Por que o continente americano apresenta grande diversidade climática e paisagística

O Continente Africano é reconhecido por sua vasta área territorial, além de uma posição geográfica que torna esse continente o único a localizar-se em todos os hemisférios terrestres. A Linha do Equador, principal paralelo da Terra, passa pela África praticamente em seu centro, trazendo profundas diferenciações naturais no que diz respeito ao seu clima e à sua vegetação.

O Clima da África

A diversidade climática do continente africano é muito influenciada pelas diferenças de latitude e, em menor grau, pela maritimidade e continentalidade, além de, em alguns pontos, a altitude também determinar alguns tipos climáticos, como o de Frio de Montanha. No mapa a seguir, temos uma classificação genérica dos climas africanos.


Mapa dos tipos climáticos no continente africano *

Muitos autores colocam que o clima africano é aparentemente “espelhado”, ou seja, com uma repetição de boa parte das faixas climáticas ao norte e ao sul do Equador, embora haja diferenças, como a menor proporção de ocupação do clima desértico, além de uma menor atuação do semiárido. O Deserto do Saara, ao norte, ocupa uma ampla área, caracterizando o clima da chamada África do Norte, enquanto o Deserto do Kalahari ocupa uma área menor no extremo sul.


Paisagem do Deserto do Kalahari, em um ponto no norte da África do Sul

Apesar de o Saara ser o maior deserto quente do mundo e trazer uma ampla influência para a atmosfera continental, a maior parte do continente africano é ocupada pelo clima tropical (semelhante ao que ocorre no Brasil), com um clima seco e frio no inverno e quente e chuvoso no verão. Essa faixa climática interrompe-se em alguns trechos de clima equatorial, que é mais quente e úmido em função da presença da floresta do Congo na porção central da África.

A Vegetação da África

Se observarmos o mapa a seguir, onde há a indicação genérica dos principais biomas africanos, podemos notar que existe uma relação de equilíbrio entre o clima e a vegetação da África, com as grandes faixas desérticas já mencionadas, além da presença de Estepes na maioria das regiões semiáridas.


Mapa dos tipos de vegetação da África *

As Savanas, um tipo de vegetação muito semelhante ao Cerrado brasileiro e que ocupa a maior parte do continente, encontram-se quase que totalmente nas faixas de clima tropical. A floresta equatorial, responsável pelas maiores umidades do continente, encontra-se nas zonas de baixas latitudes e mantém-se cercada por uma floresta tropical úmida, enquanto nos extremos norte e sul habita a vegetação mediterrânea.


Paisagem das savanas africanas

É importante destacar, contudo, que as fronteiras entre um tipo natural e outro não são completamente claras e bem definidas, havendo áreas de transição entre um tipo e outro. Um exemplo é a vegetação de estepe, que vai se tornando mais rala, com áreas de campo, à medida que sua posição geográfica aproxima-se das zonas desérticas.

______________________

* Base cartográfica dos mapas: Eric Gaba / Wikimedia Commons. Mapas elaborados pelo autor do texto.

Por Rodolfo Alves Pena

Graduado em Geografia

Por que o continente americano apresenta grande diversidade climática e paisagística

Devido à sua alongada disposição norte-sul, que faz o território americano situar-se em diferentes latitudes, ele apresenta grande diversificação climática.

Por que o continente americano apresenta grande variação climática em sua extensão com características de vegetação também muito variada?

O Continente americano mostra grande variação climática em sua extensão,com características de vegetação também muito variada. isso Se Deve a fatores naturais como A: Diversidade de Solo. B: grande extensão territórial. C: Diversidade de altitudes.

Como o continente americano pode ser regionalizado com base em seus aspectos físicos?

Na Regionalização em função dos aspectos naturais o continente americano divide-se em três porções distintas: a América do Norte, composta por Estados Unidos e Canadá; a América Central e a América do Sul. ... Há também a regionalização em função dos aspectos culturais e colonizatórios.

Quais as características físicas do continente americano?

Os aspectos físicos do continente americano são bastante variados, tendo como característica principal as elevadas altitudes em sua porção ocidental. ... Na porção oeste do continente, tanto ao norte como ao sul, observamos a presença de grandes cadeias montanhosas.

Por que o continente americano tem uma grande extensão latitudinal?

Isso porque, na verdade, ele é formado por duas grandes massas de terras unidas por um istmo (porção continental mais estreita). Essas massas continentais são as Américas do Norte e do Sul, enquanto a pequena porção de terras e ilhas compõem a América Central.

Como pode ser regionalizado o continente americano segundo seus aspectos Histórico-culturais?

A divisão sociocultural da América divide esse continente em América Anglo-Saxônica e América Latina. Na primeira região, encontram-se apenas Estados Unidos e Canadá; na outra, todos os demais países do continente americano. ... Além disso, nem todos os países da América Latina utilizam idiomas de origem latina.

Como pode ser regionalizado o continente americano?

