Qual o melhor horário para estudar inglês

Estudo do aplicativo Duolingo mostra que não só há um melhor horário, mas que é preciso estipular uma rotina de estudos para aprender um idioma bem. | Foto: Bigstock

Encontrar tempo para aprender um novo idioma em uma rotina corrida e atarefada não é fácil, mas, segundo um estudo do aplicativo Duolingo, o horário de estudo que garante o a melhor fixação do que foi estudado está ao alcance de todos.

A partir de dados de milhões de usuários do aplicativo, o Duolingo identificou diferentes comportamentos dos usuários e os dividiu em 14 grupos diferentes. Cada um tem preferências de horário para praticar uma língua pelo aplicativo, seja nos dias de semana ou nos finais de semana. Depois, usando um fator adicional capaz de estimar a habilidade de cada usuário com a língua, o Duolingo conseguiu analisar a performance de cada grupo.

LEIA TAMBÉM>>  Como fazer seu LinkedIn “falar” outras línguas

Foi identificado que os usuários que treinam e praticam o idioma antes de dormir apresentam o melhor desempenho de aprendizagem de todos os grupos; a média de aprendizado desse grupo é 52,89% maior que a dos demais usuários. Eles também são os que praticam na maior frequência de todos os grupos: eles fizeram do estudo um hábito diário e utilizam o aplicativo até mesmo nos finais de semana.

Com esses dados é possível sugerir que além do horário em que a língua é estudada, para que o aprendizado seja melhor sucedido também importa a frequência com que ela é praticada. Não à toa, os usuários que praticam o idioma arbitrariamente compõem o grupo que teve o pior desempenho do estudo.

LEIA TAMBÉM>> Em 10 anos, todas as vagas de emprego vão exigir fluência em inglês

“Desenvolver um hábito diário regular é vantajoso se você estiver em busca de um estilo de vida mais saudável, e com o aprendizado de línguas não é diferente. Quando as pessoas dispõe de tempo para aprender e praticar uma habilidade, elas parecem aprender mais do que aqueles que são menos consistentes – e talvez antes de dormir seja um bom horário para fazer isso, já que você dificilmente será interrompido”, diz o estudo do aplicativo.

O Brasil é, hoje, o segundo maior mercado do Duolingo, com 29,2 milhões de usuários. Ele fica atrás somente dos Estados Unidos. Os brasileiros estão entre os usuários que mais praticam idiomas por meio do aplicativo e, em comparação com os EUA e México, é o que mais estabelece metas de aprendizado – o que indica maior empenho e dedicação.

Na hora de programar seu primeiro intercâmbio, há muitos detalhes que precisam ser pensados. Mas um detalhe que muitas pessoas acabam não dando tanta importância é a respeito do horário de estudos durante o intercâmbio.

As escolas e instituições que os alunos podem escolher, normalmente, oferecem aulas nos períodos da manhã e tarde. Algumas escolas ainda oferecem a opção de aulas à noite para seus estudantes.

O turno das aulas vai ser definido logo quando você estiver planejando seu pacote de intercâmbio com um dos especialistas da Optima Intercâmbio. E aí surge a dúvida: qual é o melhor horário para estudar no intercâmbio?

Neste post, nós vamos te dar os prós e contras de estudar nos três períodos do dia! Confira abaixo e escolha o período que mais tem a ver com o seu estilo de vida no intercâmbio!

Estudar de manhã no intercâmbio

Mesmo que você seja uma pessoa que não gosta muito de acordar cedo, estudar pela manhã ainda pode ser uma excelente escolha!

Lá fora, nas escolas e instituições que recebem estudantes intercambistas, as aulas costumam começar só a partir das 9h da manhã. Então, você pode acordar em um horário tranquilo e se preparar com calma para assistir às aulas!

Outro fator que pode ser bastante positivo para escolher um curso matutino é o fato de você já ficar livre o resto do dia para fazer o que você quiser! Por isso, se você quer aproveitar para conhecer pontos turísticos do seu destino, ter aulas pela manhã pode ser a escolha certa!

Além disso, fazer aulas pela manhã é favorável principalmente para aquelas pessoas que são mais ativas pela manhã! Nós entendemos que todos nós temos um horário em que nosso corpo e a nossa mente funcionam melhor e, por isso, se você for uma pessoa que faz da manhã o turno perfeito para pensar e aprender, as aulas pela manhã são ideais!

