Onde surgiu a Ginástica Natural

"A ginástica natural tem influência de técnicas orientais e se baseia na movimentação solo do jiu-jitsu, trazendo benefícios para a saúde, aumentando a qualidade de vida e melhorando o condicionamento físico", diz Álvaro. ... Combinando movimentos de animais, ioga e jiu-jitsu, a ginástica natural vem conquistando adeptos no Brasil. ... Misturando movimentos do jiu-jitsu (exercícios de solo), ioga (flexibilidade e respiração) e de animais (tigre, macaco, águia, cobra, entre outros), a atividade trabalha todo o corpo. Com uma movimentação constante e várias combinações de movimentos, a ginástica natural tem como base a movimentação no solo do jiu-jitsu, os exercícios de força com o peso do próprio corpo, técnicas de alongamento e flexibilidade de forma dinâmica, acrescidos de técnicas de respiração. Assim como qualquer outro treinamento, o uso do método pode ser periodizado e não há restrição quanto ao local de prática: praia, praça, parque e também ambientes fechados, como condomínios, estúdios e academias podem ser usados para a ginástica natural. A proposta da ginástica natural é deixar você em forma com movimentos naturais, utilizando somente o peso do próprio corpo. ... A ginástica natural pode ser praticada por pessoas de qualquer peso ou idade, e independentemente do seu nível de condicionamento físico. Cursos de Ginastica Natural foram ministrados por ele nos departamentos de Fisioterapia e Educação Física na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Alvaro Romano aplicou o método Ginastica Natural para agentes das forças especiais dos Estados Unidos como FBI, DEA e SWAT, em Washington DC. Quais são os benefícios da ginástica natural?

  • São atividades fáceis e não precisa de equipamentos com peso, você usa apenas o peso do seu corpo nos exercícios;
  • Ajuda no equilíbrio mental e alivia o estresse;
  • Você pode fazer os exercícios em diversos lugares;
  • Melhora o condicionamento físico;

O que é ginástica natural e seus benefícios para nossa saúde?

A Ginástica Natural consiste numa combinação de movimentos com o peso do próprio corpo de uma forma progressiva e dinâmica, um trabalho 100% funcional que além do resultado estético, possui grande benefício para as atividades do dia-a-dia e o stress causado pelas atividades cotidianas.

Quais os benefícios da prática Ginástica Natural?

Quais são os benefícios da ginástica natural?
  • São atividades fáceis e não precisa de equipamentos com peso, você usa apenas o peso do seu corpo nos exercícios;
  • Ajuda no equilíbrio mental e alivia o estresse;
  • Você pode fazer os exercícios em diversos lugares;
  • Melhora o condicionamento físico;

Qual é a proposta da ginástica?

Dentro de uma visão pedagógica do movimento, esta proposta fundamenta-se nos princípios norteadores: Formação Humana e Capacitação, tendo como objeto de estudo a cultura corporal e como paradigma de orientação a Socialização/Sociabilização.

Quem criou a Ginástica Natural?

Alvaro Romano E foi a partir desta tendência que o profissional de Educação Física Alvaro Romano (CREF 000712-G/RJ) inventou o método Ginástica Natural que hoje está presente em quase 30 países com a proposta de treinos com o peso do próprio corpo.

Quais os exercícios praticados na proposta da Ginástica Natural?

Sem utilizar equipamentos, a Ginástica Natural trabalha o corpo todo ao combinar posturas da yoga e do jiu-jitsu, aliadas aos movimentos de alguns animais. A proposta da ginástica natural é deixar você em forma com movimentos naturais, utilizando somente o peso do próprio corpo.

Quais foram as influências da ginástica natural?

“A Ginástica Natural teve influências deste conceito de treino com o peso do próprio corpo, de treinamento ao ar livre em contato com a natureza.

Quais os objetivos da ginástica nos dias de hoje?

A ginástica é uma atividade corporal completa, pois contribui para o desenvolvimento da criança, nos seus aspectos, motor, cognitivo, força e agilidade, e servem de base para a prática de outros esportes e atividades, além de benefícios como coordenação, confiança, disciplina, organização e criatividade.

Se você não gosta de academia, pesos ou aparelhos, a ginástica natural pode ser a saída para você. Sem utilizar equipamentos, a Ginástica Natural trabalha o corpo todo ao combinar posturas da yoga e do jiu-jitsu, aliadas aos movimentos de alguns animais.

A proposta da ginástica natural é deixar você em forma com movimentos naturais, utilizando somente o peso do próprio corpo. Isso minimiza o risco de lesões e trabalha o corpo como um todo, além de não exigir coordenação para fazer os movimentos ensaiados da ginástica tradicional.

Continua Depois da Publicidade

Além de ajudar você a mandar embora aqueles quilinhos a mais (o verão está chegando!), a ginástica natural irá deixá-lo mais disposto e energizado para encarar o dia-a-dia.

A ginástica natural pode ser praticada por pessoas de qualquer peso ou idade, e independentemente do seu nível de condicionamento físico.

