Quando Davi escreveu o Salmo 139

A cada Salmo conseguimos perceber quanto é precioso o caminho daqueles que possuem e devoção no Senhor. Por isso, quando analisamos e refletimos os Salmos fortalecemos nosso lado emocional, e por consequência as relações em geral. E é a partir das palavras de Deus que conseguimos receber a motivação necessária para evoluirmos em qualquer situação ou área de nossa vida.

Os Salmos e Orações Podem te Ajudar a Vencer Desafios. Saiba Como Elevar sua Fé com Auxílio de Especialistas AQUI!

Esse Salmo da Bíblia trata sobre uma prece de Davi, com a demonstração da sua entrega e esforço para que o Criador o ajude a caminhar sempre em boas estradas, colhendo também bons frutos que renovarão a .

Salmo 139 da Bíblia

1.SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. 2.Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3.Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. 4.Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. 5.Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. 6.Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. 7.Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? 8.Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. 9.Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10.Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 11.Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. 12.Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; 13.Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. 14.Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. 15.Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. 16.Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

17.E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!

18.Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.

19.Ó Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue.

20.Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão. 21.Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti? 22.Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.

23.Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.


24.E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Análise do Salmo

O Salmo 139 em estudo nos traz a mensagem da sabedoria do Senhor, tendo em vista como Ele se relaciona com seus fiéis, por isso relata muito as atitudes de um servo fiel e principalmente como deve ser as intensões daqueles que colocam a Deus sobre todas as coisas.

Dos versículos de 1 à 5 relata a confiança de Deus com seus servos e de como Ele conhece todos os pensamentos e desejos de todos no seu mais profundo. Por isso, é citado a palavra intimidade. Mas logo no versículo 5 explica que esse conhecimento de Deus, não serve para condenar aqueles que abrem os corações para a , mas Ele ajuda aqueles que querem encontrar o caminho certo sempre.

No versículo 6 quando ele cita “tal ciência” para indicar o relacionamento íntimo e piedoso de Deus com seus filhos. O Senhor entende os pensamentos de todos, e tem piedade e misericórdia com aqueles que erram, por isso o amor de Deus passa da compreensão humana.

Já no 7, a pergunta que aparece simboliza o desafio de Davi de fugir da presença de Deus. Mas, em nenhum momento ele consegue passar despercebido pelo Senhor. Por isso, a fuga se torna como uma celebração da graça de Deus e de como Ele defende e acompanha seus filhos.

Nos versículos 8 e 9 aliviam-se os fiéis mostrando que não existe lugar que deixe um filho longe de Deus, assim não importa onde estiver nunca se sentirá abandonado ou distante Dele.

Nos versículos 10 ao 12 onde aponta-se a proteção de Deus, – diz que Ele tem o poder de transformar qualquer treva em luz – porque para aqueles que acreditam na resplandecem em Deus.

Dos versículos 13 ao 16 há a gratidão pela vida, e principalmente por uma das obras mais lindas de Deus: o ser-humano e o seu poder de ter descendência. Por isso, esses versículos mostram a formação de uma vida no ventre de uma mãe, sendo algo maravilhoso e de grande mistério.

Continuando a gratidão e o esplendor descritos nos versículos acima, no 17 e 18 falam-se também sobre os pensamentos, os quais precisam ser objeto constante de admiração e devoção, porque a vida é inteiramente inexplicável mas todos somos capazes de sentirmos o amor de Deus e nos encontrarmos através dEle.

Do 19 ao 21 é desejado um mundo onde as pessoas sejam generosas e que não façam somente o mal ou a destruição, pois isso afastam os homens de Deus.

Assim o versículo 22 continua com palavras de carga muito forte, mas se olharmos para o ponto de vista de um salmista (de Davi), vemos a ação de um inimigo de Deus que é visto por ele com muita indignação e abominação.

E para finalizar nossa análise deparamos com os últimos versículos 23 e 24 onde é pedido para que Deus sempre o guie e possa limpar todos os sentimentos ruins que o rodeia para que sempre reine a vida eterna em seu coração.

Lembrando que quem escreveu o Salmo 139 foi Davi, e ele traz em suas palavras grandes reflexões do ponto de vista de um fiel e principalmente daquele que coloca todos os seus sonhos apoiados no amor de Deus. Percebe-se assim nesses versículos que a é o melhor caminho que se pode escolher, pois o Pai estará com todos sempre que for necessário.

Saiba o que os Anjos Querem te Revelar para Melhorar sua Vida. CLIQUE AQUI

“Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.” (…) Salmo 139:1

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;” Salmo 139: 7-8

“Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me (…) formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.” Salmo 139:1-2,7-8, 14

Você já parou para refletir nas declarações de Davi contidas no Salmo 139?

Um cântico que expressa quem o Senhor é

Este salmo demonstra que Davi sabia para quem estava prestando culto. E, por diversas vezes, ao lermos esse texto não percebemos a profundidade desses versos e o quanto eles revelam os preciosos atributos de Deus. Mas antes de prosseguirmos, gostaria de perguntar: você sabe o que significam esses atributos?

