Qual é a diferença entre um material metálico condutor de eletricidade e um isolante elétrico

A Geartech BR é uma importadora de filmes, compostos de poliéster e isolantes elétricos. Aqui no nosso blog, você pode encontrar alguns artigos falando sobre condutores e isolantes elétricos.

Neste artigo em especial, queremos falar um pouco mais sobre eles dois e dar 10 exemplos de cada. Ou seja, 10 condutores elétricos e 10 isolantes elétricos. Continue lendo para saber mais!

Você sabe dizer que torna um material condutor ou isolante elétrico? De forma bem simples, os condutores elétricos são materiais que conduzem eletricidade e os isolantes elétricos são materiais que não conduzem.

Se uma substância conduzir eletricidade é determinado pela facilidade com que os elétrons se movem através dela, a condutividade elétrica depende do movimento do elétron, pois os prótons e nêutrons não se movem. Eles estão ligados a outros prótons e nêutrons nos núcleos atômicos.

Veja, a seguir uma relação com os 10 principais condutores elétricos.

10 condutores elétricos

Qual é a diferença entre um material metálico condutor de eletricidade e um isolante elétrico

O melhor condutor elétrico, nas condições normais de temperatura e pressão, é o elemento metálico prata . A prata nem sempre é a escolha ideal como material, entretanto, porque é cara e suscetível a manchas, e a camada de óxido conhecida como manchas não é condutora.

Da mesma forma, ferrugem, verdete e outras camadas de óxido reduzem a condutividade mesmo nos condutores mais fortes. Os condutores elétricos mais eficazes são:

  1. Prata

  2. Ouro

  3. Cobre

  4. Alumínio

  5. Mercúrio

  6. Aço

  7. Ferro

  8. Água do mar

  9. Concreto

  10. Mercúrio

Outros condutores fortes incluem:

  • Platina

  • Latão

  • Bronze

  • Grafite

  • Água suja

  • Suco de limão

10 isolantes elétricos

Qual é a diferença entre um material metálico condutor de eletricidade e um isolante elétrico

Cargas elétricas não fluem livremente pelos isolantes elétricos. Esta é uma qualidade ideal em muitos casos. Isolantes elétricos considerados “fortes” são frequentemente usados para revestir ou fornecer uma barreira entre os condutores para manter as correntes elétricas sob controle. Isso pode ser visto em fios e cabos revestidos de borracha. Os isolantes elétricos mais eficazes são:

  1. Borracha

  2. Vidro

  3. Água pura

  4. Óleo

  5. Ar

  6. Diamante

  7. Madeira seca

  8. Algodão seco

  9. Plástico

  10. Asfalto
    Outros isolantes elétricos fortes incluem:

  • Fibra de vidro

  • Papel seco

  • Porcelana

  • Cerâmica

  • Quartzo

Outros fatores que influenciam a condutividade

Qual é a diferença entre um material metálico condutor de eletricidade e um isolante elétrico

A forma e o tamanho de um material afetam sua condutividade. Por exemplo, um pedaço grosso de matéria conduzirá melhor do que um pedaço fino do mesmo tamanho e comprimento.

Se você tem duas peças de um material da mesma espessura, mas uma é mais curta do que a outra, a mais curta conduzirá melhor porque a peça mais curta tem menos resistência, da mesma forma que é mais fácil forçar a água através de um tubo curto do que um longo.

A temperatura também afeta a condutividade. Conforme a temperatura aumenta, os átomos e seus elétrons ganham energia. Alguns isolantes elétricos como o vidro são maus condutores quando frios, mas bons condutores quando quentes.

A maioria dos metais são melhores condutores quando frios e menos eficientes quando quentes. Alguns bons condutores tornam – se supercondutores em temperaturas extremamente baixas.

Às vezes, a própria condução altera a temperatura de um material. Os elétrons fluem através dos condutores sem danificar os átomos ou causar desgaste. Os elétrons em movimento experimentam resistência, no entanto. Por causa disso, o fluxo de correntes elétricas pode aquecer materiais condutores.