O que é a Ginástica natural

Desenvolvida nos anos 90 pelo professor de Educação Física Álvaro Romano, a Ginástica natural nasceu a partir de seu desejo de criar uma modalidade que englobasse movimentos naturais e permitisse trabalhar não somente o corpo, mas também o lado mental dos praticantes. Seu objetivo final era uma ginástica que não precisasse de aparelhos, movimentos complicados e que deixasse seus praticantes bem física e mentalmente.

Álvaro criou a ginástica natural a partir da observação de como os animais interagem com o ambiente ao seu redor, fazendo movimentos harmônicos e que não causam lesões. Os movimentos da ginástica natural foram desenvolvidos para trabalhar não somente o corpo, mas também a mente e a consciência corporal. Você emagrece e relaxa ao mesmo tempo, o que torna a ginástica natural uma atividade completa. Alguns movimentos imitam as acrobacias dos macacos, outros as passadas dos felinos, e até alguns movimentos de solo do jiu-jitsu são incorporados à pratica.

Benefícios da Ginástica Natural

Dependendo da intensidade da prática, você pode queimar até 600 calorias em uma única hora de exercício. Mas as vantagens não param por aí, pois existem muitos outros benefícios da ginástica natural:

Continua Depois da Publicidade

  • Não necessita de máquinas ou equipamentos – somente o peso do próprio corpo.
  • Você pode praticar a ginástica natural independentemente da sua idade ou peso.
  • Melhora a flexibilidade, equilíbrio e agilidade.
  • Trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo, além de aumentar a consciência corporal.
  • Pode ser praticada ao ar livre, na praia, no quintal, na sala (ou seja, praticamente em qualquer lugar).
  • Além de fortalecer a musculatura, você irá melhorar sua postura corporal.
  • Podemos dizer que, se combinada a uma dieta balanceada, a ginástica natural emagrece mesmo, pois oferece exercícios de alta intensidade e resistência. E de quebra você ainda pode ganhar uma barriguinha sarada, já que a ginástica natural trabalha muito bem a musculatura abdominal.

Exercícios

Como os movimentos da ginástica natural foram desenvolvidos a partir da combinação de diferentes modalidades, a prática permite trabalhar praticamente todos os músculos do corpo em uma única sessão.

Para quem não gosta de musculação, a ginástica natural pode ser uma ótima opção, pois permite fortalecer a musculatura sem utilizar equipamentos – o que inclusive reduz o risco de lesões associadas ao levantamento de peso.

Existem três níveis de intensidade na ginástica natural: iniciante, intermediário e avançado. Segundo o professor Álvaro, os iniciantes começam com atividades mais leves, concentrando na flexibilidade e no alongamento. Com a evolução dos treinos, o foco passa a ser na força e na velocidade, com exercícios mais intensos.

Veja nos vídeos abaixo alguns dos exercícios da ginástica natural:

Continua Depois da Publicidade

//www.youtube.com/playlist?list=PL_BIKeqE0khvWIUdBrt4pLYmQUIXu9QA6

Observação importante: não tente fazer na primeira aula tudo que você viu nos vídeos. Muitos dos movimentos apresentados são feitos por profissionais com muitos anos de prática. 

Dicas

Para obter todos os benefícios da ginástica natural, é importante que você siga essas dicas:

  • Para evitar lesões, não comece a prática sem aquecimento. Alongue e faça movimentos suaves para deixar a musculatura pronta para a atividade.
  • Procure um profissional: há academias que oferecem aulas de ginástica natural, e o professor Álvaro Romano também realiza cursos periodicamente.
  • Comece com os exercícios de ginástica natural mais simples, aumentando a dificuldade à medida que seu condicionamento físico e flexibilidade forem aumentando.
  • Se estiver se exercitando em casa ou ao ar livre, tome cuidado com superfícies escorregadias.
  • Devido ao alto impacto de alguns movimentos, grávidas devem evitar a ginástica natural, sobretudo nos estágios mais avançados da gravidez.
  • Para obter melhores resultados com a ginástica natural, a recomendação é de se exercitar de 2 a 3 vezes por semana, sempre respeitando os limites do seu corpo.

Cuidados com a prática de ginástica natural

Alguns exercícios oferecem impacto às articulações, e devem portanto ser praticados com cuidado. Se você tem algum histórico de lesão na coluna ou nos joelhos, evite algumas posturas que possam lhe trazer desconforto.

E, como em qualquer outra atividade física de alta intensidade, a hidratação é fundamental. Procure beber água durante a prática, pois a hidratação vai ajudá-lo a manter o pique durante a aula. E por falar em pique, não exagere na intensidade dos exercícios, exigindo demais do seu corpo. Respeite seus limites e avance com moderação, pois de nada adianta você queimar 800 calorias em uma aula e depois ter que ficar sem se exercitar por uma semana devido a uma lesão, não é mesmo?

Continua Depois da Publicidade

Liberte o animal que existe dentro de você e mande embora aqueles quilinhos indesejados!

Você conhece alguém que pratique a ginástica natural? Já tinha ouvido falar nessa prática? Comente abaixo se você tem vontade de experimentá-la!

3.6 de 5 (15 Votes)

Última postagem

Tag