Pode-se distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião ou por tudo que se queira

A Compreensão da Essência Humana na Teoria Marxiana (parte I )

São muitas as definições que buscam respostas às questões, o que é o homem, qual sua essência e o que o diferencia dos demais animais. Alguns pensadores buscam responder essas interrogações com um conteúdo essencialmente metafísico, utilizando-se da razão e da religião, retirando  do homem  seu leito histórico, além de desconsiderar suas origens biológicas.

Marx e Engels criticaram categoricamente essa abordagem, desconstruindo – a através da introdução de uma visão histórica do desenvolvimento humano, que começa a ser definida à medida que este produz suas condições de existência, distinguindo-se assim dos demais animais. Em a Ideologia Alemã Marx e Engels afirmam:  “Pode-se distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião ou por tudo que se queira. Mas eles próprios começaram a diferenciar–se dos animais tão logo começaram a produzir seus meios de vida. (…) Produzindo seus meios de vida, os homens produzem, indiretamente, sua própria vida material”.1

Em Marx e Engels há a rejeição do determinismo de uma essência humana constituída aleatoriamente aos fenômenos objetivos em desenvolvimento, afirmada por espécie animal mais razão. O homem é construtor da história e numa relação dialética com a natureza, resultado da mesma. Ainda em a Ideologia Alemã dizem: “A história nada mais é do que a sucessão de diferentes gerações, cada uma das quais explora os materiais, os capitais e as forças de produção a ela transmitida pelas gerações anteriores; ou seja, de um lado prossegue em condições completamente diferente a atividade precedente, enquanto, de outro lado, modifica as circunstâncias anteriores através de uma atividade totalmente diversa.”2

A teoria marxiana do papel do trabalho na definição da formação humana, não pode ser analisada como a auto-produção do homem pelo trabalho como princípio auto-suficiente, mas deve levar em consideração o acúmulo e desenvolvimento anterior, o que permitirá, ser este, sujeito de um processo universal, e sua história depende dos meios encontrados, sendo inerente à sua existência a necessidade de desenvolvê-los. Sua universalidade é o conteúdo da própria história.

Em Marx o homem é visto como parte integrante da natureza, produto da mesma e, enquanto ser natural, prescinde da natureza, tendo como pressuposto a sua própria natureza, ou seja, a natureza de seu organismo. Ao analisar o homem enquanto parte da natureza, MARX (1989:164 e 1987:206), no primeiro e no terceiro dos Manuscritos de 1844, afirma: “A natureza é o corpo inorgânico do homem, isto é, a natureza na medida em que não é o próprio corpo humano.

O homem vive da natureza, quer dizer: a natureza é o seu corpo, com o qual tem de manter-se em permanente intercâmbio para não morrer. Afirmar que a vida física e espiritual do homem e a natureza são interdependentes significa apenas que a natureza se inter-relaciona com ela mesma”. “O homem é imediatamente ser natural. Como ser natural, e como ser natural vivo está, em parte, dotado de forças naturais, de forças vitais, é um ser natural ativo; estas forças existem nele como disposição e capacidades, como instintos; em parte, como ser natural, corpóreo, sensível, objetivo, é um ser que padece, condicionado e limitado, tal qual o animal e a planta; isto é, os objetos de seus instintos existem exteriormente, como objetos independentes dele; entretanto, esses objetos são objetos de seu carecimento, objetos essenciais, imprescindíveis para a efetuação e confirmação de suas forças essenciais”.

O homem é parte da natureza, inseparável dela, portanto é um ser vivo que possui limites, está condicionado como qualquer outro ser vivo as leis gerais da natureza. A satisfação de suas necessidades não pode ser atendida fora dos limites de seu intercâmbio com a natureza.

Esta também só pode ser atendida com um passo à frente de sua condição meramente animal, visto como a produção de seus meios de vida, que ao serem produzidos geram novas necessidades e conseqüentemente nova ação, caracterizando não um ato, mas um processo contínuo, gerador de uma cultura humana.

Para o filósofo húngaro Gyorgy Markus (1974ª:53/54) os elementos constitutivos de uma resposta sobre o que é o ser humano,“(…) terá que indicar propriedades que, por uma parte, fundamentem a unidade do gênero humano e, por outra, expliquem sua diferença em relação a todas as demais espécies do mundo vivo".
A  resposta sobre o que é a essência do homem transcende os elementos dos traços comuns humanos comparativos a outras espécies. A história humana coloca-se para além de  características instintivas, biológicas, os meios encontrados são variados, as relações sociais que determinam o alcance de suas possibilidades variam. A apropriação da cultura anterior dada não se dá por vontade própria, mas construída objetivamente. Para Leontiev (1978b: 274) os traços que definem uma espécie podem ser abstraídos do estudo de alguns representantes da espécie, visto que essas características fundamentais são encontradas em todos. 

Mas a espécie humana possui um grau de complexidade acentuado, "A unidade da espécie humana parece ser praticamente inexistente, não em virtude das diferenças de cor e pele, da forma dos olhos ou quaisquer outros traços exteriores, mas sim das enormes diferenças nas condições e modos de vida, na riqueza  da atividade material e mental, do nível de desenvolvimento das formas e aptidões intelectuais."

