Por que o brasil tem 4 fusos horarios

Ouça este artigo:

Os fusos horários são linhas imaginárias que se distribuem pelo globo terrestre percorrendo de um pólo a outro do planeta, semelhantes aos meridianos, porém criando faixas que englobam áreas para que possuam o mesmo horário de acordo com sua localização. Essas faixas de fusos horários foram criadas devido a necessidade de estabelecer um horário global, levando em conta o movimento de rotação da Terra, que é a volta que ela efetua sobre si em um período de aproximadamente 24 horas, fazendo com que cada parte de sua superfície receba incidência solar em um momento diferente. Com esse fator foi necessário estabelecer um horário global que varia de acordo com a posição da Terra, tendo como base de cálculos as linhas meridianas, e assim formulando as faixas de fusos horários entre 2 meridianos de referência.

Foi estabelecido que o Meridiano de Greenwich seria o fuso horário 0, sendo que a sentido oeste dele as faixas de fusos horários contariam -1 hora e no sentido leste seria +1 hora a cada fuso, totalizando 12 faixas para os dois sentidos.

As faixas de fusos nem sempre percorrem de maneira reta como as linhas meridianas, elas podem contornar o formato de alguns países para que fiquem integralmente com mesmo horário em todo seu território. Porém, os países com maiores dimensões territoriais acabam possuindo mais de um fuso horário, pois sua área ocupa ultrapassa vários meridianos, como é o caso do Brasil, Rússia, Estados Unidos, entre outros.

Por que o brasil tem 4 fusos horarios

Representação que demonstra os quatro fusos horários brasileiros que vigoram atualmente e a diferença entre os limites teóricos e práticos. Ilustração: TimeZonesBoy / Wikimedia Commons

No caso Brasil devido sua grande extensão territorial ele possui quatro fusos horários diferentes: GMT-2, GMT-3, GMT-4 e GMT-5 (GMT = Greenwich Mean Time, o fuso "zero"). Cada uma dessas faixas estão distribuídas de acordo com a localização dos estados e áreas dentro do território brasileiro.

GMT-2

Na região das Ilhas como a de Fernando de Noronha, Trindade, Martin Vaz, Penedos de São Pedro e São Paulo e o Atol das Rocas e algumas outras menores que estão na área mais ao leste do Brasil se encontra o fuso horário de -2 horas (GMT-2), isso significa que essa região está 2 horas atrasada em relação ao Meridiano de Greenwich.

A maior área do país se encontra sob o fuso horário de -3 horas (GMT-3), registrado como o horário oficial de Brasília, contemplando dentro dessa faixa os estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, o Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

GMT-4

O fuso de -4 horas está localizado na porção mais a oeste do Brasil, abrangendo os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e parte do Estado do Amazonas que fica a leste da linha que, partindo do Município de Tabatinga, no Estado do Amazonas, segue até o Município de Porto Acre, no Estado do Acre.

GMT-5

O fuso de -5 horas foi estabelecido em 2013, pela Lei 12.876, e compreende o Estado do Acre e parte oeste do Amazonas (conforme descrito no parágrafo anterior).

Os fusos horários do Brasil compreendem então as transições das faixas de acordo com as distâncias de seu território em relação ao Greenwich, contando com os quatros fusos diferentes, porém assume como fuso horário oficial o de Brasília, que é o que corresponde a -3 horas de Greenwich e está presente na maior área do país, em 21 das 27 Unidades Federativas. Nesse sentido se Londres que está localizada no Meridiano de Greenwich estiver com horário de 10h, no Brasil poderá ser 8h na região de Fernando de Noronha, 7h nos estados que seguem o horário de Brasília,  6h AM (parte leste), MT, MS, RO e RR e ainda 5h no Acre e parte oeste do Amazonas.

Bibliografia:

ALVES, Andressa; BOLIGIAN, Levon; GARCIA, Wanessa; MARTINEZ, Rogério - Geografia: Espaço e Vivência 6ºano - 3 Ed. - São Paulo, 2009

No Brasil, existem 4 fusos horários. Os fusos do Brasil estão a oeste do Marco Zero, incluindo as ilhas oceânicas e variando de duas a cinco horas a menos em relação ao meridiano principal.

Os fusos horários no Brasil tiveram início em 1913, quando o presidente Hermes da Fonseca (1855-1923) assina o decreto n° 2.784, do qual se instituiu quatro fusos no país.

Como o Brasil possui dimensões continentais, seu território contém mais de um fuso horário.

