Marque a alternativa correta quanto ao conteúdo de ensino na tendência progressista libertária:

Olá,

1. incorreta. Conteúdos de ensino - São as informações, princípios científicos, leis etc., estabelecidos e ordenados numa sequência lógica e psicológica por especialistas. É matéria de ensino apenas o que é redutível ao conhecimento observável e mensurável; os conteúdos decorrem, assim, da ciência objetiva, eliminando-se qualquer sinal de subjetividade.

2. incorreta. Denominados “temas geradores", são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Os conteúdos tradicionais são recusados porque cada pessoa, cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio, ainda que de forma rudimentar, dos conteúdos necessários dos quais se parte. O importante não é a transmissão de conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida.

3. correta.  As matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas. São um instrumento a mais, porque importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo, especialmente a vivência de mecanismos de participação crítica. "Conhecimento" aqui não é a investigação cognitiva do real, para extrair dele um sistema de representações mentais, mas a descoberta de respostas as necessidades e às exigências da vida social.

A pedagogia libertária segue a tendência filosófica-política da educação como agente transformador da sociedade, exercendo ação transformadora na personalidade dos alunos, em sentido libertário e autogestionário. Assim. todo o grupo participa dos mecanismos institucionais de mudanças.

  1. (QUADRIX – 2018 – SEDUCE/GO – Professor de Nível III – Biologia) 

Segundo Libâneo, há professores interessados em um trabalho docente mais consequente, professores capazes de perceber o sentido mais amplo de sua prática e de explicitar suas convicções.

Nesse contexto, é correto afirmar que, na tendência

A) liberal tradicional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano por meio de técnicas específicas, sendo que à educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global.

B) liberal renovada progressivista, a escola tem por finalidade a formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com problemas psicológicos que com problemas pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança no indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.

C) progressista libertadora, a escola exerce uma transformação na personalidade dos alunos em um sentido libertário e autogestionário. A ideia básica é introduzir modificações institucionais a partir dos níveis subalternos, que, em seguida, vão “contaminando” todo o sistema.

D) progressista libertária, a escola tem por marca uma atuação não formal, em que a educação é uma atividade na qual professores e alunos, mediatizados pela realidade que apreendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, em um sentido de transformação social.

E) progressista “crítico-social dos conteúdos”, a escola adota a tarefa primordial de difundir conteúdos vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais, podendo contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.

  1. (FGV – 2013 – SEDUC/SP – Conhecimentos Pedagógicos)

Leia o fragmento a seguir:

“A pedagogia renovada ou _____, está centrada nos _____, na espontaneidade da produção do conhecimento e no educando com suas _____ individuais.”

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

A) Tecnicista – sentimentos – desigualdades

B) Escolanovista – sentimentos – diferenças

C) Tecnicista – conteúdos – desigualdades

D) Tradicional – sentimentos – diferenças

E) Escolanovista – conteúdos – identidades

  1. (CESPE – 2015 – MPOG – Técnico em Assuntos Educacionais – Cargo 23)

Com base na teoria da educação bancária, julgue o próximo item. 

De acordo com essa teoria, o processo dialógico está presente constantemente em sala de aula.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (CESPE – 2018 – IFF – Técnico em Assuntos Educacionais)

A tendência progressista crítico-social dos conteúdos acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com a realidade.

Nessa tendência, a atuação da escola consiste

A) em educar o aluno para atingir sua plena realização por meio de seu próprio esforço; sendo assim, as diferenças de classe social não devem ser consideradas, e toda a prática escolar é desvinculada do cotidiano do aluno.

B) na formação de atitudes, razão pela qual a escola deve enfatizar mais os problemas psicológicos que os pedagógicos ou sociais.

C) em considerar o aluno como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente mediante associações e exercícios de fixação.

D) em ultrapassar os limites da pedagogia, da sala de aula e da escola, situando-se também no campo da economia, da política e das ciências sociais.