Os homens possuem traços comuns que os definem enquanto espécie, o que a natureza permite a outras espécies. Como parte integrante da natureza, exerce a priori sobre ela, ações que o caracteriza como ser animal, natural. Em um momento posterior, no processo já acima citado de objetivação e apropriação, este desenvolve ações genéricas, parte integrante de seu processo histórico, desenvolvendo um quadro objetivo dado. Faz evoluir assim, nas condições de seu tempo, seu processo histórico – cultural. O processo histórico de humanização vai definindo o lado humano numa relação de autodesenvolvimento da cultura herdada, estabelecendo neste transcurso os elementos que constituem o gênero humano.

Graduado em filosofia, Secretário de Formação do Comitê Estadual do PCdoB – Minas Gerais.

Notas(1)   MARX e ENGELS. A Ideologia Alemã. Tradução de José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira.São Paulo, Editora HUCITEC,1996 pg.27.

(2)   Idem, p.70

VESTIBULARESACAFEAFAALBERT EINSTEINANHEMBI MORUMBICEFET-MGCEFET-RJCENTRO UNIVERSITÁRIO FEICESMACCMMGEEAREFOMMENEMENEM DIGITALENEM LibrasENEM PPLESCOLA NAVALESCSESPCEXESSAFAAFAAPFACULDADE CIÊNCIAS MÉDICASFACULDADE PEQUENO PRINCIPEFAMECAFAMEMAFAMERPFAMPFATECFEEVALEFEPARFGVFMABCFMCFMJFUNDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICOFURGFUVESTIFALIFBAIFCIFCEIFMAIFMGIFNMGIFPBIFPEIFSCIFSPIMEIMEDIMEPACINSPERITAITACMACKENZIEPEQUENO PRINCIPEPUCSANTA CASAUCBUCPELUCSUDESCUEAUEAPUECEUEFSUEGUELUEMUEMAUEMGUENPUEPAUEPGUERJUERRUESBUESCUFABCUFACUFALUFAMUFBAUFCUFCGUFESUFFUFFSUFGUFGDUFJFUFMAUFMGUFMSUFMTUFOPUFPAUFPBUFPEUFPELUFPIUFPRUFRGUFRGSUFRJUFRNUFRRUFRRJUFSUFSCUFSCARUFSJUFSMUFTUFTMUFUUFVUFVJMULBRAUNAERPUNBUNCIAMPUNCISALUNEBUNEMATUNESCUNESPUNESPARUNIARAUNICUNICAMPUNICENTROUNICESUMARUNICEUBUNICHRISTUSUNICIDUNIFALUNIFENASUNIFESOUNIFESPUNIFORUNIFRAUNIGUNIGRANRIOUNIMONTEUNIMONTESUNINORTEUNINOVEUNIOESTEUNIPUNIPAMUNIRUNIRIOUNISAUNISCUNITUNITAUUNIUBEUNIVAGUNPUPEUPE SSAUPFURBSUSFUSSUTFPRUVVVUNESP

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Pode-se distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião ou por tudo que se queira

