Qual a diferença entre indivíduos homozigotos e heterozigotos para determinada característica

Resposta: Homozigoto é o indivíduo que recebe genes idênticos dos pais para uma determinada característica. Já o heterozigoto ocorre quando esse indivíduo recebe um gene da mãe diferente do gene herdado pai. Esses genes ocupam o mesmo lugar (chamado de "lócus") na formação de cromossomos homólogos.

O que é duplo homozigoto?

Como os cromossomos vêm em pares, um cavalo carrega dois alelos em um locus específico. ... Por exemplo, um tobiano heterozigoto (nT) possui um alelo Tobiano; um tobiano homozigoto (TT) possui dois. Alguns genes não são completamente dominantes.

O que você faria para distinguir um homozigoto?

Resposta. É só cruzar com um homozigoto recessivo. Cruzando com AA, só vai sair Aa. Se cruzar com Aa, pode sair aa.

Qual a diferença entre genes e alelos?

Um gene é uma parte do DNA ou RNA que controla determinada característica, como a cor da pele ou dos olhos, já o alelo é a variação específica do gene, que vai determinar como essa característica irá se expressar no indivíduo.

Qual o significado de genes alelos?

Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.

O que é o locus?

Significado de Locus substantivo masculino Lugar determinado; local específico. [Genética] Local determinado que um gene ocupa num cromossomo: os genes alelos relativos ao caráter hereditário ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos. Etimologia (origem da palavra locus). Do latim locus, lugar.

O que é o locus gênico?

Locus gênico (plural loci): Posição que um gene ocupa em um cromossomo. Recessividade: Um gene recessivo só se expressa em homozigose.

Na genética, os seres homozigotos possuem pares de genes alelos idênticos, enquanto os heterozigotos caracterizam os indivíduos que possuem dois genes alelos distintos.

Genes Alelos

É importante frisar os conceitos de genes e cromossomos, uma vez que os genes são diminutos segmentos de DNA e os cromossomos são segmentos de genes, os quais ocupam uma posição específica denominada “lócus”.

Os genes alelos, responsáveis por determinarem as características biológicas dos seres, são segmentos de DNA (ácido desoxirribonucleico) que se encontram no mesmo lócus nos cromossomos homólogos.

Eles são constituídos de pares adquiridos dos progenitores, sendo um deles proveniente da mãe (óvulo) e outro, do pai (espermatozoide).

Dessa maneira, quando os genes alelos são iguais denomina-se "homozigotos" e quando diferentes, "heterozigotos". São classificados em:

  • genes alelos recessivos, representados por letras minúsculas (aa, bb, vv)
  • genes alelos dominantes, representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV)

Homozigoto

Os indivíduos homozigotos são chamados de “puros”, visto que são caracterizados por pares de genes alelos idênticos.

Ou seja, os alelos análogos produzirão apenas um tipo de gameta representado pelas letras iguais (AA, aa, BB, bb, VV, vv), sendo que as maiúsculas são chamadas de dominantes, enquanto as minúsculas são as possuidoras do caráter recessivo.

Em outras palavras, os homozigotos são compostos de alelos iguais, porém, podem ser recessivos ou dominantes, como é o caso das evidências resultantes das Leis de Mendel.

A partir do cruzamento de ervilhas, as ervilhas verdes eram recessivas de genótipo v v e, por outro lado, as ervilhas amarelas eram consideradas as ervilhas homozigotos de caráter dominante, indicada pelos alelos V V.

Heterozigoto

Os chamados heterozigotos ou "híbridos", correspondem aos indivíduos que possuem pares de alelos distintos que determinam tal característica.

Na medida que nos heterozigotos os pares de alelos são diferentes, eles são representados pela união das letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo, Aa, Bb, Vv.

Note que nas experiências de Mendel (1822-1884), o botânico identificou que todos os indivíduos da primeira geração (F1) do cruzamento de ervilhas, eram heterozigóticas (característica da ervilha amarela) e, portanto, os genes de alelos eram diferentes.

Ao estudar Genética, alguns termos são essenciais para o entendimento do conteúdo. Esse é o caso de homozigoto e heterozigoto, conceitos relacionados com o tipo de alelo existente no indivíduo. No entanto, antes de compreender melhor o que é um organismo homozigoto e heterozigoto, faz-se necessário compreender o que são genes e alelos.

O que são genes e alelos?

Genes são porções do DNA responsáveis pela determinação de nossas características. Eles estão presentes nos cromossomos, os quais se encontram aos pares no organismo. Os pares de cromossomos iguais existentes em nossas células são chamados de cromossomos homólogos.