O Deus triúno possui diversas qualidades e características através das quais Ele escolhe revelar-se a nós. Conforme o teólogo Bavinck, “seus atributos coincidem com o seu ser”. Portanto, os atributos expressam quem Deus é. E Ele não muda. Seus atributos não se alteram e não se perdem com o tempo. 

Ao estudarmos o Salmo 139, podemos conhecer alguns dos atributos de Deus, tais como: onisciência, onipresença e onipotência. E sobre essas três características é que iremos observar aqui. Então, te convido a fazer um breve mergulho comigo para descobrirmos juntos o que o Salmo 139 diz sobre quem Deus é.

Não pretendo esgotar o assunto, mas trazer reflexões iniciais para que, em seu momento de devocional, você se aprofunde nesse texto e transforme esse salmo num diálogo com o Senhor. E a medida que a Palavra encher seu coração e você compreender mais quem o Senhor é, isso gere confiança, cura e liberdade em seu interior. 

Ele conhece tudo

“Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.” (Salmo 139:1-2) 

A primeira palavra expressa por Davi: “Senhor”,traduzida do hebraico “Yahweh”, significa “aquele que existe”, o único Deus verdadeiro”. Em outras palavras podemos escrever que o salmista expressa nesse primeiro verso que Deus é único e verdadeiro, portanto, aquele que é soberano nos sonda e nos conhece. 

O grande Deus é também “Senhor de perto”. Aquele que esquadrinha nossos corações e que nada está oculto diante Dele. Ele sabe todos os nossos pensamentos, desde os pequenos até os grandes. Como disse o salmista nos versos seguintes: “Antes mesmo de eu falar, Senhor, já sabes tudo o que vou dizer”.

A onisciência do Senhor

Em outro trecho das Escrituras, Isaías 66:18, também confirma que o Senhor vê todas as coisas que fazemos e o que pensamos. Isso significa que nossa natureza é completamente conhecida por Ele. A onisciência do Senhor, seu saber absoluto, nos gera temor. Além disso, nos remete ao fato de que podemos descansar Nele. Podemos confiar que nada está fora do controle, porque Ele está vendo todas as coisas e as intenções dos corações dos homens.

No verso 139:6 ainda diz que “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; é sobremodo elevado, não o posso atingir.” Ou seja, diante de poderosas verdades é como se faltassem palavras para o salmista expressar o quão incrível é saber isso. De fato, a mente humana não consegue compreender completamente e precisamos que o Espírito Santo nos revele a profundidade dessa verdade, que os olhos do Senhor estão sobre o nosso coração

Ele é onipresente

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;” Salmos 139:7-8 

Ao lermos essas frases, o salmista declara que não há nenhuma maneira de escapar do olhar do Senhor. Estamos a todo momento diante de Deus e, a partir disso, cabe a nós vivermos um estilo de vida consciente de Sua onipresença. 

Muitas vezes a reação que temos ao pecarmos é a de nos afastarmos do Senhor diante de Sua tamanha grandeza e santidade. Realmente, em nós mesmos não há nada de bom. Por isso, devemos nos voltar ao Senhor. Somente através do sangue de Cristo, através da Sua graça e ao arrependermos é que obtemos perdão do Senhor. É pela graça que somos salvos.  Podemos nos lançar ao amor do Senhor mesmo que estivermos passando por densas escuridões. 

“pois todos pecaram e carecem da glória de Deus , sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” Romanos 8:24

Conscientes da Sua onipresença

Viver consciente da onipresença do Senhor enche nosso coração de esperança, coragem e fé, porque podemos ter a plena convicção de que Ele não nos desamparará e que não há escuridão tão grande que a luz Dele não brilhe. Ele é Deus Emanuel. 

“Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.” Salmos 139:14

O salmista começa este verso louvando e agradecendo ao Senhor por ter sido obra das mãos do criador. A trindade em perfeita comunhão, como um habilidoso artista, planeja e arquiteta toda a criação. Davi louva ao Senhor, porque ele reconhece que tudo o que Deus faz é bom. A sua criação é bela.

Toda a criação é a manifestação do poder de Deus, é isso que Davi também expressa com essas declarações. E por ser obra das mãos do Senhor, toda a criação está submetida a sua autoridade (Romanos 11:36). 

Em outra passagem bíblica podemos observar mais uma vez um homem se deparando com o poder e autoridade do Senhor. Nesse trecho a seguir o Senhor responde a Jó: 

“Onde você estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Diga-me, já que sabe tanto. Quem definiu suas dimensões e estendeu a linha de medir?” (Jo 38:4-5)

Onipotência: como viveremos? 

Diante então da onipotência do Senhor, o salmista não vê outra opção a não ser render louvores ao Senhor. Viver com base na consciência desse atributo de Deus gera, dentre várias coisas, gratidão e humildade, pois Ele nos formou no ventre de nossa mãe e em suas mãos reside o pleno domínio. 

Assim, primeiramente, podemos aprender com as declarações de Davi em salmos 139, que de fato ele sabia quem era Deus, e isso o levava adorá-lo. Além disso, Deus é aquele que detém o saber absoluto e está atento a todos os detalhes do coração humano. Ele é Deus Emanuel, por sua graça podemos desfrutar do seu amor. Por fim, de forma bela e demonstrando seu poder nos criou.