nota. No entanto, isso não significa que ele odiava tudo sobre o antigo relacionamento. Por sua vez, ele pode ficar frustrado com você em certos momentos, porque você não "reage" da mesma maneira que sua ex-namorada fez ou "quer fazer" todas as coisas que sua ex-namorada fez. Ele pode estar ansioso para que você o entenda da maneira que seu ex fez, mesmo que ele não tenha explicado a você como ou por que ele está se sentindo de certo modo e então fique bravo quando você não está. Porque ele está comparando você a ela, ele fica desapontado quando você "fica aquém" de maneiras que ela não fez. E você não deve sentir que é uma decepção, porque esse é o problema dele, não o seu.!

1 Ele quer que o relacionamento se mova muito rápido

Quando seu marido te comparar com alguém

Se ele está fora de um relacionamento com sua ex-namorada, ele provavelmente está um pouco confuso e não consegue lembrar como é "levar as coisas devagar". Muito provavelmente, porque ele está perdendo a proximidade que eles tinham, ele está tentando o seu melhor para pular em outro relacionamento para que ele possa sentir a proximidade que ele já teve não muito tempo atrás. Por exemplo, ele pode empurrá-lo para conhecer sua família depois de conhecê-lo por algumas semanas. Ou talvez ele convide você para conhecer o dele quando não tiver certeza de que está pronto. Ou talvez ele possa dizer "eu te amo" muito em breve. As chances são, ele se preocupa com você, mas o que ele realmente quer é a mesma comodidade e segurança que ele tinha com seu ex. Basicamente, ele quer o relacionamento que teve com ela, com você. Portanto, ele está fazendo o que ele acha que precisa fazer para recriá-lo.