O continente americano é regionalizado em três partes, isso facilita o estudo das relações humanas existentes, é dividido em América do Sul, América Central e América do Norte.

Quais são as características físicas e culturais do continente americano?

Os aspectos físicos do continente americano são bastante variados, tendo como característica principal as elevadas altitudes em sua porção ocidental. ... Na porção oeste do continente, tanto ao norte como ao sul, observamos a presença de grandes cadeias montanhosas.

Quais são as principais características do americano?

O continente americano, de forma básica, é em uma grande porção de terras banhadas, no seu lado leste, pelo Oceano Atlântico e no, seu lado oeste, pelo Oceano Pacífico, contendo dois grandes blocos de terra sendo um ao norte e outro ao sul unidos por uma pequena faixa de terra.

Qual é o continente com a maior extensão latitudinal?

América é o continente A América é o continente com maior extensão latitudinal, a segunda maior área e o terceiro quantitativo populacional mais numeroso.

Qual a diversidade climática do continente americano?

  • O continente americano mostra grande variação climática em sua extensão, com características de vegetação também muito variada. Isso se deve a fatores naturais como: (A) diversidade de solo (B) grande extensão territorial (C) diversidade de altitudes (D) pequenas faixas de terra

Quais as grandes variações de latitude no continente americano?

  • As grandes variações de latitude são um fator muito importante para a composição dos aspectos naturais do continente americano, que, por isso, apresenta uma grande variabilidade tanto em seus tipos climáticos quanto em sua vegetação.

Por que o continente americano foi colonizado?

  • O continente americano foi colonizado por povos de várias nações europeias, dentre eles: portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses. Esses povos passaram a explorar toda a América e a impor sua cultura de maneira forçada aos povos nativos do continente.

Quais são os tipos climáticos?

  • Sobre os tipos climáticos, enumere corretamente: ( ) característicos das áreas próximas a linha do Equador. ( ) as características deste tipo de clima variam conforme a área. ( ) a temperatura média anual é elevada. é características das regiões entre os trópicos e a linha do equador.

O Continente Americano é formado por duas grandes massas continentais, uma localizada ao norte e que engloba a América do Norte, Central e o Caribe, e outra localizada ao sul, onde se encontra a América do Sul. Juntas, essas faixas de terra se estendem em uma área superior a 42 milhões de km², tornando-se o segundo maior continente do planeta, ocupando 8% da área terrestre e 28,5% das terras emersas.

Na porção oeste do continente, tanto ao norte como ao sul, observamos a presença de grandes cadeias montanhosas. No continente sul-americano, elas formam a Cordilheira dos Andes, que se formou em função do atrito da Placa Tectônica de Nazca e a Placa Sul-americana. Na continente norte-americano, elas formam acidentes geográficos como as Montanhas Rochosas e os Montes Apalaches, oriundos do choque entre a Placa Norte-americana e a Placa de Juan de Fuca.

A seguir, temos um mapa topográfico, indicando as variações de altitude no continente americano.

Por que o continente americano apresenta grande diversidade climática e paisagística

As variações do relevo das Américas

Em linhas gerais, o relevo das Américas é proveniente de uma formação geológica antiga, apresentando um número maior de bacias sedimentares e um caráter mais acidentado ao longo da maior parte de suas áreas. Apesar disso, existem ainda alguns escudos cristalinos na porção leste e central da América do Sul, na região da Guiana Francesa, no Norte da América do Norte e na Groelândia. Cadeias orogenéticas recentes podem ser visualizadas na Cordilheira dos Andes e em toda a costa oeste do continente.

A formação de elevadas altitudes no litoral próximo ao Oceano Pacífico dificulta a chegada de umidade advinda desse Oceano para o continente, produzindo alguns desertos e regiões áridas, a exemplo do que ocorre no México e nos Estados Unidos. Na América do Sul, no entanto, essa dinâmica não se aplica em função da presença da Floresta Amazônica, que produz uma intensa quantidade de umidade através de sua evapotranspiração, distribuindo ar úmido para todo o cone sul.  

Em razão de as Américas serem um continente de elevada extensão territorial no sentido norte-sul, suas regiões extremas apresentam baixas temperaturas, influenciadas pelas massas de ar polares. No entanto, massas de ar quente oriundas do interior das massas continentais elevam as temperaturas em regiões como a costa leste da América do Sul, do Norte e Central, além de reduzir a umidade do ar em alguns períodos do ano nas regiões centrais dessas três regiões. Assim, podemos perceber que o continente americano apresenta praticamente todos os tipos de clima existentes no planeta Terra.

O continente é também rico em termos de bacias hidrográficas. Dentre as inúmeras grandes bacias existentes, três delas merecem destaque: a bacia Platina, a do Mississipi-Missouri e a Amazônica, sendo essa última a maior do mundo tanto em extensão quanto em volume de água, propiciando uma riqueza hidrográfica sem igual em todo o mundo.