Estudar pela manhã nos dá a sensação de dever cumprido, uma vez que suas obrigações já foram realizadas logo de manhã! Assim, você pode curtir o resto do dia sem preocupações!

Nem sempre ter aulas pela manhã pode trazer benefícios. Um dos contras de ter aulas pela manhã no intercâmbio é se você realmente for uma pessoa que não gosta ou não consegue acordar cedo. Mesmo que as aulas comecem às 9h da manhã, é natural que alguns estudantes escolham um horário mais tarde, uma vez que não funcionam tão bem nas primeiras horas do dia.

Outro fator que pode influenciar nas aulas da manhã é se você trabalhar à noite durante o seu intercâmbio. É muito comum que os estudantes intercambistas trabalhem em restaurantes, bares, pubs e baladas à noite. Então, trabalhar durante à noite e ter aulas pela manhã pode ser algo que não ajude no seu desempenho acadêmico, uma vez que você poderá dormir poucas horas por dia.

Além disso, os valores de pacotes de intercâmbio com aulas matutinas costumam ser um pouco mais elevados, dado a maior procura de outros estudantes por este turno.

Estudar à tarde no intercâmbio

Bom, se você quer pagar um valor um pouco mais baixo no seu intercâmbio ou se você realmente não quer levantar cedo todos os dias, estudar à tarde vai ser a escolha perfeita para você!

Além disso, esse horário é perfeito para aqueles estudantes que têm um emprego noturno ou matutino. Aliás, as vagas de emprego pela manhã são relativamente menos concorridas, uma vez que a grande maioria dos intercambistas preferem estudar pela manhã, logo, não podem trabalhar nesse horário!

Outro fator que pode influenciar a sua escolha por um intercâmbio vespertino é o fato de você ter a manhã livre para descansar, fazer suas coisas pessoais e trabalhar à noite. O que é muito positivo também!

O principal lado contra para fazer um intercâmbio em que as aulas são à tarde é o fato de você quebrar o seu dia com um compromisso. Algumas pessoas preferem fazer tudo de uma vez só e ficar com a vida resolvida durante o resto do dia. Então, ter aulas à tarde faz com que você, possivelmente, tenha suas tarefas diárias divididas em dois períodos do dia.

Outro fator que vai influenciar contra a escolha de um intercâmbio à tarde é o funcionamento do seu corpo e mente! Se você é uma pessoa que não está mais tão ativa à tarde, definitivamente, fazer um curso neste horário não vai ser a melhor escolha!

Estudar à noite

Estudar à noite é melhor para quem quer trabalhar ao longo do dia. Com isso, você pode ter mais flexibilidade de horários, principalmente se o seu trabalho não tem um horário regular. Então, você pode escolher em qual turno trabalhar ao longo do dia.

Além disso, as chances de boas vagas aumentam, uma vez que você pode escolher qualquer tipo de vaga no horário comercial.

Os cursos disponíveis para quem estuda à noite costumam ser os mais em conta, uma vez que não há uma grande procura por eles.

Contras

Mas nem tudo são flores para quem decide estudar à noite. Este é um horário que, geralmente, as pessoas estão mais cansadas. Então, o rendimento de estudos nesse horário pode não ser o melhor.

Além disso, estudar à noite faz com que você não participe de alguns programas com os seus amigos, principalmente se eles estudarem em um turno diferente do seu. Já pensou não conseguir acompanhar seus amigos em uma balada na sexta-feira? Ou, então, chamar o/a crush para pegar um cineminha à noite?

Além disso, não são todas as escolas e destinos que disponibilizam esse horário de curso. Por isso, você precisa contar com a ajuda de um especialista da Optima para encontrar um curso neste horário, uma vez que eles não são tão comuns.

Nós sabemos que os planos mudam, não é mesmo? Então, é preciso estarmos preparados para isso!

Se você contratar seu pacote de intercâmbio com a Optima, nós garantimos que a sua experiência será a melhor em todos os sentidos e, mesmo que você queira trocar o seu turno do curso depois do pacote já contratado, é bem simples.