Curso Fundamentos de Filosofia e Educação Teste QUESTIONÁRIO UNIDADE I Iniciado 16/05/18 22:36 Enviado 16/05/18 22:39 Status Completada Resultado da tentativa 5 em 5 pontos   Tempo decorrido 3 minutos Resultados exibidos Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente Pergunta 1 0,5 em 0,5 pontos É uma “representação ilusória da realidade porque o conjunto de ideias e normas de conduta veiculado leva os indivíduos a pensarem, sentirem e agirem de acordo com os interesses da classe que detém o poder” (ARANHA, 2006).Trata-se do(a): Resposta Selecionada: b. Ideologia. Respostas: a.   Democracia. b. Ideologia. c. Cultura. d. Práxis. e. Trabalho.   Feedback da resposta: Alternativa: B Comentário: conforme foi estudado, trata-se de uma definição da ideologia. Segundo a concepção marxista, a classe que detém o poder faz uso da ideologia para fazer valer os seus interesses e, por outro lado, a classe trabalhadora nem sempre tem a clareza e a organização necessária para fazer valer seus interesses. Pergunta 2 0,5 em 0,5 pontos “Pode-se distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião ou por tudo que se queira. Mas eles próprios começam a se diferenciar dos animais tão logo começam a produzir seus meios de vida, passo este que é condicionado por sua organização corporal. Produzindo seus meios de vida, os homens produzem, indiretamente, sua própria vida material” (1987). Essa citação pertence a qual ou quais pensadores? Resposta Selecionada: d. Marx e Engels. Respostas: a.   Platão. b. Pré-socráticos. c. Immanuel Kant. d. Marx e Engels. e. Emile Durkheim. Feedback da resposta: Alternativa: D Comentário: trata-se de uma concepção e citação de Marx e Engels, que se encontra no texto estudado, que enfatiza o trabalho como fator de diferenciação entre os seres humanos e os animais. Para Marx e Engels, o grande diferencial do ser humano em relação aos outros seres vivos é a sua capacidade de produzir, ou seja, de realizar trabalho. Pergunta 3 0,5 em 0,5 pontos De acordo com os conteúdos estudados sobre o pensamento de Maquiavel, leia as afirmações e depois assinale a alternativa correta. I. Maquiavel rompe com a política clássica, separando o entrelaçamento entre ética e política. Faz da política uma esfera autônoma. II. Segundo Maquiavel, o governante para governar deve ter em mente as grandes utopias idealizadas. III. Para Maquiavel, o governante deve considerar a lógica real do poder, deve considerar “como se vive” e não “como deveria se viver”.   Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s): Resposta Selecionada: d. Apenas I e III. Respostas: a.   Apenas I. b. Apenas I e II. c. Apenas II e III. d. Apenas I e III. e. I, II e III.   Feedback da resposta: Alternativa: D Comentário: de acordo com Maquiavel, um governante não deve se preocupar com utopias ou idealizações, mas deve considerar a lógica real do poder, deve considerar “como se vive” e não “como deveria se viver”. Maquiavel pensa a política como uma esfera autônoma, separada da ética. Na visão dele, o governante deve observar a realidade como de fato é e não como deveria ser. Pergunta 4 0,5 em 0,5 pontos De acordo com os conteúdos estudados sobre política, leia as afirmações e depois assinale a alternativa correta. I. Só algumas pessoas predestinadas devem participar da política. II. Na vida em sociedade é possível não ser afetado pela política. III. A política é uma atividade que diz respeito à vida pública, aos interesses coletivos. IV. As questões políticas devem ser deixadas aos cuidados apenas dos políticos eleitos.   Assinale a alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s): Resposta Selecionada: d. Apenas III. Respostas: a. Apenas I. b. Apenas I e II. c. Apenas I, II e III. d. Apenas III. e. II e IV. Feedback da resposta: Alternativa: D Comentário: conforme foi estudado, a política é uma atividade que diz respeito à vida pública, aos interesses coletivos. A política afeta todas as pessoas e, dessa forma, ela não deve ser deixada aos cuidados apenas dos políticos eleitos, mas todos os cidadãos devem participar das decisões políticas. Pergunta 5 0,5 em 0,5 pontos Leia a proposição e assinale a alternativa correta.   Esse tipo de violência existe quando mesmo sem recorrer à força física se consegue manipular as pessoas para que tenham o comportamento desejado através da imposição de valores e exigência da aceitação cega e irrefletida. Trata-se da: Resposta Selecionada: b. Violência simbólica. Respostas: a. Violência passiva. b. Violência simbólica. c. Violência estrutural. d. Violência física. e. Violência da natureza.   Feedback da resposta: Alternativa: B Comentário: trata-se da violência simbólica, que realiza uma imposição de ideias e valores, fazendo com que as pessoas tenham uma atitude passiva e obediente e não questionem as ordens recebidas. Pergunta 6 0,5 em 0,5 pontos Leia a proposição e assinale a alternativa correta.   Uma criança, que deveria estar na escola, passa o dia na rua vendendo doces e quando anoitece retorna para sua precária moradia, que não possui saneamento básico. De acordo com os conteúdos estudados sobre violência, essa situação retrata qual tipo de violência? Resposta Selecionada: c. Violência estrutural. Respostas: a. Violência passiva. b. Violência simbólica. c. Violência estrutural. d. Violência física. e. Violência da natureza. Feedback da resposta: Alternativa: C Comentário: trata-se da violência estrutural que muitas vezes passa despercebida e é entendida como se resultasse da ordem natural das coisas e não da ação humana ou de um sistema injusto. A criança deveria estar na escola e não na rua trabalhando e sua moradia deveria ter saneamento básico. Tais condições configuram uma situação de violência estrutural. Pergunta 7 0,5 em 0,5 pontos Leia as sentenças a seguir: I. Os primeiros filósofos tinham uma preocupação cosmológica. II. Os primeiros filósofos são chamados de pré-socráticos. III. Os primeiros filósofos buscavam uma explicação racional para o existente.   Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s): Resposta Selecionada: e. I, II e III.   Respostas: a.   Apenas I. b. Apenas I e II. c. Apenas III. d. Apenas II e III. e. I, II e III.   Feedback da resposta: Alternativa: E Comentário: as três proposições estão de acordo com os conteúdos estudados sobre os primeiros filósofos. Os primeiros filósofos viveram por volta do século VII e VI a.C. Grande parte da obra desses filósofos, que foram denominados de pré-socráticos, se perdeu no tempo, e o que chegou à posteridade foram fragmentos e comentários que outros filósofos fizeram sobre eles. O problema que esses filósofos buscaram responder é: qual é o princípio ou fundamento das coisas existentes e para isso recorriam à explicação racional. Pergunta 8 0,5 em 0,5 pontos Segundo Marx, a ideologia é o conjunto de representações e ideias, bem como de normas de conduta, por meio das quais o homem é levado a pensar, sentir e agir de uma determinada maneira. Dessa forma, a ideologia procura: Resposta Selecionada: b. Ocultar as diferenças

Pode-se distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião ou por tudo que se queira
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