No sentido usado no texto a expressão entrar numa é uma gíria o que ela significa

Oi. 10. Sim, pois a maior parte do texto faz uso da linguagem formal, seguindo as normas gramaticais. Usar uma gíria foge dessa característica.11. O artigo definido foi usado porque esses não são quaisquer animais, mas aqueles que habitam a mesma floresta do camaleão daltônico. 12. Um artigo sempre vem antes de um substantivo, de um nome, determinando-o. Nesse uso, o "os" não determina, mas substitui o substantivo referente.

Bons estudos!

Daniela Diana

Professora licenciada em Letras

As Gírias são fenômenos linguísticos utilizados num contexto informal, sendo muita utilizada entre os jovens.

São palavras ou frases não-convencionais segundo a norma culta, as quais são utilizadas em algumas regiões e culturas, por determinados grupos e/ou classes sociais. Por exemplo, no grupo da escola, do trabalho, dentre outros.

Elas são criadas no intuito de substituir termos formais da língua, ou seja, não podem ser interpretadas de maneira literal e sim em seu sentido conotativo (ou figurado).

Por serem criadas por determinado grupo, muitas vezes são incompreendidas por outros. Isso determina sua importância e função social na medida que fomenta e consolida o sentimento de identidade desses grupos.

Muitas vezes ela é inventada por um grupo marginalizado com o intuito de não serem compreendidos por outros, por exemplo, as gírias utilizadas pelos detentos numa prisão ou dos jovens numa favela.

Em outras palavras, as gírias são termos populares específicos que surgem em determinados contextos sociais e que aos poucos, vai fazendo parte do processo de comunicação entre pessoas de determinado círculo social.

Importante destacar sua utilização no contexto oral e informal, posto que devem ser excluídas da linguagem escrita e formal, por exemplo, numa redação. Note que as gírias podem estar relacionadas a uma época específica.

De tal modo, as gírias são geralmente termos temporários e que podem ser excluídos da linguagem popular com o tempo, sendo substituída por outras palavras.

Por exemplo, a palavra “broto” que antes era utilizada frequentemente para designar um homem bonito, atualmente foi substituída pela palavra “gato”.

Quando utilizadas durante muito tempo, em razão da aceitação e utilização de alguma sociedade, elas são incluídas nos dicionários. Com a expansão dos meios de comunicação e da internet, muitas gírias foram criadas, por exemplo: chatear, teclar, trolar, lol, etc.

Estrangeirismo e Neologismo

Algumas gírias podem surgir de palavras estrangeiras, por exemplo, “brother”, que significa “irmão” em inglês, sendo utilizada por grupos para indicar um grande amigo.

Nesse caso, trata-se de um vício de linguagem denominada de estrangeirismo. O estrangeirismo determina o uso de palavras estrangeiras e dependendo da sua utilização, são absorvidas pela língua e acrescidas aos dicionários, por exemplo: show, hot-dog, mouse, dentre outros.

Além dele, os neologismos estão intimamente relacionados com as gírias, pois significam a criação de novas palavras as quais suprem determinadas lacunas da língua, por exemplo, “internetês”, ou seja, a linguagem da internet.

Jargão e Calão

O jargão ou gírias profissionais designa palavras ou expressões específicas utilizadas por um grupo, sobretudo no meio profissional. Por exemplo, o jargão dos médicos, dos engenheiros, dos cineastas, dentre outros.

Trata-se, portanto, de termos específicos e técnicos já popularizados pelos atores sociais que compõem determinados grupos laborais. Os jargões facilitam a comunicação entre as pessoas de um grupo profissional.

Já o calão é uma gíria popular que designa palavras ou expressões vulgares. Ou seja, é uma forma de gíria com palavras ou expressões grosseiras. Muitas vezes as palavras de baixo calão possuem um teor obsceno.

Exemplos de Gírias

Segue abaixo, alguns exemplos de gírias:

Palavras

  • Canhão: mulher muito feia
  • Cara: vocativo para amigo ou colega
  • Corno: pessoa que foi traída
  • Coroa: mulher mais velha
  • Pelada: jogo de futebol
  • Veado: homem homossexual
  • Goró: bebida espirituosa
  • Milianos: Muito tempo
  • Firmeza: com certeza
  • Pico: indicação de lugar interessante

Expressões

  • Pagar mico: situação em que a pessoa sente vergonha
  • Cabeça dura: pessoa muito teimosa
  • Tapar o sol com a peneira: que demostra ineficiência ou negligência
  • Gente fina: pessoa simpática e educada
  • Sangue bom: pessoa que pode confiar
  • Rei na barriga: pessoa que se acha importante
  • À pampa: muito bem, legal, divertido
  • Chapô o côco: ficou muito alterado com uso de drogas
  • Dá a letra: contar a história, avisar alguém de algo
  • Dois p: indica a rapidez

Complemente sua pesquisa e leia também:

  • Variações Linguísticas
  • Vícios de Linguagem

8 Como é formada a palavra numas (“entraram numas de contraste”)?

9 No sentido usado no texto, a expressão entrar numas é uma gíria. O que ela significa?

10 O emprego da gíria numas destoa do conjunto do texto? Justifique.

11 Explique o uso do artigo definido antecedendo gaviões, cobras e quatis.

12 Em “Entre os que sobraram, os mais à direita culpam o camaleão daltônico, os à esquerda culpam a mídia”, os não é um artigo, é um pronome demonstrativo, com sentido de aqueles. Com base na função sintática do artigo, explique que característica típica dele não existe nesse uso.