E) na preparação do aluno para o mundo adulto, fornecendo-lhe um instrumental para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

  1. (VUNESP – 2018 – Prefeitura de Garça – SP – Professor de Educação Básica I)

A análise das tendências pedagógicas no Brasil deixa evidente a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressam as especificidades de nossa história política, social e cultural, a cada período em que são consideradas. Uma dessas tendências assegura a função social e política da escola mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados. Pretende colocar as classes populares em condições de uma efetiva participação nas lutas sociais, porque entende que não basta ter as questões sociais atuais como conteúdo escolar, mas que é necessário que se tenha domínio de conhecimentos, habilidades e capacidades mais amplas, para que os alunos possam interpretar suas experiências de vida e defender seus interesses de classe. 

Essas características são próprias da tendência pedagógica

A) crítico-social dos conteúdos.

B) tradicional.

C) renovada.

D) libertadora.

E) tecnicista.

  1. (QUADRIX – 2017 – SEDF – Professor – Atividades)

Na história da educação brasileira, é possível identificar diferentes concepções pedagógicas, as quais denotam o modo de realizar o ato educativo.

Considerando essa informação, julgue o item que se segue.

Embora evidenciem diferentes ideias entre si, todas as concepções pedagógicas defendem que é papel da escola integrar os indivíduos à sociedade e prepará-los para o mercado de trabalho. 

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (CESPE – 2017 – SEDF – Professor de Educação Básica – Atividades) 

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue o item que se segue.

Para a pedagogia crítico-social dos conteúdos, o papel da escola é difundir conteúdos indissociáveis das realidades sociais.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (FUNIVERSA – 2015 – Secretaria da Criança – DF – Especialista Socioeducativo – Artes Música) São estudiosos cujas obras relacionam-se à pedagogia liberal

A) Carl Rogers e Jean Piaget.

B) Edward C. Tolman e B. F. Skinner.

C) Lev Vygotsky e A. S. Neill.

D) Paulo Freire e Keith Swanwick.

E) Jean Piaget e Ana Mae Barbosa.

  1. (CESPE – 2015 – STJ – Analista Judiciário – Pedagogia)

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue o item que se segue.

A escola tecnicista valoriza as técnicas de ensino e concebe o professor e o aluno como cumpridores de tarefas.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (CESPE – 2017 – SEDF – Professor de Educação Básica – Atividades) 

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue o item que se segue.

Os movimentos populares fortaleceram a educação popular, contrapondo-os às instituições estatais e escolares.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (CESGRANRIO – 2010 – IBGE – Analista de Planejamento – Assuntos Educacionais)

Originada das contribuições do marxismo, a pedagogia histórico-crítica compreende a educação como

A) processo objetivo e operacional dotado de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas, sendo necessário operacionalizar objetivos e mecanizar o processo pedagógico para que resulte em eficiência.

B) expressão de linguagem que se profere sobre a realidade, referindo-se à clareza dos enunciados relativos aos fenômenos e não aos próprios fenômenos.

C) modo de adequar as necessidades individuais ao meio social, devendo retratar a vida cotidiana para promover real aprendizagem, desenvolvendo experiências que permitam ao educando promover a própria educação.

D) ato de produzir mediação no seio da prática social global, dela decorrendo um método pedagógico no qual professores e alunos se inserem em um mesmo contexto, com posições distintas, para a solução de problemas.

E) ato político em que o aprendizado é autogestionário, não espontâneo e voltado para uma necessidade prática, em um processo de produção que destitua o projeto educativo da burguesia.

  1. (QUADRIX – 2017 – SEDF – Conhecimentos Básicos) 

No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue o item a seguir.

De acordo com a tendência progressista histórico-crítica, a educação deve estar centralizada no aluno e o professor deve garantir um relacionamento de respeito, promovendo uma aprendizagem baseada na motivação e na estimulação de problemas. 

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (CESPE – 2017 – SEDF – Conhecimentos Básicos – Cargo 2) 

Julgue o próximo item, relativo a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação.

Para a pedagogia histórico-crítica dos conteúdos, a didática é uma prática social de determinado contexto orientada por determinadas ideias de escola e de sociedade.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (CESPE – 2017 – SEDF – Conhecimentos Básicos – Cargos 1, 3 a 26) 

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.