Como falamos no início, a Geartech BR é uma importadora de produtos isolantes elétricos. Se você está buscando por esse tipo de material, entre em contato conosco. Aqui no nosso site, você pode conhecer mais detalhes sobre nossos produtos e serviços e também solicitar uma cotação. Estamos à sua disposição!

No nosso último artigo nós falamos sobre o que é isolante elétrico. Se você ainda não viu, confira clicando aqui. Hoje queremos responder com detalhes a pergunta: os metais são condutores elétricos ou isolantes elétricos? Continue lendo para saber a resposta!

Antes de responder diretamente, queremos falar um pouco sobre os condutores elétricos e os isolantes elétricos.

Condutores e isolantes são materiais elétricos que se comportam de maneiras opostas no que diz respeito à passagem de corrente elétrica. Ou seja, um é contrário ao outro.

Enquanto os condutores permitem a movimentação dos elétrons, os isolantes dificultam essa movimentação, ou seja, a passagem da eletricidade.

É o mesmo que dizer que os condutores conduzem as cargas, ou facilitam, a sua passagem e que os isolantes a isolam.

Isso acontece em decorrência da estrutura atômica das substâncias, ou melhor, dos elétrons que os materiais apresentam na sua camada de valência.

Sobre os condutores elétricos, neles, as cargas elétricas se movimentam com mais liberdade em função dos elétrons livres presentes na sua camada de valência.

A ligação dos elétrons livres com o núcleo atômico é bem fraca. Assim, esses elétrons têm tendência para serem doados, movimentam-se e espalham-se facilitando a passagem da eletricidade.

Já nos isolantes elétricos, também chamados de dielétricos, verifica-se a ausência ou pouca presença de elétrons livres.

Isso faz com que os elétrons dos isolantes estejam fortemente ligados ao núcleo, o que inibe a sua movimentação.

São exemplos de isolante elétricos: borracha, isopor, lã, madeira, plástico, papel, vidro.

Além dos isolantes e condutores elétricos existem também os semicondutores elétricos. Estes se comportam como um condutor ou como um isolante mediante as condições físicas.

Os exemplos mais comuns de semicondutores são silício e o germânio.

Afinal, os metais são condutores elétricos ou isolantes elétricos?

Qual é a diferença entre um material metálico condutor de eletricidade e um isolante elétrico

Dada essa explicação sobre isolantes, condutores e semicondutores elétricos, vamos, então, a resposta que deu título a este nosso artigo: os metais são condutores elétricos ou isolantes elétricos?

E a resposta é: os metais são condutores elétricos. Alguns exemplos são: cobre (muito usado na fabricação de fios elétricos), ferro, ouro, prata, entre outros.

Os metais estão classificados entre os condutores sólidos. Estes são os que se caracterizam pelo movimento dos elétrons livres e pela forte tendência de doar elétrons.

Além dos condutores sólidos, existem os líquidos, também conhecidos como condutores eletrolíticos, sua característica é de possuir movimento de cargas positivas (cátions) e negativas (ânions). Essa movimentação, em sentidos opostos, cria a corrente elétrica.

E também temos os condutores gasosos, ou condutores de terceira classe, com movimento de cátions e ânions. Mas, ao contrário dos condutores líquidos, a energia é produzida através do choque entre as cargas e não de forma isolada.

Os metais que são os melhores condutores elétricos são a prata e o cobre. A prata é o melhor condutor de eletricidade, pois contém maior número de átomos móveis (elétrons livres).

No entanto, a prata é mais cara do que outros materiais e não é normalmente usada. A menos que seja necessária para equipamentos especializados, como satélites ou placas de circuito.

O cobre é menos condutor do que a prata, mas é mais barato e é comumente usado como um condutor eficaz em aparelhos domésticos.

Bem, esperamos ter respondido de forma clara se os metais são condutores elétricos ou isolantes elétricos. Convidamos você a conhecer melhor nossos produtos e serviços e sempre ficar de olho nas novidades aqui em nosso site!