13 O produtor do texto escreveu “a semiextinção dos camaleões é prova irrefutável do fim dos tempos” sem o emprego de artigo antes do substantivo prova. Que tipo de artigo poderia ser colocado para manter o sentido original? Por quê?

14 Nesse contexto, o que seria o “Grande Camaleão”? Por que o artigo definido antecede a expressão?

15 Com essa fábula sobre os camaleões, a crônica satiriza o comportamento humano. Na sua opinião, o que o cronista quer evidenciar?

Alguém fala/escreve assim?

Que forma você escolheria dentre as apresentadas abaixo?

• 30% dos sócios votou ou 30% dos sócios votaram?

• 30% do grupo votou ou 30% do grupo votaram?

• 30% votou ou 30% votaram?

Nessas frases, o sujeito da oração é formado por uma expressão que indica porcentagem, seguida ou não de substantivo. Como deve se portar o verbo nesses casos? Ele deve estar flexionado no singular ou no plural?

Faça uma pesquisa usando a internet. Consulte sites jornalísticos, blogs, anúncios, entre outros, e verifique como essa concordância tem sido feita. Tente formular uma regra com base no que você observou.


Página 258

CAPÍTULO 15 - PRONOME

PERCURSO DO CAPÍTULO

- Características gerais dos pronomes - Pronomes substantivos e pronomes adjetivos

- Pronomes pessoais retos e oblíquos e seus usos


- Pronomes de tratamento e o caso do
você
- Pronomes demonstrativos e a função coesiva
- Valores semânticos dos pronomes possessivos - Características dos pronomes indefinidos e interrogativos - Pronomes relativos e o período composto

- Emprego do pronome relativo

onde

APU GOMES/FOLHAPRESS

Estação da Luz, São Paulo, 21 set. 2012. Milhares de pessoas transitam diariamente pelas estações de metrô e de trem da capital paulista. Todas essas pessoas podem ser designadas pelo substantivo próprio equivalente a seus nomes ou pelo substantivo comum que as designa por traços de identificação: indivíduos, mulheres, secretárias, vendedores, etc. Quando estabelecem um diálogo, porém, todas elas são eu e você, numa troca constante. Há palavras na língua que identificam os participantes da interlocução e os elementos a que fazem referência. São os pronomes, assunto deste capítulo.
Página 259

Pra começar

Este anúncio publicitário se vale do recurso da intertextualidade. Veja:

REPRODUÇÃO/DANIEL CABALLERO (ILUSTRAÇÃO)/Y&R

1 A presença da personagem Chapeuzinho Vermelho contribui para que o leitor estabeleça um contraste, necessário à compreensão da mensagem. Que contraste é esse?



Compartilhe com seus amigos:

No sentido usado no texto a expressão entrar numa é uma gíria o que ela significa
No sentido usado no texto a expressão entrar numa é uma gíria o que ela significa
No sentido usado no texto a expressão entrar numa é uma gíria o que ela significa
No sentido usado no texto a expressão entrar numa é uma gíria o que ela significa
No sentido usado no texto a expressão entrar numa é uma gíria o que ela significa
No sentido usado no texto a expressão entrar numa é uma gíria o que ela significa
No sentido usado no texto a expressão entrar numa é uma gíria o que ela significa
No sentido usado no texto a expressão entrar numa é uma gíria o que ela significa


Page 2

Página2/455
Encontro29.10.2019
Tamanho11.45 Mb.
#1393

1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   455

Cristiane Siniscalchi
Bacharela e licenciada em Letras (habilitação Português) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestra em Letras (área de concentração: Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professora de Português e coordenadora de Língua Portuguesa em escolas de Ensino Médio em São Paulo por 23 anos. Coautora de livros didáticos e paradidáticos.

Se liga na língua Literatura

Produção de texto


Linguagem

2


Ensino Médio

Componente curricular: LÍNGUA PORTUGUESA

1ª edição

São Paulo, 2016

Moderna Página 2

Coordenação editorial: Aurea Regina Kanashiro


Edição de texto: Cecília Kinker, José Paulo Brait, Sueli Campopiano
Assistência editorial: Yuri Bileski, Daniel Maduar

Compartilhe com seus amigos:

1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   455

©historiapt.info 2022
enviar mensagem