Na formação continuada dos professores, a coordenação pedagógica deve considerar as diferentes tendências pedagógicas, a fim de tornar a ação educativa cada vez mais consciente sobre que sociedade se deseja construir.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (FGV – 2014 – Prefeitura de João Pessoa – PB – Assistente Social Escolar)

Com relação à concepção de educação como prática libertadora e emancipadora, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Está fundamentada no ensino bancário, de caráter tecnicista e memorizador.

( ) Está centrada na transferência de conhecimento, em que o educador deve transferir o seu conhecimento ao educando, para que ele se aproprie dos referenciais teóricos.

( ) Estimula a capacidade crítica do educando, aguçando sua curiosidade e despertando sua insubmissão.

( ) O processo ensino‐aprendizagem compreende o professor, enquanto sujeito responsável pelo ensino, e o aluno como objeto da ação educativa.

As afirmativas são, respectivamente,

A) V, F, V e F.

B) F, F, F e V.

C) F, F, V e F.

D) V, V, F e V.

E) F, V, V e F.

  1. (CESPE – 2013 – UNIPAMPA – Técnico em Assuntos Educacionais)

No que se refere à relação professor-aluno, às práticas e tendências pedagógicas, julgue o próximo item.

O papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (FGV – 2016 – SEDUC-PE – Professor de Química)

Uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental, para iniciar o estudo das características e propriedades da água, levou para a sala de aula dois copos com água e duas colheres de açúcar.

A respeito das possíveis propostas para essa aula de acordo com diferentes matrizes teóricas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A professora, em uma concepção tradicionalista, mostra o material, pede que os alunos abram o livro-texto e que leiam o capítulo “Água e suas características” para encontrarem as informações de que precisam.

( ) A professora, segundo a concepção tecnicista, apresenta os materiais, mistura o açúcar com a água, mostra o copo aos alunos e conclui que a água se caracteriza com um solvente.

( ) A professora, segundo a concepção interacionista, pede que os alunos misturem o açúcar na água. A seguir, pergunta aos alunos o que eles acham que aconteceu e, ao ouvir de seus alunos que o açúcar “sumiu”, sugere que eles provem a água.

As afirmativas são, respectivamente,

A) V, V e V.

B) V, F e F.

C) F, V e V.

D) V, F e V.

E) F, V e F.

  1. (CESPE – 2017 – SEDF – Professor de Educação Básica – Atividades) 

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue o item que se segue.

Para a pedagogia histórico-crítica, a prática educativa parte de uma situação hipotética e tem como finalidade a prática social.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (CESPE – 2013 – SEE-AL – Professor – Didática)

Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue o próximo item.

Para os adeptos da pedagogia liberal progressivista — defensores do aprender fazendo, da ação do aluno na realização de experimentações — a relação pedagógica professor-aluno é de grande relevância, mesmo que o papel docente esteja associado a auxiliar o livre desenvolvimento do educando.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (CESPE – 2013 – SEE-AL – Professor – Didática)

Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue o próximo item.

Para os adeptos da pedagogia liberal progressivista — defensores do aprender fazendo, da ação do aluno na realização de experimentações — a relação pedagógica professor-aluno é de grande relevância, mesmo que o papel docente esteja associado a auxiliar o livre desenvolvimento do educando.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (FUNIVERSA – 2015 – Secretaria da Criança – DF – Especialista Socioeducativo – Artes Música)

São exemplos de tendências pedagógicas progressistas

A) a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos.

B) a libertária, a renovada e a crítico-social dos conteúdos.

C) a crítico-social dos conteúdos, a tecnicista e a renovada não diretiva.

D) a tradicional, a libertária e a tecnicista.

E) a renovada, a renovada não diretiva e a tecnicista.

  1. (CESGRANRIO – 2016 – UNIRIO – Pedagogo)

Considere o relato a seguir para responder à questão.

Dois professores de uma mesma turma de 1º período conversam sobre suas atividades docentes:

P1 – Você está conseguindo dar a matéria para esta turma?

P2 – Mais ou menos… Tenho passado os conteúdos, mas eles pegam pouco.

P1 – Pois é! Tento ensinar, mas eles não guardam bem o que a gente passa.

P2 – Eu explico bem, repito muito, até ficar alguma coisa na cabeça deles.

