Por que o whatsapp instagram e facebook parou

O WhatsApp, Instagram e Facebook estão fora do ar para diversos usuários nesta segunda-feira (04). De acordo com os relatos no Twitter, as pessoas estão com problemas para enviar ou receber mensagens, realizar publicações e atualizar o feed de notícias. O Instagram Stories não carrega novos posts e o WhatsApp fica com uma mensagem de “Conectando” no topo da tela.

Instagram, Facebook e WhatsApp (Imagem: Tecnoblog)

Ainda não se sabe o motivo para a instabilidade nos serviços do WhatsApp e Instagram, mas todos eles são parte da rede do Facebook, que também está com problemas em seu aplicativo principal.

O DownDetector, site que monitora o funcionamento dos principais serviços online, revela que os problemas começaram a se intensificar a partir das 12h29.

WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar (Imagem: Reprodução/DownDetector)

O mapa de calor do DownDetector mostra que grande parte dos relatos vêm de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Recife. Também há sinalizações de queda no Peru, na Colômbia e no Chile.

Mapa de calor com localização dos relatos (Imagem: Reprodução/DownDetector)

No Twitter, usuários relatam não conseguir acessar nenhum dos três apps da rede social.

//twitter.com/Bergamo_Samara/status/1445056973003792385

Whats, facebook e Instagram fora do ar, bom pelo menos geram alguns minutos de paz no dia! #whatsapp #facebook #instagram

— Luiz Pereira (@Luizao_Bauru) October 4, 2021

Instagram, WhatsApp e Facebook fora do ar e eu achando que era minha internet 🤦🏾

— FabricioFb (@Fabrici46812005) October 4, 2021

Até o site de status do Facebook caiu

O site do Facebook para desenvolvedores, que traz os status dos serviços da empresa, está fora do ar no momento de publicação desta matéria. A companhia se pronunciou via Twitter sobre os problemas que atingem seus principais aplicativos nesta segunda.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.”

Facebook, via Twitter

Este artigo poderá ser atualizado posteriormente para a inclusão de um novo posicionamento da empresa.

Facebook “some” da internet

Também no Twitter, o CTO do CloudFlare, John Graham-Cumming, postou um gráfico que mostra que o Facebook e suas propriedades praticamente desapareceram da internet depois de uma atualização de border gateway protocols (BGP).

//twitter.com/jgrahamc/status/1445065270272434176

Na thread, ele também explica que a queda de um serviço desse tamanho leva as pessoas a tentarem se conectar novamente, sobrecarregando servidores de DNS e causando instabilidade em outros serviços.

Agora, eis a parte divertida. O CloudFlare tem um resolvedor DNS gratuito, 1.1.1.1, e muitas pessoas o usam. Então, Facebook etc. caem… adivinha o que acontece? As pessoas continuam tentando. Softwares continuam tentando. Somos atingidos por uma grande inundação de tráfego DNS solicitando o facebook.com. E assim, o Facebook etc. estão fora do ar, e as equipes do CloudFlare têm que se virar para garantir que as coisas continuem funcionando bem durante a queda.

John Graham-Cumming, CTO do CloudFlare, no Twitter

Atualização (04/10/2021) - por DT

Em inúmeros relatos, usuários afirmam que não estão conseguindo utilizar o WhatsApp, o Instagram e o Facebook. As três plataformas apresentaram instabilidade no serviço após às 12h30 (horário de Brasília) desta segunda-feira (4) e estão fora do ar.

O site Down Detector monitorou a queda e começou a receber um alto índice de reclamações após o meio-dia de hoje. O mapa de falhas do sistema aponta notificações em várias capitais do país, como São Paulo, Curitiba, Recife, e Salvador.


Facebook caiu ✔️ Instagram caiu ✔️ WhatsApp caiu✔️

Twitter sempre reinando ✅

— Lennon 🎧🇺🇸 (@LennonBossa_) 4 de outubro de 2021

A equipe TudoCelular também constatou a paralisação nos serviços das três redes sociais após o horário indicado nas notificações do site Down Detector. Usuários em outros países também relataram problemas.

