Os três principais elementos que constituem o processo apresentado no texto são

Os três principais elementos que constituem o processo apresentado no texto são

define corretamente a burguesia e o proletariado. a) Os burgueses utilizam o trabalho escravo para a produção, e o proletariado é desprovido de liberdade para vender sua força de trabalho. b) Os burgueses são proprietários que utilizam da manufatura do proletariado para a produção de mercadorias, e o proletariado impulsiona o desenvolvimento da manufatura. c) Os burgueses são os grandes proprietários de terras, e o proletariado detém o poder social e econômico. d) Os burgueses são os detentores dos meios de produção, e o proletariado vende sua força de trabalho. 8. (Upe-ssa 2 2016) Leia o texto a seguir: A utilização da força de trabalho é o próprio trabalho. O comprador da força de trabalho consome-a, fazendo o vendedor dela trabalhar. Este, ao trabalhar, torna-se realmente no que antes era apenas potencialmente: força de trabalho em ação, trabalhador. Para o trabalho reaparecer em mercadorias, tem de ser empregado em valores de uso, em coisas que sirvam para satisfazer necessidades de qualquer natureza. O que o capitalista determina ao trabalhador produzir é, portanto, um valor de uso particular, um artigo especificado. A produção de valores de uso muda sua natureza geral por ser levada a cabo em benefício do capitalista ou estar sob seu controle. Por isso, temos inicialmente de considerar o processo de trabalho à parte de qualquer estrutura social determinada. MARX, Karl. O capital, v. 1, parte III, capítulo VII. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marx/1867/ocapitalv1/vol1cap07.htm> Os três principais elementos que constituem o processo apresentado no texto são a) trabalho, vendedor e material. b) matéria-prima, trabalho e capitalista. c) estrutura social, capitalista e trabalho. d) consumo, vendedor, instrumentos de produção. e) trabalho, matéria-prima e instrumentos de produção. 9. (Interbits 2016) Assinale a alternativa que não corresponde a uma interpretação sociológica possível da tirinha acima. a) O negócio motivacional assume uma função ideológica. b) O líder é um proletário. c) O chefe da empresa é um proletário. d) O dono da empresa e o chefe são a mesma pessoa. e) O dono da empresa é quem se apropria da produção dos trabalhadores. 10. (Enem 2ª aplicação 2016) Texto I Cidadão Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado “Tu tá aí admirado Ou tá querendo roubar?” Meu domingo tá perdido Vou pra casa entristecido Dá vontade de beber E pra aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer. BARBOSA, L. In: ZÉ RAMALHO. 20 Super Sucessos. Rio de Janeiro: Sony Music, 1999 (fragmento). Texto II O trabalhador fica mais pobre à medida que produz mais riqueza e sua produção cresce em força e extensão. O trabalhador torna-se uma mercadoria ainda mais barata à medida que cria mais bens. Esse fato simplesmente subentende que o objeto produzido pelo trabalho, o seu produto, agora se lhe opõe como um ser estranho, como uma força independente do produtor. MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos (Primeiro manuscrito). São Paulo: Boitempo Editorial, 2004 (adaptado). Com base nos textos, a relação entre trabalho e modo de produção capitalista é a) baseada na desvalorização do trabalho especializado e no aumento da demanda social por novos postos de emprego. b) fundada no crescimento proporcional entre o número de trabalhadores e o aumento da produção de bens e serviços. c) estruturada na distribuição equânime de renda e no declínio do capitalismo industrial e tecnocrata. d) instaurada a partir do fortalecimento da luta de classes e da criação da economia solidária. e) derivada do aumento da riqueza e da ampliação da exploração do trabalhador. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Observe as figuras a seguir e responda à(s) questão(ões). 