Por que o brasil tem 4 fusos horarios
Por que o brasil tem 4 fusos horarios

  • Fuso 1: A 30° do GMT, surge o primeiro fuso brasileiro, o qual abarca as ilhas oceânicas do Atol das Rocas, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz. O tempo é contado pela subtração de duas horas ao GMT.
  • Fuso 2: Ao atingir 45° em relação ao meridiano Zero, o país terá outro fuso, no qual se subtrai três horas do fuso principal. Este fuso compreende a maior parte do território nacional, incluindo o Federal (horário de Brasília), as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, bem como o estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá.
  • Fuso 3: A 60° do Greenwich Mean Time (GMT), que corresponde aos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, e cerca de dois terços do estado do Amazonas, subtrai-se quatro horas em relação ao meridiano 0°. Note que, como os estados mencionados não participam do horário de Verão, a diferença horária aumenta em duas horas em relação ao resto do País.
  • Fuso 4: No extremo oeste do Brasil teremos o ultimo fuso horário, localizado a -75° do Meridiano de Greenwich e com cinco horas subtraídas daquele meridiano à GMT. Contudo, em 24 de abril de 2008, a Lei Federal nº 11.6622 extinguiu este fuso. Porém, devido a impopularidade desta medida, foi restabelecido em 30 de outubro de 2013 e vigora até hoje. Este fuso horário abarca o estado do Acre, e os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga, todos no estado do Amazonas.

Os Fusos Horários do Brasil e o Horário de Verão

Os fusos horários podem ser afetados pelos horários de verão, uma medida adotada para economizar energia ao aproveitar melhor as horas de sol.

O Brasil adotou este horário desde 1985, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, onde se adianta o relógio em uma hora, fato que precisa ser observado ao calcularem-se os fusos, nos quais se diminui a diferença.

Participam do Horário de Verão o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal.

Como as regiões Norte e Nordeste não aplicam o Horário de Verão, a diferença horária entre as regiões diminui nesse período.

No entanto, em 2019, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, extinguiu o horário de verão.

Fusos Horários: definição

Os fusos horários, que são 24 no total, correspondem a 15° dos 360° da circunferência terrestre. Ou seja, 15° correspondem a uma hora, contadas a partir da cidade de Greenwich, na Inglaterra.

Assim, para os fusos a Leste (oriente) deste meridiano, somamos as horas com o GMT, enquanto para aqueles que estão a Oeste (ocidente) irão subtrair suas horas em relação à hora de Greenwich (GMT).

Por que o brasil tem 4 fusos horarios

Portanto, como o território brasileiro está no hemisfério ocidental, seu horário é atrasado em relação à cidade inglesa.

Todos esses fusos estão atrasados em relação às regiões que estão localizadas a Leste, incluindo o Meridiano de Greenwich. O país possui quatro fusos horários, pois são consideradas as ilhas oceânicas brasileiras de Fernando de Noronha, Trindade, Martim Vaz e Penedos de São Pedro e São Paulo.

Quantos fusos horários possui o Brasil em qual deles está localizado a cidade em que você mora?

Resposta. No Brasil tem dois tipos de fusos horários,o fuso horário de verão e o normal,Na minha cidade é o mesmo horário do horário de Brasília.

O que é fusos horários explique?

Os Fusos Horários, também chamados de zonas horárias, são cada um dos 24 fusos traçados por uma linha imaginária de um polo ao outro do globo terrestre. A finalidade dessa divisão é de padronizar o cálculo de tempo em todo o planeta Terra.

Por que a terra foi dividida em 24 partes?

Dessa maneira, o planeta foi dividido em 24 fusos, sendo que cada um deles corresponde à diferença de uma hora. Tal definição levou em conta o fato de a Terra levar justamente 24 horas para completar o seu movimento de rotação, responsável pela alternância entre os dias e as noites.

Que horas são no ponto a quando está em vigor o horário de verão brasileiro?

Resposta. O ponto A segue o horário de Brasília, que tem 3 horas a menos em relação a Greenwich. No horário de verão essa diferença de fuso fica em 2 horas.

Como foram diferenciados os horários no mapa?

Resposta. Os fusos horários, também denominados zonas horárias, foram estabelecidos através de uma reunião composta por representantes de 25 países em Washington, capital estadunidense, em 1884. Nessa ocasião foi realizada uma divisão do mundo em 24 fusos horários distintos.

Quando o período do horário de verão termina o que as pessoas devem fazer para ajustar o relógio?

Quando o Horário de Verão chegar ao fim, os relógios devem ser ATRASADOS, ou seja, quando for 00h (meia-noite), a hora deve voltar para às 23h (11 horas da noite).

Porque Fernando de Noronha apresenta a hora mais adiantada do Brasil?

Resposta. Explicação: o fuso horário é diferente devido a sua localização geográfica.

Qual é a hora de Fernando de Noronha agora?

Fusos Horários em Relação à Brasília Horário de Brasília /th>
LocalFuso HorárioHorário
Fernando de Noronha+1/td>
Mato Grosso-1/td>
Mato Grosso do Sul-1/td>

Como é o fuso horário de Fernando de Noronha?

O destino conta com seu próprio fuso horário de Fernando de Noronha. Para se adaptar ao fuso GMT – 2 horas, é só adicionar uma hora a mais do horário de Brasília, exceto no horário de verão, quando o relógio da ilha fica igual ao do continente.