Quais os meios de divulgação desses produtos da indústria cultural brasileira

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Paixão pela música, fanatismo por grupos que estão do outro lado do mundo, fã-clubes, megashows com mais de um milhão de pessoas. Todos estes fatores estão ligados ao processo da criação de uma indústria cultural, ocorrido no século XIX. Muito antes do surgimento de gravadoras, LPs, CDs, mp3 e até mesmo do jabá, já existia o fetiche pelo produto, fosse ele cultural ou não. Este fenômeno está atrelado ao processo de industrialização, que influenciou na criação da indústria cultural, dos meios de comunicação em massa e da cultura de massa.

“É esta, através das alterações que produz no modo de produção e na forma do trabalho humano, que determina um tipo particular de indústria (a cultural) e de cultura (a de massa), implantando numa e noutra os mesmo princípios em vigor na produção econômica geral: o uso crescente da máquina e a submissão do ritmo humano de trabalho ao ritmo da máquina; a exploração do trabalhador; a divisão do trabalho”, explica Teixeira Coelho no livro O que é Indústria Cultural, da Coleção Primeiros Passos – editora Brasiliense.

A criação de um produto para as massas desembocou na venda rápida e em larga escala de material produzido por artistas e embalados na forma de produto. Daí criaram-se expressões muito utilizadas quando se estuda a indústria cultural: a cultura superior, média e a cultura de massa.

“Não é difícil saber o que abrange o rótulo cultura superior: são todos os produtos canonizados pela crítica erudita, como as pinturas do Renascimento, as composições de Beethoven, os romances ‘difíceis’ de Proust e Joyce, a arquitetura de Frank Lloyd Wright e todos os seus congêneres. Também não é complicado identificar os produtos da midcult (cultura média): são os Mozarts executados em ritmo de discoteca; as pinturas de queimadas na selva que se pode comprar todos os domingos nas praças públicas", explica Teixeira.

No caso da tão discutida cultura de massa, a definição do filósofo contemporâneo Edgar Morin a coloca como a formação de um complexo industrial, produtos fabricados na medida certa, definidos e padronizados para o consumo em larga escala com a utilização dos meios de comunicação (rádio, TV, cinema, internet) para sua divulgação.

As frases acima definem e categorizam um produto cultural. Assim, é possível fazer uma análise sobre o que se pode considerar cultura média, superior e popular quando falamos de qualquer tipo de manifestação musical. Música considerada superior, seriam as composições eruditas de Beethoven, entre outros músicos clássicos reconhecidos.

Cultura média pode englobar desde o “mangue-beat” de Chico Science, que flerta com a cultura popular nordestina, até bandas que versam sobre temas literários ou filosóficos como o grupo americano The Velvet Underground e a banda inglesa Joy Division. Já a popular, mass culture, é vista em conjuntos criados para um público homogêneo, como as bandas de pagode brasileiras dos anos 90 (Molejo, Art Popular, Soweto) e a banda americana Kings Of Leon, montada por uma gravadora major para ser um sucesso internacional.

Fontes: COELHO, Teixeira. O que é Indústria Cultural (Coleção Primeiros Passos). Editora Brasiliense, 1997. MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: neurose. (Tradução de Maura Ribeiro Sardinha). 1ª Edição. Rio de Janeiro: Forense. Universitária, 1997

http://pt.wikipedia.org/wiki/Indústria_cultural

Quais os produtos da indústria cultural?

São exemplos de produtos da indústria cultural filmes, programas de TV, telenovelas, campeonatos esportivos, shows musicais, programas de rádio, livros, discos etc. Esse conceito foi criado na década de 1940 pelos filósofos alemães Max Horkheimer (1895-1973) e Theodor W. Adorno (1903-1969).

Quais os produtos da indústria cultural brasileira?

A cultura de Massa A disseminação dos produtos da Indústria Cultural é feita a partir dos meios de comunicação de massa: o cinema, o rádio, a televisão, jornais e revistas.

O que a indústria cultural produz?

Na Indústria Cultural, se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro. Além disso, tem o intuito de reproduzir os interesses das classes dominantes, legitimando-as e perpetuando-as socialmente.

O que é um produto cultural?

produtos culturais seriam expressões de desejos individuais com intenções prioritárias de gerar significados entre o produto e seu público.

Quais os meios de divulgação dos produtos da indústria cultural?

Indústria Cultural e os Meios de Comunicação de Massa

  • Somos bombardeados o dia inteiro com informações, propagandas, músicas, filmes, séries, vídeos, programas de televisão, etc. …
  • Eles são muito importantes nas sociedades contemporâneas em que vivemos e não poderia deixar de ser um dos principais temas da sociologia.

São características da indústria cultural?

A indústria cultural tem como característica a fabricação de produtos, que possuem elementos culturais, mas destinam-se ao mercado. Assim, a relevância da obra é compreendida a partir de seu valor de mercado e da possibilidade de gerar lucro para que a comercializa.

Quais os meios de divulgação dos produtos da Indústria Cultural?

Indústria Cultural e os Meios de Comunicação de Massa

  • Somos bombardeados o dia inteiro com informações, propagandas, músicas, filmes, séries, vídeos, programas de televisão, etc. …
  • Eles são muito importantes nas sociedades contemporâneas em que vivemos e não poderia deixar de ser um dos principais temas da sociologia.

O que é Indústria Cultural e cultura de massa Cite alguns exemplos?

Música, filme, dança, seriados televisivos, esportes, desenhos, moda e o que mais abranger. Cada item que abrange gosto de parcela da sociedade é definido como elementos referentes à Indústria Cultura. Ela, assim, se apropria destas preferências, comercializando-as, transformando-as em cultura de massa.

Quais as principais características da cultura?

Características da Cultura possui um caráter simbólico; é adquirida por meio das relações sociais de um grupo; é transmitida para gerações posteriores; não é estática, sendo influenciada por novos hábitos.

Quais são os produtos culturais?

Cultura popular é repertório acumulado de produtos culturais como músicas, literatura, arte, moda, dança, cinema, televisão e radio que são consumidos principalmente por grupos não-elite, tais como a classe operária e baixa (bem como por segmentos substanciais da classe média).

Quais são os bens culturais?

Para fins da presente Convenção são considerados como bens culturais, qualquer que seja a sua origem ou o seu proprietário: a) Os bens, móveis ou imóveis, que apresentem uma grande importância para o patrimônio cultural dos povos, tais como os monumentos de arquitetura, de arte ou de história, religiosos ou laicos, ou …

Como a Indústria Cultural se relaciona com os meios de comunicação?

Podemos dizer que a Indústria Cultural e os meios de comunicação em massa, juntamente com ferramentas como as propagandas são inseparáveis. É através desses mecanismos que se obtém a manutenção da crença de liberdade individual. Através deles é proporcionado o sentimento de satisfação pelo consumo.

O que são os meios de comunicação de massa?

Mass media ou meios de comunicação de massa são os canais usados ​​para distribuir informações a um grande número de pessoas, sem qualquer tentativa de personalização.

Quais são as principais características da cultura?

Características da Cultura possui um caráter simbólico; é adquirida por meio das relações sociais de um grupo; é transmitida para gerações posteriores; não é estática, sendo influenciada por novos hábitos.

A elaboração do conceito de indústria cultural foi um dos principais resultados da chamada Escola de Frankfurt — um instituto de pesquisas de cunho social inaugurado em 1924. Apesar da herança marxista dos seus membros, seu objetivo era produzir estudos interdisciplinares, e a teoria crítica que se pretendeu elaborar esteve influenciada por propostas psicanalíticas e fatores culturais.

Tal expressão foi utilizada originalmente em Dialética do esclarecimento (1947), obra de Theodor Adorno e Max Horkheimer, com colaboração de outros membros. Essa publicação visava esclarecer um fenômeno característico do capitalismo presente nas sociedades industriais do século XIX, a saber, a criação de um mercado consumidor de bens culturais.

Saiba mais: Revolução Industrial – a consolidação do capitalismo na sociedade ocidental

O que é indústria cultural?

As condições desse fenômeno estiveram relacionadas com as mudanças trabalhistas e a introdução de novidades tecnológicas nos meios de comunicação do final do século XIX. Com a maior parte da população operária e trabalhadores em geral usufruindo de tempo livre, houve maior procura por atividades de lazer e entretenimento.

Antes supridos por atividades escolhidas pelas pessoas dessas classes sociais, os espaços destinados a elas começaram a contratar artistas e oferecer outros serviços, já formando o que seria qualificado como popular. As casas de grandes espetáculos e os teatros, nessa época, ainda eram frequentados somente pela classe de maior poder aquisitivo.

Quais os meios de divulgação desses produtos da indústria cultural brasileira
Adorno (à esquerda) e Horkheimer (à direita) criticaram a massificação das produções culturais na contemporaneidade. [1]

É com a popularização das transmissões de rádio, no início do século XX, que o caráter ideológico de uma cultura para as massas evidenciou-se — processo que ocorreu de forma semelhante no cinema, anos mais tarde.

A modificação do conteúdo das programações culturais para atender ao público crescente ocasionou uma massificação desse conteúdo. Essa padronização consistiu, em alguns casos, em uma diminuição da complexidade de obras voltadas para a cultura superior. Era apenas com a padronização de suas mercadorias que essa indústria poderia satisfazer muitos consumidores.

A expressão indústria cultural deveria soar estranha e indicar uma contradição. A indústria possui características distintas da produção que poderia ser legitimamente caracterizada como cultural. Enquanto esta palavra está associada com a criação como expressão de dúvidas, anseios e valores, aquela relaciona-se com a satisfação de demandas de consumidores.

A indústria cultural alcança seus objetivos porque os produtos culturais servem a uma demanda formada ideologicamente. A expectativa e o interesse nesses produtos têm origem em objetivos econômicos de grandes grupos empresariais e influenciam as pessoas pelos meios de comunicação. Se não nos tornamos conscientes desse processo, é porque já estamos de tal forma acostumados que não questionamos nem o conteúdo nem a forma do que nos é apresentado como cultura.

O entretenimento é a característica mais perceptível dos produtos culturais planejados pela indústria cultural. Esse aspecto é, muitas vezes, usado como critério de avaliação pelas próprias pessoas, quando classificam em bom ou ruim determinado livro, filme etc. Há um conflito, nesse sentido, com a produção artística autônoma, que visa, muitas vezes, criticar a cultura vigente em uma sociedade.

“[A] arte não é social apenas mediante o modo da sua produção, em que se concentra a dialéctica das forças produtivas e das relações de produção, nem pela origem social do seu conteúdo temático. Torna-se antes social através da posição antagonista que adopta perante a sociedade, e só ocupa tal posição enquanto arte autónoma.” |1|

Uma vez que os grandes meios de comunicação influenciam e orientam padrões estéticos, o que vier a provocar incômodo ou insatisfação será avaliado como ruim pelas pessoas, podendo inclusive não ser entendido como arte. Contribui-se, assim, para inibir mudanças no que é culturalmente aceito em uma sociedade.

Veja também: Contracultura: movimento de questionamento e negação da cultura vigente

O que é cultura de massa?

A classificação de algo como cultura de massa pretende referir-se ao processo de produção de bens culturais por grandes empresas, mas possibilita uma interpretação equivocada, a saber, poderia sugerir que essa oferta fosse uma demanda originada pelas próprias classes populares, o que seria exatamente o oposto do que os pensadores da Escola de Frankfurt propuseram.

Quais os meios de divulgação desses produtos da indústria cultural brasileira
Andy Warhol foi um grande entusiasta da pop art, vertente artística que reproduzia temas relativos ao consumo e à cultura popular.

Embora essa expressão tenha sido usada nos rascunhos de alguns escritos, foi escolhida a expressão indústria cultural para ser publicada na obra Dialética do esclarecimento. Como Theodor Adorno expôs em muitos textos, essa nova expressão visa indicar que aquilo que se apresenta como cultura é orquestrado para ser consumido e não resulta legitimamente de uma manifestação criativa. A indústria cultural pode ser entendida, então, como um uso específico dos meios de comunicação com efeitos ideológicos.

É importante frisar que os filósofos que implementaram uma teoria crítica da sociedade não pretenderam idealizar as produções culturais. Explicitaram, antes, o que estava na base da popularização dos bens culturais, ou seja, o lucro. Mesmo com muitas novidades nas artes e na cultura hoje, por exemplo, o sucesso de um filme ainda está atrelado às rendas que conquista, o que já havia sido criticado por Theodor Adorno há mais de 50 anos. Caso queira aprender mais sobre esse conceito, acesse: Cultura de massa.

Novos estudos sobre a indústria cultural

Novos estudos continuam a acompanhar a relação entre meios de comunicação e cultura, indicando seus aspectos alienantes e seus impactos no consumo. Com o surgimento de novas formas de comunicação, novos bens culturais são produzidos, o que renova a discussão acerca da produção da cultura.

Alguns estudiosos apontam jogos em mídia digital e mesmo atrações turísticas como as novas facetas da cultura industrializada. O que é mais óbvio nas novas ofertas são as alterações no conteúdo, uma vez que a sociedade, e consequentemente o público, sofreu mudanças.

Embora não se deixe de considerar a influência dos novos meios de comunicação sobre os indivíduos, muitos pesquisadores alegam que os indivíduos hoje são mais críticos do que quando considerados pelos teóricos da Escola de Frankfurt.

Crédito da imagem

[1] Jjshapiro at English Wikipedia/Commons

Notas

|1|ADORNO, Theodor. Teoria estética. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2011. p. 340.)