Quando analisamos os cromossomos homólogos, percebemos que existem genes que ocupam o mesmo lugar, ou lÓcus, nessas estruturas. Esses genes são chamados de alelos, os quais também podem ser definidos como formas alternativas de um gene. Isso significa que os alelos, apesar de estarem relacionados com a mesma característica, podem interferir de maneira diferente.

Existem, portanto, dois alelos para cada característica, que podem ou não ser iguais. É importante frisar ainda que existem alelos que exercem dominância sobre o outro, expressando sua característica mesmo em dose simples Alguns alelos, no entanto, são recessivos e, portanto, só se expressam se estiverem aos pares.

Mas, afinal, o que é um organismo homozigoto e heterozigoto?

Qual a diferença entre indivíduos homozigotos e heterozigotos para determinada característica

Nos cromossomos homólogos, é possível observar genes ocupando o mesmo lócus

Quando falamos que um organismo é homozigoto, estamos dizendo que, para determinada característica, seus alelos são iguais. Isso quer dizer que o alelo está ocorrendo em dose dupla naquele organismo e, consequentemente, os gametas por ele gerados serão iguais.

Quando nos referimos aos organismos heterozigotos, estamos dizendo que, para determinada característica, os alelos apresentam-se diferentes. Por essa razão, na gametogênese, é possível observar a presença de dois gametas distintos.

Como representamos organismos homozigotos e heterozigotos?

Os alelos normalmente são representados por letras, que geralmente são escolhidas a partir da letra inicial da característica recessiva. As letras maiúsculas representam alelos dominantes, e as letras minúsculas representam alelos recessivos.

Imagine, por exemplo, o gene relacionado com a produção de melanina, o qual exerce dominância sobre o alelo que determina a ausência de produção. A ausência de melanina é responsável pela doença conhecida como albinismo. Como essa característica é recessiva, utiliza-se a letra a para representar os alelos. O alelo dominante, portanto, é A, e o recessivo é a. Em organismos homozigotos, temos AA ou aa. Já organismos heterozigotos são Aa.

Os seres humanos são organismos diploides, ou seja, possuem células com cromossomos que se organizam em pares denominados de homólogos. Nesses cromossomos, estão os genes, porções de DNA responsáveis pelas nossas características.

Quando analisamos as nossas características, percebemos que, para cada uma delas, existem pelo menos dois genes, cada um localizado em um homólogo. Aos genes que ocupam o mesmo lugar (locus) em cromossomos homólogos damos o nome de alelos. Eles são formas alternativas de um gene, ou seja, afetam a mesma característica, mas podem interferir de uma maneira diferente.

Costuma-se representar os alelos com letras. Letras maiúsculas são utilizadas para representar alelos dominantes, isto é, sozinhos já são capazes de expressar-se. Já as letras minúsculas são utilizadas para representar alelos recessivos, que só se expressam aos pares.

Qual a diferença entre indivíduos homozigotos e heterozigotos para determinada característica

Os alelos são genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos

O que significa dizer que um organismo é homozigoto?

Quando dizemos que um indivíduo é homozigoto para determinada característica, estamos dizendo que ele possui dois alelos iguais para aquele caráter. Como cada célula possui dois alelos iguais, todos os gametas de um indivíduo homozigoto são iguais.

Considerando, por exemplo, o alelo A para indicar a produção de melanina em seres humanos e o alelo a para indicar a ausência de produção, podemos representar os indivíduos homozigotos como AA ou aa. Isso significa que temos homozigotos recessivos (aa) e homozigotos dominantes (AA). Nesse caso, os homozigotos dominantes são capazes de produzir melanina, enquanto os recessivos são albinos.

O que significa dizer que um organismo é heterozigoto?

Quando falamos que um indivíduo é heterozigoto, estamos dizendo que os alelos para determinada característica são diferentes. Considerando o exemplo da produção da melanina, podemos dizer que um indivíduo heterozigoto seria representado por Aa. Apesar de o gene estar relacionado com a cor da pele, um alelo determina a produção da melanina, e o outro, a sua ausência. Como o alelo A é dominante, o indivíduo em questão teria produção da proteína.

Diferentemente dos indivíduos homozigotos, os heterozigotos produzem gametas diferentes. Ainda analisando o exemplo, teríamos gametas A e gametas a.

Atenção: Alguns autores preferem chamar os indivíduos homozigotos de puros e os heterozigotos de híbridos.


Por Ma. Vanessa dos Santos