Observe o mapa da página 79 e liste as três principais unidades do relevo europeu cite dois exemplos de cada uma delas

Dê a sua resposta à questão e o nosso especialista, após verificação, a publicará no site 👍


Liste as três principais unidades do relevo europeu e cite dois exemplos de cada uma delas.Pf, me ajudem !!

Cárpatos ocorre nas terras da Eslováquia, Polônia, Ucrânia e Romênia e o Cáucaso está situado entre o Mar Negro e o Mar Cáspio nos territórios da Rússia, Geórgia, Armênia e Azerbaijão.  Os Alpes, ocorre em uma extensão de 1.100 quilômetros e atravessa o território da França, Itália, Alemanha, Suíça e Áustria; e o ponto mais elevado é o Monte Branco com 4.807 metros.  Fonte:  brasilescola

Administração (392) Artes (1376) Biologia (11844) Contabilidade (328) Direito (226) Espanhol (535) Filosofia (4186) Fisica (16822) Geografia (11337) Historia (15618) Informatica (864) Ingles (2496) Matematica (79196) Musica (350) Outro (12099) Pedagogia (644) Portugues (13538) Psicologia (711) Quimica (10588) Quiz (16157) Sociologia (2901)


Ouça este artigo:

O relevo europeu apresenta padrões diferenciados, articulando um conjunto de terras baixas, com menos de 200m de altitude, e um sistema de regiões montanhosas. A combinação de montanhas e planícies, de distintas idades geológicas, oferece grande variedade de ambientes. A Europa é o segundo menor continente, depois da Oceania, e também o que apresenta o relevo mais plano, com altitude média de 230m. Suas grandes planícies, como a estepe russa, alternam-se com as cordilheiras de formação geológica mais recente.

A história geológica da Europa teve início há cerca de 3 bilhões de anos, adquirindo a aparência atual há 540 milhões de anos. Sua região mais antiga é a Península Escandinava, com origem na Era Pré-Cambriana. A glaciação deu origem aos aspectos físicos da região, com o surgimento de fiordes – formados com o avanço do mar sobre os espaços escavados pelas geleiras há 12 mil anos – e a erosão da superfície. A segunda região geológica mais antiga estende-se desde a Grã-Bretanha e sudeste da França até o oeste da Rússia, com predominância de rochas sedimentares. É onde localiza-se a Grande Planície da Europa. Já a região de formação mais recente corresponde ao sul do continente, onde os principais sistemas montanhosos europeus se originaram há 40 milhões de anos, em decorrência dos choques entre as placas tectônicas Africana e Eurasiana.

Portanto, podemos identificar três principais tipos de relevo a Europa: planícies, planaltos e montanhas. As formas de relevo de maior destaque são as planícies, principalmente na porção central e leste. As planícies europeias, com solos geralmente muito férteis, apresentam grande importância para o desenvolvimento da atividade agrícola. A Grande Planície do Norte ilustra bem o relevo europeu, estendendo-se por 2 mil quilômetros, da costa atlântica francesa até os Montes Urais, na Rússia, que marcam a fronteira física com a Ásia. Entre as principais planícies destacam-se a Sarmática, a Germânica e a da Hungria.

Os maciços que delimitam as planícies possuem formação geológica antiga, com picos que não costumam superar os 2 mil metros de altitude. Entre elas, podemos destacar as montanhas das Ilhas Britânicas, da Escandinávia, o Maciço Central francês e as elevações da região da Floresta Negra, na Alemanha.

Por serem terrenos antigos, os planaltos europeus foram bastante desgastados pela erosão, e por esse motivo apresentam altitudes consideradas baixas. Nas áreas de planaltos, pode-se destacar as regiões dos já mencionados Maciço Central na França, que possui gargantas (Gorges du Tarn) e vulcões (Puy de Dôme) conhecidos mundialmente, e os montes Peninos, que formam a cadeia contínua que se estende da Escócia até o norte da Inglaterra. Além dessas áreas, observa-se áreas elevados próximas aos Montes Urais, o Planalto da Lapônia (ao norte), os planaltos Central Russo e do Volga (em meio à grande planície) e da Podólia (um pouco mais ao sul).

As montanhas, originadas no período Terciário (de 70 a 2 milhões de anos atrás), possuem origem geológica mais recente do que as demais formas do relevo europeu. Essas regiões se caracterizam por elevadas altitudes e constantes movimentos tectônicos, como terremotos e erupções vulcânicas. As grandes cadeias montanhosas localizam-se no sul da Europa. De oeste para leste, aparecem a Cordilheira Cantábrica, os Pirineus, os Alpes, os Apeninos os Cárpatos e os Balcãs. Mais ao leste, no Cáucaso, elevam-se importantes cumes, como o Monte Elbrus (5.642m) que, localizado na Rússia, é o pico mais alto do continente. A região do Cáucaso estende-se por mil quilômetros entre os mares Cáspio e Negro. Juntamente com o Cáucaso, a cordilheira alpina possui os cumes mais elevados da Europa. O Monte Blanc, com 4.807m, é pico de maior altitude.