Mas nós recomendamos que você já escolha algo definitivo, uma vez que essa troca pode gerar custos adicionais para o seu intercâmbio. Por exemplo: imagine que você tenha contratado um intercâmbio no turno da tarde, mas depois resolveu trocar para o turno da manhã.

Como nós falamos, os cursos da manhã têm um valor mais elevado do que os cursos da tarde e noite. Então, para essa troca, você deverá investir a diferença de valor entre os cursos.

Se isso não for um problema para você, ótimo! Mas muitas pessoas precisam se planejar financeiramente ao longo do intercâmbio e um custo como esse pode impactar de alguma forma os seus orçamentos.

Além disso, o estudante também estará sujeito às vagas da escola contratada, principalmente se você já estiver com a data de início do curso já marcada! Se você deixar para fazer alterações como essa muito em cima da hora, você pode não conseguir!

Outro fator que você deve levar em conta sobre isso é o fato de muitas escolas não permitirem a troca de turno quando você já está assistindo às aulas do curso. Então, se você quiser trocar o turno, você deverá terminar o período contratado primeiro e, depois, adquirir um novo período com o turno diferente!

Aqui na Optima você tem a consultoria completa e personalizada na hora de escolher o pacote perfeito para o seu intercâmbio! Se você ainda não sabe qual horário é o melhor para você estudar, o nosso time de especialistas vai te ajudar a escolher a melhor opção!

A Optima é uma agência de intercâmbio que está há mais de dez anos no mercado. Somos uma agência de qualidade, que preza pela transparência e segurança para os viajantes. Não é à toa que somos uma Agência Selo Belta, um dos selos mais importantes na área de intercâmbio no Brasil!

Clique aqui e marque um horário para falar com nossos especialistas em intercâmbio! A Optima Intercâmbio é a agência que você merece e precisa para fazer um intercâmbio de sucesso!

Como você se sentiu com essa matéria?

Estudo do aplicativo Duolingo mostra que não só há um melhor horário, mas que é preciso estipular uma rotina de estudos para aprender um idioma bem. | Foto: Bigstock

Encontrar tempo para aprender um novo idioma em uma rotina corrida e atarefada não é fácil, mas, segundo um estudo do aplicativo Duolingo, o horário de estudo que garante o a melhor fixação do que foi estudado está ao alcance de todos.

A partir de dados de milhões de usuários do aplicativo, o Duolingo identificou diferentes comportamentos dos usuários e os dividiu em 14 grupos diferentes. Cada um tem preferências de horário para praticar uma língua pelo aplicativo, seja nos dias de semana ou nos finais de semana. Depois, usando um fator adicional capaz de estimar a habilidade de cada usuário com a língua, o Duolingo conseguiu analisar a performance de cada grupo.

LEIA TAMBÉM>>  Como fazer seu LinkedIn “falar” outras línguas

Foi identificado que os usuários que treinam e praticam o idioma antes de dormir apresentam o melhor desempenho de aprendizagem de todos os grupos; a média de aprendizado desse grupo é 52,89% maior que a dos demais usuários. Eles também são os que praticam na maior frequência de todos os grupos: eles fizeram do estudo um hábito diário e utilizam o aplicativo até mesmo nos finais de semana.

Com esses dados é possível sugerir que além do horário em que a língua é estudada, para que o aprendizado seja melhor sucedido também importa a frequência com que ela é praticada. Não à toa, os usuários que praticam o idioma arbitrariamente compõem o grupo que teve o pior desempenho do estudo.

LEIA TAMBÉM>> Em 10 anos, todas as vagas de emprego vão exigir fluência em inglês

“Desenvolver um hábito diário regular é vantajoso se você estiver em busca de um estilo de vida mais saudável, e com o aprendizado de línguas não é diferente. Quando as pessoas dispõe de tempo para aprender e praticar uma habilidade, elas parecem aprender mais do que aqueles que são menos consistentes – e talvez antes de dormir seja um bom horário para fazer isso, já que você dificilmente será interrompido”, diz o estudo do aplicativo.

O Brasil é, hoje, o segundo maior mercado do Duolingo, com 29,2 milhões de usuários. Ele fica atrás somente dos Estados Unidos. Os brasileiros estão entre os usuários que mais praticam idiomas por meio do aplicativo e, em comparação com os EUA e México, é o que mais estabelece metas de aprendizado – o que indica maior empenho e dedicação.