O diálogo entre os dois professores revela que a concepção pedagógica predominante é a

A) pedagogia renovada, defendida por Anísio Teixeira

B) educação bancária, segundo a crítica de Paulo Freire

C) competência técnica, proposta por Guiomar Namo de Mello

D) multidimensionalidade da didática, segundo Vera Maria Candau

E) crítico-social dos conteúdos, segundo crítica de Dermeval Saviani

  1. (FUNIVERSA – 2015 – Secretaria da Criança – DF – Especialista Socioeducativo – Artes Música)

Ao considerar a pertinência dos temas das políticas públicas propostas por especialista socioeducativo, analisando-as frente ao contexto socioeconômico do educando, privilegia-se a

A) pedagogia da libertação, caracterizada por centrar-se na importância do professor.

B) pedagogia libertária, que se fundamenta na importância do conteúdo técnico.

C) pedagogia histórico-crítica.

D) pedagogia libertadora, cujos precursores são Neill e Rogers.

E) tendência pedagógica tecnicista.

  1. (FGV – 2015 – Prefeitura de Cuiabá – MT – Profissional de Nível Superior – Pedagogo)

Relacione as correntes pedagógicas às respectivas características.

  1. Pedagogia Libertadora
  2. Pedagogia Crítico-social dos conteúdos

( ) Coloca como eixo central a relação entre educação e política e, inicialmente, aparece fora da escola.

( ) Muito utilizada por grupos de trabalhadores que precisam aprofundar os conhecimentos sobre as relações sociais.

( ) A escola aparece como espaço onde a ação dos professores e dos alunos pode contribuir para a transformação social.

( ) O conhecimento leva o aluno ao compromisso político.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

A) 1 – 2 – 2 – 1.

B) 2 – 2 – 1 – 1.

C) 1 – 1 – 2 – 2.

D) 1 – 2 – 1 – 2.

E) 2 – 1 – 1 – 2.

  1. (FGV – 2013 – CONDER – Pedagogo)

Cipriano Luckesi (1994), no livro Filosofia da Educação, apresenta as características e diferenças entre as tendências pedagógicas na prática escolar. Na página 64, descreve o papel da escola na perspectiva de uma dessas tendências: “Assim, quando se fala em educação em geral, diz‐se que ela é uma atividade onde professores e alunos, mediatizados pela realidade que aprendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, num sentido de transformação social.”

Assinale a alternativa que apresenta a tendência dessa pedagogia, cujo inspirador e divulgador foi Paulo Freire.

A) Tendência liberal tradicional.

B) Tendência liberal renovada progressista.

C) Tendência liberal tecnicista.

D) Tendência progressista libertadora.

E) Tendência progressista “crítico‐social dos conteúdos”.

  1. (CESPE – 2015 – MPOG – Técnico em Assuntos Educacionais – Cargo 23)

Com base na teoria da educação bancária, julgue o próximo item. 

O educador é o que possibilita a aprendizagem nesse tipo de educação.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (CESPE – 2015 – MPOG – Técnico em Assuntos Educacionais – Cargo 23)

Com base na teoria da educação bancária, julgue o próximo item. 

Os objetivos da educação bancária incluem libertar o aluno da opressão.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (CESPE – 2015 – MPOG – Técnico em Assuntos Educacionais – Cargo 23)

Com base na teoria da educação bancária, julgue o próximo item. 

A teoria bancária defende que o aluno é um sujeito ativo na educação.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (CESPE – 2013 – SEE-AL – Professor – Didática)

Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue o próximo item.

Para a tendência pedagógica liberal renovada não diretiva, é relevante que, na relação pedagógica, o professor seja um facilitador da aprendizagem capaz de aceitar o aluno em sua totalidade.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (CESPE – 2017 – SEDF – Professor de Educação Básica – Atividades) 

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue o item que se segue.

As pedagogias contra-hegemônicas cultivavam ideias homogêneas de fundamentação marxista.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (CESPE – 2017 – SEDF – Conhecimentos Básicos – Cargo 2) 

Julgue o próximo item, relativo a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação.

Um dos princípios da tendência pedagógica progressivista é o da aprendizagem por meio da prática.

(           ) Certo            (           ) Errado