Em seu perfil oficial no Twitter, o Facebook, que também é dono do WhatsApp e do Instagram, disse que está ciente do ocorrido, pediu desculpas aos usuários e afirmou que trabalha para solucionar o problema o mais rápido possível.

We’re aware that some people are having trouble accessing our apps and products. We’re working to get things back to normal as quickly as possible, and we apologize for any inconvenience.

— Facebook (@Facebook) 4 de outubro de 2021

O WhatsApp também usou o Twitter para se manifestar e seguiu a mesma linha do Facebook.

We’re aware that some people are experiencing issues with WhatsApp at the moment. We’re working to get things back to normal and will send an update here as soon as possible.

Thanks for your patience!

— WhatsApp (@WhatsApp) 4 de outubro de 2021

Não é a primeira vez que os serviços das três redes sociais ficam fora do ar e, provavelmente, não vai ser a última. A falha mais recente registrada nas plataformas aconteceu no início do mês passado, quando o Instagram apresentou instabilidade no uso​.

Telegram

Como sempre, o Telegram, tido como o principal rival do mensageiro WhatsApp, aproveitou toda a situação para brincar com o concorrente em seu perfil oficial no Twitter.

Admin chegou do almoço pra acompanhar os memes, dessa vez não vou postar (imagina que trabalhão postar toda vez)

— Telegram Brasil (@telegram_br) 4 de outubro de 2021

Porém, o Telegram também apresentou instabilidades na tarde desta segunda. Por volta das 15h (horário de Brasília), o mensageiro ficou fora do ar por algum minutos e voltou com as atividades pouco tempo depois.

Outros serviços também com problemas

O Down Detector também está registrando reclamações de problemas em outras plataformas, como Slack, Facebook Messenger, serviços bancários como o Nubank, além de operadoras de telefonia.

O que está acontecendo?

As empresas ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o que de fato motivou a queda repentina nos serviços. Porém, é possível ter algumas pistas graças a mensagem "5XX Server Error" exibida para os usuários.

O aviso de "5XX Server Error" significa, de forma simples, que o problema está sendo ocasionado por uma falha nos servidores do serviço. Na prática, o erro ocorre quando o servidor, ou seja, o computador central, não consegue completar a solicitação do usuário e, por isso, não tem como exibir a informação desejada.

Quando isso acontece, o WhatsApp para de enviar as mensagens e o Facebook e Instagram interromperam a exibição de postagens e fotos.

Twitter segue firme

Com as redes sociais do Facebook fora do ar, o Twitter resolveu debochar do fato de sua plataforma seguir online.

hello literally everyone

— Twitter (@Twitter) 4 de outubro de 2021

As redes "alvo" da brincadeira entraram no jogo e os perfis oficiais do WhatsApp e do Instagram responderam ao cumprimento do Twitter.

👋 hello!

— WhatsApp (@WhatsApp) 4 de outubro de 2021

Hi and happy Monday 😵‍💫

— Instagram (@instagram) 4 de outubro de 2021

Os usuários também comemoraram o fato do Twitter seguir sem problemas.

Atualização (02/09/21) - JB

Um novo dia, mais uma queda. Diversos usuários do Instagram pelo mundo acordaram nesta quinta-feira (2) e notaram que a rede social de fotos está fora do ar. As reclamações começaram na Índia (eles acordam primeiro), sendo que elas se estenderam pela Europa e também chegaram nas Américas.

De acordo com números coletados no DownDetector, cerca de 52% dos usuários estão reclamando do aplicativo instável, enquanto que 25% sequer conseguiram se conectar ao serviço.

Por enquanto, o problema afeta apenas o Instagram dentro do ecossistema de aplicativos do Facebook.

Até o momento, a rede social não se pronunciou sobre o motivo por trás da falha. De toda forma, é importante ressaltar que está se tornando cada vez mais comum os usuários enfrentarem problemas com as redes sociais do Mark Zuckerberg. Isso já virou até meme no Twitter.


