b) A �loso�a de Platão salienta as essências do mundo sensível que são modelos para o mundo das ideias. c) O pensamento de Platão não teve papel decisivo do desenvolvimento da mística, da teologia e da �loso�a cristã. d) As ideias de Platão têm a con�ança absoluta no poder dos sentidos e descon�am do conhecimento racional. e) O pensamento �losó�co de Platão tem como �nalidade a descoberta do mundo físico, declinando do campo da metafísica. a) os juízos de Beleza são subjetivos, sendo relativos a quem os enuncia. b) o belo e o feio não se distinguem realmente. c) é preciso conhecer o que é Beleza para que se possam identi�car as coisas belas. d) o critério de Beleza não é acessível aos homens, mas apenas aos deuses. e) a Beleza é uma mera aparência. https://www.biologiatotal.com.br/medio/cursos/extensivo-enem-e-vestibulares 3/4 A sequência correta, de cima para baixo, é: Ex.3 Mundo Sensível e Inteligível de Platão (Uel 2020) Leia o texto a seguir. Quando o artista [demiurgo] trabalha em sua obra, a vista dirigida para o que sempre se conserva igual a si mesmo, e lhe transmite a forma e a virtude desse modelo, é natural que seja belo tudo o que ele realiza. Porém, se ele se �xa no que devém e toma como modelo algo sujeito ao nascimento, nada belo poderá criar. [...] Ora, se este mundo é belo e for bom seu construtor, sem dúvida nenhuma este �xará a vista no modelo eterno. PLATÃO. Timeu. 28 a7-10; 29 a2-3. Trad. Carlos A. Nunes. Belém: UFPA, 1977. p. 46-47. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a �loso�a de Platão, assinale a alternativa correta. Ex.11 Mundo Sensível e Inteligível de Platão (Uel 2018) Leia o texto a seguir. Eis com efeito em que consiste o proceder corretamente nos caminhos do amor ou por outro se deixar conduzir: em começar do que aqui é belo e, em vista daquele belo, subir sempre, como que servindo-se de degraus, de um só para dois e de dois para todos os belos corpos, e dos belos corpos para os belos ofícios, e dos ofícios para as belas ciências até que das ciências acabe naquela ciência, que de nada mais é senão daquele próprio belo, e conheça en�m o que em si é belo. (PLATÃO. Banquete, 211 c-d. José Cavalcante de Souza. São Paulo: Abril Cultural, 1972. (Os Pensadores) p. 48). Com base no texto e nos conhecimentos sobre a �loso�a de Platão, é correto a�rmar que Ex.5 Mundo Sensível e Inteligível de Platão (Ufsc 2019) Sobre o mito da caverna no livro A República, de Platão, é correto a�rmar que ele: Ex.4 Mundo Sensível e Inteligível de Platão (Unioeste 2020) “Então, considera o que segue (...). O que me parece é que, se existe algo belo além do Belo em si, só poderá ser belo por participar desse Belo em si. O mesmo admito de tudo mais. Admites essa espécie de causa?” PLATÃO, Fédon, 100 c. Belém: Ed. UFPA, 2011. Sobre o excerto acima, considere as seguintes a�rmações: I. A hipótese platônica das Ideias (ou hipótese das Formas) compreende a Ideia como causa do ser das coisas. II. “Participação” é o modo pelo qual a Ideia dá causa às coisas. III. O Belo corresponde à Forma; a coisa bela é a Ideia. IV. A teoria ou hipótese das Ideias distingue entre entidades supratemporais que são em si mesmas, frente a entidades que não são por si mesmas e estão submetidas ao devir. As primeiras são causa do ser das últimas. Sobre as a�rmações acima, assinale a alternativa CORRETA. a) F, F, V, F. b) V, F, F, V. c) F, V, F, V. d) V, V, V, F. a) O mundo é belo porque imita os modelos sensíveis, nos quais o demiurgo se inspira ao gerar o mundo. b) O sensível, ou o mundo que devém, é o modelo no qual o artista se inspira para criar o que permanece. c) O artí�ce do mundo, por ser bom, cria uma obra plenamente bela, que é a realidade percebida pelos sentidos. d) O olhar do demiurgo deve se dirigir ao que permanece, pois este é o modelo a ser inserido na realidade sensível. e) O demiurgo deve observar as perfeições no mundo