Quais são os países correspondentes aos números 1 2 3 4 5 e 6 no mapa acima

Quais são os países correspondentes aos números 1 2 3 4 5 e 6 no mapa acima
Quais são os países correspondentes aos números 1 2 3 4 5 e 6 no mapa acima

Juliana Bezerra

Professora de História

O mapa-múndi ou mapa do mundo é uma representação cartográfica que mostra o globo terrestre de maneira integral.

Ele reúne as partes emersas como os continentes, ilhas, países, estados e cidades (geralmente as capitais) e as grandes massas de água salgada: os oceanos e os mares do mundo.

Lembre-se que o planeta Terra é uma esfera, e os polos (norte e sul) são levemente achatados.

Quais são os países correspondentes aos números 1 2 3 4 5 e 6 no mapa acima
Quais são os países correspondentes aos números 1 2 3 4 5 e 6 no mapa acima
Representação do mapa-múndi. Fonte: IBGE

Baixar o mapa-múndi em pdf

O mapa-múndi apresenta algumas linhas imaginárias que facilitam encontrar as coordenadas geográficas do globo terrestre. As principais linhas imaginárias são:

Quais são os países correspondentes aos números 1 2 3 4 5 e 6 no mapa acima

Mapa-múndi com as principais linhas imaginárias

  • Linha do Equador: que divide o mundo horizontalmente em dois hemisférios: norte (setentrional) e sul (austral).
  • Trópico de Câncer: corta o globo de maneira horizontal e está localizada acima da Linha do Equador, no hemisfério norte.
  • Trópico de Capricórnio: corta o globo horizontalmente e está localizada abaixo da linha do Equador, no hemisfério sul.
  • Círculo Polar Ártico: localizado no extremo norte do mundo (polo norte), os países que estão acima dessa linha apresentam clima subártico.
  • Círculo Polar Antártico: linha imaginária que passa pelo extremo sul do mundo (polo sul) no continente da Antártida. Ali, não há presença de habitantes.

Continentes do Mundo

Quais são os países correspondentes aos números 1 2 3 4 5 e 6 no mapa acima

O mundo é formado por 6 continentes, a saber:

  • Ásia
  • América (dividido em: América do Norte, América Central e América do Sul)
  • África
  • Antártida
  • Europa
  • Oceania

Oceanos do Mundo

Quais são os países correspondentes aos números 1 2 3 4 5 e 6 no mapa acima

Cinco oceanos fazem parte do mapa-múndi, a saber:

  • Oceano Pacífico
  • Oceano Atlântico
  • Oceano Índico
  • Oceano Glacial Ártico
  • Oceano Glacial Antártico

Países do Mundo

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o mundo é formado por 193 países. Assim, ela não reconhece Taiwan, o Vaticano e a Palestina, que estão na categoria de “estados observadores”.

De tal modo, para ser considerado um país, ele tem que unir características como a soberania nacional, fronteiras bem delimitadas e ainda, uma moeda corrente.

No entanto, há entidades mundiais que apresentam outros números em relação à quantidade de países que existem no mundo. O Comitê Olímpico Internacional estabelece 206 países, e a Fifa, 209.

Confira abaixo os países de cada continente:

  • A Ásia tem 47 países e 3 territórios de soberania nacional
  • A América tem 35 países e 20 territórios de soberania nacional
  • A África tem 54 países e 4 territórios de soberania nacional
  • A Europa tem 43 países e 10 territórios de soberania nacional
  • A Oceania tem 14 países e 11 territórios de soberania nacional

Obs: Apesar de ser considerado um continente, a Antártida não contém nenhum país.

Saiba mais:

Representações do Mapa-Múndi

Há diversas maneiras de representar o mapa do mundo (e ainda outros) denominadas de projeções cartográficas.

Nem sempre o mapa do mundo foi representado da maneira tal qual conhecemos hoje. O primeiro mapa-múndi de que se tem conhecimento data de VII a.C., feito em argila e encontrado na região da Babilônia.

Decerto que as descobertas foram evoluindo, e a partir do século XVI ele foi se aproximando da forma que conhecemos. Veja abaixo as principais projeções cartográficas conhecidas:

  • Projeção de Mercator
  • Projeção de Peters
  • Projeção de Robinson
  • Projeção de Mollweide
  • Projeção de Behrmann
  • Projeção de Albers
  • Projeção Azimutal Equidistante Polar
  • Projeção de Hölzel
  • Projeção de Van Der Grinten
  • Projeção Descontínua de Goode
  • Projeção Sinusoidal

A – Falso - O Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom) é composto por Antigua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago.

B – Falso - a ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) tem como países integrantes: Brunei Darussalam, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã.

C – Falso – O Acordo de Livre Comércio da América do Norte é formado por Estados Unidos, Canadá e México.

D – Verdadeiro – A Comunidade Andina é um bloco econômico formado por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, ou seja, todos os países são da América do Sul.

E – Falso - A Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento (SADC) é um bloco econômico que tem como integrantes: África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Madagascar, Malauí, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, e Zimbábue.  