11. (Uel 2016) A imagem de um edifício alude à existência de uma estrutura ordenada. De modo análogo, a compreensão e a explicação sobre a organização de uma sociedade também podem invocar o tema da ordem e sua antítese, o caos, como, por exemplo, as questões relativas à harmonização social e às revoluções. No caso da teoria de Karl Marx, a metáfora espacial de um edifício é utilizada para exemplificar seu entendimento sobre a dinâmica dialética da sociedade. Com base nos conhecimentos sobre Karl Marx a respeito das relações entre infraestrutura e superestrutura, assinale a alternativa correta. a) Os conflitos entre grupos sindicais mais politizados e de status mais elevado, na produção, geram a eliminação das desigualdades sociais. b) O controle das ideias e das instituições de uma época é insuficiente para estabelecer o valor do trabalho e a igualdade de oportunidades no mercado. c) O aparato político e estatal é a base sobre a qual se articulam as disputas pelo controle e pela apropriação dos meios de produção. d) A ordem partidária e jurídica que compõe o estado burguês determina a emergência das forças revolucionárias dos trabalhadores. e) A consciência social e o sistema jurídico contradizem a existência material na medida em que pretendem anular o antagonismo das relações de produção. Gabarito: Resposta da questão 1: [D] A alternativa [A] está incorreta, pois a burguesia capitalista é conservadora e não revolucionária. A proposição [B] é falsa. Embora parte da classe média apoiasse o nazismo na Alemanha, não há a defesa da socialização dos meios de produção. A alternativa [C] também é falsa, pois a pequena burguesia não é a camada lúmpen, constituída pelos miseráveis. A proposição [E] é falsa. O proletariado é por excelência a classe revolucionária dentro da doutrina marxista. Apenas a alternativa [D] está de acordo com a teoria marxista considerando que a característica da classe média é aliar- se à alta burguesia, uma vez que se identifica com ela, sem reconhecer a distância econômica que as separa. Resposta da questão 2: [A] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia] A alternativa [B] está incorreta porque a sociologia não recusa totalmente a natureza humana. Já a alternativa [C] está incorreta porque apresenta de forma incorreta a ideia durkheimiana de solidariedade. Com relação à alternativa [A], vale salientar que Marx considera o ser humano como resultado de relações de produção, podendo ter sua humanidade negada em situações de exploração. [Resposta do ponto de vista da disciplina de Filosofia] Para Marx, é da natureza humana que os indivíduos, a partir da ação concreta na natureza, criem suas condições materiais de existência de modo a satisfazer suas necessidades básicas, ao mesmo tempo em que criam formas de sociabilidade, o que implica no estabelecimento de relações sociais. No entanto, os conflitos de classe e a alienação do trabalho podem, para o autor, negar essa natureza na medida em que apresentam uma interpretação distorcida da mesma. Resposta da questão 3: [D] O uso do conceito de ideologia em Marx esta ligado ao mascaramento da realidade, não há um caráter positivo na ideologia em sua teoria. Embora a ideologia seja orgânica em qualquer sociedade, ela sempre servirá como instrumento de dominação, sempre esta a serviço de uma classe dominante uma vez que pode ser usada para destituir ou construir significados que impedem a percepção do real. A ideologia possui como principais características: prescrever de normas, servir como forma de representação social, generalizar o particular, criar um discurso lacunar, explicar a realidade a serviço de interesses específicos, inverter da realidade, alienar, fetichizar a mercadoria, reificar, naturalizar e ocultar a realidade. Neste sentido a ideologia é sempre coletiva,

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A utilização da força de trabalho é o próprio trabalho. O comprador da força de trabalho consome-a, fazendo o vendedor dela trabalhar. Este, ao trabalhar, torna-se realmente no que antes era apenas potencialmente: força de trabalho em ação, trabalhador. Para o trabalho reaparecer em mercadorias, tem de ser empregado em valores-de-uso, em coisas que sirvam para satisfazer necessidades de qualquer natureza. O que o capitalista determina ao trabalhador produzir é, portanto, um valor-de-uso particular, um artigo especificado. A produção de valoresde- uso muda sua natureza geral por ser levada a cabo em benefício do capitalista ou estar sob seu controle. Por isso, temos incialmente de considerar o processo de trabalho à parte de qualquer estrutura social determinada.

MARX, Karl. O capital, v. 1, parte III, capítulo VII. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marx/1867/ocapitalv1/ vol1cap07.htm>

Os três principais elementos que constituem o processo apresentado no texto são