sensível para poder reproduzi-las em sua obra. a) a compreensão da beleza se dá a partir da observação de um indivíduo belo, no qual percebemos o belo em si. b) a percepção do belo no mundo indica seus vários graus que visam a uma dimensão transcendente da beleza em si. c) a compreensão do que é belo se dá subitamente, quando partimos dele para compreender os belos ofícios e ciências. d) a observação de corpos, atividades e conhecimentos permite distinguir quais deles são belos ou feios em si. e) a participação do mundo sensível no mundo inteligível possibilita a apreensão da beleza em si. 01) explica por que as pessoas em geral não conhecem a verdade. 02) representa uma concepção elitista da sabedoria, ao sugerir que não deve ser difundida. 04) simboliza a capacidade humana de forjar fantasias. 08) exalta o poder dos sentidos humanos para o conhecimento do mundo. 16) indica que os homens não devem conformar-se com meras opiniões sobre as coisas. 32) admite que não é difícil superar as noções tradicionais sobre o mundo. 64) sugere que o sábio é geralmente incompreendido. a) Somente uma está incorreta. b) Somente uma está correta. c) Duas estão corretas e duas estão incorretas. d) Todas estão corretas. e) Todas estão incorretas. https://www.biologiatotal.com.br/medio/cursos/extensivo-enem-e-vestibulares 4/4 GABARITO Ex.9 Mundo Sensível e Inteligível de Platão Ex.8 Mundo Sensível e Inteligível de Platão Ex.12 Mundo Sensível e Inteligível de Platão Ex.7 Mundo Sensível e Inteligível de Platão Ex.6 Mundo Sensível e Inteligível de Platão Ex.10 Mundo Sensível e Inteligível de Platão Ex.1 Mundo Sensível e Inteligível de Platão Ex.2 Mundo Sensível e Inteligível de Platão Ex.3 Mundo Sensível e Inteligível de Platão Ex.11 Mundo Sensível e Inteligível de Platão Ex.5 Mundo Sensível e Inteligível de Platão Ex.4 Mundo Sensível e Inteligível de Platão c) a caverna, na alegoria platônica, representa tudo aquilo que impede o surgimento da consciência �losó�ca, que possibilitaria uma ascensão para o mundo inteligível. 01) as sombras projetadas na parede da caverna representam meras opiniões, consideradas erroneamente pelos prisioneiros como conhecimento. 08) o interior da caverna representa o mundo da ignorância e o exterior da caverna representa o mundo do conhecimento. 16) o prisioneiro que consegue se libertar volta à caverna para compartilhar o conhecimento adquirido fora dela, embora seja ridicularizado pelos demais prisioneiros. b) Retrata a doutrina das ideias e salienta a existência do mundo ideal para fazer possível a verdadeira ciência. d) Epistemológico e político. d) Poetas como Homero e autores de tragédia provocam emoções de modo exagerado em quem os lê ou assiste, não sendo bons para a formação do cidadão na Cidade Ideal platônica. a) Platão propõe a existência das ‘essências ou formas’, que estão presentes no mundo das ideias e são modelos eternos das coisas sensíveis. c) é preciso conhecer o que é Beleza para que se possam identi�car as coisas belas. c) F, V, F, V. d) O olhar do demiurgo deve se dirigir ao que permanece, pois este é o modelo a ser inserido na realidade sensível. b) a percepção do belo no mundo indica seus vários graus que visam a uma dimensão transcendente da beleza em si. 01) explica por que as pessoas em geral não conhecem a verdade. 16) indica que os homens não devem conformar-se com meras opiniões sobre as coisas. 64) sugere que o sábio é geralmente incompreendido. a) Somente uma está incorreta. https://www.biologiatotal.com.br/medio/cursos/extensivo-enem-e-vestibulares 1/3 Filoso�a Lista de Exercícios Extensivo ENEM e Vestibulares SEMANA 4 Ex.8 Ética e Política de Platão (Uel 2017) Leia a tirinha e o texto a seguir para responder à questão. Exercita-te primeiro, caro amigo, e aprende o que é preciso conhecer para te iniciares na política; antes, não. Então, primeiro precisarás adquirir virtude, tu ou quem quer que |