Países da América são os países localizados no continente americano. Esses países dividem-se entre os subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul. A América localiza-se entre os oceanos Pacífico e Atlântico e é também conhecida como “Novo Mundo”. A massa continental da América é considerada a maior do planeta no sentido norte-sul.

Leia também: Países da Europa

Quantos países têm na América?

Os países da América são ao todo 36 países e 18 dependências, distribuídos nos três subcontinentes. A América do Norte é composta por três países e 4 dependências. A América Central constituída por 20 países e 16 dependências. A América do Sul possui 12 países e 3 dependências.

Países da América e suas capitais

*Guiana Francesa: Território ultramarino pertencente à França. 

No continente americano, encontram-se alguns territórios dependentes ou autônomos que pertencem a alguns países que não se encontram na América. São exemplos desses territórios: a Groenlândia, que é uma região autônoma do Reino da Dinamarca; Bermudas, que é um território dependente do Reino Unido; Ilhas Malvinas, que são um território britânico ultramarino, entre outros.

Veja também: Mapa do Brasil

Mapa dos países da América

Países da América do Norte

Quais são os países correspondentes aos números 1 2 3 4 5 e 6 no mapa acima

Estados Unidos, México e Canadá são os países que compõem a América do Norte.

São três os países que compõem a América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México. Esses países ocupam uma área de aproximadamente 24.709.000 km2 e possuem um total de cerca de 579.024.000 habitantes. Os idiomas falados nesses territórios são inglês, espanhol, francês, dinamarquês, groenlandês e língua maia.

Esses três países possuem um acordo de livre comércio que anteriormente era chamado de Nafta. Esse acordo foi substituído pelo USMCA, que também é conhecido como “Nafta 2.0”. Os países da América do Norte exercem grande influência no mundo todo, econômica, política e culturalmente.

Os Estados Unidos são considerados a maior economia do planeta. O Canadá, principal parceiro econômico dos Estados Unidos, é o segundo maior país em extensão territorial do mundo. O México encontra-se ao sul dos Estados Unidos e é o décimo primeiro país mais populoso do mundo.

O Canadá e os Estados Unidos são países que atraem turistas do mundo todo, até mesmo os mexicanos. Muitas pessoas migram para esses países procurando melhores oportunidades de emprego, dado o grande desenvolvimento alcançado por essas nações.

Leia também: Países da Oceania

Países da América Central

Quais são os países correspondentes aos números 1 2 3 4 5 e 6 no mapa acima

Os países da América Central unem a América do Norte e América do Sul.

Os países da América Central localizam-se na faixa central do continente americano. Esses países formam um istmo (estreita porção de terra cercada por água que conecta duas porções continentais) que liga a América do Norte e América do Sul.

Ao contrário do que acontece com os países da América do Norte, os países da América Central não possuem muita influência econômica. Sua economia tem como base especialmente a agricultura. Juntos os países centrais da América compreendem uma área de aproximadamente 522.760 km2 e possuem cerca de 92 milhões de habitantes. Esses países foram colonizados no começo do século XVI por europeus, especialmente pelos espanhóis, e tornaram-se independentes da Espanha por volta de 1821.

O clima predominante na maioria dos países da América Central é o tropical. As temperaturas ao longo do ano são elevadas, assim como os índices pluviométricos durante a estação verão. Já em relação à população, o país mais populoso é a Guatemala e o menos populoso é São Cristóvão e Névis. Os idiomas mais falados nesses países são o espanhol, inglês, francês, neerlandês e o papiamento, além das línguas nativas. O país com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é a Costa Rica (0,766).

Os países da América Central constantemente sofrem com desastres naturais. Por estarem em uma região de grande instabilidade, muitos países sofrem terremotos e são devastados por furacões. Alguns países ainda não conseguiram reconstruir-se por motivos financeiros e também por esses fenômenos da natureza serem frequentes.

Países da América do Sul

Quais são os países correspondentes aos números 1 2 3 4 5 e 6 no mapa acima

A América do Sul é composta por 12 nações, sendo a maior delas em área o Brasil.

São doze os países da América do Sul, sendo o Brasil o maior deles em extensão territorial. Esses países compreendem uma área de aproximadamente 17.850.568 km2 e um total populacional de 388 milhões de habitantes. Os países anteriormente habitados por povos nativos, foram colonizados pelos europeus, como os portugueses e espanhóis.

Esses países fazem parte de acordos como o Mercosul (Mercado Comum do Sul), ALALC (Associação Latino-Americana de Livre Comércio), Unasul (União de Nações Sul-Americanas), entre outros. São falados nos países sul-americanos o português e espanhol pela maioria da população. Mas em alguns países é falado também o francês, neerlandês (no Suriname) e línguas indígenas.

Os países da América do Sul são ricos em recursos minerais, como o petróleo na Venezuela e minérios, como ferro e nióbio no Brasil. Há também uma enorme biodiversidade seja na vegetação seja na fauna. Mas apesar disso, os países sul-americanos enfrentam diversos problemas de ordem social. Com baixos índices de desenvolvimento humano, muitos países não possuem políticas públicas eficazes e suas populações enfrentam situações como a fome, a miséria e a violência.

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia