Por que os cachorros espirram

Presenciar um cachorro espirrando pode ser algo difícil. Apesar de fofo, o espirro pode ser um sinal de que o seu peludo está enfrentando algum problema, principalmente se as espirradas forem constantes. 

Por que o cão espirra? 

Existem diversas razões que podem fazer o seu amigo espirrar, já que o olfato desses pequenos é aguçado. Por isso, separamos os motivos mais frequentes para que você fique com as orelhas em pé e pronto para ajudá-lo. 

  • Irritação  - Assim como nós, os fofinhos também espirram para eliminar poeiras e qualquer sujeirinha que possa causar algum incômodo. Portanto, não estranhe caso o seu companheiro espirre uma ou duas vezes ao ter contato com um ambiente empoeirado.
  • Flores - Os espirros sempre começam logo após aquele passeio no parque? Cuidado. As flores e plantas podem ser a razão. O pólen das flores também podem causar incômodo nos pequenos.
  • Perfumes e fumaças -  Se você adora dar aquele abraço apertado em seu cachorro, mas está sempre perfumado, fique atento, pois isso pode estar causando uma irritação. Além disso, as fumaças de carros e cigarros causam o espirro da mesma forma.
  • Banhos - Em casos onde o espirro se inicia depois daquele banho caprichado, o vilão pode ser o aroma do shampoo e dos talcos. Busque por produtos neutros e com uma leve fragrância.  

Caso aconteça com frequência, o ideal é que a situação do cachorro seja acompanhada com mais atenção. O espirro frequente pode ser um sintoma de alguma doença ou problema respiratório e, em casos como esses, o veterinário irá diagnosticar e trazer a melhor solução para o seu companheiro. 

Doenças relacionadas ao espirro

A Gripe canina pode estar por trás do espirro. Em casos como esse, você também pode ver o seu amigão com tosse, indisposição e até mesmo com febre. Para evitar esse quadro, é recomendado que mantenha a vacinação do mascote em dia, reforçando o sistema imunológico e diminuindo as chances de contrair a gripe. Lembre-se de protegê-lo do frio. 

Se o espirro vier acompanhado da tosse canina, de forma simultânea, o pequeno pode estar com tosse dos canis. Assim como a gripe, essa doença também pode ser tratada e evitada através da vacinação, além da cura natural, que ocorre em até sete dias. Porém, a consulta veterinária não deve ser dispensada, já que os cães doentes merecem uma atenção dobrada.

Cachorro espirrando sangue pelo nariz pode ser mais preocupante, já que esse pode ser um sintoma de alguma doença mais grave, como o tumor nas narinas, por exemplo, tanto em uma como nas duas. 

Além disso, nossos amigões são tão parecidos conosco que também podem contrair sinusite e rinite. Da mesma forma que o tumor, o espirro com sangue pode ser o grande indício de que o seu companheiro está com alguma dessas doenças, portanto, não pense duas vezes antes de levá-lo ao veterinário. 

Petisco para cães

Todo cuidado é pouco quando se trata de nossos melhores amigos, e o agrado correto também faz parte dessa forma de carinho. A boa notícia é que essa tarefa pode ser divertida e deliciosa com DogLicious! 

Por que os cachorros espirram

Quando falamos de melhores petiscos para cachorros, o seu companheiro pode contar com DogLicious Chicken, um agrado com sabor de frango, do jeitinho que eles gostam. 

Cada partícula é aproveitada ao máximo com o formato divertido desse petisco, desenvolvido especialmente para conquistar a atenção desses pequenos. Além do formato, a textura do agrado é macia, garantindo que a brincadeira seja deliciosa. 

Saúde

Por que os cachorros espirram
Cachorro espirrando nem sempre é sinal de coisa grave: veja quando se preocupar e o que fazer!

O pai de pet que nunca achou fofo ver o próprio cachorro espirrando que atire a primeira pedra! Mesmo que seja bonitinho e, na maior parte dos casos, algo inofensivo, a frequência de espirros do seu animal pode ser um sinal que deve chamar a sua atenção. Assim como acontece com os humanos, os espirros podem ser a reação do organismo do cachorro uma série de coisas e você precisa saber em quais casos a ajuda do veterinário é necessária. Por isso, a gente reuniu aqui embaixo tudo o que você precisa saber sobre o espirro de cachorro para garantir o melhor cuidado para o seu amigo quando ele precisar. 

Cachorro espirrando de vez em quando: nesses casos, não há necessidade de preocupação

A primeira coisa em que você precisa prestar atenção ao perceber que o seu cachorro está espirrando e pode precisar de ajuda é a frequência em que os espirros acontecem. Se eles são raros no dia a dia do seu amigo, é bem provável que ele só esteja tentando expulsar algum corpo estranho que entrou por ali: a causa pode ser um pouco de poeira, um pedacinho de grama, um inseto pequeno que veio junto de farejadas para reconhecer um novo caminho… qualquer coisa que pode causar incômodo à região das narinas do animal.

Por que os cachorros espirram
O cachorro espirrando muito deve sempre ser levado ao veterinário, principalmente se houver sangue

Por que os cachorros espirram

Saúde animal

As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Por que os cachorros espirram

Saúde animal

A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

Por que os cachorros espirram

Saúde animal

Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Por que os cachorros espirram

Saúde animal

Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

Quando o espirro acontece de forma mais frequente, com intervalos curtos entre um e outro e por mais de um dia inteiro, a ida ao veterinário é indispensável. Além disso, vale a pena ficar atento ao comportamento do animal para tentar reparar em algum outro sintoma que pode ajudar o profissional a diagnosticar o que o seu amigo tem.

O cachorro com nariz escorrendo e espirrando, por exemplo, pode estar com a gripe canina, doença que também é conhecida como tosse dos canis. Ela tem sintomas muito parecidos com o da gripe dos humanos — inclusive a secreção nasal — e pode ser causada por um vírus ou uma bactéria. O cachorro espirrando sangue, por sua vez, pode ter a condição causada por alguma inflamação da gengiva ou no trato respiratório do animal. Além disso, a expulsão de sangue também pode ser causada por um tumor benigno nas narinas do cachorro. 

Por último, os espirros alérgicos, que são causados por algum ativo que incomode o animal. O alérgeno pode ser desde um cheiro muito forte (comum aos produtos de limpeza e químicos, como a acetona) até poeira, ácaros e pólen. Ou seja: fique atento aos ambientes que o animal tem frequentado para tentar identificar qual é o gatilho da situação. 

Cachorro espirrando: remédio caseiro pode não ser a melhor solução

Não importa se os espirros são causados pela gripe canina ou por alguma alergia: assim que você perceber que o animal está espirrando muito, o ideal é pedir ajuda ao seu veterinário de confiança e não medicar o animal sem prescrição. Quando a situação é causada por uma alergia recorrente e você já tem um remédio receitado como orientação para os momentos de crise, tudo bem, o animal pode ser medicado. Em qualquer outro caso, é melhor que o seu amigo seja examinado e diagnosticado antes de tomar qualquer medicamento que pode ou não cooperar para a melhora do quadro de espirros.  

Espirro reverso em cães: saiba o que é e como identificar no seu amigo

Se num espirro normal o seu cachorro coloca o ar para fora, no espirro reverso, como o próprio nome já diz, ele puxa o ar para dentro do corpo através das narinas — e não, isso não parece com a respiração normal. Ele faz um som parecido com uma tosse abafada nesse momento. As causas do espirro reverso são parecidas com a do espirro comum e ele é mais comum em cachorros braquicefálicos, que têm a anatomia do focinho e das vias respiratórias diferenciadas. 

Redação: Ariel Cristina Borges

Por que os cachorros espirram