Curiosidade 01 Set

Economia e mercado 31 Ago

Atualização - 08/04/2021 - por EB

Caiu de novo! Instagram e Facebook apresentam instabilidade nesta quinta-feira

E o Facebook e o Instagram estão enfrentando problemas novamente. Pouco menos de 3 semanas após as duas redes, incluindo o WhatsApp, registrarem uma instabilidade que irritou muitos usuários, agora as redes de Mark Zuckerberg estão novamente apresentando falhas. Confira os detalhes de hoje.

Lançamentos 08 Abr

Curiosidade 07 Abr

Segundo relatos registrados no DownDetector, site dedicado a identificar problemas no funcionamento de sites e redes sociais, o Instagram e o Facebook registraram um alto número de reclamações por problemas por volta das 18:32 desta quinta-feira (08/04).

No Instagram, a instabilidade afetou principalmente o feed e falhas gerais, que representou queixas de 73% dos mais de 71 mil relatos registrados na plataforma do DownDetector.

Já quanto ao Facebook, 56% dos usuários relatam falha geral da rede social, enquanto que 26% dizem ter problemas ao se logar. Foram registradas um total de 110.169 reclamações na plataforma do DownDetector por volta das 18:32 no horário de Brasília, quando o pico de falhas foi atingido também no Instagram.

Até o momento alguns usuários relatam lentidão ao carregar fotos e vídeos em ambas as redes, mas o funcionamento delas parece estar retornando à normalidade. O WhatsApp parece não ter sido atingido pela falha dessa vez.

Ainda não há informações sobre o que pode ter causado esta falha temporária. Por enquanto nenhuma das redes comentou o caso.

O Facebook ou o Instagram apresentaram problemas para você hoje? Conte nos comentários.

Matéria original - 19/03/2021

Em todo o Brasil usuários relatam que as redes sociais do Facebook estão fora do ar, impedindo o envio e recebimento de mensagens pelo WhatsApp e o acesso ao Instagram. A instabilidade foi notada por usuários por volta das 14h30 (pelo horário de Brasília) desta sexta-feira (19) e também estaria afetando o Facebook Messenger.

O problema não teria sido isolado, uma vez que usuários do Twitter também perceberam instabilidade, com lentidão notável para atualizar o feed de notícias, mas ainda sendo possível navegar quase que normalmente.


A plataforma Downdetector exibe o Instagram, WhatsApp, Facebook e Facebook Messenger com alto pico de relatos de usuários que estão tendo problemas em acessar, com a primeira tendo mais de 180 mil pessoas relatando problemas ao site ao mesmo tempo.

Entretanto, não são apenas os serviços do Facebook que apresentam problemas. A tabela do Downdetector exibe picos de instabilidade em todas as maiores operadoras do Brasil, como Vivo, Claro, NET, Oi e TIM. A ferramenta de buscas do Google e o YouTube também aparecem com pico no site, como você pode conferir abaixo.


O Telegram, como sempre, aproveitou o momento para zombar dos concorrentes, afirmando que não iria postar memes desta vez: "deixo com vocês". A plataforma também estaria passando por instabilidades, como mostra o gráfico do Downdetector, mas em uma escala muito menor.

Confira abaixo algumas reações da internet.

Desta vez eu não vou postar memes, deixo com vocês.

— Telegram Brasil (@telegram_br) March 19, 2021

Eu achando que o problema era o Wi-Fi 🤡 pic.twitter.com/mPi4T9TeNg

— Mari ∞ (@amariboaventura) March 19, 2021

Impressão minha ou o Twitter tá quase indo com Deus também?

— twitch.tv/guigoakirah 🎮✨ (@guigoakirah) March 19, 2021

Instagram e Whatsapp neste momento 🤷 pic.twitter.com/c1qIQbmOKk

— FOX Sports Brasil (de 🏠) (@FoxSportsBrasil) March 19, 2021

O iMessage tá funcionando normalmente. O único problema é que nenhum brasileiro percebeu, pois ninguém usa essa parada aqui

— Cauê Fabiano (@Cauefabiano) March 19, 2021

Última postagem

Tag