Por que ficamos gripados no frio

Não há evidências de que exista associação entre a friagem (termo mais maternal para o choque térmico) e o resfriado.

Em um dos mais famosos estudos a respeito, feito pela Escola de Medicina da Universidade Baylor, nos Estados Unidos, em 1968, os voluntários foram expostos ao vírus do resfriado comum e depois entraram em ambientes gelados ou quentes. Todos ficaram doentes, a temperatura não interferiu.

Ah, mas você já pegou friagem e ficou doente? Coincidência, dizem os especialistas ouvidos pela SUPER. Sim, as pessoas ficam mais resfriadas no inverno. Mas é porque os vírus que causam problemas respiratórios estão mais ativos nessa época do ano. É a mesma coisa que o vírus da dengue. Ele está à toda no verão, porém ninguém fala que é o calor que provoca a doença.

O frio não causa resfriado, mas pode provocar alergias e facilitar infecções. Quando a temperatura cai, geralmente o ar fica mais seco, o que afeta as mucosas do aparelho respiratório. E esse ressecamento compromete a produção de secreções com anticorpos para a defesa do organismo.

Pare de culpar o frio e o picolé

E sorvete, causa resfriado?

Assim como a chuva, ele é só um bode expiatório: se você ficou doente é porque já estava com o vírus. O gelado intenso pode irritar a garganta, mas isso só acontece quando a pessoa já tem alguma infecção. E, se a inflamação for intensa, o sorvete pode diminuir a dor, como nas cirurgias de sisos ou amídalas.

Continua após a publicidade

Tomar vacina contra a gripe pode provocar a doença?

Eis outra besteira. A vacina contra a gripe é feita de vírus inativados e sua característica é justamente não simular uma doença, como outros tipos de vacina. Se a pessoa ficou doente depois disso, é porque se contaminou com outro vírus que não estava na vacina (gripes e resfriados podem ser causados por vários deles).

  • Poeira no ambiente doméstico pode contribuir para obesidade infantil

Aliás, gripe e resfriado são a mesma coisa?

Não. Os dois provocam coriza e indisposição, mas a gripe tem sintomas muito mais agressivos, como febre alta, falta de ar, cansaço e dores intensas no corpo. Em alguns casos, pode levar à pneumonia e até à morte. Ou seja, gripe põe a pessoa na cama para valer. Resfriado é o que a faz ficar deitada só para enrolar.

25/03/2021

Se você sempre achou que gripes e resfriados acontecem sempre nos meses mais frios, saiba que isso é mito. Seria a mesma coisa dizermos que o calor provoca a dengue.

É verdade que os casos de gripe aumentam durante o inverno, mas é porque, nesta época do ano, temos a combinação de temperatura baixa e ar seco, que propicia uma sobrevida maior do vírus.

Fora isso, os ambientes fechados e a aglomeração de pessoas no frio favorecem a proliferação dos diversos tipos de vírus respiratórios e, consequentemente, a transmissão da doença.

Outro fator que ajuda a desencadear o quadro é a menor movimentação daqueles pelinhos (cílios) que ficam dentro do nariz para filtrar o ar e impedir a entrada de microrganismos. Como o frio inibe essa movimentação, o vírus se sente livre para invadir o organismo alheio.

No Brasil, o aumento dos casos de gripe, geralmente, acontece entre os meses de abril e outubro, mas isto pode variar de acordo com cada região do País.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a tendência é de que o número de casos aumente entre abril e junho, meses mais chuvosos nas Regiões Norte e Nordeste, e se concentre de junho a outubro no Sul e Sudeste, regiões que têm invernos mais rigorosos.

Embora as pessoas fiquem mais doentes entre o outono e inverno, é importante alertar que o aparecimento das doenças respiratórias transmissíveis, como gripes e resfriados, ocorre durante todo o ano.

Referências consultadas

Mais nova linha de Benegrip, agora de suplementos de vitaminas e minerais escolhidos para fortalecer* seu sistema imunológico e reforçar** sua energia.

Benegrip Imuno Complex: O primeiro em cápsulas gelatinosas***, possui uma fórmula exclusiva*** que irá auxiliar na prevenção* e fortalecer* o seu sistema imunológico. Saiba mais!

Benegrip Imuno Energy: Comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo*** de vitaminas e minerais escolhidos que irão contribuir com sua energia** e auxiliar no sistema imune. Saiba mais!

Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010. *Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune. **Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente. ***IQVIA. PMB. Agosto, 2021. Mapeamento do mercado de vitaminas.

Hoje vamos responder a pergunta da Xaiane!

Oi Xaiane, tudo bem?

Pois é, eu entendo bem a sua preocupação. Geralmente em épocas que fazem frio pegamos aquela gripe que acaba com o nosso humor. Mas será por que isso acontece, principalmente nessas épocas?

Quando o clima está frio, nós preferimos ficar em locais com portas e janelas fechadas, pois, assim, o ambiente fica ainda mais quentinho, não é mesmo? Então… se estamos em um lugar fechado, a transmissão do vírus da gripe pode ser facilitada. Mas isso só acontece caso alguém gripado esteja ou tenha passado no local. 

Além disso, no inverno, o ar tende a ficar mais seco, o que acaba ressecando as nossas vias respiratórias (que é o caminho que o ar passa até chegar lá nos pulmões). Com isso, algumas substâncias responsáveis pela defesa do nosso organismo são destruídas. E aí fica mais fácil a gente pegar gripe. 

Até aqui já entendemos que o que causa mesmo a gripe é o vírus que invade nosso corpo. Por isso, sim, você pode sair no friozinho ou pegar aquele ventinho sem se preocupar com ela, contanto que você tome alguns cuidados que vou te falar já, já! Mas, olhe só: ficar no frio demais pode diminuir a nossa temperatura e isso não é legal, pois, o nosso corpo precisa estar em uma temperatura adequada para trabalhar direitinho. Sabe quando o seu queixo começa a tremer e os seus pêlos ficam arrepiados quando você está sentindo frio? É o seu organismo tentando fazer com que você produza calor, evitando que a temperatura do seu corpo diminua ainda mais.

Passar muito frio não é nada bom, né?
Infelizmente tem muita gente na rua que passa muito frio. Que tal, então, caso você tenha algum moletom que não use mais, fazer doação para essas pessoas?

Ah, e não esqueça! Para evitar a gripe, podemos tomar a vacina, além de ter hábitos como lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool gel, principalmente após tossir ou espirrar, evitar tocar os olhos, boca e nariz, e também manter hábitos saudáveis, ok?!

Agora eu que te pergunto: qual a diferença entre gripe e resfriado?

Respondida por Bárbara Bandeira
Ilustração de Maria Carolina

Última postagem

Tag