Fontes:

ATLAS Geográfico Mundial: para conhecer melhor o mundo em que vivemos. [S.l.]: Sol9o, 2005.

CARVALHO, Marcos Bernardino de; PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografia do Mundo: fornteiras. São Paulo: FTD, 2012.

GARCIA, Valquíria Pires; BELLUCCI, Beluce. Radix: geografia. São Paulo: Scipione, 2013.

GRANDE Atlas Universal: Europa I. [S.l.]: Sol 90, 2004.

Maciços Antigos > Montanhas muito antigas, Alpes Escandinavos

Planícies Centrias > Predominam o cultivo de cereais e a criação de Gado

Cordilheiras Recentes > Montanhas jovens e de elevada altitude : os Pireneus, Os Cárpatos, Os Alpes, Os Apeninos, Os Alpes Dináricos, Os Bálcãs e a Cadeia do Cáucaso.

Espero ter Ajudado! :) me marca na melhor resposta ae kk

1. Observe a figura e em seguida liste as três principais unidades do relevo europeu e cite dois exemplos de cada uma delas.

Maciços antigos: Montes Urais e Alpes Escandinavos.

Planícies centrais: Planície da Hungria, Planície Germano-Polonesa.

Cordilheiras recentes: Pirineus, Cárpatos, Apeninos, Bálcãs, Cadeia do Cáucaso.

2. De acordo com a figura, quais foram os três maiores fluxos imigratórios em direção à Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial?

Os três maiores fluxos foram provenientes do Centro e Leste Europeu, dos Bálcãs e da Turquia.

3. Qual é a importância econômica dos rios e mares europeus? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.

Os rios e mares são aproveitados para a navegação, principalmente no transporte de cargas entre os países e entre o interior e os postos. Um exemplo é o Rio Sena, na França, que passa por Paris, onde é utilizado para abastecimento de água, irrigação e transporte até o litoral.

4. Observe o mapa abaixo, sobre os principais problemas ambientais na Europa, e faça o que se pede.

Descreva os principais problemas ambientais na Europa.

Chuva ácida: a queima de combustíveis fósseis contribui para a emissão de gases, principalmente dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, que, em contato com o ar e o vapor de água, formam soluções ácidas.

Desertificação: processo de degradação do solo causado por recorrentes incêndios e pela ação humana.

Resíduos nucleares: algumas áreas encontram-se contaminadas com radioatividade em consequência de testes feitos no passado, de vazamentos, ou por serem locais de armazenamento.

5. Leia a reportagem a seguir e faça o que se pede.

Europa de portas fechadas
"O presidente da França e o premiê da Itália, Nicolas Sarkozy e Silvio Berlusconi, propuseram ontem a revisão do tratado europeu de livre circulação de pessoas e a volta das fronteiras nacionais. Em Roma, os governos de França e Itália tentaram dar uma demonstração de que superaram suas diferenças dos últimos dias diante do fluxo de imigrantes da Tunísia e Líbia.Mais de 500 mil pessoas deixaram esses países para outras nações africanas, fugindo dos conflitos. Uma porção bem menor - de 30 mil - atravessou o Mar Mediterrâneo em pequenos barcos e chegou no sul da Itália, causando um terremoto politico na UE. [...]
"A juventude árabe perdeu a fé no projeto europeu de democracia e liberdade. Dizem que precisamos nos libertar de nossos ditadores. Mas quando chegamos aqui fugindo da morte, somos recebidos por policiais armados que exigem que voltemos a nossos países de origem', alertou [Mahmoud] Chauzy [estudante de Direito na Tunísia]."
CHADE, Jamil. Itália e França querem dificultar livre circulação. O Estadão de São Paulo. 27 abr, 2011. Disponível em www.estadao.com.br Acesso em 22 fev. 2012.
a)  Por que motivos tunisianos e líbios tentam imigrar para países europeus como França e Itália?
Porque buscam melhores condições de vida. b) Explique a contradição apresentada pelo estudante tunisiano.

Ao mesmo tempo que governos de países europeus mostram-se contrários aos regimes ditatoriais, impedem a entrada de muitos imigrantes que buscam uma vida melhor em países europeus.

6. Analise o gráfico e a pirâmide etária a seguir e faça o que se pede.

a) Que relações podemos estabelecer entre os dados de crescimento populacional da Europa e de sua estrutura etária?

A tendência de queda na população total da Europa, estimada para 2050, reflete a diminuição do número de jovens no total da população, como se constata na pirâmide etária. Assim, a proporção de adultos e idosos no total da população aumenta.

b) Cite duas causas para as atuais mudanças no perfil etário da população europeia.

Podem-se destacar: adoção de métodos contraceptivos; planejamento familiar; casamentos tardios;. aumento das despesas na criação dos filhos; maior inserção das mulheres no mercado de trabalho.

Page 2

1. Liste. a) Os países do Leste Europeu. Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Romênia, Eslovênia, C...

Video liên quan

Última postagem

Tag